Cidadeverde.com

Vereador Edilson Carvalho poderá perder cargo de vereador

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), julgará na próxima segunda-feira (16), o pedido do Ministério Público Eleitoral de perda do mandato eletivo do vereador picoense Edilson Alves de Carvalho, acusado de infidelidade partidária, ou seja, desfiliação sem justa causa.


De acordo com as acusações, o vereador, às vésperas do prazo para os candidatos que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na eleição municipal de 2012, trocou o PP pelo PTB. 

Baseado na acusação, o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Adão, ajuizou ação no TRE-PI, solicitando a decretação da perda de mandato eletivo do parlamentar picoense em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.
 
Passados cinco meses do ajuizamento da ação, o pedido do Ministério Público Eleitoral contra o parlamentar entra em pauta e vai a julgamento na próxima segunda-feira. O parlamentar faz parte da bancada de oposição ao prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB).
           
Caso o pedido seja considerado procedente quem assumirá a cadeira de Edilson Carvalho, provavelmente será o segundo suplente do PTB José Antonio, que nas eleições de 2008 obteve 188 votos. Isso se deve ao fato do primeiro suplente do partido, empresário Antonio Evandro Reis Antão, que conseguiu 963 votos no pleito passado, também ter deixado o PP e se filiado ao PTB.
 
Edilson Alves de Carvalho não é o único vereador de Picos que corre o risco de ter o mandato cassado por infidelidade partidária. Estão na mesma situação José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), que no final de setembro do ano passado trocou o PMDB pelo PSB e José Luís de Carvalho, que na mesma data deixou o PV e se filiou ao PSB. Os dois integram a base de apoio ao governo municipal.
 

Processo
 
O relator do processo é o juiz Sandro Heleno Soares Santiago. Na defesa do vereador Edilson Alves de Carvalho atuarão os advogados Marcelo Nunes de Sousa Leal e José Moacyr Leal, que também representará o diretório regional do Partido Trabalhista Brasileiro.
 
Vereador no terceiro mandato, Edilson Alves de Carvalho foi eleito pela primeira vez em 1992. Nas eleições de 1996 e 2000, ele ficou na terceira suplência do seu partido da época, o PPB, mas chegou a assumir o mandato por algum tempo. Voltou a ser eleito em 2004, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Picos em 2005 e foi reeleito vereador em 2008, já no PP, com 1.363 votos.


Fonte: JornaldePicos

Jesus Rodrigues defende apoio à pré-candidatura de Kléber Eulálio

Em entrevista a uma emissora de rádio local, o deputado federal Jesus Rodrigues Alves (PT) defendeu aliança política com o PMDB e demais partidos que estão propensos a apoiar a candidatura a prefeito de Picos, do deputado estadual Kléber Eulálio.

"O tempo está muito curto para o partido trabalhar um novo  nome para uma candidatura própria, tendo em vista que o padre José Valmir de Lima abdicou da pretensão de sair candidato a prefeito pela legenda", disse Jesus Rodrigues. 


O parlamentar acredita que este é o momento do PT unir forças com os partidos de oposição, tendo em vista não fazer mais parte da base de apoio ao prefeito Gil Paraibano desde 2010,  quando este não apoiou a candidatura de Wellington Dias ao Senado e retirou os cargos que o partido tinha na prefeitura.

“Nesse momento nós defendemos já a aliança com o deputado Kléber Eulálio. Ele faz parte da oposição. O PT já foi governo aqui na cidade de Picos, mas foi rompido esse entendimento político com o atual prefeito. Então o partido deverá se juntar com o bloco de oposição ao candidato ou à candidata do prefeito”, comentou Jesus Rodrigues.

O deputado petista também defendeu a participação de seu partido na chapa majoritária, indicando o candidato a vice-prefeito. O parlamentar,  porém, preferiu não citar agora os nomes que poderão compor a chapa. “Estamos trabalhando nessa perspectiva de aliança com a oposição e inserindo o PT na chapa majoritária, indicando preferencialmente o candidato a vice-prefeito” – concluiu.

Fonte: Riachaonet

Detentos recebem vacinação em presídio

Detentos do Presídio José de Deus Barros, em Picos, receberam imunização contra quatro tipos de doença nesta terça-feira (10). Foram imunizados 320 detentos.


As vacinas disponibilizadas foram de Hepatite B, Vacina Dupla contra Difteria e Tétano (DT) e Febre Amarela.  

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conceição Portela, a vacinação é  de grande importância devido a vulnerabilidade em que os detentos se encontram. 


"Os presos vivem confinados e em um ambiente onde ficam muito aglomerados", reiterou a secretaria de saúde, Hildergardes Medeiros.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Justiça.


Da Editoria Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sede do IBGE é assaltada e equipamentos são levados

A sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi furtada na cidade de Picos. Segundo informações do Capitão França, quando os funcionários da instituição chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira (09) surpreenderam-se ao constatar que a porta dos fundos estava arrombada e alguns objetos eletrônicos haviam sumido.


Por conta do feriado  prolongado, a sede do órgão estava vazia desde a última sexta-feira (06). Como não há câmeras de segurança no prédio, não é possível determinar o dia exato em que o crime ocorreu.

Segundo França, a Policia Civil vai realizar uma perícia no local e fazer um levantamento do material que foi levado. Até o momento não há informações de suspeitos ou depoimento de testemunhas.

O supervisor de recursos materiais do IBGE, Elício Rodrigues, disse que a polícia vai investigar o caso e que o instituto fará um levantamento patrimonial para contabilizar o prejuízo. 

Fonte: Riachaonet

Busca pelo Selo Unicef incentiva atividades culturais em Picos

Atividades culturais e educativas marcaram as ações desenvolvidas pelo município de Picos rumo a conquista do Selo Unicef que visa assegurar igualidade de direitos a crianças e adolescentes. O evento aconteceu nesta terça-feira (03) na Escola Municipal Frei Damião, no bairro Canto da Várzea, e contou com várias apresentações. 
 
Esse foi considerado o primeiro evento que teve como tema 'Frei Damião em Busca do Selo Unicef'.  

Foram realizadas exposições de expressões culturais dos povos indígenas e afro-brasileiros. Exposições de painéis, de documentários, de barracas características do povo indígena e afro-brasileiro, de danças/ ritos e mitos/ contos/ poesia e de comidas típicas, com destaque para o grupo de capoeira Cordão de Ouro de Picos, para o Bumba Meu Boi do mestre João e apresentações do grupo Cultural Adimó fizeram parte das apresentações.
 
O segundo evento acontecerá no próximo dia13 de abril, na Escola Padre Madeira (Centro), a partir das 17h30. A última atividade do selo acontece no dia 24 de abril no povoado Gameleira dos Rodrigues.
 
O Selo Unicef reforça o compromisso de promover a disseminação de políticas educacionais e culturais, visando à superação de injustiças e garantindo os direitos de crianças e adolescentes desse país.

Para prestigiar o evento estiveram presentes a secretária municipal de Cultura Lúcia Monteiro, representando a secretaria municipal de educação Lídia Bruna, o diretor da Escola Municipal Frei Damião Evaldo Santos, a professora Francisca Darc facilitadora do programa na rede municipal de ensino, além de familiares dos alunos da escola.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sessão itinerante em Picos é adiada

A terceira sessão itinerante da Câmara Municipal de Picos, agendada para esta quinta-feira (05) no Bairro Morada do Sol foi adiada devido ao feriado da semana santa.  A referida sessão foi solicitada pelo vereador Hugo Victor (PMDB) e agora será realizada no dia 12 de abril.

As sessões itinerantes acontecem uma vez em cada bairro ou comunidade da zona rural, sendo que cada parlamentar tem direito a uma solicitação. 

Confira as sessões itinerantes agendadas para os próximos meses

 · Bairro Morada do Sol no dia 12 de abril, solicitada pelo vereador Hugo Victor (PMDB);

 · Bairro Passagem das Pedras no dia 26 de abril, solicitada pelo vereador Antônio Afonso (PP);

 · Bairro Parque de Exposição no dia 03 de maio, solicitada pelo vereador Edilson Carvalho (PTB);

 · Povoado Tabuleiro dos Pio no dia 23 de agosto de 2012, solicitada pelo vereador Titico Barbosa (PP);

 · Povoado Gameleira dos Rodrigues no dia 21 de junho, solicitada pelo vereador Iata Rodrigues (PSB).

 
Sessão Itinerante

O projeto de emenda ao Regimento interno da Câmara Municipal de Picos, que trata das sessões itinerantes  é de autoria do vereador Iata Rodrigues (PSB) e foi aprovado em definitivo na sessão ordinária do dia 29 de setembro de 2011.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é achado morto a tiros em lixão na cidade de Picos

Um homem foi encontrado morto a tiros no lixão do município de Picos, 306 quilômetros a Sudeste de Teresina. Genivaldo Rodrigues dos Santos, conhecido como Vavá, estava no lixão do bairro Altamira. 

Foto: AgoraEd

Segundo informações do site AgoraEd, a vítima apresentava perfurações de revólver calibre 38. Com Genivaldo também estava o documento de um veículo. 

O caso está sendo investigado pelo delegado Adolpho Henrique. Uma das suspeitas é de que o crime tenha relação com um homicídio ocorrido em 2010, do qual Vavá é suspeito de participação. 

Com informações do AgoraEd
cidades@cidadeverde.com

Parlamentares voltam a cobrar instalação de agência bancária na zona leste

A instalação de uma agência bancária na zona leste de Picos, solicitação antiga do legislativo e da população picoense, voltou à pauta nos debates na última sessão da câmara municipal realizada nessa quinta-feira (29) no Bairro Paraibinha.

Durante seu discurso o vereador Zé Luis (PSB) voltou a cobrar dos bancos a instalação de uma agência na região e mais uma vez justificou a necessidade. “Nós temos aqui os bairros mais populosos de Picos e essas pessoas tem dificuldade quando precisam resolver alguma coisa em banco, precisando se deslocar até o centro da cidade”. 

O parlamentar solicitou ainda que a empresa de transporte coletivo da cidade amplie a sua frota para melhor atender a população. “A população reclama da demora de espera. Vemos que os ônibus são de boa qualidade, porém a quantidade não é suficiente, o tempo de espera nas paradas ainda é muito grande”, afirmou Zé Luis (PSB).

Através de requerimento o parlamentar solicitou do executivo municipal a complementação da pavimentação da rua da Palmeira, no Conjunto Petrônio Portela, bem como seja feita a reposição das lâmpadas em todas as ruas do bairro Paraibinha.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Picos se destaca em janeiro e fevereiro pela exportação de mel natural

O município de Picos se destacou em janeiro e fevereiro pela exportação de mel natural. Foram vendidos 113,2 mil quilos, ao preço de US$ 334,5 mil. Picos também vendeu 1,6 mil quilos de castanha de caju, gerando US$ 24,7 mil.


Em todo o Estado, quatro municípios, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri e Geminiano, conseguiram exportar nos meses de janeiro e fevereiro deste ano 675,1 mil quilos de ceras vegetais, gerando em divisas para o Estado mais de US$ 9,8 milhões, o equivalente no câmbio atual a cerca de R$ 17,7 milhões.

De acordo com números da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Campo Maior, a 82 quilômetros de Teresina, foi o município que mais exportou no período. Foram vendidos no exterior 444,5 mil quilos de cera, no valor de US$ 2,493 milhões.

Parnaíba, a 330 quilômetros da capital, aparece em segundo lugar, com 238 mil quilos de ceras vegetais, o equivalente a US$ 2,128 milhões. O terceiro município com maior volume de exportação de ceras no período é Piripiri, a 157 quilômetros de Teresina, com a venda de 145,5 mil quilos no valor de US$ 1,545 milhão. Geminiano, na região de Picos, completa a lista, com a comercialização de 61,3 mil quilos, por US$ 656,9 mil.

Para Castelo do Piauí, o destaque da pauta de exportações foi a comercialização de pedras para calcetar meio-fio. Foram vendidos cerca de 25 mil quilos de pedras, no valor de US$ 10,8 mil.

Os principais mercados consumidores dos produtos piauienses são Estados Unidos, Japão, Itália, Holanda, França, Alemanha, Formosa, Portugal, Reino Unido, Espanha e Austrália.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tadeu Maia pede união de forças políticas em Picos

O deputado Tadeu Maia (PSB) disse, hoje (27), que está preocupado com o futuro de Picos e pediu a união das forças políticas e da sociedade civil no sentido de discutir políticas públicas que visem o desenvolvimento daquele município.

Tadeu Maia afirmou que a construção do Porto de Luiz Correia, a ferrovia Transnordestina e o crescimento do turismo no litoral e na Serra da Capivara, dentre outros fatores, poderão diminuir a importância que Picos tem atualmente para o Piauí.

"Somos a favor de todas essas obras, mas entendemos que, se não houver uma política que promova a industrialização de Picos, o nosso município ficará para trás, embora seja hoje um grande polo de saúde e de educação, tenha uma grande importância econômica e seja o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste", assinalou ele.

Em aparte, o deputado Kleber Eulálio (PMDB), líder do Governo, disse que está correta a preocupação do parlamentar do PSB, "pois é preciso que  Picos passe a produzir riquezas, já que não se consegue o desenvolvimento apenas comprando e vendendo".

Tadeu Maia declarou que o governador Wilson Martins está realizando um grande número de obras, beneficiando a população de Picos e de mais de 50 municípios da região.

"Picos está ganhando estradas, terá um novo hospital, receberá o Programa Ronda Cidadão e as Universidades Federal e Estadual estão expandindo as suas atividades no município", ressaltou ele.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores