Cidadeverde.com

Piauí fecha parceria com ex-zagueiro da Tunísia e acerta amistosos na África

Imprimir


Jacob Júnior: presidente do Piauí acerta excursão na África (Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com)

O Piauí ainda nem estreou na temporada, mas já tem compromissos marcados para além das competições oficiais de 2015. De olho em expandir sua marca e negociar jogadores, a diretoria do Enxuga Rato acertou uma série de amistosos na Tunísia. A excursão na África é fruto de uma parceria firmada entre o presidente Jacob Júnior e o ex-zagueiro maranhense Clayton, que defendeu o país africano nas Copas do Mundo de 1998 e 2002.
 
A primeira viagem internacional da história do Rubro-Anil está marcada para junho, logo após o fim do Campeonato Piauiense. O elenco que viajará será formado apenas por jogadores com idade inferior a 23 anos. Assim, destaques do time que disputará a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o estadual, como o lateral-direito Jorginho, o volante Vitor Recife e o atacante Fabiano, desfalcarão a equipe.
 
Sem suas principais estrelas, a responsabilidade de comandar o time deve ficar com o volante Dalton e os atacantes Dênis e Silas, jovens que desde o ano passado têm se destacado no Enxuga-Rato. Antes deles chegarem na Tunísia, Jacob Júnior viaja ao país africano para conhecer a estrutura de alguns dos clubes do país. A expectativa é que o dirigente passe pelo menos 10 dias visitando as instalações tunisianas.
 
A série de amistosos na Tunísia é fruto de uma parceria da diretoria do Piauí com o empresário José Clayton Menezes Ribeiro. Mais conhecido como Clayton, ele foi revelado pelo Moto Club e colecionou passagens por quatro clubes tunisianos (Étoile du Sahel, Stade Tunisien, Espérance ST e Stade Gabèsien), além de SC Bastia (França), Al Sadd (Qatar) e Sakaryaspor (Turquia).
 
Ídolo na Tunísia, Clayton se naturalizou em 1996 e disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2002, além das Olimpíadas de 2000. Desde que se aposentou, em 2007, ele atua como agente Fifa e intermedia a ida de jogadores brasileiros para o Norte da África. No sábado (24), ele acompanhará o amistoso entre Piauí e River no Albertão.
 
Naturalização
 
Além de representar uma oportunidade para o Piauí expandir sua marca e negociar jogadores, os amistosos na Tunísia podem aproximar as revelações do Enxuga-Rato de uma Copa do Mundo. Não entendeu? Para compreender é só lembrar das últimas participações dos africanos em Copas do Mundo.
 
Em 1998 e 2002, Clayton, natural de São Luís (MA) e revelado pelo Moto Club, defendeu a Tunísia no Mundial. Em 2006, foi a vez do atacante Francileudo dos Santos, de Zé Doca (MA) e cria das categorias de base do Sampaio Corrêa, representar o país na maior competição futebolística do planeta.
 
Ídolos e respeitados na Tunísia, Clayton e Francileudo chegaram ao país com menos de 23 anos, idade limite dos jogadores que participarão da excursão pelo Piauí. O zagueiro desembarcou no continente africano aos 21 anos. O atacante, aos 19. Além de disputarem edições da Copa do Mundo, os dois foram campeões da Copa Africana de Nações de 2004, principal feito da história da seleção tunisiana de futebol.
 
Sem grandes perspectivas de defender a Seleção Brasileira, jovens como Dalton, Dênis e Silas podem repetir o que Clayton fez aos 22 anos ou o que Francileudo fez aos 25: conseguir a naturalização e vestir a camisa da Tunísia em uma competição oficial.


Clayton (20) e Francileudo (11): do Maranhão para a seleção da Tunísia campeã da Copa Africana de Nações
 


Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais