Cidadeverde.com

PF apreende documentos na UFPI e apura fraude no Enem do PI, Ceará e Paraíba

Imprimir

A Polícia Federal do Piauí cumpriu nesta sexta-feira (14) mandado de busca a apreensão de documentos dentro da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A ação faz parte da operação Apollo, que investiga uma quadrilha que fraudava o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e o ingresso de candidatos nas universidades públicas pelo sistema de cotas, principalmente no curso de medicina. Quatro já foram presos no Ceará e Paraíba. 

A busca dos documentos ocorreu na Diretoria de Administração Acadêmica da Ufpi. A operação da PF ocorre no Piauí, Ceará e Paraíba e cumpre 9 mandados.

A suspeita é que estudantes do Estado tenham se beneficiando da fraude.

Atualização às 12h05

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha dedicada a fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas no Piauí e em dois outros estados do Nordeste. A PF não constatou ligação desse esquema com o episódio acontecido no último domingo (9), quando candidatos do ENEM receberam fotos da prova da redação por mensagem de celular.

A operação foi deflagrada simultaneamente nos estados do Piauí, Ceará e Paraíba. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa.

O esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região do Cariri, no Sul do estado do Ceará, mas a atuação da quadrilha se estendia também pelo estado da Paraíba. Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de Medicina de universidades públicas. A Polícia Federal já identificou 40 beneficiários. Eles responderão criminalmente e administrativamente.

A investigação, centralizada na Superintendência da Polícia Federal no Ceará, foi iniciada há 13 meses e, além das prisões realizadas nesta data, propiciou a prisão em flagrante de dois candidatos do ENEM 2014 no último sábado (8), na cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes nas edições do ENEM em 2013 e em 2014.

Flash Flávio Meireles e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais