Cidadeverde.com

PF volta à ETE e colhe material sobre poluição no Rio Poti

Imprimir

Uma equipe da Polícia Federal esteve na manhã desta quarta-feira (4), por volta do meio-dia, colhendo água do Rio Poti no trecho que compreende a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Agespisa, localizada nas proximidades da Universidade Federal do Píauí (UFPI), no bairro Ininga, zona leste da capital.


Aguapés no Rio Poti

Os policiais não conversaram com servidores e apenas coletaram material para subsidiar  um inquérito relacionado a Operação Rio Verde, deflagrada em outubro de 2013. A delegada da PF, Lea Cecília Muniz, informou que a coleta faz parte do trabalho pericial. "É a continuação do trabalho pericial, o monitoramento permanente. Quem avalia são os peritos se precisa repetir ou não a coleta para se constar no laudo pericial", explicou.

A delegada disse ainda que a investigação atinge os dois rios, no entanto, a coleta de hoje foi apenas no Rio Poti. "Os exames estão sendo feitos em Teresina e fora do estado. O foco da investigação é a poluição hídrica e quem está contribuindo para que ela aconteça", afirmou.

Na época da operação, a PF coletou amostras de água e esgoto em redes de tratamento e distribuição da Agespisa, bem como em estação de tratamento de esgoto de indústria cervejeira, objetivando subsidiar, segundo a polícia, a elaboração de análises e laudos periciais, em face da presença de metais pesados e de contaminação biológica físico-química encontrados nos rios Parnaíba e Poti.

A polícia, na época, deu cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos considerados relevantes para a investigação. Dois técnicos da Agespisa chegaram a ser detidos na operação.

Yala Sena (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais