Cidadeverde.com

Piauí ocupa 7º lugar no ranking nacional de queimadas

Imprimir

O Piauí está em situação de alerta com relação às queimadas e já ocupa o 7º lugar no ranking nacional.  Segundo informações do Corpo de Bombeiros, somente em Teresina são mais de 10 ocorrências diárias.

Para o tenente coronel Costa, a situação é preocupante. Apenas nos primeiros 15 primeiros dias de setembro as ocorrências superaram os números do ano passado. Em 2013 foram registrados 2.780 focos de incêndio em todo o Estado. Somente nesses primeiros sete meses de 2014, os Bombeiros já registraram 5.616, quase o dobro das ocorrências registradas no ano passado. 

A cidade de Uruçuí, que fica na região Sul do Estado, uma das mais afetadas, lidera a lista com mais de 900 ocorrências registradas esse ano. “Nos meses de agosto a dezembro o número de ocorrências aumentam consideravelmente por conta do clima”, afirma o tenente coronel Costa. 

A maioria das ocorrências estão relacionadas a focos de incêndio em terrenos baldios e no interior as queimadas feitas por pequenos agricultores para o preparo da terra para o plantio. “Quem tem terreno baldio ao lado de casa tem que ficar em alerta e acionar o 193 caso haja algum foco de incêndio. No interior é preciso conscientizar os pequenos agricultores sobre as queimadas que nesse período do ano se tornam ainda mais perigosas”.  

Quando há ocorrência, o tenente coronel Costa disse que quando há ocorrências envolvendo fogo, é preciso manter uma distância mínima de 20 metros área afetada. 

Ele explica ainda que nos municípios onde não há base dos bombeiros, os prefeitos podem requerer junto a corporação, através de ofício, o treinamento para a formação de brigadas de incêndio.  

“Em algumas cidades existe também o apoio do parceiro Prevfogo, já que só temos bases em quatro cidades no Estado”.

Sana Moraes
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais