Cidadeverde.com

Piauí cumpriu apenas 40,47% da meta de imunização contra a gripe

Imprimir

A campanha de vacina contra a gripe Influenza alcançou, até esta sexta (29), 40,47% de cobertura no Piauí. Em todo o Estado, foram vacinadas 296.463 pessoas, de um total de 732.484 pessoas. A campanha segue até o dia 5 de junho em todo o país.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reforça a importância da população ir às unidades de saúde para se vacinar, alertando dos riscos que a gripe pode ocasionar. “Queremos diminuir o número de internações e os riscos que essas complicações podem provocar, isso depende da conscientização da população do público alvo.  A vacinação contra o vírus da gripe diminui as complicações com as internações e mortalidades decorrentes de infecções por esse tipo de vírus”, explica Francisco Costa. 

“Convocamos as crianças, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos que se dirijam aos postos de vacinação e que possamos até o dia 5 de junho ampliar a cobertura vacinal e atingir uma meta de pelo menos 80% de cobertura vacinal”, convida o secretário, orientando que a população procure as unidades de saúde dos municípios e os postos de vacinação. 

Por grupos, a cobertura vacinal no Estado alcançou 49,55% de crianças; 35,09% de trabalhadores em saúde; 41,31% de gestantes; 51,45% de puérperas e 45,90% de idosos.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. Por não alcançar a meta estipulada de cobertura vacinal, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha contra a gripe até o dia 5 de junho. A meta da Campanha Nacional em 2015 é vacinar aproximadamente 40,8 milhões de pessoas em todo o país.

Da Redação.
redacao

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais