Cidadeverde.com

Bando armado invade prefeitura de Picos e estoura caixa eletrônico

Foto: Picos 40 Graus

Seis homens armados invadiram a prefeitura de Picos, a 307 km ao Sul de Teresina, e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco. A ação, segundo a Polícia Militar, aconteceu por volta das 4h30 da madrugada deste sábado (2). No local estava apenas o vigia.

Ele relatou aos policiais que os homens estavam armados e chegaram ao local em um gol prata. Após concretizarem a ação, fugiram no veículo. O caixa fica localizado no térreo da prefeitura. A PM não soube dizer se foi levado dinheiro do equipamento.

Em dezembro do ano passado, o mesmo local foi alvo de criminosos. Na época os bandidos explodiram um caixa do Banco do Brasil.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Eletricista tem queimaduras de 3º grau após choque em poste

Um eletricista identificado como Pedro Alencar Ferreira, 36 anos, sofreu queimaduras de 2º e 3º graus e ficou cerca de cinco minutos desacordado em um poste da rede elétrica. A vítima teria tentado fazer uma intervenção não autorizada. Ele sofreu queimaduras em 15% do corpo e permanece internado. 

O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), no bairro Canto da Várzea, em Picos. 

"Ele estava no poste,  levou o choque na rede de alta tensão e desmaiou. Com o impacto, escorregou para a rede de baixa tensão e ficou lá por cinco minutos. Foi atingido na região do pescoço. Sobreviveu por sorte", conta o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, capitã Ana Cleia Diniz.

Pedro Alencar ficou preso ao cinto de segurança e conseguiu descer do poste com apoio dos técnicos da Eletrobras. Ele foi trazido para Teresina e permanece sem previsão de alta. 


Eletrobras se manifesta
 
A Eletrobras Distribuição Piauí lamenta o acidente com descarga elétrica ocorrido com Pedro Ferreira nesta quarta-feira (30), em Picos, região sudeste do Estado. 
 
Esse foi mais um caso de intervenção de terceiro na rede elétrica sem autorização da Distribuidora. A vítima foi resgatada com vida por colaboradores da Eletrobras Piauí e foi hospitalizada.
 
É importante destacar que a obra na qual o Pedro interveio é  particular e não necessitava de reparo de equipes da Eletrobras. 
 
A empresa alerta para os riscos de terceiros não autorizados intervirem na rede elétrica.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Criança é atropelada e suspeito ameaça família da vítima

Uma criança de 11 anos foi atropelada, na noite de domingo (20), na cidade de Picos, localizada a 306 km de Teresina. O homem preso em flagrante foi Edison Jack de Sousa, estava embriagado e não prestou socorro à vítima. 

Segundo a mãe da criança, identificada apenas como Eliane, o suspeito chegou a ameaçar a família, além de provocar uma briga com o tio da vítima, logo após o acidente.

"Havia saído de casa e quando retornei minha mãe disse que minha filha tinha se acidentado, que tinham atropelado ela. O homem que 'bateu' nela voltou aqui em casa, nos ameaçou, insistiu para entrar e começou uma briga com meu irmão", disse.

O capitão Elias de Sousa, do 4º Batalhão da PM, acrescentou que o suspeito, permaneceu no local após o acidente e teria resistido a prisão.

"O Edilson estava embriagado no momento em que colheu essa criança. A polícia militar foi chamada, e nós atendemos a ocorrência e constatamos que ele estava embriagado. Ele resistiu a prisão e foi preciso usar o poder coercitivo e conduzido até a Central de Flagrantes", contou o sargento.

 

Júnior Andrade
redacao@cidadeverde.com

Hospital de Picos passa a contar com UTI a partir de outubro

Em visita às obras dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, nessa sexta-feira (18), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a abertura dos serviços em outubro. Além da UTI, o hospital vai receber também um Centro de Parto Normal (CPN), Casa da Gestante e reforma dos leitos de pediatria e da urgência e emergência.

"Foi explanado para a direção do hospital o cronograma de entrega das obras da UTI, que é uma necessidade da região, ter a unidade em funcionamento; da nova ambiência da pediatria, do setor de urgência e emergência, da Casa da Gestante e do Centro de Parto Normal. São cinco obras que vão melhorar de forma significativa a assistência no Hospital Justino Luz", afirmou Florentino.

O Justino Luz atende mais de 70 municípios, numa população estimada de mais de 500 mil habitantes. Com a abertura da UTI, o Governo do Estado amplia o perfil assistencial do hospital, que passa a atender aqueles casos de alta complexidade. Com essa unidade, o Estado aumenta em mais 67 leitos entregues entre 2015 a 2017, referente aos cuidados especiais tanto para adulto como para neonato.

Outra melhoria será percebida com a abertura do CPN e da Casa da Gestante, espaços de cuidados para a gestante, seja para um parto natural, seja para aquelas que necessitam ser acompanhadas por uma assistência multidisciplinar, sem estar no ambiente hospitalar.

A Casa da Gestante, modelo de assistência já adotada em Floriano, Teresina e Parnaíba, terá capacidade de receber até 10 mulheres. Já o Centro de Parto Normal, que existe também em Teresina, Floriano, Piripiri e Parnaíba, serão cinco salas equipadas com toda estrutura para o parto natural, com instalação de pré e pós-parto (PPP).

Para humanizar e acolher os pacientes da urgência e emergência, o hospital também passa por reformas no pronto atendimento.

UPA de Picos
O secretário Florentino Neto também esteve com o prefeito de Picos, Padre Valmir, quando foi discutida sobre a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que vai tornar o Justino Luz uma unidade de retaguarda e mais resolutivo.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Van de transporte alternativo incendeia na cidade de Picos

Uma van com placa de Francisco Santos, que faz o intinerário intermunicipal Francisco Santos – Picos, pegou fogo na manhã desta quarta-feira (09), por volta de 11h10min, nas proximidades do Mercado do Produtor, no bairro Boa Sorte, em Picos. O veículo foi completamente consumido pelo fogo.

Segundo informações de populares a van seria de um homem identificado apenas por Jardiel. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas que já tomavam de todo o veículo.

O subtenente Damião  do Corpo de Bombeiros disse que quando chegaram ao local do incêndio as chamas já haviam consumido quase toda a van.  A probabilidade inicial apontada pelos bombeiros é que tenha ocorrido um curto-circuito no sistema elétrico. “Imediatamente nos deslocamos até o local da ocorrência e conseguimos debelar as chamas. Infelizmente com o incêndio o veículo teve perda total. Mas por sorte as pessoas que trafegavam na van já haviam evacuado do veículo”, relatou o subtenente Damião.

Por conta da destruição não foi possível realizar perícia para definir as causas do incêndio.

Rayldo Pereira
com informações do Cidadesnanet
rayldopereira@cidadeverde.com

Em Picos, mais de 200 veículos fazem transporte irregular de passageiros

Em Picos, mais de 200 veículos atuam irregularmente no transporte de passageiros. Diante disso, a prefeitura propôs uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para aumentar a fiscalização. O termo de cooperação- que deve começar a vigorar ainda este ano- vai permitir que a secretaria municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade da cidade atue também nas quatros rodovias federais que passam no perímetro urbano da cidade. 

"Com esse projeto, nós também vamos poder entrar nas Brs para fazer a fiscalizar. Acompanhar, principalmente, a questão do transporte irregular de passageiros que é feito nessas BRs, bem como os motoqueiros. De acordo com o Samu, 54% dos atendimentos são a motociclistas e temos que ter essa preocupação em fazer um trabalho preventivo", ressalta Edilberto Cirilo, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Picos. 

Em média, 22 mil motocicletas e quase 15 veículos trafegam diariamente por Picos, número que duplica devido a população de 40 cidades vizinhas que dependem direta ou indiretamente de Picos. 

"A PRF não vai delegar e se excluir da fiscalização. O trabalho será feita de forma concomitante, simultânea, pela prefeitura e PRF. A intenção é somar esforços no sentido de melhorar a fiscalização no perímentro urbano da cidade", esclarece o inspetor Jorge Madeira.

Edimar Lima, presidente da Cooperativa dos Condutores de Veículos Alternativos da macroregião de Picos, ressalta que a atuação dos motoristas clandestinos tem prejudicado drasticamente quem faz o transporte regular.

"Essa parceria vai contribuir para melhorar o trânsito na cidade e eliminar os carros clandestinos que fazem o transporte de passageiros de 52 cidades. Atualmente temos 208 veículos que transportam passageiros irregularmente na Grande Picos e os associados regularizados estão sofrendo muito com isso", denuncia Edimar Lima, macroregião de Picos.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Dupla armada invade Detran e faz vigia refém em Picos

  • detran-picos-1900x900_c.jpg Cidadeverde.com
  • ab7d6c79-c8bd-4c84-996b-e284436bd21f.jpg Cidadeverde.com
  • 7220774b-4792-4c3c-a000-d5e001c1ef4a.jpg Cidadeverde.com
  • 517ab569-ff7a-4759-a8cd-ca58df4c1257.jpg Cidadeverde.com
  • 34ce1146-4618-421d-b21d-b9f81c9f6838.jpg Cidadeverde.com
  • 4c159ccf-bf38-4e85-b86b-a8fdfa3ca310.jpg Cidadeverde.com
  • 4c6cc73c-3da8-4b5e-b3b3-9d710a350c2d.jpg Cidadeverde.com

Bandidos armados invadiram a sede do Detran fizeram o vigia de refém durante quase meia hora em Picos, município de Picos, a 308 km de Teresina. O coordenador da 4ª Ciretran em Picos, Lindol Johnson, informou que os bandidos estavam armados e obrigaram o vigilante a permanecer deitado enquanto vasculhavam o local. Os bandidos não chegaram a concluir o assalto pois não tiveram acesso ao cofre. A ação ocorreu por volta das 23h30 desta quarta-feira (02).

"Eles invadiram e imediatamente renderam o vigilante. Foram na sala de emissão de documentos e vasculharam tudo. Quebraram gavetas, espalharam papéis no chão mas acabaram não levando nada", conta o coordenador.

Ainda segundo Lindon Johnson toda a ação foi registrada pelas 16 câmeras de segurança do local, mas as imagens ainda não foram divulgadas. Segundo o coordenador os documentos foram apenas bagunçados, mas após vistoria verificou-se que nenhum foi levado. Os suspeitos usavam camisas de mangas longas e capacete durante a ação. 

Após a ocorrência, a Polícia Militar foi acionada e esteve no local. O caso foi registrado ainda no Distrito de Polícia Civil do município.
O órgão chegou a abrir por volta das 9h e os próprios funcionários fizeram os reparos necessários. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Jornalista Roberto Cabrini participa de evento literário em Picos

O jornalista do SBT, Roberto Cabrini é um dos convidados para palestrar na V Edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas – SaLiVaG. O evento acontece de 13 a 17 de setembro no Estádio Municipal Senador Helvídio Nunes em Picos, município  a 306 km de Teresina.

A programação foi anunciada na noite desta quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Educação de Picos. Cabrini atualmente está à frente do programa “Conexão Repórter”, exibido na madrugada de domingo no canal SBT. Cabrini estará em Picos na sexta-feira, dia 15 de setembro e ministrará palestra às 19:00. Esta não é a primeira vez que um jornalista integra o time de convidados do SaLiVaG. Na edição de 2016 Caco Barcelos falou sobre seu trabalho de reportagem e sobre temas como injustiça social, violência e direitos humanos.

Além de Roberto Cabrini, nomes como Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), professora Ana Teresa (RJ), professora Ana Karina (Picos), professor João Batista também estão confirmados. Para a noite de abertura o show musical será com a banda Yves, da cidade de Pedro II – Piauí. A programação completa deve ser divulgada nas próximas semanas.

Além de palestras o SaLiVag terá lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e estandes para comercialização de livros. Este ano a homenageada é a Irmã Maria Helena Matias.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

I Movimento Municipalista acontece em agosto, em Picos

Será realizado em Picos na sexta-feira, 4 de agosto de 2017, com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios - CNM, Associação Piauiense de Municípios - APPM e Governo do Estado do Piauí, o "I Movimento Municipalista" da região que tem como tema: "Pauta Municipalista: União e Fortalecimento". O importante encontro acontecerá no Centro de Treinamento Diocesano - CTD, a partir das 8 horas da manhã.

No evento serão ministradas palestras que trazem ligação direta com a Municipalidade da região, que abordarão temas como Previdência dos Municípios, Ampliação de Receita, Modelo de Gestão, Consórcios Intermunicipais, Incremento na Arrecadação Municipal, dentre outros.

O objetivo principal do evento é promover a União e o Fortalecimento do Movimento Municipalista em prol da busca de melhorias para os Municípios, oportunidade em que será realizado o Lançamento oficial da Associação dos Municípios do Vale do Itaim - AMVI e a reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos - AMPICOS.

Esse será um marcante momento de compartilhamento de conhecimentos e intercâmbio de experiências, contribuindo valiosamente para que seja cada vez mais aperfeiçoada a Gestão na Administração Pública Municipal.

A AMVI - Associação dos Municípios do Vale do Itaim tem como presidente, o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (PSD), mais conhecido como "Toninho da Caridade". Antes de ser prefeito, Toninho foi diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI, cuja gestão foi marcada pela eficiência.

Fonte: Ascom

Adolescentes tentam motim e são contidos pela polícia em Picos

Foto: Portal O Povo

Educadores do Complexo de Defesa da Cidadania de Picos, 306 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), acionaram a Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (26), após dois adolescentes provocarem o início de um motim. A situação já foi controlada. 

Raimundo Nonato, presidente do Conselho Tutelar de Picos, informou que os adolescentes quebraram celas e usaram barras de ferro para tentarem agredir os agentes educadores. 

O coordenador do Complexo de Defesa da Cidadania, Wilson Barroso, disse que a PM conseguiu contornar o problema e os adolescentes foram isolados. Agora, o complexo aguarda autorização para a transferência dos mesmos para Teresina. 

Foi a primeira vez que o complexo de Picos precisou de auxílio da Polícia Militar para conter um motim. Em 2015, jovens renderam duas monitoras, que foram libertadas após negociações com a polícia. 

O complexo fica ao lado da penitenciária feminina e comporta dois menores em cada uma das sete celas. Hoje estão apreendidos seis adolescentes no local. 

 

com informações de Clebson Lustosa, em Picos
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores