Cidadeverde.com

Registrado caso de calazar humano em Picos

Após a realização de exames laboratoriais, solicitados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Ipueiras, foi confirmado um caso de calazar humano na cidade de Picos. Trata-se de um homem de aproximadamente 28 anos de idade, que por questões éticas não teve seu nome revelado.

Depois da confirmação do diagnóstico, a equipe médica da UBS – Ipueiras encaminhou o paciente ao Hospital Regional de Picos para que ele imediatamente iniciasse o tratamento.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, em torno da gravidade do fato ocorreu uma mobilização de vários segmentos da Secretaria de Saúde do município, sendo a Atenção Básica; Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental em Saúde, no sentido de promover ações preventivas para evitar o aparecimento de novos casos.

Agenor Martins informou ainda que uma destas ações foi uma investigação epidemiológica realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses com a aplicação de Teste Rápido DPP Leishmaniose visceral canina nos animais que vivem em volta do endereço onde foi verificado o caso. “Foram realizados 57 exames, destes total foram constatados 19 cães reagentes, inclusive os dois pertencentes à família do doente”, disse Agenor.

O coordenador declarou que a situação é preocupante, pois a proporção de animais que reagiram ao teste é alta em relação ao total dos examinados, o que significa a existência de uma grande quantidade de cães, que mesmo aparentemente saudáveis, possuem a doença e desta forma funcionam como reservatório servindo de fonte para a sua transmissão ao homem.

Para a prevenção do calazar canino é recomendado aos proprietários de animais à vacinação e o uso de coleiras especiais. “Principalmente, manter um ambiente doméstico higiênico dando o destino adequado ao lixo, pois o mosquito vive e se reproduz preferencialmente em locais úmidos, escuros e com acúmulo de matéria orgânica em decomposição”, completou Agenor Martins.

A Doença

A Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) infectada que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi, o agente causador da doença. Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cães, que adquirem a infecção e servem de fonte para a transmissão ao homem. A doença não é contagiosa, não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão da doença ocorre necessariamente através da picada do mosquito fêmea infectado.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Em vídeo, família pede vaga para bebê em hospital de Teresina

 

 

Um vídeo comoveu as redes sociais na macrorregião de Picos (306 km de Teresina). Trata-se da história do bebê João Pedro, de apenas dois meses, internado no Hospital Regional Justino Luz. O menino sofre com um coágulo na cabeça e apresenta, entre outros sintomas, crises convulsivas e falta de ar.

Por isso, Francinalva Francisca Lopes de Carvalho, mãe da criança, luta para transferir o filho para Teresina, onde ela acredita que ele poderá receber tratamento em um hospital infantil especializado. Enquanto aguarda uma vaga, os sintomas do pequeno estão se agravando e deixam a família em desespero.

“Meu filho está precisando ser transferido para Teresina com urgência. Ele tem crises convulsivas com frequência e não tem vaga no hospital. Eu queria pedir às autoridades uma vaga para meu filho porque realmente estou com medo dele não resistir. Ele precisa ser transferido com urgência”, apela a mãe.

Interessados em contribuir de outra forma podem entrar em contato com a família pelos telefones (89) 9.9433-3378 e (89) 9.9901-1633.

Atualizada às 8h37

A secretaria de Saúde do Piauí enviou nota informando que o bebê J.P.C. M. está tendo assistência integral no Hospital Regional Justino Luz, recebendo os cuidados que o caso requer.  

A nota diz que o pedido de transferência para Teresina foi feito à Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares. Também garante que a paciente está classificada como “prioridade de transferência”.

Veja a íntegra da nota:

“O Hospital Regional Justino Luz informa que o bebê J.P. C. M. está em assistência nesta unidade hospitalar, recebendo os cuidados que o caso requer, até o momento da transferência para Teresina, cuja solicitação já foi feita à Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares. Neste intervalo até a confirmação da vaga, o Hospital presta a assistência integral à criança, que está sendo acompanhada por uma equipe de saúde competente, garantindo a assistência adequada. 

O Hospital informa ainda que a paciente está classificada como prioridade para transferência, que deverá ocorrer com a disponibilidade de vaga, que, tão logo seja confirmada, a paciente será encaminhada à Teresina. 

Todos que fazem o Hospital se solidarizam com a mãe, a senhora Francinalva Francisca Lopes de Carvalho, e seus familiares, reiterando a assistência à criança do Hospital até o momento de sua chegada a uma unidade hospitalar de maior complexidade.

Atualizada às 9h37

A Sesapi informou ao Cidadeverde.com que, ainda na noite de sábado (15), o bebê conseguiu transferência para uma UTI no Hospital Infantil, em Teresina. 

 

 

Fonte: Grande Picos

Filho de ex vice-prefeito morre em acidente de moto em Bocaina

O fisioterapeuta Francisco de Assis de Sousa Júnior, de 25 anos, morreu após a moto em que estava colidir com uma vaca, na noite da última quinta-feira (13), na PI 238 entre as cidades de Bocaina e Sussuapara. Com o impacto, Assis Júnior, como era conhecido, foi arremessado e caiu violentamente no asfalto. O irmão dele estava na garupa.

O fisioterapeuta se deslocava de São Luís do Piauí com um grupo de amigos com destino à cidade de Sussuapara, para visitar alguns parentes residentes em Melancias. 

Tanto Assis Júnior quanto seu irmão, de nome Kennedy, foram socorridos de imediato pela ambulância da Secretaria de Saúde de Sussuapara e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bocaina e levados ao Pronto Socorro do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Porém, devido à gravidade dos ferimentos, Assis Júnior já chegou sem vida e o seu irmão sofreu apenas ferimentos leves e escoriações.

Assis Júnior era filho do ex-vereador e ex-vice-prefeito de São Luís do Piauí, Francisco de Assis de Sousa, o popular De Assis. 

Fonte: Picos 40 Graus

Polícia identifica e ouve familiares de suspeita de raptar criança em Picos

A mulher suspeita de raptar uma criança no início de março deste ano, na cidade de Picos (306 km de Teresina), já foi identificada pela polícia e seus familiares - incluindo sua mãe - já foram ouvidos. A delegada da mulher de Picos, Laura Regina Carneiro, informou que a prisão da suspeita ainda não foi decretada, mas ela está sendo procurada para ser ouvida. 

"Ela já foi identificada, sabemos quem é, e já ouvimos a mãe dela, familiares e pessoas com quem ela estava momentos antes do fato. Muita gente já foi intimada", informou. 

A delegada destacou que uma possível motivação para o crime já foi informada pelas pessoas próximas da suspeita, que não envolve transtornos psicológicos, mas será mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Logo após o crime, a menina raptada foi liberada. Contudo, pela pouca idade - apenas dois anos -, a comunicação não é fácil e ela não conseguiu prestar informações sobre o rapto. A polícia ainda não sabe a quais crimes a suspeita pode responder. 

"Isso vai depender da investigação, de ela ser ouvida e sabermos os motivos alegados diretamente por ela. Somente depois disso é possível dizer por qual motivo ela será indiciada", disse. 

O rapto

A garota de dois anos de idade foi levada do centro da cidade pela suspeita, que ofereceu lanche E aproveitou uma distração da mãe para sumir com a menina. 

Câmeras de segurança mostram o momento em que a suspeita estava na lanchonete. Maria Paulina da Conceição, mãe da criança, informou que é pedinte e estava com a filha e um filho de seis anos. Após comprar o lanche, ela contou que saiu caminhando na frente com o garoto e ao olhar para trás, a suspeita havia sumido com sua filha. 

A garota foi liberada horas depois, em uma área de matagal, sem ferimentos, e a suspeita desapareceu.

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Obra de asfaltamento da BR 316 a Chapada do Mocambo irá iniciar segunda-feira, 17

A tão sonhada obra de pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR 316 ao povoado Chapada do Mocambo irá iniciar na próxima segunda-feira (17). A informação é do diretor de Engenharia do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI), Severo Filho. A obra é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Picos e está orçada em R$ 9 milhões.

O serviço irá beneficiar as comunidades de Lagoa dos Félix, Coroatá, Angico Torto e Chapada do Mocambo, sendo um trecho de 22 km de extensão.

De acordo com Severo Filho, primeiro será realizado o serviço de terraplanagem e depois será colocado o asfalto. “Será uma bela estrada de tratamento superficial duplo, que é um tratamento feito em duas camadas para ter uma durabilidade maior”, pontou.

Severo informou ainda que as máquinas já estão chegando na região para iniciar o serviço. “Já temos máquinas no local e ao longo da semana novas máquinas virão e a partir da próxima segunda-feira será iniciada a obra”, frisou.

O prefeito Padre Walmir Lima visitou na manhã desta terça-feira (11) o trecho que será asfaltado e comemorou o início das obras. “Graças a Deus a obra irá iniciar e quem ganha com isso é a população dessa grande região, que sonhou muito com esse asfalto. A partir de segunda os serviços irão iniciar a todo vapor”, declarou o prefeito.

Além do gestor municipal e de Severo Filho, o deputado estadual Severo Neto e o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor, também visitaram o local que será pavimentado.

A empresa responsável pela obra é a Via Engenharia.

Fonte: Ascom

Promotora dá parecer confirmando abuso de poder econômico contra padre Walmir

A promotora eleitoral da 62ª Zona Eleitoral de Picos, Ana Cecília Ribeiro, acatou uma denúncia contra a coligação do prefeito reeleito José Walmir Lima (PT), o padre Walmir, por propaganda irregular durante o período eleitoral do pleito de 2016. A denúncia foi realizada pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, comandada pelo ex-prefeito Gil Paraibano (PP). 

O prefeito teria utilizado sites de notícias da região de Picos e de abrangência regional para dar publicidade sobre ações da sua pré-candidatura, candidatura e de ações da prefeitura. Além de permanecer o slogan institucional em alguns sites.  

Na ação investigativa judicial eleitoral, o Ministério Público afirmou que não é admitida a propaganda eleitoral pela internet, ainda que gratuita, em sites de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos.

"Avalio que houve prática ostensiva da publicidade pelos candidatos investigados. Diversos sítios eletrônicos noticiaram, de forma ostensiva, matérias colacionadas a esses autos que, de fato, deixam evidente a propagação de fatos e atos que beneficiam os candidatos investigados. (...) em nenhum momento da sua peça defensiva, os candidatos investigados levantaram a hipótese da prova colacionada com a inicial ser ilegítima ou 'fruto de montagem'", declarou a promotora em sua decisão. 

Veja parecer na íntegra

A advogada da coligação “Pra cuidar da nossa gente”, Andréia Araújo, informou que a ação comprova o abuso de poder econômico e pede a cassação do prefeito. “Essa postura afetou a igualdade entre os candidatos. Se o juiz acompanhar o parecer da promotora, o prefeito poderá ter o diploma cassado”, argumentou a advogada. 

O parecer do Ministério Público da Ação Investigativa Judicial foi encaminhado para o juiz da 62ª Zona Eleitoral do município.

O outro lado

O advogado Wildson Oliveira, que defende a coligação do padre Walmir Lima (PT), informou que a defesa contesta o parecer do Ministério Público Estadual por discordar dos argumentos da promotora.

“Não houve nenhuma comprovação de que houve desequilíbrios entre os candidatos e nenhuma comprovação de utilização de sites ou qualquer veículo de comunicação em favor do padre Walmir”, disse o advogado.

Wildson Oliveira ressaltou ainda que não há nenhum fato relevante que pudesse desequilibrar a eleição.

 

Caroline Oliveira e Yala Sena 
redacao@cidadeverde.com

Municípios do Sul do Estado devem reduzir consumo de água

Para evitar que alguns municípios do Sul do Estado fiquem sem abastecimento de água, a Agespisa definiu metas para que o consumo do líquido seja reduzido na cidades. 

A partir da próxima semana, hidrômetros serão  instalados em 100% das casas e correção de vazamentos serão feitas no municípios de Pio IX, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Campo Grande e Vila Nova do Piauí. O objetivo é coibir o desperdício de água e evitar a necessidade de racionamento. A informação é do gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves.

De acordo com ele, a situação nos municípios é preocupante e resulta do baixo nível de água armazenada na barragem Piaus, que tem capacidade total de abastecer 104,5 milhões de m³, mas atualmente comporta apenas 5 milhões de m³. O açude abastece cerca de 50 mil famílias que vivem em Pio IX, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Campo Grande e Vila Nova do Piauí. 

"Fizemos audiência pública na semana passada para tratar da questão de baixo nível da barragem e definimos metas. Caso a barragem venha secar mais ainda vamos passar por uma dificuldade muito grande de abastecimento", adianta Sérgio Alves. 

Além da escassez na barragem Piaus, passam por crise de abastecimento a barragem de Pio IX e de Barreiras do Piauí, que estão com volume morto. 

"Essa região é muito difícil para escavarmos postos tubulares . Há sete anos tentamos fazer, mas além da água ser ruim, ela não é própria para o consumo humano. O abastecimento viável é através do açude.  É uma situação preocupante", avalia o gerente regional da Agespisa. 


Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com

Começa seminário de novos gestores em Picos

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), iniciou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Picos. O evento, que prossegue até sábado, 1º de abril, reúne prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras municipais, secretários e servidores públicos de 23 cidades da microrregião de Picos. Representantes de associações e entidades comunitárias também participam

Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o evento objetiva qualificar os gestores, promover a boa gestão e orientar representantes da comunidade sobre a fiscalização da administração pública.

Participaram da solenidade de abertura os conselheiros Kléber Eulálio e Waltânia Alvarenga, o diretor da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal), Vilmar Barros, o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), Alano Dourado; o presidente da Subseção de Picos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Franklin Bezerra; e o diretor do Campus Helvídio Nunes, Francisco Cleyson da Costa.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Picos. De acordo com o prefeito Padre Walmir Lima, o seminário ajuda a administração, principalmente em preparação de licitação, prestação de contas e outros temas que serão abordados no evento. “Alguns erros cometidos na administração são inerentes da falta de conhecimento e da falta de instrução e fico feliz que ultimamente tenha ocorrido vários encontros que sejam voltados para instruir nossos gestores”, disse.

Durante os três dias do seminário, irão ser realizadas palestras e minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi); “Os cuidados que os gestores deverão ter com as mudanças nas prestações de contas”, ministrado pela diretora técnico-pedagógica da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Dilma Teles Campos; e “Aspectos da Responsabilidade do Estado e Municípios”, ministrado pelo advogado Enzo Dias Andrade, especialista em contratos e responsabilidade civil.
 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Dia D de vacinação antirrábica será neste sábado (01). Fique atento e leve seus cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Controle de Zoonoses, comunica aos proprietários de cães e gatos que no próximo sábado, dia 01 de abril, será realizado o Dia D de vacinação antirrábica animal na zona urbana de Picos. É importante ressaltar que a vacina é completamente gratuita.

“A raiva é uma doença que não existe nenhum tratamento especifico, podendo ser fatal para os animais e o homem. A única maneira de controla-la é com a vacinação animal. Por isso, todos os animais a partir de três meses de idade fêmeas paridas há mais de 15 dias devem receber a vacina”, afirma o médico veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Picos, Agenor Martins.

De acordo com Agenor, a meta em Picos é imunizar mais de 9.021 cães e 3.044 gatos contra a raiva, uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos e a única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, principais transmissores da doença.

Confira abaixo a lista dos postos de vacinação:

Centro de Controle de Zoonoses
DNER
PAIN Pronto Atendimento Infantil
UBS Aerolândia
UBS Belo Norte
UBS Canto da Várzea
UBS Conduru
UBS Cecília Neri
UBS Junco
UBS Boa Sorte
UBS Morada do Sol
UBS Pantanal
UBS Paroquial
UBS Passagem das Pedras
UBS Pedrinhas
UBS São Vicente – Ambulatório Belinha Nunes
IX Regional de Saúde no bairro Ipueiras
SESI de Picos
Praça São Pedro
Morada Nova (área destinada à criação da Igreja Católica)
Unidade Escolar Morro da Macambira
Unidade Escolar Elpídio Gonçalves – Passagem das Pedras
Unidade Escolar Timóteo Borges Aguiar – Boa Vista
Unidade Escolar Petrônio Portela – São José
Unidade Escolar Landri Sales
Unidade Escolar Dirceu Arcoverde – COHAB
Unidade Escolar José de Deus Barros – Parque de Exposição
Unidade Escolar Urbano Maria Eulálio

 
Fonte:Appm
cidades@cidadeverde.com

PRF flagra ônibus escolar usado no transporte irregular de passageiros

Um ônibus escolar foi apreendido sendo usado no transporte irregular de passageiros na cidade de Picos. A abordagem foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que constatou que os 23 passageiros não eram estudantes e se deslocavam da cidade de Patos do Piauí para Picos para a realização de consultas médicas, transações bancárias, entre outros. 

A PRF informou ainda que o condutor do ônibus, de 32 anos, não possuía curso específico para condução de transporte escolar.

O flagrante ocorreu nesta quarta-eira (29). O caso foi encaminhado para o Ministério Público Federal e deve ser enquadrado como improbidade administrativa.


 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores