Cidadeverde.com

Piauí já registrou 8.419 focos de incêndio em 2014; Uruçuí é a cidade que mais sofre

Imprimir

O Piauí já registrou 8.419 focos de incêndio durante o ano de 2014. O município que mais sofre com o problema é Uruçuí, localizado cerca de 450 quilômetros ao Sul de Teresina. A capital, aliás, observou na terça-feira (29) novos casos, um deles na Floresta Fóssil, à margem do Rio Poty, na zona Leste da cidade.

O número de focos registrado em 2014 é superior ao verificado entre janeiro e outubro do ano passado (5.266). A quantidade também é maior do que a totalidade de casos de 2013 (6.505). Cidade mais atingida pelo problema, Uruçuí registrou 915 focos no ano corrente.

Preocupados com o cenário, vereadores de Teresina organizaram uma audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (29). O objetivo é chamar atenção para a problemática e conscientizar a população.

"É uma preocupação muito grande. Teresina tem muitos terrenos baldios, e eles não estão sendo cuidados na forma de se precaver contra incêndios. A gente precisa fazer um trabalho forte na capital e no interior para evitar que aconteça esse grande número de incêndios", argumenta a vereadora Teresa Britto (PV).

Para a parlamentar, a situação obriga o Piauí a ter brigadas de incêndio. "Além disso, é importante uma campanha de educação ambiental mostrando os danos que as queimadas provocam. Precisamos envolver todos os órgãos, além da sociedade civil", destaca.

Major do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes também chama atenção para a questão da conscientização. "Quase totalidade dos incêndios é causada pelo ser humano. Ainda que ele não toque fogo, ele deixa lixo, como cacos de vidros e espelhos, que contribuem para o surgimento das queimadas", observa.

Em Teresina, onde são registrados 25 focos por dia, o Corpo de Bombeiros dispõe de três viaturas de combate a incêndio. "Tentamos atender o maior número possível de casos. Estamos nos reestruturando com novos equipamentos. Em novembro, por exemplo, devem chegar três novas viaturas de combate a incêndio", conta Najra Nunes.

Flávio Meireles (Especial Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais