Cidadeverde.com

Eletrobras reforma rede elétrica urbana

A Eletrobras Distribuição Piauí está reformando a rede elétrica urbana de Picos, município a 311 quilômetros ao sudeste de Teresina.  As obras já iniciaram e devem beneficiar os consumidores das ruas João Nunes, Monsenhor Hipólito, João XXII, Zuza Nunes (bairro Canto da Várzea), Joaquim Jovino (Ipueiras) e Joaquim Barbosa (Belo Norte), avenidas Diametral e Francisca Trindade, além do conjunto Pedrinha. 

A reforma engloba divisão de circuitos elétricos de baixa tensão — que consiste na instalação de mais transformadores para atender a uma área menor —, troca de cabos e outros equipamentos. O objetivo é evitar sobrecargas nos transformadores, melhorar os níveis de tensão e evitar desligamentos motivados por excesso de carga. Visa, também, à redução das perdas técnicas — próprias do funcionamento do sistema elétrico —, que, atualmente, representam 11,2% ao ano. 

“Com a reforma da rede elétrica, melhoram, significativamente, os níveis de tensão e a qualidade da energia fornecida para os consumidores das áreas em que houve divisão de circuito”, ressalta o gerente de Engenharia e Obras de Redes de Distribuição, Ronaldo Sarmento. 

Em 2012/2013, a Eletrobras Distribuição Piauí aplicará R$ 23,4 milhões para realizar reformas nas redes urbanas em municípios das cinco regionais da concessionária: norte, metropolitana, centro-sul, sudeste e sul. No total, serão instalados 859 transformadores, 10.613 postes e 374 quilômetros de redes de média e baixa tensão — entre cabos novos e substituídos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Famílias rurais desfrutam os benefícios da energia elétrica

Assim como tem feito em todo o estado, a Eletrobras Distribuição Piauí está trabalhando, por meio do Programa Luz Para Todos, para garantir energia elétrica em Picos, município a 311 quilômetros ao sudeste de Teresina.

Em Picos, a empresa  concluiu, até dezembro do ano passado, 361 ligações na zona rural do município, o equivalente a 1.805 habitantes. Em todo o Piauí, já são mais de 535 mil pessoas beneficiadas. 

Dentre as localidades de Picos que já foram atendidas por meio de obras de eletrificação rural, estão: Pitombeira IV, Sobradinho II, Junco dos Monteiros, Curralzinho, Saquinho da Torta, Pimpona, Barro Vermelho, Canto da Várzea, Betânia, Poços, dentre outras.

A distribuição de energia elétrica, oferecida pelo Programa Luz para Todos às comunidades das zonas rurais do Piauí, objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem longe dos centros urbanos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidade de desenvolvimento humano, com mais educação, saúde, segurança e renda familiar. 

O Programa Luz Para Todos, prorrogado até 2014, pretende realizar mais 400 mil ligações em todo o Brasil. Apenas no ano passado, a energia chegou a 253 mil famílias brasileiras que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais.

Obras de reforço do sistema elétrico
 
Para reforçar a capacidade de atendimentos dos novos e dos atuais consumidores, tanto na cidade quanto no interior dos municípios, a Eletrobras Distribuição Piauí, com recursos do Programa Luz para Todos, construiu sete subestações e está construindo e recondutorando dois mil quilômetros de alimentadores. As subestações estão localizadas em Simões, Regeneração, José de Freitas (já energizadas), Santo Antônio de Lisboa, Ribeira do Piauí, Santa Filomena e Caracol.


Fonte: APPM

Estiagem preocupa Corpo de Bombeiros no sul do Estado

O inverno irregular característico do semiárido nordestino já preocupa não apenas os agricultores sertanejos, mas também o Corpo de Bombeiros de Picos, que deve trabalhar em dobro para controlar as queimadas e incêndios.


O motivo para a preocupação é simples: o tempo seco favorece a propagação das chamas. “Não podemos dizer com 100% de certeza que as queimadas vão chegar mais rapidamente. Cremos que essa chuva ainda venha, caso não venha é quase certo que as queimadas comecem entre maio e junho, com grande intensidade”, explica o sargento BM Pimentel.

A apreensão é justa, segundo o meteorologista Eugênio Lopes. “A gente está diante de uma grande estiagem. É um fato marcante na nossa região estarmos em março e ainda sem chover”, destaca.

Segundo ele, a partir de 20 de março as chuvas devem retornar e permanecer até abril, que deve ser o mês com maior índice pluviométrico. Ainda assim os índices devem ficar abaixo da média anual de 600 mm. “No trimestre de dezembro a fevereiro choveu apenas 125 mm, uma grande diferença em relação ao mesmo período do ano passado, onde choveu 347 mm. Mais da metade”, informa.

Apesar do estado crítico e preocupante, Eugênio afirma que não é possível ainda se falar em seca, uma vez que a vegetação está verde e com a vinda da chuva nos próximos dias será possível recuperar algumas culturas e plantios.

Caso a chuva não seja o bastante para preencher reservatórios de água em comunidades da zuna rural, a Defesa Civil – através de convênio com o Exército Brasileiro – se encarregará de realizar o abastecimento com uso de caminhões-pipa.

“Os bombeiros permanecerão na sede esperando alguma ocorrência, tendo em vista que temos apenas duas viaturas que, caso persista essa estiagem, serão bastante utilizadas”, acrescenta o sargento Pimentel.

Fonte: APPM

Secretaria de Educação inaugura centro educacional

Picoenses receberam na manhã desta última quinta-feira (08),  o Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, o antigo Caic. O nome da unidade homenageia  a mãe do prefeito Gil Marques de Medeiros e avô da deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros (Belê).

Para o prefeito Gil Paraibano esse é um momento muito especial na sua vida que culmina com sua administração em saber que sua mãe leva o nome da maior escola do município de Picos. "Sinto-me muito feliz em poder estar presente nesta grande homenagem a minha mãe onde estão aqui alguns de meus irmãos e irmãs. Isso representa para mim o reconhecimento do povo de Picos por tudo aquilo que nossa família implantou na cidade, seja na administração pública, ou seja, na iniciativa privada", disse ele.

Segundo a secretária Luísa Martins, a homenagem a Maria Gil de Medeiros é pelo reconhecimento do trabalho incansável do prefeito em trabalhar pelo desenvolvimento de Picos não só de hoje, mais de mais de trinta anos em serviços prestados e ajudando a desenvolver a cidade.

De acordo com o presidente da câmara vereador Iata Anderson autor do projeto que deu o nome de Maria Gil a escola, essa homenagem reflete exatamente o trabalho que sempre foi desenvolvido na cidade pela família Medeiros de forma direta, como empresários gerando vários empregos e também na gestão pública procurando ajudar cada vez mais os picoenses com muito trabalho.

O presidente da OAB Agriimar Rodrigues de Araújo, disse que a homenagem é mais do que justa, pois a família Medeiros tem uma identidade com a cidade de Picos, pois quando chegaram à cidade implantaram comércio que ajudou a desenvolver a economia local, e nada disso teria sido possível se não fosse à genitora de toda essa família a senhora Maria Gil Medeiros, frisou.

Segundo a diretora do Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, Eloísa Martins, a escola está funcional do maternal ao 5º Ano do Ensino Fundamental onde já tem matriculado mais de 500 alunos e até o dia 30 desse mês vai continuar recebendo mais matrículas. De acordo com a diretora, o objetivo é manter a mesma qualidade de ensino que existia anteriormente.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com
 

Parlamentares do PT apoiam a pré-candidatura do Padre Walmir

Em encontro regional do PT em Picos realizado na semana passada, parlamentares discutiram estratégicas politicas e as eleições de outubro. Durante reunião várias lideranças políticas manifestaram apoio apoio à pré-candidatura do Padre Walmir.


O deputado federal Jesus Rodrigues, a deputada estadual Flora Isabel e o senador Wellington Dias estão entre os parlamentares  que apontam o nome do pré candidato como o mais viável a prefeitura de Picos.

“Apóio a pré-candidatura do Padre Walmir e o PT também. Espero que ele seja o nosso pré-candidato”, disse Wellington Dias. 

A deputada Flora Isabel (PT) também defende o nome do Padre Walmir para a prefeitura de Picos e para ela o padre é um nome novo. “O padre tem o compromisso de governar para toda a cidade, para todas as pessoas. Temos experiência petista na forma inovadora de governar”, declarou a  deputada.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Dia Internacional da Mulher é comemorado com atividades culturais e de saúde

Em Picos, uma série de atividades serão realizadas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá no próximo dia (08), a partir das 7h30, no abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho. Na oportunidade serão homenageadas às mulheres idosas do abrigo. 


Entre as atividades estão a realização culto ecumênico, caminhada, momentos culturais com a banda de música da Secult, além de atendimento de saúde e momento de beleza com pedicure e manicure.


“Iremos fazer grandes homenagens no dia 08 de março, afinal as mulheres picoenses merecem. Os atendimentos de saúde direcionados as mulheres como aferição da pressão arterial e teste de glicemia serão uma das atividades mais importantes”, disse Julieta Moura, Secretária Municipal de Juventude e Direitos Humanos.  



Da Editoria de Cidades

cidades@cidadeverde.com

Agentes federais visitam presídio

Por solicitação do secretário Estadual de Justiça, Henrique Rebelo, ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), agentes penitenciários federais estiveram visitando nesta terça-feira (28), o presídio de Picos “José de Deus Barros”.

A visita foi acompanhada do diretor de presídios, Ancelmo Portela, e o diretor de inteligência, Wilson Gomes da Sejus. 

A visita teve como finalidade vistoriar a unidade penal para posterior execução e implantação de Procedimentos e Rotinas Carcerárias do Departamento Penitenciário Nacional.

A primeira parte do projeto foi executada com sucesso em 2011 na Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato em uma parceria entre a Sejus e as Diretorias do Sistema Penitenciário Federal, de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, com apoio do secretário Henrique Rebelo. 

O procedimento realizado pelos agentes penitenciários do Depen consiste no treinamento de diretores e demais servidores da penitenciária na implantação de novos métodos e protocolos de Gestão Penitenciária, utilizados pelas Penitenciárias Federais e convalidados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a implantação dos Procedimentos e Rotinas Carcerárias do Departamento Penitenciário Nacional na Casa de Detenção de São Raimundo Nonato, nenhuma fuga, rebelião, morte, apreensão de celulares, armas ou drogas foi registrada naquela unidade penal. 
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Artista plástica Sarika exibe seus trabalhos no Projeto Quinta Cultural

A primeira edição do projeto Quinta Cultural organizado pela Câmara Municipal de Picos será iniciada nesta quinta-feira (01) e segue até o dia 08 de março.  Serão expostos trabalhos da ilustradora científica Isaurina Maria Sousa Valério (Sarika), natural do Rio Grande do Norte, que está em Picos colhendo imagens do Bioma Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, para futuras exposições nas capitais brasileiras.


O projeto  de autoria do vereador Iata Rodrigues (PSB),  tem como objetivo divulgar o trabalho de artistas locais e regionais através de exposições na sede do legislativo picoense.

A exposição tem início às 08h desta quinta-feira (01) e segue até o dia 08 de março. Algumas das imagens que compõem a exposição podem ser vistas nos sites www.fatimazagonel.com.br e www.netpar.com.brianacarneiro

Sobre a artista plástica:

Isaurina Maria de Souza Valério, chamada carinhosamente de Sarika, nasceu em Natal/RN em 13/02/1960. Desde 1989 reside em Morretes/PR, aos pés da belíssima cadeia de montanhas do Marumbi, onde observa e retrata a delicadeza da nossa Floresta Atlântica. Iniciou-se na arte e na ilustração científica na Galeria de Arte Mirtillo Trombini (hoje Instituto, em Morretes), tendo instruções da artista plástica e ilustradora científica Profª Diana Carneiro. Logo ganha destaque e entra para o Centro de Ilustração Científica do Paraná (CIBP). Ministrou Aulas na Galeria de Arte Mirtillo Trombini por aproximadamente 6 anos, revelando assim grandes artistas e ilustradores nesta nova geração paranaense.

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Diretor de fundação alemã visita centro de saúde

O Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano), recebeu na manhã da última terça-feira (28) na  Policlínica Especializada de Picos, o Diretor da Fundação Alemã de Pesquisa Cientifica, Dietvich Halm.



O objetivo da visita do Diretor da Fundação Alemã, foi conhecer as dependências da Policlínica, bem como ajudar no processo de  abertura do centro de saúde. “Nos interessamos em projetos como este, principalmente quando a saúde está em envolvida. Picos é uma cidade de sorte por ter uma estrutura como esta, agora precisa funcionar”, afirmou Halm.


Participaram da visita os secretários municipais: Antonio Evêncio, Francisco de Assis Portela (Cizim), George Guimarães, a secretária municipal de Saúde Hildegardes Medeiros (Maninha); os vereadores: Rinaldinho e Irmão Zé Luiz, além do Presidente da Associação Pró-Brasil Uwe Weibrecht.



Além das dependências da Policlínica a comitiva conheceu também os equipamentos que já estão no local, como o de Raio-X e de Mamografia.


“Nós temos um sonho de vê essa Policlínica funcionar. Estamos ansiosos. Picos precisa de um centro de saúde como este. Agora o que falta é vontade de muitos. Mas o que depender da nossa gestão a Policlínica Especializada de Picos vai funcionar e ajudar na saúde de toda a população que precisa”, disse Gil Paraibano.


Da Redação

redacao@cidadeverde.com

Ceir Móvel realiza atendimentos em Centro de Reabilitação

A equipe multiprofissional do projeto Ceir Móvel está na cidade de Picos a partir dessa segunda-feira (27) para realizar atendimentos no Centro de Reabilitação do Hospital Regional Justino Luz. A equipe realizará atendimentos até a próxima quinta-feira (01),  de 8h as 18h.

O projeto beneficia pessoas com deficiência física que precisam de órteses, próteses, calçados para pés diabéticos, cadeira de rodas, botas, coletes e outros meios auxiliares de locomoção.

Para ser atendido é preciso procurar um médico do SUS e solicitar a prescrição médica para esse tipo de atendimento. Além da guia do SUS, é preciso ter uma cópia do CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP, informar pelo menos um número de telefone para contato. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora.

Nesta fase do projeto, são realizadas as medições e feitos moldes das pessoas que precisam dos equipamentos ortopédicos. A entrega dos produtos acontece posteriormente, após os tramites legais do SUS e a produção dos equipamentos pela Oficina Ortopédica do Ceir.

“A cidade de Picos abrange muitos municípios, esperamos ultrapassar todos os atendimentos feitos anteriormente. As prefeituras também estão bem articuladas para promover o maior número de pessoas beneficiadas com o projeto”, finaliza a coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito.

Os atendimentos serão divididos para atender o maior número de pessoas possíveis.  Os pacientes residentes em Picos receberão atendimentos em conjunto com os pacientes das outras cidades. Os pacientes de Dom Expedito Lopes, serão atendidos no dia 27; Bocaina e Sussuapara no dia 28; Santa Cruz no dia 29 e os atendimentos encerram no dia 1º de março com os pacientes de Alegrete do Piauí.

De acordo com a Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Edilma Souza, os primeiros atendimentos estão sendo realizados com sucesso. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores