Cidadeverde.com

Ufpi de Picos pode ter 40 vagas para o curso de medicina em 2013

O governador Wilson Martins anunciou durante entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (31) que aguarda o resultado para esta quarta-feira (01) da liberação ou não de 40 vagas para o curso de medicina no Campus da UFPI de Picos.

"Fizemos uma proposta para ampliar o número de vagas, conseguimos 80 para Parnaíba e 40 para a capital, ficamos surpresos por não terem sido liberadas para Picos", acrescentou Wilson.


Segundo ele alguns pré-requisitos não haveriam sido cumpridos. O governador confirmou que teve reunião com o ministro onde se falou sobre a necessidade de vagas para o curso no município.

Um encontro está marcado para esta quarta-feira onde será definido se será realmente possível oferecer 40 vagas para o curso em Picos.


Uespi

Na ocasião o governador acrescentou que será dado início ainda em agosto as obras de construção do Campus da Uespi no município.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Acusados de integrarem quadrilha interestadual são presos em Picos

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar efetuaram a prisão de dois integrantes acusados de participação em uma quadrilha interestadual, especializada em roubo de motocicletas. O grupo tinha atuação nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí.

Os acusados foram identificados como Cristiano Carvalho Silva , 23 anos, João Paulo Sousa e Silva, 28 anos. Os homens são naturais da cidade de Araripina (PE) e foram presos acusados de realizarem assalto no município de Exu, localizado também em Pernambuco.

"Os acusados foram presos em Picos em uma operação conjunta entre as polícias do Piauí e Pernambuco. Duas equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e uma equipe do serviço reservado empreenderam perseguição aos indivíduos que foram presos em Picos", disse o capitão Dario Lucas da Companhia de Exu, Pernambuco. 

Durante a operação também foram recuperados uma motocicleta modelo C100 BIS, cor vermelha, placa LWD-0169-PI, na cidade de Geminiano-PI.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Presidiário denuncia que foi estuprado dentro de cela em Picos

Um presidiário da penitenciária de Picos denunciou que foi vítima de estupro dentro de sua cela, no último domingo (29). O abuso teria sido cometido por outros três detentos.

A vítima é recém chegada à unidade prisional de Picos (306 km de Teresina) e é acusado de vários estupros na região de Caridade do Piauí, sua cidade natal. 

O fato foi confirmado pelo chefe de plantão da Central de Flagrantes, Cleidenilson Carvalho. “Conforme relatos da vítima dois [detentos] teriam o imobilizado e um teria consumado o ato”, contou o agente.

Jordana Cury
*Com informações do Noticiei
redacao@cidadeverde.com

Candidatos a prefeito de Picos estimam gastos em R$ 1,6 milhão

Os três candidatos a prefeito de Picos podem gastar, juntos, até um milhão e 600 mil reais na campanha eleitoral deste ano. Os dados com a previsão de gastos dos concorrentes ao Palácio Coelho Rodrigues estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do link DivulgaCand/2012.

 
O maior teto registrado foi o da coligação “Unidos para fazer muito mais”, formada pelos partidos do PSB, PRP, PP, PPS, PMN e PV, que tem como candidata a prefeita a deputada Belê Medeiros (PSB). Ela estabeleceu como valor máximo de gastos 800 mil reais.
 
O deputado Kléber Eulálio (PMDB), candidato da coligação “A mudança que o povo quer”, composta pelos partidos do PMDB, PT, PTB, PSDB, PCdoB, PDT, PSD, PTC, PSL, PSD, PTdoB e DEM, apontou como previsão máxima de gastos 600 mil reais.
 
O advogado criminalista Gleuton Portela, concorrente ao Palácio Coelho Rodrigues pela coligação “Com Deus e o povo” (PRTB), fixou como teto máximo de gastos na campanha eleitoral 200 mil reais.
 
Os valores são uma estimativa do limite de gasto máximo para a campanha e podem ou não ser efetivamente empenhados. Pela lei, gastar recursos além do valor máximo pode resultar em multa. Uma resolução do TSE, no entanto, permite a ampliação do limite durante a campanha mediante solicitação justificada com a autorização da Justiça Eleitoral.
 
Pela legislação atual, a verba destinada para as campanhas é oriunda tanto de recursos privados - por meio de doações, por exemplo - quanto de recursos públicos - por meio do Fundo Partidário.
 

Com informações TSE

Candidatos cancelam agenda por morte de secretário em Picos

Os candidatos Gleuton Portela (PRTB) e Belê Medeiros (PSB) cancelaram suas agendas neste final de semana em virtude do falecimento do secretário municipal de Finanças  Enevaldo Ibiapino. 



Kleber Eulálio (PMDB) manteve sua agenda do final de semana, na qual realiza caminhadas em povoados da cidade. Confira:


Kleber Eulálio- Coligação “A mudança que o povo quer” (PMDB, PT, PSL, PT do B, PC do B, PDT, PSDB, PSC, PSD, PTB, DEM e PTC).

Sábado (28)

Manhã
Reunião com a coordenação de campanha

Tarde
15 h – Caminhada no povoado Saquinho

Noite
19 h – Comício no povoado Saquinho

Domingo (29)

Manhã
9 h – Arrastão no povoado Chapada do Mocambo

Fonte: Riachão Net

Motociclista é preso ao circular com placa de outra moto

A Polícia Rodoviária Federal de Picos (306 km de Teresina) prendeu na última sexta-feira (27) o condutor de uma moto que fixou em seu veículo uma placa de outra moto. A prisão aconteceu na BR 407, município de Germiniano.


Os Policiais pararam uma motocicleta Sundown/Max 125 SE de placa LVO7327. Após consulta, foi verificado que esta placa pertence a outra motocicleta, modelo Honda CG 150 Titan KS de Picos/PI.

O condutor de iniciais A.P.N foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Picos onde responderá por suposto crime de falsidade ideológica, por utilizar dados cadastrais de outra pessoa. A motocicleta que conduzia apresenta data de fabricação do ano de 2010 e nunca fora emplacada.

A Polícia Rodoviária Federal informa que está atenta a este tipo de prática criminosa utilizada por alguns motociclista para fugir às ações da fiscalização. Ao usar outra placa, não poderão levar multas e por isso, é comum serem flagrados cometendo infrações de trânsito.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Morre em Fortaleza, Enevaldo Nunes secretário de finanças de Picos

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (27) em Fortaleza - Ceará onde estava internado, o Secretário Municipal de Finanças de Picos Enevaldo Nunes Ibiapina. Até o final do dia de ontem o seu estado de saúde era considerado muito grave, segundo informações de parentes do secretário, o mesmo teve uma parada respiratória o que afetou o cérebro.

Enevaldo que lutava pelo restabelecimento de sua saúde há bastante tempo, fez recentemente um transplante de fígado em Fortaleza e aparentemente a cirurgia teria sido bem sucedida, mais devido a complicações o seu quadro de saúde se agravou nas últimas horas e o mesmo veio a óbito na madrugada de hoje.

O secretário de finanças da cidade de Picos, Enevaldo tem no seu currículo vários  anos de serviços na Secretaria de Fazenda, onde sempre trabalhou com seriedade antes de assumir uma pasta na Administração Gil Paraibano.

 Irmão do suplente de vereador Renato Ibiapina, Enevaldo, nos últimos anos à frente da Pasta, provocou uma verdadeira “revolução” na saúde financeira do município, se tornando um dos secretários mais respeitados da atual gestão municipal.

Enevaldo tinha muitos amigos na cidade de Picos e nos órgãos onde o mesmo trabalhou durante muito tempo, tanto na Secretaria Estadual de Fazenda no escritório regional de Picos, como na Secretária Municipal de Finanças na cidade de Picos.

Segundo informações de parentes a chegada do corpo deve ocorrer por volta das 16:horas na tarde de hoje em sua residência e o sepultamento ocorrerá na manhã deste sábado (28).

Fonte: Riachão Net

Prefeito decreta ponto facultativo nesta quinta-feira

O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano) decretou ponto facultativo para os servidores públicos municipais nesta quinta-feira (26), no segundo expediente. O motivo é a  a participação do picoense Rômulo Borges Monteiro como jogador da seleção brasileira nas Olimpíadas em Londres. 


Apenas funcionarão em regime de plantão a Secretaria de Finanças, a procuradoria Geral do município, a Controladoria geral e a Comissão Permanente de Licitação, a Secretaria de Saúde e de Serviços Públicos.

"Rômulo é um filho de Picos e começou aqui em nossa cidade a mostrar o seu talento e isto é muito significante para nosso povo", justificou Gil Paraibano. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Inscrições para curso de Trabalhador Doméstico encerram nesta quinta-feira

A população dos municípios de Campo Maior, Parnaíba, Valença e Picos podem se inscrever  até esta quinta-feira (26) no curso de Trabalhador Doméstico através do Programa Senac de Gratuidade.


Durante o curso, que tem duração aproximada de 2 meses, os alunos aprendem sobre preparo dos alimentos (básico), arrumação da mesa, equipamentos domésticos, arrumação e limpeza da casa, cuidado e conservação dos móveis, cuidados com o vestuário, atendimento de telefone e de porta

Os interessados devem ter renda mensal de até dois salários mínimos, estarem matriculados em uma unidade escolar, serem egressos da educação básica, ser trabalhador desempregado ou empregado. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Gleuton Portela e Mariléia Dantas lançam plano de governo

O candidato a prefeito de Picos pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou nesta segunda-feira (23) o seu plano de governo para o município de Picos. As propostas abrangem as áreas de saúde, educação, infraestrutura, agropecuária, esporte, lazer e segurança.

O candidato pretende priorizar programas sociais para o homem do campo, como construção de açudes para os agricultores dentro de suas propriedades, perfurações de poços e construção de cisternas.

No esporte,  o advogado diz que investirá não somente no futebol, e sim em todas as modalidades esportivas, contribuindo financeiramente para a Sociedade Esportiva de Picos (SEP). 

De acordo com Portela, casos seja eleito, o município será subdividido em três Secretarias Executivas Regionais (SER), uma na área central de Picos, outra na periferia e uma na Zona Rural da cidade. Segundo o candidato a divisão em secretarias facilitará o acesso ao gestor. 


"A novidade de minha administração será o secretariado constituído um mês antes da eleição e escolhido pelo povo através de uma audiência pública", ressaltou Gleuton Portela. 


Com informações Riachaonet

Posts anteriores