Cidadeverde.com

Miss Picos evita refrigerante, massa e fritura na disputa pelo Miss Piauí

A graciosa Déborah Luz Martírios, 18 anos, estudante de enfermagem UFPI, é a candidata de Picos na disputa pela faixa do Miss Piauí, que acontece no próximo 30 de maio, com transmissão pela TV Cidade Verde. Apesar da idade, a jovem já tem vários títulos na bagagem. 


Ela venceu o concurso Garota Macrorregião 2011, o concurso de beleza do seu colégio no mesmo ano, além de ter sido escolhida Top Model Estudantil e Garota Picos. 


Déborah tem mãe picoense, mas é natural de São Paulo e mora há sete anos em Picos. “Eu sou muito caseira. Adoro a cidade, mas saio pouco; apenas quando vou para a casa de amigos ou vou estudar”, define-se. 


A estudante tem 1,70 metro de altura, 55 quilos, 95 centímetros de quadril, 65 de cintura e 80 de busto. Para manter a forma, a jovem diz que está fazendo academia mas não descuida da alimentação. “Eu evito refrigerante, massa e fritura. Também faço tratamentos estéticos no cabelo e na pele. Tudo para representar bem a cidade de Picos, que tem tantas mulheres bonitas. Por isso é uma responsabilidade muito grande”, finaliza. 



Evelin Santos/CidadeVerde.com


Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Agentes apreendem notebook e modem na penitenciária de Picos

Agentes penitenciários do presídio João de Deus Barros, localizada na cidade de Picos a 306 quilômetros de Teresina, apreenderam 35 celulares completos, com bateria e carregadores, 40 armas artesanais, 15 papelotes de pedras de crack e um notebook completo com modem para acesso 3G à internet durante vistoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, os aparelhos foram encontrados nesta terça-feira (08) com os detentos.

Vilobaldo Carvalho.

“Isso mostra a fragilidade da penitenciária. A João de Deus Barros foi construída para ofertar 144 vagas. Hoje possui 313 detentos e só cinco agentes penitenciários por plantão”, revela o presidente do Sinpoljuspi.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça, nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, a pasta promoverá entrevista coletiva para apresentar os materiais apreendidos à imprensa. 

O representante da categoria denunciou também fragilidades na estrutura do presídio. “Me disseram que as grades nunca foram reparadas desde o último motim. Não temos como justificar uma situação dessas”, disse Vilobaldo Carvalho.

Com os detentos, também foi encontrada uma máquina leitora de código de barras. 

Lívio Galeno e Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Adolescente é apreendido durante tentativa de furto

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (09) após tentativa de furto a uma motocicleta. A polícia chegou ao local da ação após um telefonema anônimo ao comandante da Polícia Militar de Picos, Wagner Torres. A ação do comerciante, que chegou a filmar a tentativa frustrada do adolescente, impediu que o crime fosse concretizado.

                      Fotos: Riachaonet

Com o menor foram apreendidas seis chaves de motocicleta e uma mochila com roupas. Torres acredita que o veículo furtado seria levado para outra cidade, uma vez que o adolescente infrator reside na localidade Curralinho, município de Pimenteiras.


O adolescente foi conduzido até a Central de Flagrantes de Picos para ser ouvido pela polícia. “Agora ele deve informar o nome das pessoas para quem ele está vendendo”, afirmou Wagner Torres.


Com informações Riachaonet

Adversários nas urnas: Kleber Eulálio e Belê Medeiros comentam competição em Picos

Adversários nas urnas, mas unidos na Assembléia, foi o que a deputada estadual Belê Medeiros (PSB) tentou ressaltar em suas palavras de amizade ao deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB), que também concorre as eleições para a prefeitura do município de Picos. Ambos fazem parte da base aliada ao governo Wilson Martins na Assembléia Legislativa.


A deputada reforça que a competição no município não vai interferir nas relações parlamentares dos dois.

"Nada vai mudar em nossa amizade, nossa relação é harmoniosa, independente de qualquer ação que aconteça no período eleitoral", afirmou a deputada.

O deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB) afirmou em entrevista que sua maior preocupação é que a campanha eleitoral em Picos seja de alto nível, que a disputa seja séria e sem escândalos.

Respondendo a ataques que tem sido feitos pela oposição, ainda no período pré-campanha o deputado pediu cautela e ressaltou a importância dos debates entre a oposição e o governo.

"Quem está a serviço da vida pública está sujeito a isso. É função da oposição apontar os erros de um governo.", concluiu o deputado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@gmail.com

Waldemar Santos será o vice de Belê Medeiros

O Partido Republicano Progressista (PRP) fará parte da chapa majoritária a prefeitura  de Picos. A deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros (PSB), conhecida como Belê Medeiros, pré candidata a prefeita, terá  como candidato a vice, o bioquímico Waldemar Santos Júnior (PRP). A decisão foi acertada após uma reunião ocorrida neste sábado (05) na residência do prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, Gil Paraibano.

A definição do vice, como companheiro de chapa de Belê,  acontece após rumores de rompimento da ala liderada pelo PSB pelo PMDB, liderado pelo deputado Warton Santos. 

O PRP foi recentemente criado no município para abrigar as lideranças ligadas ao deputado Warton Santos, que antes eram filiadas ao PMDB, comandado em Picos pelo deputado Kléber Eulálio, pré candidato a prefeito pela aliança de partidos que fazem oposição ao prefeito Gil Paraibano.

Com informações Riachaonet

Discussão entre prefeito e vereador vai parar na delegacia

Uma discussão entre o prefeito de Picos, Gil Paraibano e o vereador Hugo Victor Martins foi parar na delegacia. De acordo com o delegado Everton Férrer, após uma vistoria em obras da prefeitura, o vereador teria sido ameaçado de morte pelo prefeito que ainda teria quebrado sua câmera fotográfica. 

Prefeito de Picos, Gil Paraibano

O caso aconteceu nesta sexta-feira ( 04) no povoado Valparaíso. "O vereador disse que estava fiscalizando uma obra e que o prefeito interceptou seu carro numa estrada de 'carroçal', desceu do veículo, quebrou sua câmera e o ameaçou com uma arma", disse Everton Férrer.

Vereador Hugo Victor

Hugo Victor compareceu a Central de Flagrantes para denunciar o caso. Após a denúncia, Gil Paraibano foi convocado a comparecer a delagacia. Em seu depoimento, o prefeito negou o episódio.

Após vistorias preliminares, o delegado ainda informou que não foram encontrados a arma e câmera fotográfica citadas nos depoimentos.  

Os veículos do gestor e do parlamentar encontram-se apreendidos no pátio da Delegacia Regional de Picos. " Os carros apresentam  algumas marcas mas só o laudo pericial poderá elucidar o caso", afirmou o delagado Everton Férrer. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Delegado denuncia onda de CNHs falsas no Piauí

Em Picos,  uma "onda" de emissões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) falsas tem alertado autoridades policiais. Desde o início do ano, já foram identificadas três carteiras com a mesma procedência.


De acordo com o delegado  regional de Picos, Everton Ferrer, a última apreensão foi  realizada nesta sexta-feira (04) quando um mototaxista compareceu à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. 

“Ele tinha sofrido um pequeno acidente de trânsito e, inocentemente, apresentou a carteira como documento. Como já existem outros casos de carteiras falsas, investigamos e detectamos que o documento era falso”, disse.

Ainda segundo delegado, o  mototaxista teria adquirido a carteira a R$ 2 mil. “O documento parece muito com o papel original. Pode ser que tenham sido furtadas de algum órgão de trânsito e estejam imprimindo ilegalmente. Já temos alguns nomes e continuaremos a  investigando”, declarou.

A utilização de documentos falsos é crime e o acusado pode ser detido de 2 a 6 anos de prisão.

O mototaxisita encontra-se preso na Central de Flagrantes de Picos, município a 306 quilômetros da capital, e ficará a disposição da justiça.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Alunos de escolas municipais participam de curso técnico profissional

Alunos das escolas municipais Padre Madeira e Zeca Curica, foram selecionados através de edital Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Picos, para participarem  curso de Instalação Elétrica Predial.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação

Segundo Salete Rodrigues, o projeto do curso é a formação técnico profissional. Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e continuada com o Ensino Fundamental.
 
Cerca de 60 alunos participam deste projeto e dispõem de uma bolsa em dinheiro e transporte escolar para se deslocarem até o campus do IFPI no município.  

"O curso terá duração de 02 anos e as aulas serão uma vez por semana que é a parte técnico-prático e a parte teórica será ministrada nas próprias escolas com os professores que participaram da capacitação com carga horária de 180 horas/aulas", disse a coordenadora da EJA, Salete Rodrigues.
 
Ao final do curso, os alunos receberão certificação de Instalador Elétrico Predial e também o certificado de conclusão do curso pela Secretaria Municipal de Educação.
 
"Em 2011 foram formados 90 alunos que começaram a fazer o curso em 2009. A parceria foi renovada e esperamos que novos projetos possam surgir ainda em 2012", contou a secretária de educação Luísa Martins.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sindicato promove palestras educativas

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI) promove neste sábado (05) um dia de atividades em Picos, a 310 KM de Teresina, com palestras e atendimentos às escolas filiadas no município. A atividade faz parte de uma iniciativa para expandir a atuação do Sinepe no interior do Estado e ampliar o trabalho de articulação com as escolas e estabelecimentos de ensino filiados. 

As atividades acontecerão no Centro Cultural e Esportivo Santa Rita, com palestras e oficinas sobre motivação e relacionamento interpessoal,  orientações jurídicas e econômicas, organização de secretaria e atendimento, que têm como público-alvo diretores e professores, profissionais envolvidos com a coordenação e parte executiva das escolas e contadores e profissionais de recursos humanos. 

O presidente do Sinepe, professor Dalton Leal, explica que a finalidade das atividades em Picos é promover a integração do sindicato com as escolas filiadas. “Nós queremos nos aproximar mais das escolas no interior, para trocar ideias e compartilhar aprendizado sobre o processo pedagógico, o sindicato e a atuação em defesa dos nossos filiados”, explica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mega apreensão de cocaína coloca Picos na rota do tráfico internacional

A maior apreensão de pasta base de cocaína dos últimos 10 anos do Maranhão pode ter confirmado o Piauí na rota do tráfico internacional de drogas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública maranhense, os papelotes com 130 quilos do entorpecente apreendidos no final de semana em Balsas/MA tinham como destino a cidade de Picos, no centro-sul piauiense, onde ocorreria a distribuição para outras regiões. 

Foto: Gilson Teixeira/SSP-MA

Segundo o secretário de segurança maranhense, Aluisio Mendes, a droga está avaliada em R$ 2 milhões, mas chegaria ao mercado exterior valendo até R$ 30 milhões, podendo render cinco vezes mais depois de ser refinada para o consumo ilegal. 

A droga estava escondida no fundo falso de uma Hilux abordada na BR-230. Nela estavam Eber Marciel Evangelista, 30 anos, lavrador de Ji-Paraná (RO), e Johnne Rosa Pacheco, solteiro, mecânico, 30 anos, residente em Ji-Paraná (RO). Este já teria sido preso anteriormente com outros dois homens em sua cidade por transportar mais de 10 quilos de cocaína. 

A dupla foi percebida por conta do veículo ser novo e não poder circular fora da Zona Franca de Manaus em menos de cinco anos. A origem e destino da droga foram descobertos em um mapa de posse dos presos. A cocaína foi escondida sob o forro falso da carroceria no município de Colinas, divisa do Mato Grosso com Rondônia, e seria levada para Picos. 

A investigação de tráfico internacional foi levantada por conta dos dois acusados terem vistos internacionais e viajado para Espanha e Portugal. 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores