Cidadeverde.com

Piauí terá Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos

Imprimir

O governador Wellington Dias marcou presença na terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (Expoeiras), na noite da última sexta-feira (29). O evento está atraindo uma grande quantidade de produtores do Piauí, empresários e empreendedores. Contando com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Expoeiras teve inicio no dia 28 de maio e segue ainda até o dia 31. O evento é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops e exposições.

Segundo o governador Wellington Dias, o Governo do Estado apoia o evento porque é uma oportunidade para que os produtores de Oeiras e região melhorem o seu rebanho. “Por isso nós estamos presentes, o governo da presidente Dilma com os agentes financeiros, a Embrapa com a pesquisa e assistência técnica, o Emater, a SDR, para poder introduzir conhecimento para estudantes e também para produtores”, declarou.

Durante sua visita à Expoeiras, Wellington Dias também teve a oportunidade de se encontrar com alguns criadores de caprinos e ovinos. “Ainda esse ano queremos criar a câmara setorial de caprinos e ovinos. Queremos organizar o setor para a gente ter base, produção, melhoramento genético, assistência técnica e condições para industrialização da carne e do couro”, declarou o governador.

Para ele, a Expoeiras tem uma particularidade em relação às outras iniciativas semelhantes. “Após a feira, existem resultados observáveis no melhoramento tanto animal como vegetal. Nós queremos que haja outras feiras assim. Esse é o sentido do Estado em apoiar esses eventos”, acrescentou.

Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí, reforçou a importância da Expoeiras. “Essa feira é um espaço de intercâmbio técnico, de informações. Há muita troca de informação entre os criadores e expositores”, pontuou. A SDR está participando do evento com a Unidade do Agronegócio, estandes onde estão sendo expostos e servidos, para degustação, produtos típicos do Piauí, como castanha, cajuína e mel. Também estão sendo realizadas palestras sobre programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria com a participação de técnicos e engenheiros agrônomos do órgão.

Ainda durante a visita à Expoeiras, o governador Wellington Dias fez a entrega simbólica de dois tratores. “Os dois tratores fazem parte de um projeto maior para que as associações tenham condição de preparar a terra, trabalhar com tecnologia e ter, com isso, uma produção maior. Imagina um produtor de feijão, por exemplo, poder triplicar a produção. Isso vai desenvolver bastante o Piauí”, finalizou.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais