Cidadeverde.com

Perícia da Polícia Federal confirma que foto de prova do ENEM é verdadeira

Imprimir

O delegado da Polícia Federal Alexandre Uchôa confirmou na manhã desta quinta-feira (18) que é verdadeira a imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) enviada para o telefone celular do estudante Jomásio Santos Barros Filho em Teresina no dia 9 de outubro, minutos antes do início do último dia de provas.

"A perícia confirmou que a foto é verdadeira e não há adulteração. Porém, não se sabe onde a foto foi tirada e quem tirou", esclareceu Alexandre Uchôa sobre a investigação que teve início há pouco mais de dois meses.

O delegado que apura o caso disse que a investigação ainda não foi concluída e segue em andamento. "Há indícios de que a foto tenha sido tirada minutos antes da prova. Contudo, não se pode falar propriamente em um vazamento. Estamos fazendo diligências e ouvindo pessoas que receberam a mensagem".

O suposto vazamento ganhou repercussão nacional após o estudante piauiense Jomásio Santos Barros Filho, de 17 anos, denunciar à Polícia Federal o recebimento de uma foto do tema da redação do ENEM. O adolescente disse que as imagens chegaram ao seu telefone às 10h47 de domingo (9), último dia de aplicação do exame. Após a denúncia, a PF abriu uma investigação para apurar o caso.

 

Entenda o caso

Foi um estudante da cidade de Picos, no sul do Piauí, que denunciou uma possível fraude na aplicação do Enem. De acordo com o rapaz, horas antes de fazer a prova (no dia 9 de novembro), ele recebeu, através de uma mensagem de celular, uma imagem contendo o tema da redação. 

Jomásio Santos Barros Filho, de 17 anos, comentou o caso em suas redes sociais. O jovem disse que não se importou com a foto no momento em que a recebeu, pois acreditou que era falsa. A preocupação só apareceu dentro da sala de aula, quando ele percebeu que a imagem era idêntica à folha da redação do exame. 

"No primeiro dia [de aplicação da prova, o sábado], recebi várias mídias falsas. Por isso não dei importância quando recebi esta. Mas quando recebi o caderno de questões e vi que era o mesmo, fiquei com ódio. Tanto que mal fiz a prova. Esperei o tempo mínimo e fui para casa", escreveu em sua página do Facebook. 

O rapaz compartilhou a suposta imagem em seu perfil. Ela teria sido recebida em um grupo de Whatsapp do qual ele faz parte às 10h47. O horário de início da aplicação do Enem no Piauí (que não adota o horário de verão) foi 12h. Os alunos estavam liberados para deixar a sala às 14h. Jomasio publicou a foto às 15h41. 

 

Flash de Yala Sena
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais