Cidadeverde.com

Dirceu Andrade apresenta show em Picos dia 14 de julho

"Alegria de Pobre" chega a Picos, sábado de 14 de julho, às 22h, dentro do projeto Terapia do Riso, no Centro Esportivo e Cultural Santa Rita. 

 
Comemorando vinte anos de carreira, Dirceu Andrade apresenta seu novo show de humor. Nesse espetáculo, o comediante conta a estória de uma família que mora na periferia de Teresina. 

Interpretando Chico, um servente de pedreiro e sua esposa, a cabeleireira toinha. O cotidiano será mostrado através de um passeio a uma cachoeira, a chegada de um circo no bairro, a hora do almoço, uma viajem a São Paulo, o dia que recebe o décimo terceiro sálario e muitas outras situações da vida de um povo que até quando é ranzinza, é engraçado.
 
Nesse show, Dirceu Andrade também conta piadas, canta paródia, e contracena com a atriz Sylmara Silva, em um esquete p’ra lá de engraçada. Promete muitas risadas e diz: “quem assistir vai sorrir até esquecer as contas”.
 
E para quem pensa que “Alegria de pobre dura pouco” o diretor João Carlos Souza mostra que “a alegria não depende de classe social... A alegria está em cada um de nós, pobres e ricos, porque a alegria vem da necessidade de ser feliz.”
 
Informações e vendas no Mek, farmácia nossa senhora das graças, lanchonete coisa nossa, FM Cidade Modelo e pelos telefones: (89) 9972-6575 – (89) 9984-6205 e (89) 9405-1274.

Fonte: Jornal de Picos

MEC reavaliará abertura de curso de Medicina em Picos

O governador Wilson Martins reuniu-se com o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, para discutir a possibilidade de o MEC reavaliar a abertura de vagas para Medicina no campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, dentro do programa de expansão de vagas de Medicina das universidades federais. Na última semana, o MEC autorizou a ampliação do número de vagas em Teresina e implantação do curso em Parnaíba. Nova documentação será encaminhada ao MEC para comprovar a adequação de Picos aos critérios estabelecidos pelo Ministério para a abertura de vagas.

Dentre esses critérios está a existência de uma rede hospitalar que possa dar suporte à formação dos novos profissionais; cinco leitos de atendimento via Sistema Único de Saúde para cada vaga; e projetos para a realização de ao menos cinco residências médicas.

“Entregamos um ambulatório moderno, com 140 leitos, recentemente e vamos entregar uma policlínica totalmente equipada, com mais 300 leitos. Vamos fazer um esforço entre os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde e da UFPI para elaborarmos os projetos dessas residências”, disse o governador Wilson Martins, acrescentando que atualmente a macrorregião de Picos conta com cerca de um milhão de pessoas, além de ser referência para municípios do Ceará e Pernambuco que se localizam na região da Serra do Araripe.

Segundo Henrique Paim, o MEC não possui um limite de novas vagas por estado. Portanto, a abertura de vagas em Picos não prejudicaria a autorização de 40 novas vagas para o curso de Medicina de Teresina e 80 para Parnaíba (ainda sem previsão de implantação). “O MEC não tem dificuldades em relação a número de vagas. O que precisamos é de adequação dos municípios pleiteantes aos critérios estabelecidos”, disse o secretário executivo.

Segundo o MEC, o atual programa de expansão de oferta de vagas dos cursos de Medicina se inicia já no segundo semestre deste ano e deve ser concluído até o fim de 2013.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Obras de esgotamento sanitário beneficiarão seis bairros em Picos

Obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Picos deverão começar na próxima semana. A informação foi repassada após resultado da licitação que divulgou a empresa responsável pela obra.


Com investimentos de R$ 10 milhões, a construtora Múltipla será responsável pela execução da reforma que contemplará os bairros Parque de Exposição, Junco, São José, Boa Vista, Centro e Passagem das Pedras.

O sistema de esgotamento sanitário interligará os bairros através de um coletor tronco ao longo da BR 316 em um sistema já existente, com estação de tratamento no bairro Aroeira do Matadouro.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Picos será a 1ª cidade do interior a ganhar Ronda Cidadão

Picos será o primeiro município a ser contemplado pelo programa Ronda Cidadão. O governador Wilson Martins informou que cerca de 160 policiais já estão sendo treinados para ocupar as novas vagas que devem surgir com a expansão do Programa Ronda Cidadão para o interior do Estado. O primeiro município com mais de 50 mil habitantes a ser beneficiado deve ser a cidade de Picos, localizada a 306 quilômetros da capital.


“A implantação do Ronda no interior era uma meta a ser executada em 2013. No entanto, estamos antecipando mais essa ação para que a população do Piauí se sinta cada vez mais segura e amparada por esse novo formato de polícia comunitária”, ressalta Wilson Martins.

Atualmente, o programa Ronda Cidadão atua somente na capital, com 363 policiais distribuídos em 33 módulos espalhados nas zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Centro de Teresina. O Ronda Cidadão é baseado no conceito de polícia comunitária, atuando diretamente na diminuição dos crimes de menor potencial ofensivo.

Segundo informações do Comando Geral da Polícia Militar, a corporação está realizando os últimos tramites para a implantação do Programa Ronda Cidadão no interior do Estado. “Estamos em fase de conclusão para o deslocamento de pessoal que irá trabalhar no Ronda Cidadão nas cidades de Picos e Parnaíba. No momento falta apenas a compra de utensílios e equipamentos para as novas unidades”, afirma o comandante geral Gerardo Rebelo.

Para a cidade de Picos serão deslocados 40 policiais, enquanto para Parnaíba serão 60 policiais. Esta última, por sua vez, deve ser o segundo município do interior do Estado a receber o programa de policiamento.

Produtores de mel de Picos migram para o Maranhão

Os apicultores da região de Picos, Estado do Piauí , além de outros estados do Nordeste estão migrando suas colméias de abelhas para o Estado do Maranhão atraídos pela possibilidade de produzir mel durante todo o ano. 

A estimativa é de que, com a estiagem que está ocorrendo com maior intensidade nos outros estados do Nordeste, seja triplicada a produção de mel no Maranhão. “Cerca de 50 mil colmeias foram instaladas este ano no Maranhão por apicultores da Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco”, informou o representante da Cearapi, Aglayrton Câmara.


 A previsão é de que seja acrescentada uma produção de cerca de 3.600 toneladas de mel a mais do que o que normalmente o Maranhão produz, que é de 1.800 toneladas.

“Vamos atingir essa produção caso não aconteça nenhum problema de seca e as condições das floradas permaneçam boas”, alertou o consultor do Sebrae e apicultor, Euler Gomes Tenório.


Fonte: Com informações Imirante

Servidores da CMP recebem certificados de qualificação

Servidores da Câmara Municipal de Picos receberam nesta quarta-feira (06) certificados do Programa D-Olho na Qualidade. O objetivo do programa é incentivar o trabalho em equipe, combater o desperdício, criando um novo ambiente organizacional com base na limpeza, ordem e responsabilidade. 

Segundo Iata Rodrigues (PSB), presidente da Câmara Municipal de Picos, a implementação deste programa é uma forma de investir nos servidores através da qualificação profissional. 

“ Temos mais de 40 funcionários que durante mais de dois meses participaram dos encontros do Programa D-Olho na Qualidade. É satisfatório ouvir dos funcionários, muitos deles com mais de vinte anos de tempo de serviço, a gratidão de participar de um momento como esse, receber um certificado e principalmente o conhecimento", ressaltou. 



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

UFPI de Picos não é contemplada com curso de medicina

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 05, um plano para ampliar a formação de médicos no país. Para tanto, serão criadas 2.515 novas vagas e destas, 120 são para o Piauí, sendo 80 para o campus da UFPI em Parnaiba, com a criação do novo curso e 40 vagas para Teresina.
 
Com a decisão foi adiada a perspectiva do campus da UFPI em Picos contar com o curso de medicina, medida que foi bastante explorada por líderes das diversas correntes políticas do município.
 
O campus Senador Helvídio Nunes de Barros funciona os cursos de Licenciaturas em Letras, História, Matemática e Ciências Biológicas e os Bacharelados em Nutrição, Enfermagem, Administração e Sistemas de Informação. 

Além do ensino presencial, o campus é polo para o curso de Administração na modalidade Ensino a Distância. 
 

Com informações Jornaldepicos

Caminhada reúne milhares em Picos

Cerca de oito mil pessoas participaram neste domingo, 03 , da 8ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, em Picos. Com o tema 'Queremos saúde pública de qualidade', caminhoneiros, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos vestidos de branco percorreram cerca de cinco quilômetros do trajeto com alegria e disposição.

                       Foto: Jornal de Picos

De acordo com a organização, o objetivo geral desta edição é promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde pública no Brasil e das políticas públicas da área, com vistas a melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

A concentração dos caminheiros, que se deslocaram de vários bairros e localidades de Picos e outros municípios, aconteceu a partir das 6h na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco. às 7h houve a celebração da missa. Às 7h30 a caminhada seguiu em direção a praça Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz, local de encerramento com apresentações artísticas.
 
Durante o evento, o bispo diocesano, Plínio José Luz da Silva, ressaltou as necessidades urgentes referentes à saúde. " Este documento é fruto do resultado do fórum realizado pela Diocese dia 30 de abril, enfocando a saúde pública. Cópias do texto serão enviadas para as autoridades pública", disse o bispo. 
 
Os recursos advindos do evento serão destinados as pastorais, movimentos e serviços da Igreja, na seguinte proporção: 40% para a Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, 20% para a Cáritas Diocesana, 20% para as despesas operacionais do evento, 10% para a Pastoral da Criança e 10% para a Pastoral do Idoso.

Os deputados Nerinho (PTB) e Kléber Eulálio (PMDB), além de representantes do Sindicato dos Médicos participaram da caminhada.


Com informações Jornaldepicos

Picos sedia a abertura do Programa Emergencial para a Seca 2012

O governador Wilson Martins esteve no município de Picos na última sexta-feira (01), onde participou da abertura do Programa Emergencial para a Seca 2012, uma ação conjunta que envolve órgãos como a Secretaria Estadual de Defesa Civil, A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O objetivo é promover ações que atendam os atingidos pela seca.


Representantes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste participaram do evento para apresentar, aos representantes municipais presentes, linhas de crédito aprovadas pelo Governo Federal e voltadas aos produtores rurais que sofrem com a seca. Na oportunidade, prefeitos, secretários municipais, dirigentes de sindicatos e populares expuseram suas dificuldades e tiraram suas dúvidas em relação ao programa de financiamento apresentado.

Wilson Martins elencou as ações que o Governo vem desenvolvendo para amenizar os efeitos da seca, em especial para os pequenos produtores, e mobilizou a população no sentido de buscar o financiamento a que tem direito. “Quando as pessoas elegeram o prefeito, o governador, e a presidente, elas não pensavam em seca ou cheia. E se isso acontece elas esperam que a gente dê conta. Mas essa é a hora de darmos as mãos, pois essa seca é grave, mas não é a primeira e nem será a última. A população também tem que se mexer e ir até o banco procurar pelo dinheiro”.

Dentre as ações citadas estão: a disponibilidade de dinheiro para pagar carros pipa, o fornecimento de energia elétrica e instalação de bombas em poços já perfurados (mesmo os particulares, mediante autorização para uso público), a criação de novos poços, a bolsa estiagem e a antecipação do Garantia Safra.

O secretário de Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, falou da preocupação com os mananciais existentes, que já começam a dar sinais de fadiga, e pediu que a SDR indique locais onde possam ser feitos mais poços, além de recuperar outros. Ubiraci Carvalho lembrou também que, para o pagamento de carros pipa, as prefeituras devem encaminhar algumas informações básicas

“Nós temos recursos para carro pipa, onde quer que seja preciso. Mas só podemos fazer o contrato se tivermos a descrição da rota, que corresponde ao percurso, incluindo o local do manancial, o número de famílias atendidas e a quilometragem total. Mas algumas prefeituras não nos repassam esses dados”, esclareceu o secretário.

Linhas de crédito

A linha de crédito para o agricultor familiar que reside em município atingido pela seca faz parte de uma resolução adotada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e disponibiliza recursos para custeio agrícola e pecuário. O produtor tem até 10 anos para quitar a dívida e paga somente 60% do valor do empréstimo, em caso de pagamento em dia. O limite é de R$ 12 mil com juros de 1% ao ano.

Médios produtores também foram contemplados, com juros muito abaixo dos praticados no mercado financeiro, de 3,5% ao ano. Nesta linha de crédito, o limite é de R$ 100 mil e o pagamento pode ser realizado em até oito anos, com carência de três anos para produtores rurais e até cinco anos para empresas.

O processo é simples e o dinheiro é liberado em poucos dias. O produtor deve apresentar o projeto, apontando o que pretende fazer em sua propriedade, e o decreto de situação de emergência do município reconhecida pelo Governo Federal.

De acordo com o superintendente estadual do BNB, Isaias Dantas, a agencia de Picos já recebeu, somente essa semana, mais de 100 pessoas a procura do programa. Estima-se que 75 mil piauienses poderão ser beneficiados. “O apelo mais dramático que temos que fazer é que os bancos não dificultem na hora de liberar o dinheiro”, declarou o governador.

Durante a solenidade, dois agricultores que procuram o financiamento foram convidados a assinarem os documentos do empréstimo. Adão Pinheiro de Araújo, que recebeu o dinheiro oito dias após o contrato, agora está otimista em relação à sua produção. “Vou investir o dinheiro em cisterna, plantação de caju e cerca”, disse o agricultor.

Produtos mais baratos para produtores

Além das facilidades do crédito financeiro, os pequenos e médios agricultores contam a possibilidade diminuir os custos com a produção. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está repassando saco de milho para esses produtores pelo valor de R$ 18,00, mediante cadastro. O preço de mercado varia entre R$ 35,00 e R$ 40,00.

Devido a grande demanda, a superintendência regional da companhia admitiu que está com dificuldades para realizar o cadastro dos produtores que procuram a entidade. Segundo o superintendente Allysson Pêgo, também presente no evento, não há pessoal suficiente para realizar o processo.

Diante do exposto, Wilson Martins anunciou uma parceria com a Conab, através da superintendência regional. O Governo do Estado deverá auxiliar na questão de déficit de pessoal. O objetivo é dar celeridade ao cadastro de agricultores que desejam adquirir produtos com preço reduzido.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Transex picoense participará da Cúpula dos Povos na Rio+20

A transex  picoense,  Jovanna Baby , foi  convidada  a participar da Cúpula dos Povos que acontecerá  entre os dias 15 a 23 de junho, no Rio de Janeiro. O evento, paralelamente, à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), Rio+20, discutirá estratégias para um desenvolvimento sustentável.


A coordenadora regional LGBT  participará das atividades da tenda Paulo Freire e das ações da Central dos Movimentos Populares (CMT). 


"Este será um espaço para o fortalecimento e a voz dos povos organizados contra o discurso do "capitalismo verde'", disse Jovanna Baby.


Da Editoria de Cidades 
Cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores