Cidadeverde.com

Picos: mais de 800 famílias sofrem com atraso no Minha Casa Minha Vida

Problemas na estrutura dos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, em Picos, atrasam o sonho da casa própria. A situação prejudica mais 800 famílias, sendo que algumas, esperam receber o imóvel há mais de um ano.

"Eu fui a primeira ganhadora e nunca essa casa sai. Já era pra ter recebido. Uns dizem que já está tudo pronto e por que não recebemos, se estamos precisando?", questiona a beneficiária Maria Samaritana da Conceição.

A coordenadora municipal de habitação, Claudia Mônica, confirma que as obras estão inacabadas com pendências na rede elétrica, água e esgoto, entre outros, no Residencial Antonieta Araújo. Os apartamentos deveriam ter sido entregues em dezembro do ano passado, mas ainda não há previsão. 

Sobre o Residencial Lousinho Monteiro, as obras começaram em 2013 e há dois anos estão prontas. Porém, não foram entregues. Claudia Mônica explica que tanto a construtora responsável pela obra como a Eletrobras alegam não terem recursos para a instalação da rede elétrica. Ela acrescenta que, diante do impasse, o Banco do Brasil, financiador do empreendimento, se responsabilizou pela conclusão do serviço. 

Por meio de nota, a Eletrobras Distribuição Piauí informou que, desde o ano passado, foram aprovados pela empresa os orçamentos e projetos elétricos para os residenciais Louzinho Monteiro e Antonieta Araújo.  A Distribuidora informa também que, na mesma ocasião, foi firmado acordo com a construtora responsável, autorizando a execução das obras, para posterior ressarcimento pela Eletrobras Piauí. 

A nota diz ainda que a empresa de energia aguarda a entrega da obra, para comissionamento e efetivação dos pedidos de ligações dos locais e, caso não haja disponibilidade da construtora responsável para execução da obra, conforme convênio já firmado, a Eletrobras poderá construir a rede para atendimento dos residenciais.

 

Com informações Clebson Lustosa (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Direito da UESPI, em Picos, recebe nota máxima no ENADE

O Ministério da Educação disponibilizou os resultados dos cursos das Instituições de Ensino Superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Na UESPI, foram avaliados os cursos de Administração, Direito, Psicologia, Ciências Contábeis, Turismo e Jornalismo, dos campi de Teresina, Floriano, Fronteiras, Uruçuí, Parnaíba, Piripiri, Barras, Picos e Corrente. De vinte e dois cursos avaliados na Universidade Estadual do Piauí, treze tiram nota três (03). O Ministério da Educação considera que os cursos avaliados no conceito três configuram a média nacional.

“Os cursos da UESPI mantiveram conceitos bons, e um que se destacou foi o curso de Direito, em Picos, com índice cinco (05), nota máxima de avaliação”, destaca Rosário Batista, procuradora da IES junto ao MEC.

O professor Alex Liberio, coordenador do Curso de Direito em Picos, declara que o esforço dos alunos e professores é um fator importante para a nota de excelência.“Desde os alunos que realizaram a prova, os professores, técnicos, a direção, as pró-reitorias, todas as pessoas que compõe a UESPI são fundamentais nesse resultado. Então nós estamos extremamente felizes e realizados, sobretudo as turmas que realizam a prova”, afirma o coordenador.

“A nota máxima no curso de Direito representa para nós um reconhecimento muito grande e isso acontece justamente pelo esforço que os nossos alunos fazem no seu dia -a dia, bem como nossos professores que têm se esforçado bastante para corresponder aos anseios dos nossos alunos”, declara Evandro Alberto de Sousa, diretor do Campus Prof. Barros Araújo, em Picos. “A administração superior, junto com a gestão local, tem se esforçado para garantir o melhor ambiente de aprendizagem, para garantir a funcionalidade dos nossos cursos”, pontua.

Os melhores colocados na instituição foram: Curso de Direito em Picos, com índice cinco (05); o Curso de Direito de Teresina (Campus Clóvis Moura), com índice quatro (04); Curso de Psicologia em Teresina, índice quatro (04); Curso de Direito em Floriano, índice quatro (04); e o Curso de Direito em Parnaíba com índice quatro (04).


O Enade:

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Presos confundem extorsão com estupro e matam detento

O detento Reinaldo Lopes de Moura , 28 anos, encontrado morto no mês de fevereiro na  Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, teria sido assassinado por engano. De acordo com o delegado do 3º Distrito Policial da cidade, Jhonatan Brasil, os suspeitos de matar o preso acharam que ele foi detido porque estuprou a mãe, porém, o motivo da prisão foi uma extorsão.

De acordo com o delegado, quando Reinaldo foi detido, no dia 17 de fevereiro, os presos começaram a se comunicar para saberem o motivo da detenção. Aconteceu uma espécie de "telefone sem fio" e o crime de extorsão à mãe  foi confundido como estupro à mãe. 

Os presos se revoltaram e Reinaldo foi espancado e enforcado em uma cela do pavilhão D do presídio. A Polícia Civil está ouvindo agente penitenciários e detentos da unidade prisional para concluir as investigações do caso. 

Reinaldo Lopes tinha cinco passagens pela polícia e já havia sido preso por tráfico de drogas e violência doméstica contra a mãe. 


Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com 

Prefeitura de Picos convoca aprovados em concurso público

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios o decreto de nº 35/2017, de 07 de março de 2017, que convoca os aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Picos, através do Instituto Machado de Assis. Os candidatos aprovados devem se dirigir à Junta Médica do Município, localizada na Rua Padre Cícero, nº 61, centro, no período de 13/03/2017 a 17/03/2017, das 8h às 12h.

Após a realização dos exames e homologação da junta médica, os candidatos precisam comparecer na Secretaria de Administração de 20/03/2017 a 24/03/2017, das 8h Às 12h e das 14h às 17h, munidos da documentação exigida no certame, para efetivamente serem nomeados e empossados.

O não comparecimento no prazo previsto e/ou participação incompleta dos documentos implicará na eliminação do candidato, que será substituído pelo seu sucessor na lista classificatória já publicada, sendo considerado desistente do direito de ser nomeado para o cargo em relação ao qual obteve aprovação em concurso público.

Confira o decreto completo da convocação.

decreto 35-2017 convocação concurso 2015 (1)_1489059375.pdf

FONTE: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Mulher compra lanche e sequestra criança de dois anos no interior do Piauí

Criança com a mãe e os policiais depois do resgate

O sequestro de uma criança no município de Picos, a 306 km de Teresina, felizmente, teve um desfecho. A garota de dois anos de idade foi levada do centro da cidade por uma mulher que ofereceu lanche e aproveitou uma distração da mãe para sumir com a menina. 

Câmeras de segurança mostram o momento em que a suspeita estava na lanchonete. Maria Paulina da Conceição, mãe da criança, informou que é pedinte e estava com a filha e um filho de seis anos. Após comprar o lanche, ela contou que saiu caminhando na frente com o garoto e ao olhar para trás, a suspeita havia sumido com sua filha. 

O caso foi registrado nesta terça-feira (07). A vítima só foi localizada cerca de seis horas após o sumiço. De acordo com testemunhas, a garotinha foi deixada por um casal com barraqueiros que vendem castanhas às margens da BR-316, no povoado Mirolândia. 

As imagens da lanchonete vão auxiliar na identificação. Policiais civis e militares, além do Conselho Tutelar acompanham o caso. 

Suposta imagem da suspeita

 

Com informações Clebson Lustosa
redacao@cidadeverde.com

Detentos matam companheiro de cela em punição por estupro

Mais um detento foi assassinado dentro do sistema prisional do Piauí. No início da madrugada desta terça-feira (07), Reinaldo Lopes de Moura, 33 anos, foi encontrado pendurado em uma das celas do pavilhão D, na Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos. Cleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi, explica que os detentos suspeitavam que a vítima havia estuprado a própria mãe, um crime considerado inaceitável, de acordo com uma espécie de “código penal” que se criou entre presos do sistema penitenciário brasileiro.

"Os detentos resolveram julgar o preso. Dentro dos presídios, a condenação para detentos que estupram a mãe é a morte. Os agentes perceberam uma movimentação estranha por volta de meia-noite e encontraram o detento morto, pendurado em uma corda de lençois. Contudo, a perícia constatou que ele foi assassinado e, inclusive, tinha hematomas e várias costelas quebradas. Os presos devem ter matado por espancamento e tentaram simular um suicídio. A vítima não teve chances de defesa ou socorro. Suspeitamos que todos os detentos do pavilhão D tenham participação na morte", disse Holanda. 

O Sinpoljuspi informou que Reinaldo Lopes ( que estava preso há menos de 20 dias) estava preso por tráfico de drogas e violência doméstica contra a mãe. Já a Secretaria de Justiça do Estado  diz que contra ele pesavam também as acusações de extorsão e estupro.

José Roberto, presidente do Sindicato, acrescenta que, por pouco, mais um motim não aconteceu no presídio. Durante a vistoria, após movimentação estranha na penitenciária, os agentes peceberam que quase todas as celas do pavilhão C haviam sido arrombadas. 

"Os pavilhões C e D têm uma rixa. Quando os detentos do pavilhão C perceberam que estava acontecendo algo no pavilhão ao lado, eles quebraram os cadeados para se proteger de um possível ataque dos rivais e todos estavam no pátio. Os agentes correram um enorme risco", diz José Roberto que denuncia a superlotação e fragilidade da penitenciária. 

Com capacidade para 144 detentos, a Penitenciária Regional José de Deus Barros abriga mais de 400. Em novembro do ano passado, dois detentos foram mortos durante rebelião. De acordo com o Sinpoljuspi, esta é a sexta morte em presídios do Estado em 2017.

"Após a rebelião houve uma pequena reforma, de acordo com o Governo, acompanhada por engenheiros. Contudo, sabemos que a manutenção foi feita pelos próprios detentos e com materiais reaproveitados. Então, quando há qualquer movimentação, os presos conseguem arrebentar com facilidade os cadeados tirando barras de ferro da estrutura", denuncia o Sinpoljuspi. 

Em nota, a gerência da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, informou que ainda está investigando a causa da morte do detento. A Delegacia de Homicídios e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para fazer a perícia e proceder com os encaminhamentos necessários sobre o caso.

A Secretaria de Justiça do Estado abriu sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte do detento e solicitou abertura de inquérito policial.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura lança projeto e expõe obras de artistas plásticos e artesãos picoenses

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, lançou na manhã desta segunda-feira (6) o Projeto Valorizar. O lançamento aconteceu no Centro Administrativo. O evento reuniu artistas plásticos, artesãos, autoridades e a população em geral.

O projeto que tem como objetivo expor obras de artistas plásticos e artesões do município.

Durante o evento, o artista plástico Tácito Ibiapina foi homenageado com um espaço expondo suas obras de arte.

Segundo Tadeu Ibiapina, que é irmão do artista Tácito Ibiapina, o sentimento é de emoção, gratidão e reconhecimento pela homenagem ao seu irmão. “Pela primeira vez em Picos está sendo reconhecido o legado da obra do Tácito. Nós trouxemos duas telas para os mais jovens conhecerem as obras deixadas pelo o meu irmão”, pontuou.

De acordo com o secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, o Projeto Valorizar nasceu da necessidade de retirar o artista plástico e o artesão do anonimato. “Nós queremos muito que as obras desses artistas tenham mais visibilidade e a população possa admirar e adquirir esses produtos”, disse.

A artista plástica Socorro Silva ressaltou que os artistas estão tendo uma oportunidade inédita de expor suas artes. “Eu fiquei feliz quando soube desse projeto, uma vez que não tínhamos oportunidade de expor nossas obras e eu acredito muito nesse projeto”, frisou.

O prefeito Padre Walmir participou do lançamento e afirmou que o projeto é uma forma de valorizar os artistas da terra. “Esse espaço é um local onde representa o povo da nossa cidade e esperamos que esse espaço seja reconhecido e valorizado por todos”, destacou.

Mais de 40 profissionais estão expondo suas obras no Centro Administrativo.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Piauiense morre após caminhão cair em ponte no Ceará; seis ficaram feridos


Acidente aconteceu por volta de 2h no km 335 da BR-020, em Paramoti (Foto: PRF)

O piauiense Francisco José de Lima, da região de Picos, morreu em um acidente de trânsito em Paramoti, próximo a Canindé no Ceará. O caminhão em que ele estava caiu de uma ponte, localizada na BR 020, e estava sendo levado por reboque, que também caiu. 

O acidente ocorreu na madrugada de ontem (02).  José está sendo velado, na manhã desta sexta (3), em Picos e será sepultado em um povoado próximo ao município. Outros seis ocupantes - dos dois veículos - foram encaminhados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, e para os hospitais de Caridade e de Canindé.

Francisco José, que trabalhava como pedreiro, estava dormindo na cabine do caminhão que estava sendo rebocado. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também informou que “o acidente foi do tipo saída de pista, no km 335 da BR 020. Houve uma falha mecânica e o motorista do reboque perdeu o controle da direção”.

Os nomes dos passageiros feridos são Francisco Zeno Pereira, Francisco Vieira Lima, Francisco Antônio de Oliveira Alves, Luciano Moura de Barros, José Erivaldo da Silva e Alonso de Sousa Reis. O estado de saúde deles não foi informado.

Todos estavam a serviço de uma empresa piauiense, que estavam em direção a uma filiam em Fortaleza (CE). 

Além da PRF, esteve no local do acidente o Serviço Móvel de Urgência e o Corpo de Bombeiros. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

PRF apreende ônibus escolar transportando passageiros de forma irregular em Picos

No início da noite deste sábado (25), policiais rodoviários federais apreenderam um ônibus escolar transportando passageiros de forma irregular em Picos (a 306 km de Teresina). A apreensão aconteceu durante fiscalização na BR-407, em uma barreira montada por conta da operação Carnaval 2017.  

Na abordagem, os policiais flagraram o ônibus de transporte escolar, transportando sete passageiros de forma irregular. 

Quando questionado sobre o destino da viagem, o motorista respondeu que iria deixar os passageiros na cidade de Picos-PI para participarem de um evento organizado por uma igreja.  Aos policiais, o motorista acrescentou que os passageiros não eram estudantes, nem estavam indo para a escola. 

Segundo a PRF, o ônibus escolar é de uso exclusivo para transporte de alunos. Por isso, o veículo foi apreendido no município de Picos e foi confeccionado um boletim de ocorrência policial, que será encaminhado ao Ministério Público Federal para providências cabíveis.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeito decreta ponto facultativo na segunda-feira (27) e na quarta-feira (01) de Carnaval

Em decreto assinado nesta terça-feira, dia 21, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, decreta ponto facultativo para os servidores do município nos dias 27 de fevereiro e 01 de março, segunda e quarta, respectivamente, em decorrência das festividades do Carnaval.

O Artigo 1º do Decreto de número 30/2017 de 21 de fevereiro, diz que o ponto facultativo é válido para todos os órgãos da Administração Pública Municipal, sem prejuízos dos serviços essenciais, sobre os quais decidirá o respectivo órgão competente.

Programação do Carnaval:

Confira a programação completa do Carnaval Picos Folia – Compartilhe essa Alegria:

Confira a programação:
24/02 – SEXTA-FEIRA
09hs: Carnaval da APAE
20hs: Carnaval dos Idosos no Rotary Clube

25/02 – SÁBADO
18hs: Corso
Atrações: Banda Ki Agita e Juliana Guedes

26/02 – DOMINGO
11hs: Matinê no Clube Recreativo Educacional Rural (CRER)
Atração: Cristiano Pipow e Neném dos Teclados
À noite: shows na Avenida Beira Rio
Atrações: Fafá Santana, Voa Voa e Forró da Monarquia

27/02 – SEGUNDA-FEIRA
À noite: shows na Avenida Beira Rio
Atrações: Edy Sacana, Erica Diniz e Forró Tô na Farra

28/02 – TERÇA-FEIRA
11hs: Matinê no Picoense Clube
Atração: Banda T Brothers e Neném dos Teclados
À noite: shows na Avenida Beira Rio
Atrações: Swing Top, Axé Cleteiros e Cristiano Pipow


Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores