Cidadeverde.com

Piauí registra aumento de 53,8% no número de casos de dengue em 2014

Imprimir


Diretor de Vigilância da Sesapi, Magalhães chama atenção para relaxamento da população (Foto: TV Cidade Verde)

O Piauí registrou 7.650 casos de dengue em 2014, segundo informou a Coordenação Estadual de Vigilância Ambiental. O número é 53,8% maior do que o registrado em 2013. Por causa do cenário preocupante, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará no dia 7 de fevereiro uma reunião com gestores dos 224 municípios piauienses. O objetivo é reforçar as medidas de combate e prevenção à doença.

Não foram só os casos de dengue que cresceram. O número de mortes ocasionadas pela doença também registrou acréscimo. Em 2014, foram cinco mortes no Estado. No ano anterior, haviam sido registrados apenas duas.

Os municípios que registraram alta foram: Alvorada do Gurguéia, Barras, Cajueiro da Praia, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão de Campos, Capitão Gervásio Oliveira, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Cristino Castro, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio,  Esperantina, Fartura do Piauí, Geminiano, Guaribas, Inhuma, Jacobina do Piauí, Júlio Borges, Jurema, Luís Correia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Paquetá, Picos, Pimenteiras, Santo Antônio dos Milagres, São João da Varjota, São João do Arraial, São José do Divino, São Luís do Piauí, Tanque do Piauí, Teresina.

Na avaliação da administração estadual, o relaxamento da população foi um dos principais motivos para o aumento do número de casos. "A gente observa esse relaxamento nos métodos preventivos. Hoje o Governo do Estado convida a população para permanecer no seu método preventivo. Passa pelo que a gente já sabe: tomar conta do nosso lixo, manter fechada a caixa d'água, não permitir o acúmulo de água nos vasinhos de planta", observou no Notícia da Manhã desta quarta-feira (14) o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

Secretário estadual de Saúde, Francisco Costa também acredita que a situação indica que, após os bons resultados verificados nos anos anteriores, houve uma acomodação por conta das equipes de prevenção. Ele alerta que a população também exerce papel fundamental no combate à dengue. “Sabemos que esses índices não dependem exclusivamente do controle dos órgãos. O combate à dengue é uma tarefa de toda a população”, salientou o secretário.

Para tentar resolver a situação, a Sesapi, em parceria com o Governo Federal, incentiva a realização, no dia 7 de fevereiro, a Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Chikungunya, em todos os municípios piauienses. Para os dois casos, as medidas para o controle da doença são as mesmas.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais