Cidadeverde.com

UTI em Picos atende dezenas de cidades da macroregião

 

Após 25 dias de abertura e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva, a direção do Hospital Regional Justino Luz recebeu a visita técnica do Conselho Regional de Medicina (CRM). De acordo com a presidenta do CRM, dra. Mírian Parente, a unidade está pronta para atender às necessidades mais complexas, sendo fundamental para a macrorregião de Picos. "É muito bom a gente vir a uma UTI nova, todo mundo com muita boa vontade para que os atendimentos sejam de melhor qualidade", disse a presidenta do CRM.

O presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos, explicou que desde que assumiu a Fundação vem realizando ações de melhoria das gestões nos hospitais, com aquisição de equipamentos médicos e otimização dos processos, além da abertura de vagas em UTIs.

A diretora-geral do hospital, dra. Patrícia Batista, apresentou aos membros do CRM, as instalações e toda a equipe multiprofissional e explicou os processos de trabalhos realizados na UTI, com indicadores que apontam que no primeiro mês de atendimento, a UTI já interveio para salvar dezenas de vidas, recebendo pacientes de municípios circunvizinhos, como Patos do Piauí, Jaicós, Paulistana e Pio IX, com uma demanda diária de aproximadamente 60% da capacidade.

Depois de analisar toda a estrutura do espaço e constatar os resultados positivos, dra. Mírian afirmou que a UTI do Hospital Regional Justino Luz vai contribuir para o atendimento de pacientes mais graves desta região. "É uma UTI completa com equipamentos novos, logicamente ainda tem algumas dificuldades, como a parte de hemodiálise e tomografia, mas existe a ideia de melhoria para a saúde da população, com certeza vai fazer todo o diferencial nesta região, não só para Picos, mas para todas as cidades ao redor”, completa Mírian Parente.

Fonte: Ccom

Número de homicídios cresce 12% no município de Picos

O número de homicídios registrados em Picos este ano já superou o quantitativo do ano passado. De 01º de janeiro a 13 de dezembro, 17 pessoas foram assassinadas na cidade.

O ano de 2016 contabilizou 14 Crimes Violentos Letais e Intencionais.  Dados da Polícia Civil apontam que a maioria das vítimas tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com o delegado titular da delegacia especializada em tráfico e homicídios, Agenor Ferreira Lima, o fato se repete nos casos registrados este ano, onde cerca de 70% deles, existe relação direta com o tráfico.

Foram assassinados este ano em Picos o menor Michael da Silva Barros, de 13 anos; Domingos João Pereira, de 32 anos; João Adeládio da Rocha, de 63 anos; o mototaxista, José Manoel de Sousa; o desempregado, Ubiratan de Moura Menezes, de 32 anos, que era mais conhecido como “Biro”; o ex-presidiário, Marcos Vinicius do Nascimento Santos, de 28 anos; Veronice da Silva Bispo; o vendedor, Felipe Lavor dos Santos, de 26 anos; o caseiro, Francisco Pereira Sobrinho, que era mais conhecido como “Chico de Munda”, de 81 anos; a dona de casa, Jarnicleide de Holanda Leal; o desempregado, Antônio José da Cruz; o desempregado, Wesley de Almeida, de 23 anos, que era mais conhecido como “Ventinha”; o detento, Reinaldo Lopes de Moura, de 32 anos; o ex-presidiário, Wilame da Silva, que era mais conhecido como “Alemão”, de 29 anos; o menor, Marcos Moreira de Lima, de 17 anos; um homem identificado pela polícia civil como “Romero” e o ex-presidiário, José Fontes Caminha, que era mais conhecido como “Gadinho”.

Dificuldades

Ainda segundo Agenor, a maior dificuldade na resolução desses casos tem sido as deficiências encontradas na delegacia.

“O reduzido efetivo da Polícia Civil de Picos e a problemática do combustível e da ausência de viaturas tem atrapalhado o nosso trabalho na delegacia de homicídios. No entanto tivemos êxito na elucidação de alguns crimes, mas esbarramos no aguardo de laudos periciais e cumprimentos de ordem de missões”, explicou o delegado.

Vítimas de 2016

José Maria Pinto dos Santos, Francisco Alderi Pereira do Nascimento, Natanael Pereira de Albuquerque, Marcelino Xavier da Silva Filho, Taciana Maria de Alencar, Gilberto de Carvalho Filho, Valdemar Vicente dos Santos, Francisco das Chagas Eduvirgens Santos, Francisco Lázaro Pereira dos Santos, Francisco Carlos Borges, Antônio Camilo de Oliveira, Iata Anderson Feitosa Lacerda, Benedito Josenildo Alves, José Antônio de Sousa Filho.

Fonte: picos40graus

 

 

 

Designer morre eletrocutado ao mexer em tomada dentro de casa

Foto: Reprodução Facebook

O designer gráfico, Marcelo Damasceno, 23 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência na cidade de Picos, a 306 km de Teresina.  Um amigo encontrou o corpo na manhã de ontem (19). Ele estava segurando uma tomada. A Polícia Civil de Picos confirmou que o designer morreu vítima de choque elétrico. 

A mãe e uma irmã de  Marcelo Damasceno se deslocaram até a cidade de Picos para os procedimentos legais e liberação do corpo. 

O corpo foi encaminhado para Oeiras, terra natal da vítima. As causas da morte serão confirmadas por meio de exame cadavérico. 

Este seria o segundo caso de morte pro descarga elétrica no Piauí. Em Teresina, também no fim de semana, uma criança de 12 anos morreu eletrocutada ao ligar o pisca-pisca em uma árvore de Natal. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Notícia da Manhã

Furto pode ter motivado homicídio de adolescente em Picos

As investigações da Polícia Civil acerca do 17º homicídio, registrado em Picos este ano, estão avançadas, segundo o delegado Agenor Ferreira Lima.

O adolescente Michael da Silva Barros, de apenas 13 anos, foi encontrado na manhã da última quarta-feira, 13 de dezembro, no campo do bairro Morada Nova.

“As investigações sobre a morte do Michael estão avançadas. O crime pode ter sido motivado por pequenos furtos que vinham sendo praticados pelo mesmo na região, essa é a nossa linha de investigação”, explicou o delegado.

O corpo apresentava sinais de violência e uma perfuração na cabeça. O menor pode ter sido morto por asfixia, mas apenas o laudo pericial poderá confirmar a causa morte.

Ainda segundo Agenor, mesmo residindo no bairro Morada do Sol, o menor foi morto no local onde seu corpo foi encontrado, descartando assim, a possibilidade de ter sido levado já sem vida para a área.

Michael vinha sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar, que desde o dia do crime não quis se pronunciar sobre o caso.

Fonte: Picos 45 graus

Laudo cadavérico conclui que mulher foi queimada viva em Picos

  • c5f3c3ac-a0dd-4240-ade1-5060dc0acae2.jpg
  • ad4e8cfe-61ac-4c0f-814c-6e300da328de.jpg
  • DSC_0004.jpg
  • f5cd6b10-5dcb-4af5-aeac-2dc574eb6600.jpg

O laudo cadavérido recebido pela Polícia Civil de Picos revela que Veronice da Silva Bispo, achada morta em outubro deste ano foi queimada viva. O corpo de Veronice foi encontrado em um matagal após uma queimada na região. Próximo a ele, foi encontrado uma embalagem de combustível, que a Polícia acreditava ter sido usada para queimar o corpo.

Até o momento ninguém foi preso, mas de acordo com o delegado Agenor Ferreira, responsável pelo caso, as investigações avançam após a conclusão deste laudo.

"Já temos alguns suspeitos mas a nossa dificuldade maior é que segundo a família ela era usuária de drogas e as pessoas do círculo de amizades dela também", explica o delegado.

O crime continua enquadrado como homicídio até uq ese encontrem elementos que comprovem outra prática criminosa ou agravante.

Relembre o caso

Um corpo carbonizado foi achado na manhã desta quinta-feira (2) em Picos, município a 306 km de Teresina. As primeira informações são de que seria uma mulher. O local é um terreno baldio que fica próximo a passarela sobre a BR 316 na região central do município.

Ao lado do corpo foi achado ainda um recipiente de combustível. A suspeita da Polícia é que ele tenha sido usado para atear fogo ao corpo da vítima. De acordo com o sargento da Polícia Militar Francisco das Chagas, que esteve no local, a principal suspeita até o momento era de um homicídio.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia identifica suspeitos de matar garoto de 13 anos em campo de futebol

Fotos: Picos40graus

As investigações da Polícia Civil apontam que dois suspeitos participaram do assassinato do garoto Michael da Silva Barros, de apenas 13 anos de idade. O corpo do adolescente foi encontrado na manhã de quarta-feira (13), em um campo de futebol na cidade de Picos, a 306 km de Teresina.

Agenor Ferreira, delegado que investiga o caso, conta que a vítima era dependente químico e era conhecido pela prática de atos infracionais equivalentes ao crime de furto.

"O adolescente praticava pequenos atos infracionais. Eventualmente, alguma das vítimas pode ter cometido o homicídio", disse o delegado. 

Segundo o tenente-coronel, Edwaldo Viana, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, o adolescente tinha uma perfuração na cabeça e sinais de violência pelo corpo. 

O adolescente vinha sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar após ter um tio assassinado no Ceará em setembro. 

 

Graciane Sousa e Carlienne Carpaso
gracianesousa@cidadeverde.com

Equipe da Sedet acompanha instalações do Redex em Picos

As instalações do Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) de Picos recebeu, nesse fim de semana, a visita do representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, Ted Wilson, e da diretora administrativa da Companhia de Terminais Alfandegários do Piauí, Michely Menezes. O encontro contou com a presença do presidente da Casa Ápis, Antônio Leopoldino, conhecido na região como Sitonho Filho. Na oportunidade, acompanharam o andamento da obra e analisaram os próximos passos que serão dados nesta iniciativa que promete movimentar o setor, otimizando a exportação e importação de produtos.

O espaço é uma opção para o desembaraço de mercadorias em áreas localizadas em zonas secundárias e não-alfandegadas. De acordo com a diretora administrativa da Companhia de Terminais Alfandegários do Piauí, Michely Menezes, a obra vai mudar a realidade de Picos e regiões vizinhas, gerando empregos diretos e indiretos. “Com o Redex dobraremos o nosso processo de exportação, junto a isso, o Piauí ficará com o recolhimento significativo das taxas aduaneiras”, avalia a diretora.

Segundo o presidente da Casa Ápis, Sitonho Filho, com a chegada do Redex a exportação do mel, por exemplo, será ainda mais fortalecida. “O Piauí atualmente é o segundo maior exportador de mel no Brasil, sendo que o primeiro é a Santa Catarina. Certamente, a implantação do Redex trará uma realidade melhor para o nosso estado”, destaca o presidente. 

 

Fonte: Ccom

Detento morre 4 dias após ser preso em penitenciária

O detento Carlos Barbosa de Sousa, 34 anos, foi encontrado morto na noite do último domingo (10) em uma das celas da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. 

Carlos Barbosa, acusado de homicídio, estava na penitenciária desde o último dia 6 de dezembro, tendo sido encaminhado pela Delegacia de Polícia do município de Valença. O delegado Maycon Jesus Silva informou ao Cidadeverde.com que Carlos é suspeito de assassinar a facadas Enivaldo Borges dos Santos, 33 anos. 

A motivação do crime foi bullying. A vítima era vizinha de Carlos e ficava com “chacotas” contra ele. 

“Ele [Carlos] foi em casa, se armou com uma faca e cometeu o homicídio”, disse o delegado. 

Sobre a morte do preso, a gerência da penitenciária informa que um laudo médico apontou que o detento morreu após sofrer um mal epiléptico.


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Idoso é morto em bar enquanto jogava sinuca; PM acredita em pistolagem

Foto: Folhaatual

Um idoso de 63 anos foi asasssinado a tiros em um bar na cidade de Picos, a 306 km de Teresina. A vítima- identificada como João Adálio da Rocha- estava jogando sinuca  quando foi surpreendido por dois homens em uma moto vermelha que efetuaram seis tiros. A PM acredita em crime de pistolagem. 

O capitão Antônio Elias, Relações Pública do 4º Batalhão da PM, conta que o idoso era suspeito de matar um rapaz na cidade de Santo Antonio de Lisboa. 

"Há cerca de três anos, ele matou um rapaz a facadas e nunca foi preso. O homicídio ocorreu no próprio bar do idoso. Desde então, os familiares do jovem juraram vingança e acreditamos que a morte dele tenha relação com esse crime. Pode ter sido crime de pistolagem", destacou o capitão da PM. 

O crime ocorreu por volta de 21h40, em um bar no bairro Pedrinhas. 
João Adálio foi baleado na última terça-feira (28) e veio a óbito um dia depois no Hospital Regional Justino Luz. 

Testemunhas informaram que os suspeitos chegaram em uma moto vermelha. O piloto estaria usando um boné preto e trajava camisa branca. Já o garupa usava uma camisa amarela. 

O Cidadeverde.com tentou contato inúmeras vezes com o delegado Agenor Ferreira, mas não obteve retorno. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Filho é preso suspeito de matar o próprio pai a pauladas em Picos

O idoso identificado como José Manoel de Sousa, foi morto a pauladas pelo próprio filho, identificado pela Polícia como Jailson de Sousa Silva. O crime ocorreu na noite desta terça-feira (23) em Picos, município a 306 km de Teresina.

A Polícia foi acionada até o local e a família informou que o idoso havia sido morto pelo filho após luta corporal. Jailson estava em em um quarto da residência. 

Na casa também foram encontradas roupas ensanguentadas e um pedaço de madeira na pia.

Com lesões no corpo e na cabeça, o acusado foi conduzido ao Hospital Regional Justino Luz para receber atendimento médico. Em seguida, ele foi levado à Central de Flagrantes e apresentado a delegada de plantão.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores