Cidadeverde.com

Piauí que Trabalha destaca progresso de Bom Jesus; cidade cresce em várias áreas

Imprimir
  • bom_5.jpg Arquivo
  • bom_4.jpg Arquivo
  • bom_6.jpg Arquivo
  • bom_3.jpg Arquivo
  • bom_2.jpg Arquivo
  • bom_1.jpg Arquivo

O Piauí que Trabalha, deste sábado(18), esteve em Bom Jesus, a  600 km de Teresina,  e centro da região que mais se desenvolve no Estado. O programa mostrou que investimentos públicos e privados transformam o município e atraem empreendedores de todo o País.

A cidade respira o progresso. Localizada em uma área geográfica privilegiada, no vale do rio Gurguéia, a economia é tocada pelo comércio e serviços, boa parte consequência dos avanços no agronegócio.

Bom Jesus atraiu revenda de grandes marcas nacionais e implementos agrícolas. Possui modernos postos de combustíveis e um setor hoteleiro que cresce a passos largos.

O município também se destaca como pólo em educação. Colégio técnico, universidades e faculdades privadas oferecem formação de nível médio e superior. No campus da UFPI em Bom Jesus estudam 2.200 alunos e cinco cursos são oferecidos. Dos 115 professores, 78 são doutores, marca que projeta o município no cenário nacional do conhecimento científico. É uma das maiores médias de doutores por habitante do País.

O ensino técnico também se amplia na cidade. Em parceria com a Prefeitura e instituições do sistema S, em breve funcionará, num prédio construído pelo Senac, uma escola profissionalizante.

Na saúde e saneamento básico, a Prefeitura de Bom Jesus investe em rede de esgotos sanitários e na construção de novas unidades básicas de saúde. Também criou programas especiais, como o Multifisio, um serviço gratuito de fisioterapia, onde os pacientes contam com transporte e tratamentos de reabilitação, e o Programa Desafio da Balança, que oferece atendimento nutricional e incentiva a prática de exercícios físicos.

A reportagem do Piauí que Trabalha ainda acompanhou o prefeito Marcos Elvas em vários pontos de Bom Jesus e mostrou o viveiro de mudas da cidade, que abriga até 20 mil mudas de espécies nativas da região, que são usadas em ações de arborização.

Conheceu ainda o aterro controlado que recebe diariamente até 30 toneladas de lixo, mas não tem mau cheiro nem catadores submetidos a condições insalubres de trabalho. O local é gerenciado por um experiente técnico, que já trabalhou em grandes centros, como São Paulo e Rio.  O Aterro ocupa uma área de três hectares e meio e é modelo no interior do Piauí.

O programa mostrou também que Bom Jesus tem um trânsito organizado, fruto de investimentos em sinalização, faixas para pedestres, asfaltamento de ruas e avenidas e construção de passarela. Além disso, existem outros investimentos na infraestrutura urbana, com prioridade para a conclusão do Rodoanel, em  parceria com o Governo do Estado, e ampliação do aeroporto.

Outro ponto forte de Bom Jesus é a agropecuária e no vale do Gurguéia, investimentos em pecuária de corte abrem nova fronteira  econômica no municípío.  Bom Jesus já abriga a maior fazenda especializada na criação de gado da raça nelore, com mais de 1.500 hectares de pastagens. A meta é manter um rebanho de seis mil animais.

Nos cerrados de Bom Jesus, agricultores colhem safra recorde de grãos e usam equipamentos modernos para a colheita, como na fazenda Manganelli, de uma família gaúcha, que está há 15 anos no Piauí e já criou raízes no nosso Estado.

MAIS SOBRE BOM JESUS

Localizada na região dos cerrados piauienses, a cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola.

Na década de 90, produtores de grãos, principalmente de soja, do Rio grande do Sul, Santa Catarina Paraná, Uruguai e Paraguai começaram a chegar e a cultivar soja nos cerrados do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí.

Hoje, aproximadamente 430 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, considerada a última fronteira agrícola do Brasil.

Localizada na região do Vale do Rio Gurgueia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano.

 

Com informações de Elivaldo Barbosa/ TV Cidade Verde

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais