Cidadeverde.com

Piauí terá atividades pela Semana de Incentivo à Doação de Órgãos

Imprimir

O Ministério da Saúde e o Sistema Nacional de Transplantes iniciam nesta segunda-feira (22) as atividades que compõem a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, de 22 a 27 de setembro. No Piauí, na quarta-feira (24), será celebrada uma Missa em Ação de Graças, na capela do Hospital Getúlio Vargas (HGV), às 08h. Em seguida, será realizada uma homenagem a doadores e família de doadores, no auditório do hospital.

O objetivo da semana de atividades é conscientizar e sensibilizar a população brasileira para a grande importância do processo de doação como uma ferramenta essencial para salvar vidas. Vale ressaltar que somente a família pode autorizar a doação, cabendo a cada indivíduo manifestar o seu desejo de doar.

No evento do dia 24, no HGV, haverá, ainda, a presença de alguns piauienses transplantados, que terão a oportunidade de fazer, abertamente, o seu agradecimento. O evento vai, ainda, divulgar o passo-a-passo de como se tornar um doador, distribuindo materiais educativos, embasados pela temática da semana deste ano: “Doação de Órgãos: uma corrente de amor em prol da vida”.

A gerente estadual da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, informa, ainda, que será lançada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) uma campanha para mobilizar e conseguir mais doadores de órgãos e tecidos. O trabalho será lançado e iniciado após o período eleitoral.

Informações da Central dão conta de que de janeiro de 2001 a agosto de 2012 foram realizados no Estado 1.407  transplantes, incluindo córnea (924), coração (17), rim de doadores vivos (291) e rim de doadores falecidos (175). A Central de Transplantes funciona num espaço anexo ao Hospital Getúlio Vargas, Centro-Sul de Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais