Cidadeverde.com

Vereador solicita construção de maternidade

Durante solenidade realizada nesta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Picos, o vereador Hugo Victor (PMDB) defendeu a construção  de uma maternidade no município. 


O parlamentar justificou a solicitação citando um caso ocorrido semana passada. “Nosso município abrange uma macrorregião que depende daqui. Na semana passada uma mulher veio de Santa Cruz, não teve como o parto ser feito aqui, ela foi encaminhada pra Teresina e também não teve como o parto ser feito e a criança veio a falecer. Nós temos que ter uma maternidade em Picos. Quantas crianças nós vamos perder até ter essa maternidade?”, indagou.

Hugo Victor ressaltou ainda que esse é um requerimento que outros vereadores já fizeram, porém hoje segue assinado por dez vereadores. “Está sendo construído um novo hospital, então não que se tenha que usar a estrutura antiga do hospital, mas pelo menos o terreno que é do Governo do Estado”, sugeriu o peemedebista.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em praça pública

Em comemoração ao dia do livro infantil, alunos de várias escolas da rede municipal de ensino de Picos, se reuniram nesta quarta-feira (18), na Praça Josino Ferreira, centro da cidade, promovendo um dia de leitura para estudantes e o público em geral.


Segundo as professoras e coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (SME) o objetivo desta iniciativa é mostrar um pouco do que acontece nas salas de aulas através de projetos de leituras.


" Estamos explicando também por que o dia 18 de Abril  é considerado o Dia Nacional do Livro Infantil. A relação com um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato, que criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional ", reiterou a coordenadora do SME. 


O diretor da Escola Municipal Frei Damião Evaldo Santos, ressaltou a importância de Monteiro Lobato para a leitura infantil. “O livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar”, disse ele.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Professores de Picos mantêm a greve

Os professores da rede pública estadual de ensino na região de Picos decidiram em assembleia realizada nesta terça-feira (17) pela manutenção da greve que já dura 50 dias. Também foram discutidas estratégias para o fortalecimento do movimento.

                    Foto: Jornal de Picos
 
A presidente do Sinte Regional de Picos, Giselle Dantas, disse que no momento a principal articulação do movimento grevista deve ser em torno de sensibilizar os deputados a não aprovarem o projeto de lei enviado pelo governador à Assembleia Legislativa.
 
A sindicalista explica que  a proposta acaba com a carreira do magistério e que o governador Wilson Martins quer incorporar a gratificação de regência ao salário e pagar 22% de reajuste somente para quem não tem curso superior e apenas 6% para os professores que têm formação superior. “Dessa forma ele acaba com a nossa carreira e desestimula o professor a se qualificar”, argumenta Giselle Dantas.
 
Sobre as ameaças do governador Wilson Martins de cortar o ponto dos grevistas e zerar os contracheques, os professores disseram que não vão se intimidar. Eles lembraram que já enfrentaram muitas batalhas, muitas incompreensões e não vão recuar agora quando defendem uma causa justa, ou seja, o cumprimento de uma lei federal.
 
No caso de o governo manter a ameaça e cortar o ponto dos trabalhadores em educação e zerar os contracheques, a orientação do Sinte-PI é de que os professores não reponham os dias parados como acontece em outras greves.
 
Estratégias
 
“O Ministério Público Estadual está entrando com uma representação contra o governo para que ele pague o piso nacional da categoria, mas sabemos que a justiça é lenta. O que devemos fazer agora é pressionar os deputados a não aprovarem o projeto de lei, pois se o fizerem, também serão prejudicados visto que vamos expor a imagem deles como traidores da educação”, alertou a presidente do Sinte Regional de Picos.
 
O projeto de lei do governo tem como relatora a deputada picoense Belê Medeiros (PSB), mas de acordo com Giselle Dantas, todos os outros parlamentares serão responsabilizados caso decidam votar a favor.
           
Durante a assembleia os professores questionaram o trabalho dos deputados em Brasília, tendo em vista que aprovam leis que não são cumpridas. “Para que servem  leis neste país se elas não são postas em prática? Podemos até rasgar a lei do Piso Nacional da Educação pois não está sendo cumprida aqui no Piauí”, indignou-se Giselle Dantas.


Fonte: JornaldePicos
 

Mais uma Casa Lotérica é assaltada em menos de dois meses

Dois assaltantes armados invadiram a casa lotérica “13 de Maio” e levaram além do dinheiro do caixa, pertences dos funcionários. O crime aconteceu nesta terça-feira (17), por volta das 14h, na loteria localizada na avenida Deputado Sá Urtiga, no bairro Bomba. Os assaltantes fugiram após render um mototaxista. 


À polícia, os funcionários não souberam precisar a quantia exata do dinheiro saqueado.   

Na fuga, os dois homens renderam um mototaxista e fugiram levando seu instrumento de trabalho. A polícia investiga o caso, mas até momento nenhum suspeito foi divulgado.

Esse é o segundo assalto a uma casa lotérica na cidade de Picos, em menos de dois meses. No dia 02 de março a “Loteria da Sorte”, localizada na Avenida Getúlio Vargas”, foi assaltada por três homens armados.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

TRE suspende julgamento do vereador Edilson de Carvalho

Atendendo o pedido do presidente, desembargador Haroldo Oliveira Rehem, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) suspendeu o julgamento do vereador picoense Edilson Alves de Carvalho. O parlamentar é acusado de infidelidade partidária devido a troca do PP pelo PTB. 

A sessão judicária ordinária foi realizada nesta segunda-feira (16). O  tribunal decidiu acolher o pedido de juntada de documentos públicos apresentados pelo vereador Edilson Alves de Carvalho, sendo o julgamento suspenso por solicitação do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, para manifestação quanto aos documentos juntados.
 
Fonte: Jornal de Picos

Picos se orgulha de ter maior comitiva na 20ª Convenção Lojista

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Cláudio Galeno, revela com orgulho que Picos tem a maior comitiva de empresários vindo do interior na 20ª edição da Convenção lojista do Piauí.


Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Cláudio Galeno


“A nossa CDL está sempre entre as mais atuantes do Piauí. Temos o segundo maior número de afiliados do Estado. Só ficamos atrás de Teresina. Todo ano é assim: comparecemos em peso no evento”, afirma o gestor.


Na edição de 20 anos da iniciativa, cerca de 35 empresários de Picos estão presentes no evento. Os empreendedores vieram em busca de informação para vender mais e agradar aos clientes da região Sul do Estado.


“No Natal do ano passado realizamos uma campanha que eu acredito estar entre as maiores da região Norte-Nordeste. Foram sorteados mais de R$ 80.000,00 para os nossos clientes. Queremos aprender novas técnicas para incentivar e desenvolver nosso comércio”, informa Cláudio Galeno.


Dificuldades


O Presidente da CDL de Picos revelou que a principal meta a ser cumprida pelo órgão nos próximos anos é a construção de uma sede própria, que atenda aos anseios e necessidade de capacitação dos lojistas da região.


“Sabemos que esse é um projeto a ser realizado a longo prazo. Os lojistas solicitam muito isso. Queria eu ser capaz de buscar apoio para realizar esse projeto ainda na minha gestão”, deseja o lojista picoense.


Lívio Galeno

liviogaleno@cidadeverde.com

Vereador Edilson Carvalho poderá perder cargo de vereador

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), julgará na próxima segunda-feira (16), o pedido do Ministério Público Eleitoral de perda do mandato eletivo do vereador picoense Edilson Alves de Carvalho, acusado de infidelidade partidária, ou seja, desfiliação sem justa causa.


De acordo com as acusações, o vereador, às vésperas do prazo para os candidatos que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na eleição municipal de 2012, trocou o PP pelo PTB. 

Baseado na acusação, o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Adão, ajuizou ação no TRE-PI, solicitando a decretação da perda de mandato eletivo do parlamentar picoense em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.
 
Passados cinco meses do ajuizamento da ação, o pedido do Ministério Público Eleitoral contra o parlamentar entra em pauta e vai a julgamento na próxima segunda-feira. O parlamentar faz parte da bancada de oposição ao prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB).
           
Caso o pedido seja considerado procedente quem assumirá a cadeira de Edilson Carvalho, provavelmente será o segundo suplente do PTB José Antonio, que nas eleições de 2008 obteve 188 votos. Isso se deve ao fato do primeiro suplente do partido, empresário Antonio Evandro Reis Antão, que conseguiu 963 votos no pleito passado, também ter deixado o PP e se filiado ao PTB.
 
Edilson Alves de Carvalho não é o único vereador de Picos que corre o risco de ter o mandato cassado por infidelidade partidária. Estão na mesma situação José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), que no final de setembro do ano passado trocou o PMDB pelo PSB e José Luís de Carvalho, que na mesma data deixou o PV e se filiou ao PSB. Os dois integram a base de apoio ao governo municipal.
 

Processo
 
O relator do processo é o juiz Sandro Heleno Soares Santiago. Na defesa do vereador Edilson Alves de Carvalho atuarão os advogados Marcelo Nunes de Sousa Leal e José Moacyr Leal, que também representará o diretório regional do Partido Trabalhista Brasileiro.
 
Vereador no terceiro mandato, Edilson Alves de Carvalho foi eleito pela primeira vez em 1992. Nas eleições de 1996 e 2000, ele ficou na terceira suplência do seu partido da época, o PPB, mas chegou a assumir o mandato por algum tempo. Voltou a ser eleito em 2004, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Picos em 2005 e foi reeleito vereador em 2008, já no PP, com 1.363 votos.


Fonte: JornaldePicos

Jesus Rodrigues defende apoio à pré-candidatura de Kléber Eulálio

Em entrevista a uma emissora de rádio local, o deputado federal Jesus Rodrigues Alves (PT) defendeu aliança política com o PMDB e demais partidos que estão propensos a apoiar a candidatura a prefeito de Picos, do deputado estadual Kléber Eulálio.

"O tempo está muito curto para o partido trabalhar um novo  nome para uma candidatura própria, tendo em vista que o padre José Valmir de Lima abdicou da pretensão de sair candidato a prefeito pela legenda", disse Jesus Rodrigues. 


O parlamentar acredita que este é o momento do PT unir forças com os partidos de oposição, tendo em vista não fazer mais parte da base de apoio ao prefeito Gil Paraibano desde 2010,  quando este não apoiou a candidatura de Wellington Dias ao Senado e retirou os cargos que o partido tinha na prefeitura.

“Nesse momento nós defendemos já a aliança com o deputado Kléber Eulálio. Ele faz parte da oposição. O PT já foi governo aqui na cidade de Picos, mas foi rompido esse entendimento político com o atual prefeito. Então o partido deverá se juntar com o bloco de oposição ao candidato ou à candidata do prefeito”, comentou Jesus Rodrigues.

O deputado petista também defendeu a participação de seu partido na chapa majoritária, indicando o candidato a vice-prefeito. O parlamentar,  porém, preferiu não citar agora os nomes que poderão compor a chapa. “Estamos trabalhando nessa perspectiva de aliança com a oposição e inserindo o PT na chapa majoritária, indicando preferencialmente o candidato a vice-prefeito” – concluiu.

Fonte: Riachaonet

Detentos recebem vacinação em presídio

Detentos do Presídio José de Deus Barros, em Picos, receberam imunização contra quatro tipos de doença nesta terça-feira (10). Foram imunizados 320 detentos.


As vacinas disponibilizadas foram de Hepatite B, Vacina Dupla contra Difteria e Tétano (DT) e Febre Amarela.  

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conceição Portela, a vacinação é  de grande importância devido a vulnerabilidade em que os detentos se encontram. 


"Os presos vivem confinados e em um ambiente onde ficam muito aglomerados", reiterou a secretaria de saúde, Hildergardes Medeiros.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Justiça.


Da Editoria Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sede do IBGE é assaltada e equipamentos são levados

A sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi furtada na cidade de Picos. Segundo informações do Capitão França, quando os funcionários da instituição chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira (09) surpreenderam-se ao constatar que a porta dos fundos estava arrombada e alguns objetos eletrônicos haviam sumido.


Por conta do feriado  prolongado, a sede do órgão estava vazia desde a última sexta-feira (06). Como não há câmeras de segurança no prédio, não é possível determinar o dia exato em que o crime ocorreu.

Segundo França, a Policia Civil vai realizar uma perícia no local e fazer um levantamento do material que foi levado. Até o momento não há informações de suspeitos ou depoimento de testemunhas.

O supervisor de recursos materiais do IBGE, Elício Rodrigues, disse que a polícia vai investigar o caso e que o instituto fará um levantamento patrimonial para contabilizar o prejuízo. 

Fonte: Riachaonet

Posts anteriores