Cidadeverde.com

Centenas de bikers encaram 92 km do Picos Pro Race e mineiro Daniel Zoia é o campeão

O mineiro Daniel Zoia da equipe Audax Bike/FSA/Marzocchi foi o campeão da geral do Picos Pro Race, a maior maratona de mountain bike do Norte e Nordeste do Brasil, que movimentou mais de 450 ciclistas neste domingo (02), na região de Picos, Sul do Estado. Zoia, da categoria Elite, seguia colado por mais dois ciclistas até o km 60 da prova, mas a partir daí, quando os treechos de longas e difícieis subidas começaram a despontar, o mineiro mostrou a que veio e disparou, deixando para trás piauiense, paraibano, pernambucano e o segundo colocado da prova, o cearense Gilberto Silva (equipe Bicipeças Cycle Tem), tamém da Elite. Zoia ganhou um prêmio de R$ 2.000,00 pela colocação geral e mais o prêmio em dinheiro por ser o campeão da sua categoria. O evento movimento o sábado e o domingo no Picos Plaza Shopping, tendo apresentações de bandas de música e muita agitação na cidade, o que deixou a todos satisfeitos, uma vez que o evento movimento também a economia da região.

O mineiro fez o tempo total de 3h39min33s, uma larga vantagem em relação a Giberto Silva, que completou em 2º geral com o tempo de 3h46min21s. O terceiro colocado foi o paraibano Sharlys Silva, da Wetek bikesystem. O quarto colocado foi o piauiense de Teresina Francisco Édio Neves, Equipe Audax, com o tempo de 3h58min30s. 

“É a segunda vez que eu venho para o Picos Pro Race, é uma prova que realmente exige bastante do nível físico e técnico dos atletas, altimetria de 1.400 de acumulado. É um percurso bastante duro, principalmente pelo calor intenso, trechos de areia, mas a parte mais dura para mim foi o Km 65, em uma subida que definiu a prova. Depois dela, até o final, vim mantendo um ritmo e consegui a vitória para a prova”, disse Zoia.

Gilberto Silva disse que a prova é sempre um desafio. “É uma prova muito dura, muito obstáculo, fiz uma largada consciente, tentei levar a prova até o final e correr aqui é sempre muito bom”, afirma o atleta. O paraibano Sharlys Silva, que corre provas de maratona no Nordeste, ficou com a terceira colocação. Ele conseguiu manter-se no primeiro lugar até o Km 65, mas os imprevistos com a bike não o deixaram na dianteira. “Você vai se aperfeiçoando nesse tipo de prova, é sempre bom testar seus limites”.

Este ano o Picos Pro Race teve um número recorde de inscritos em provas no PIauí, com 450 atletas vindos de dez Estados. A prova contou com o auxílio das prefeituras das cidades por onde passou como Santana do Piauí e Bocaina, que ofereceram mesas de frutas e até um chuveirão, em Satana do Piauí, para recepcionar os atletas que enfrentaram a alta temperatura e as trilhas técnicas de uma das competições mais bem conceituadas do país. “Estou muito satisfeito com o bom resultado da prova, não aconteceu nenhum incidente grave e que venham mais provas”, disse o organizador do evento, Daniel Freitas.

Entre as mulheres, a campeã geral foi a pernambucana Alexsandra Noronha, seguida da cearense de Fortaleza, Venilda Eli, esta que recentemente venceu o Desafio das Opalas, prova realizada pela Federação de Ciclismo do Piauí - FCP, no município de Pedro II. Alexsandra elogiou a estrutura do PPR . “Foi uma prova de alto nível, estão todos de parabéns. A minha vitória foi um somatório de prática e resistência. Tive que aumentar o ritmo com 30 ou 40 Km para poder alcançar a primeira colocação”, disse a atleta estreante na competição, na categoria Elite, pela equipe Casco de Pedra. Na categoria Master Feminino, a grande vencedora foi a também pernambucana Joziane de Moura, da equipe Camarote Radical. Ela diz que teve boa resistência à prova até o Km 70, mas, depois disso, sentiu o calor e as dificuldades das subidas do percurso, que foi elaborado para deixar a competição ainda mais técnico, como é característico do evento. “Larguei com força e como eram 92 Km, nos 22 quilômetros finais já fiquei sem forças. No ano passado, também competi e fiquei em quarto lugar. Este ano consegui liderar quase toda a prova”, disse com satisfação a atleta. 

O Picos Pro Race 2017 valeu como a 6ª etapa do Piauiense de Mountain Bike e ranking nacional da classe XCM1. O evento tem patrocínio da Audax e Picos Plaza. Co-patrocínio: Gatorade, Omega Bike, Wenzel´s Apicultura, Color Systems e Giro Radical. Apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Picos, Posto Dois Amores, Subway, Fusion, Iron Sports, Skol Ultra, Dr. Filipe Batista. Parceria estratégica: Faculdade R. Sá, +Açaí, Sebrae, Mais Saudável e Virtex. Apoio de mídia: Programa Caminhos e Trilhas. Realização: Naativa. O resultado oficial pode ser consultado no site www.xcrono.com.br. Outras informações na página do Picos Pro Race no Facebook.

RESULTADO PICOS PRO RACE 2017 

6ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MTB MARATONA – RANKING CBC CLASSE XCM1

ELITE FEMININO
1º - Alexsandra Noronha de Andrade – PE – campeã feminino Geral
2º - Venilda Eli
3º - Renata Rodrigues da Silva
4º - Vitória Simara Alencar
5º - Simoni Giovani da Vera
MASTER FEMININO
1º - Joziani Moura
2º - Cristiany Siqueira Dantas
3º - Antoniza Luíza Rodrigues dos Santos
4º - Layane Lima de Sousa
5º - Annanda Costa
ELITE MASCULINO
1º - Daniel Carneio Brum Zóia – MG – campeão masculino Geral
2º - Gilberto de Sousa Silva
3º - Sharlis Silva de Oliveira
4º - Francisco Édio Neves da Silva
5º - Celso Pereira Nunes
JUNIOR MASCULINO
1º - Leonardo Ademilton dos Santos
2º - Mário Kirnney
3º - Joaquim Ferreira Ferro Neto
4º - Gustavo Maia
5º - Fábio Lafael Costa Junior
JUVENIL MASCULINO
1º - Matheus Rodrigues Martins
2º - João Victor Moreira Reis
3º - Brenno Araújo Costa
SUB-30 MASCULINO
1º - Elionai Costa de Sousa
2º - Antonio Amaury Martins
3º - Carlos Vítor de Moura Sá
4º - Aloísio Ernesto de Andrade
5º - Renato Sousa Fontes
MÁSTER A-1 MASCULINO
1º - Luís Macedo da Silva Júnior
2º - Samuel dos Santos
3º - Francisco Ricardo Rodrigues
4º - Francisco Daniel Américo
5º -Marcos Evangelista de Lima
MÁSTER A-2 MASCULINO
1º - Dhiogo José Correia Lima
2º - Valdecio Cariri da Silva
3º - Sivaldo Lopes da Farias
4º - Rogério Ferreira do Nascimento
5º - Dominique da Silva Dias
MÁSTER B-1 MASCULINO
1º - Adelmar Andrade de Carvalho
2º - Lindomar Ferreira dos Santos
3º - Jucélio Aquino do Nascimento
4º - José Ivanildo de Souza Silva
5º - Saulo Rosa
MÁSTER B-2 MASCULINO
1º - Julio Cesar Cabral Furtado
2º - Ernani de Castro Costa
3º - Francisco Durval do Nascimento
4º - Fernando Soares de Oliveira
5º - Remo Campos Loscio
MÁSTER C-1 MASCULINO
1º - Joselito Gomes da Silveira
2º - Luiz Alves de Sousa
3º - Antonio Neto de Sousa
4º - Henrique Rocha
5º - Ciro Andrade Melo
MÁSTER C-2 MASCULINO
1º - Fausto Paulista
2º - Antonio Francisco de Oliveira
3º - Antonio Cardoso de Meneses
4º - Rubens Santos Carvalho
5º - Augusto Sampaio de Oliveira Filho
VETERANO MASCULINO
1º - João de Deus Soares Filho
2º - Wilson Parente
3º - Daniel Romão de Sousa
4º - Francisco Bispo da Costa
TURISMO FEMININO
1º - Adriana Olveira Guimarães
2º - Fabianny Rodrigues Passos
3º - Kely Cristina do Rosário Nunes
4º - Francílucia de Alencar Bezerra
5º - Ivanara Regis Lustosa
TURISMO MASCULINO
1º - Matheus Henryque
2º - Eduardo Hipólito
3º - Valdir dos Santos Silva
4º - Demenson Pereira Maciel
5º - Itamar Emanoel


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Dupla armada com facas faz arrastão em posto de saúde em Picos


Uma dupla armada com facas invadiu e fez um arrastão na Unidade Básica de Saúde do bairro Catavento em Picos, município a 306 km de Teresina. O crime ocorreu por volta das 15h30 desta segunda-feira (26) e no momento do assalto 10 pacientes aguardavam atendimento no local. Entre as vítimas estão o médico plantonista e uma enfermeira.

"Nós já estamos atrás deles, já identificamos. São dois menores e eles chegaram a roubar uma mota, mas é uma questão de tempo encontrarmos eles", pontuou o coronel Edwaldo Viana, comandante da PM no município.

Vítimas do assalto relataram na delegacia que a dupla que invadiu o posto estava acompanhada por outros dois suspeitos que ficaram próximo ao prédio dando suporte aos bandidos.

A PM está em diligência neste momento na tentativa de capturar os envolvidos no assalto.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Homem é preso transportando madeira com documento falso

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carreta que transportava ilegalmente 40m3 de madeira serrada, na BR 316, em Picos, na noite desta quarta-feira (21). 

Os policiais abordaram o. E.V.S. conduzindo a Scania/R 440 A6x2 placas OEL 8244 e OEN5198, transportando a madeira serrada.  Após consulta ao DOF (documento de origem florestal ), os policiais rodoviários constataram que o documento era falso. 

De acordo com a PRF, a carga vinha do Pará e seria entregue no Sergipe.

O condutor do veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Picos e autuado pelos crimes de transporte ilegal de produto florestal e uso de documento falso. 

O veículo e a carga ficaram no posto PRF Picos à disposição do IBAMA. 

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Dono de agência de modelo é suspeito de aliciar criança de 11 anos em Picos

Um promotor de eventos e proprietário de uma agência de modelos foi alvo de uma investigação sobre a exploração sexual infantil em Picos.  De acordo com o delegado Jônatas Brasil, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência e na empresa do suspeito, que confessou um dos assédios. 

O delegado informou que o promotor é suspeito de aliciar crianças e adolescentes, tanto do sexo masculino como feminino, para manter relações sexuais com ele. Um dos casos já foi confirmado: a vítima é uma criança de 11 anos do sexo masculino. 

“Pelo menos um dos assédios já foi comprovado, que é de uma criança de 11 anos. Ela foi assediada para manter relações sexuais com o promotor. Inclusive, ele chegou a solicitar a criança que repassa fotos do seu órgão genital e até sugeria algumas posições; e assim era feito. Nós já temos essas informações nos auto dos inquéritos”, disse o delegado.

Além da busca e apreensão de aparelhos telefônicos, a delegacia chegou a pedir a prisão preventiva do suspeito, que não foi concedida pelo juiz, por entender que ainda não é o momento.  

Os celulares do promotor irão passar por perícia para extração de dados, conversas e imagens. 

Em depoimento, o delegado informou que o promotor disse estar arrependido e envergonhado.

Rede de exploração 

O delegado Jônatas Brasil destacou ainda que essa ação policial tinha, inicialmente, foco apenas no promotor de eventos, mas, com o andar das investigações descobriram que outras pessoas possam estão envolvidas com a exploração sexual infantil no município e, por isso, outras pessoas serão investigadas. 

“Vamos estender essa investigações para alcançar outras pessoas”, ressaltou o delegado.

O delegado vai solicitar o acompanhamento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

DNIT aciona Polícia após vandalismo em radar e furto de placas

Fonte: Picos 40 graus

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisou acionar a Polícia após um radar ter sido alvo de vandalismo no km 296,5 da BR 316 em Picos. O trecho conhecido como "Ladeira de Fátima" é conhecido pelas autoridades pelos frequentes acidentes envolvendo principalmente caminhões de carga no local. Para tentar evitar novos acidentes o DNIT optou por instalar um radar para controlar a velocidade dos motoritas, mas o equipamento não durou uma semana sequer e foi quebrado por vândalos.

Além da quebra do radar, o órgão denunciou também o furto de placas de trânsito instaladas as margens da rodovia. Segundo Elvo Marton, engenheiro supervisor da unidade de Picos, somente no último mês foram roubadas pelo menos 10 placas. Segundo ele, elas são usadas para diversos fins e até para decorar ambientes. "Certa vez nós flagramos uma placa decorando um bar. Paramos no local advertimos o proprietário e recolhemos a placa. Isso é patrimônio público que eles usam até pra fazer chapas de metal. É absurdo e a Polícia vai intervir", defende o engenheiro.

Elvo acrescenta que o DNIT não recurso para instalar novos radares a qualquer momento e que uma nova licitação foi realizada para que o radar do local seja substituído. 

"A gente tem todo um trabalho, uma preocupação para executar qualquer obra, olha placa por placa, conta e quando a gente acaba de botar já começam a desaparecer placas. Isso não pode acontecer", avalia.

Segundo o engenheiro no km 239 da mesma rodovia foi instalado um radar também por conta do alto índice de acidentes, desde então nenhum acidente voltou a ser registrado no local, daí a importância de preservar o equipamento instalado no local. O supervisor completa explicando que acredita que bandidos envolvidos em saque de cargas de caminhões que tombam no local podem estar envolvidos no crime.

"Aproveitamos para fazer o alerta a comunidade para evitar a prática. Se persistir a Polícia vai acabar agindo. Advertimos também a todos que façam denúncias caso flagrem pessoas saqueando cargas, ou furtando placas na rodovia", finaliza.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Suspeito de assalto tenta fugir da Polícia pelo telhado em Picos

Francisco Reginaldo da Silva Alves foi preso pela Polícia Militar após invadir uma residência e se esconder no telhado em Picos, município a 306 km de Teresina. Francisco chegou a ser perseguido por moradores da região após roubar o celular de uma mulher na avenida Getúlio Vargas.

O suspeito estava com uma faca, invadiu uma residência e tentou pular o muro do local pelo telhado com a chegada da Polícia. Os policiais precisaram atirar contra ele mas os disparos não o atingiram.

De acordo com o coronel Edwaldo Viana, comandante da PM no município, Francisco já tem passagens por furto e porte ilegal de arma. "Quando a Polícia estava atrás dele que a população percebeu eles nos ajudaram a cercar", completa o coronel.

A ação durou cerca de 20 minutos e foi filmada por moradores que acompanhavam no local. Reginaldo foi encaminhado à Central de Flagrantes e o aparelho celular foi devolvido à vítima.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Duas irmãs são presas por receptação de produtos roubados em Picos

Duas irmãs foram presas em Picos, a 306 km de Teresina, suspeitas de receptação de produtos roubados. Elas foram identificadas como Maria do Amparo Carvalho e Maria Jardilene Carvalho. A prisão ocorreu ontem (16) no bairro São José. 

De acordo com informações do coronel Edwaldo Viana, do 4º Batalhão da Polícia Militar, uma motocicleta (Placa ODZ 9787) foi encontrada na residência; que tinha sido roubada na quarta-feira, dia 14 de junho. O proprietário da moto já foi identificado. 

Outros produtos roubados também foram apreendidos pela Polícia Militar: duas geladeiras, uma balança filizola e um botijão de gás. 

As irmãs recebiam os produtos roubados de diversos comércios, supermercados, residências e chácaras na região. 

Maria do Amparo também é suspeita de dar suporte a quadrilhas de explosões a caixas eletrônicos. 

 

Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com 

Ampliação do Distrito Industrial de Picos terá mais 40 empresas

Com a finalidade de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Piauí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) amplia a estrutura do Distrito Industrial, no município de Picos (PI), com a proposta de instalar mais de 40 empresas no local. O lançamento da nova estrutura será no dia 20 deste mês, na Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, o novo espaço terá uma área de 93 hectares, onde será instalada uma moderna infraestrutura, com a realização de pavimentação adequada para o trânsito de veículos de grande porte, iluminação, aterro sanitário e regularização dos lotes a preço subsidiados, além dos benefícios do incentivo fiscal, que as empresas participantes têm direito.

“Nosso objetivo é incentivar e promover a economia local através da geração de emprego direto e indireto, bem como o aumento do PIB local e a melhoria de renda da população”, disse o gestor.

O atual espaço do Distrito possui 15 empresas, que já deram entrada ao processo de compra das terras, e um total de 25 empresas com interesse em investir a curto prazo. “A previsão é que, com a nova estrutura, o Distrito passe a contar com 40 a 50 empresas instaladas”, informou a superintendente do Desenvolvimento Econômico da Sedet, Olga Sousa.
A nova área do Distrito Industrial contará ainda com um Centro Administrativo - para atender e orientar os empreendedores, dando suporte necessário para o desenvolvimento dos negócios. Além disso será instalado também um REDEX (Recinto Especial para Despacho Aduaneira de Exportação, visando o aumento da produtividade no Estado, no que se refere às exportações.

Para o presidente da Casa Apis, Antônio Leopoldino, que já está instalado no local, a ampliação do Distrito Industrial representa um avanço econômico, social e cultural. “A nova estrutura do empreendimento possibilitará a movimentação econômica do município proporcionando negociações com mercados externos. Sem dúvida alguma será um instrumento potencial para o desenvolvimento da região”, concluiu. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Lancha avaliada em meio milhão é apreendida pela PRF

Atualizada às 17h11

Uma lancha avaliada em R$ 500 mil foi apreendida sendo transportada de forma irregular pela BR-316. A embarcação era transportada em uma carreta e vinha de Jaboatão dos Guararapes- PE com destino à Capital do Piauí. O veículo só foi liberado na tarde desta quarta-feira (14).  

A abordagem ocorreu no município de Picos, a 306 km de Teresina, por policiais rodoviários federais que solicitaram a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento obrigatório no transporte de carga superdimensionada. 

De acordo com a PRF, a documentação apresentada pelo condutor - emitida pelo DNIT- tinha largura excedente de 3.20m. Porém após a realização da medição, constatou-se que a carga tinha 3.60m de largura. 

O condutor foi autuado e a carreta e a lancha retidos devido ao transporte com dimensões excedentes. A liberação só ocorreu depois de apresentação de uma nova AET e de um veículo de escolta devidamente regularizado. 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Acusado de assassinato em Picos é preso em Jaicós

Um homem identificado por Ezau Francisco Dias, de 38 anos, acusado de ter praticado um homicídio na cidade de Picos, no dia 29 de julho do ano passado, voltou a ser preso pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, 12, desta vez, na cidade de Jaicós.  A prisão foi efetuada por militares da 3ª Companhia, cabo Costa e os soldados Carlos Augusto e Castelo.

Ezau já havia sido preso provisoriamente, em outubro de 2016, na cidade de Alagoinha do Piauí, e depois foi colocado em liberdade. Hoje, a prisão foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da 4ª Vara de Picos, Sérgio Luís Carvalho Fortes, em abril deste ano.

O crime praticado por Ezau teve grande repercussão. A vítima foi um funcionário da Moto Moura, identificado por Gilberto de Carvalho Filho, mais conhecido como “Bertinho”, que seguia de motocicleta e transportava um malote de dinheiro da loja que trabalhava, quando, em frente ao terminal rodoviário de Picos, foi abordado por dois homens em uma moto. Segundo apurou a investigação, Ezau atirou contra a vítima e um  dos disparos atingiu a cabeça de Bertinho, que teve morte imediata.

Fonte:cidadesnanet

Posts anteriores