Cidadeverde.com

Piauí tem defasagem de mil agentes penitenciários, diz presidente de associação

Imprimir

A supervisora e agente penitenciária federal, Ana Helena Pessoa, declarou que o sistema prisional do Piauí funciona em moldes antigos e que a superlotação gera um comportamento agressivo por parte dos agentes.  A declaração foi dada durante a abertura do curso de formação de agentes penitenciários, nesta segunda-feira (27). 

Fotos: Maria Romero

Atualmente o Piauí conta com 750 agentes e 3.700 detentos, uma média de quase cinco presos por cada agente. Para o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários do Piauí, Marcelo Cardoso, seriam necessários pelo menos mais mil profissionais para sanar o déficit de pessoal nos presídios piauienses. Ana Helena ressalta que o ideal seria que o sistema prisional do Piauí funcionasse em moldes federais, em que há uma média de um preso por agente.

“Assim fica uma condição de trabalho melhor: um preso para cada agente. Em situações de superlotação, os agentes ficam acuados gerando neles, naturalmente, um comportamento agressivo. Embora muita gente discorde, a solução é aparelhar o sistema, começando com a construção de mais presídios. O sistema federal trabalha com a garantia de direitos tanto para presos como para os agentes”, disse Ana Helena. 

O curso de formação- que acontece durante os próximos 15 dias- formará 35 novos profissionais. Hoje, os 3.700 presos do estado são distribuídos em 15 penitenciárias. Esse número subirá para 16 com a inauguração da unidade prisional de Altos. 

Marcelo Cardoso frisa que o sistema prisional do Piauí está em situação caótica há muitos anos e que a luta agora é por concursos públicos. “Fizemos um levantamento que apontou que precisamos de pelo menos mil novos agentes para garantir condições dignas de trabalho. Há um concurso programado que deverá contratar 300 profissionais, mas nós queremos pelo menos 500,  considerado um número razoável”, argumenta. 

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, disse que o concurso será realizado ainda no segundo semestre deste ano. Ele diz que reconhece as deficiências do sistema e que os primeiros passos serão dados com a inauguração do presídio de Altos

“Estamos aguardando apenas um espaço na agenda do Ministro da Justiça e do governador Wellington Dias para que o presídio seja inaugurado, mas garantimos que será ainda em maio. Para lá irão os 35 agentes que estão sendo formados neste curso. Estamos investindo nas pessoas para um serviço melhor e mais eficiente”, disse Oliveira.

 

Flash Maria Romero
Redação Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais