Cidadeverde.com

Piauí incentiva vacinação para erradicar brucelose

Imprimir

No intuito de diminuir a prevalência e a incidência de novos casos de brucelose e de tuberculose animal no Estado, bem como certificar que os criadores ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), desde o início do segundo semestre de 2014, intensifica a campanha de vacinação para controle e erradicação dessas doenças. O Piauí conta com cerca de 65 mil criadores.

“O nosso objetivo é diminuir a prevalência e incidência dessas doenças que são prejudiciais a todos os mamíferos. Desde o dia 1º de julho fazemos campanha por todo o Piauí, com atividades de educação sanitária e conscientização dos criadores. A melhor prevenção é a vacinação”, explica o diretor técnico da Adapi, Idílio Moura.

A vacinação, feita em dose única, é obrigatória para fêmeas de bovinos e bubalinos, que estejam na idade entre 3 e 8 meses. Depois de imunizados, os rebanhos passam a ter a redução de abortos e impossibilidade da transmissão da doença. “Após a vacinação dos animais, o produtor deve procurar um dos 200 escritórios da Adapi distribuídos por todo o Piauí e buscar a certificação dos animais. Com isso, os criadores terão tranquilidade para comercializar dentro e fora do estado”, ressalta Idílio Moura.

A meta é que o Piauí alcance 80% dos rebanhos vacinados até o início de 2015. A vacinação contra brucelose só pode ser realizada sob responsabilidade de médicos veterinários, que também é o único liberado para emitir receita para a compra da vacina. Os profissionais ficam cadastrados no serviço veterinário oficial do Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais