Idoso é atropelado por caminhão enquanto andava de bicicleta em Picos

Um idoso de 62 anos foi atropelado por um caminhão enquanto andava de bicleta por volta das 19h30 desta segunda-feira, no bairro Junco em Picos. O acidente ocorreu na BR 407, enquanto o idoso identificado como Francisco Eremito da Cruz, de 62 anos trafegava pelo acostamento e foi atingido pelo caminhão conduzido por um homem identificado como José Getúlio da Silva.

Fotos: Riachãonet

De acordo com o delegado Aberlado Oliveira, quando o caminhão fez uma conversão à esquerda no sentido do mercado, quando a vítima foi surpreendida pela manobra arriscada do motorista e acabou caindo e sendo atropelado pelo pneu traseiro do caminhão, vindo a óbito no local do acidente.

Ainda de acordo com o delegado o condutor do caminhão estava visivelmente embriagado e foi conduzido à delegacia pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi autuado em flagrante por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), e por dirigir embriagado. “Este crime é  inafiançável na delegacia, mas em juízo ele pode requerer essa fiança”, conta.


O delegado conta que o motorista informou em seu depoimento o caminhão havia sido incendiado por uma pessoa não identificada e o veículo ficou em péssima situação. “Ele disse que já estava organizando junto à oficina para fazer todo o trabalho de conserto do caminhão. Vai ser feita uma perícia no veículo para ver a situação das instalações, uma vez que são péssimas”, frisou.

Edição Rayldo Pereira
Com informações de Riachãonet
rayldopereira@cidadeverde.com

PRF de Picos registra cinco acidentes no feriadão da independência

Dados da Polícia Rodoviária Federal apresentam cinco acidentes nos três dias do  feriadão da independência na cidade. 


Na tarde de ontem (09), no povoado Gaturiano que pertence ao município de Dom Expedito Lopes (cerca de 30 km de Picos), ocorreu uma colisão frontal entre um GM Meriva e um Volvo SHA(carreta) que deixou duas vítimas fatais, são eles: Elimar Silva e Sousa de 29 anos e Domingos José de Sousa Oliveira de 33 anos, ambos estavam de carona no veículo Meriva, placa de SP. De acordo com informações da PRF, o motorista da carreta não teve ferimentos.

No perímetro urbano de Picos foram registrados mais quatro acidentes sem vítimas fatais, a PRF informou que foram colisões entre veículos, e que dois motoristas, cujos nomes não foram divulgados, se recusaram a fazer o teste do etilômetro e foram multados, autuados por embriagues ao volante.

Fonte: Riachão Net

Candidata a prefeita realiza "Belê Fest"

Cumprindo agenda de campanha, a deputada estadual Belê, candidata a prefeita de Picos pela coligação “Unidos Para Fazer Muito Mais” (PSB, PRP, PP, PMN, PPS e PV), e seu candidato a vice Dr. Júnior, realizaram na manhã deste sábado, 08 , uma passeata que movimentou as ruas do centro da cidade e a principal avenida do bairro Bomba.


Portando bandeiras, chapéus e adereços candidatos a vereador e simpatizantes da candidata se dirigiram do comitê eleitoral, na praça Josino Ferreira, para as principais vias do centro sendo guiadas por um mini trio. A animação foi tamanha que o evento foi chamado de “Belê Fest”.

Ao final do evento político, a candidata dubiu ao mini trio e agradeceu o apoio do público. "A festa da vitória será ainda mais bonita", declarou a candidata em seu discurso.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Três trailers são incendiados e polícia suspeita de ação criminosa

Três trailers da praça Walquíria Neiva, em Picos (306 km de Teresina), foram destruídos por um incêndio durante a madrugada desta quinta-feira (6). A polícia suspeita de ação criminosa. A estimativa é que o prejuízo dos comerciantes chegue a mais de R$ 80 mil reais.


Dois dos trailers comercializavam bebidas e lanches, no outro funcionava uma sapataria. O proprietário do trailer onde o fogo começou, Antônio Juracy, contou que ao chegar ao local encontrou a porta do estabelecimento arrombada.

“Parece que jogaram foi uma lata de gasolina”, completou Antônio, confirmando a tese de que o incêndio foi provocado. Populares afirmam que esta não é a primeira vez que tentam colocar fogo nos trailers da praça.

O suspeito do incêndio criminoso não teve o nome revelado. Antônio Juracy fez um Boletim de Ocorrência (B.O) na Central de Flagrantes e aguarda que o acusado seja localizado para prestar esclarecimentos sobre o incêndio. 

Jordana Cury
Com informações do Rodeador News
redacao@cidadeverde.com

Desfile Cívico homenageará compositor do hino de Picos

O tradicional desfile cívico do 07 de setembro em Picos homenageará o compositor e intérprete do hino do município, Manoel da Costa Moura, 69 anos, conhecido como Guanamby Sonial, falecido em julho deste ano. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) ainda abordará o tema "Picos, raízes e contemporaneidade na diversidade da nossa identidade cultural".



“Todos os anos preparamos uma programação especial para o dia, esse ano iremos homenagear o grande Guanamby Sonial. Também foi montada uma estrutura com arquibancadas para que a população possa vê melhor a parada cívica-militar” disse a secretária da Secult, Lúcia Monteiro.


O desfile do Dia da Independência terá início às 08h com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Gil Marques de Medeiros e os comandantes da Policia Militar e do 3º BEC.


Após o desfile acontecerá a tradicional Festa da Independência na Prainha do Guaribas com a presença de bandas locais. 


Da Editoria de Cidades

cidades@cidadeverde.com

Justiça eleitoral convoca mesários para treinamento

O treinamento para os mesários que trabalharão nas eleições municipais em Picos, Aroeira e Paquetá acontecerá nos dias 16 e 23 deste mês. Serão convocados 468 mesários e o treinamento, que acontece no cartório da 62ª Zona Eleitoral,  é obrigatório para mesários experientes e iniciantes.


“Já estamos preparando para as eleições. Nosso foco hoje é a convocação e treinamento dos mesários. Essa convocação é feita através de uma carta que é enviada com data e local para seu comparecimento para dá início ao treinamento”, relatou o chefe de Cartório Luís Borges.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Número de processos na Justiça Federal de Picos chega a 500 por mês

A subseção Judiciária de Picos solicitou por meio de ofício a fundamentação de um requerimento ao Tribunal Regional Federal sobre a necessidade da criação de mais uma vara.

  Fotos: Divulgação

O requerimento baseia-se principalmente no elevado e crescente número de processos em tramitação na Vara Única da Subseção Judiciária de Picos, que conta atualmente com um acervo de 13.038 processos em tramitação, dos quais 10.588 são do Juizado Especial Federal (JEF) e 2.450 do procedimento ordinário e penal (Vara).

De acordo com os dados apresentados pelo juiz federal Nazareno César Moreira Reis, diretor da Subseção Judiciária de Picos, de maio de 2010 a maio de 2012 foram distribuídos 10.652 novos processos, dos quais 9.390 processos foram do JEF e 1.262 processos da Vara.

“Os números evidenciam uma distribuição regular e constante de cerca de 500 processos por mês. Foram julgados, de 1º de maio de 2011 a 31 de maio de 2012, 5.552 processos. Mesmo com o descomunal e - a longo prazo, insustentável – esforço por parte dos servidores e do magistrado, o acervo da Subseção cresceu exponencialmente”, ressaltou o juiz Nazareno Reis.

O magistrado destacou ainda que a Subseção Judiciária de Picos jurisdiciona, além do município-sede, outras 45 cidades da macrorregião de Picos/PI, abrangendo 12,92% da área territorial de todo o Estado e uma população de 410.683 habitantes.

“Somente no primeiro semestre do ano em curso, a Vara Única de Picos recebeu 3.000 novos processos distribuídos. A criação de uma nova Vara Federal na Subseção Judiciária de Picos permitirá a distribuição mais justa e equitativa dos trabalhos cartorários, evitando a sobrecarga do corpo funcional e proporcionando uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, de forma a melhor atender às demandas da população”, encerrou o  juiz federal.

Edição de Rayldo Pereira
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Projeto reúne atividades culturais e educativas

O projeto “Arte na Periferia”  reuniu mais de 120 pessoas, neste fim de semana,  no município de  Picos. Palestras educativas, apresentações culturais e exibição de filme marcaram a primeira edição do evento, promovido pela Associação ProBrasil.  A partir desta quarta-feira, 05, o projeto continuará as atividades com oficinas de Hip Hop, ministradas pelo Mc Ted Rap.


“Tivemos uma palestra sobre atividade física e qualidade de vida, onde a comunidade teve acesso a dicas de como cuidar melhor da saúde. Os alunos também participaram de uma oficina de mímica e mostraram o resultado de um mês de trabalho”, explicou a coordenadora do projeto, Medianeira Carvalho. 

Além da oficina de hip hop ainda aconteceram ao longo do ano oficinas teatro e dança e a realização de palestras educativas.   “A ideia é oferecer ferramentas a favor da qualidade de vida e da prevenção de doenças”, destaca o presidente da Associação, Uwe Weibrecht. 


Conheça a ONG

- A Associação ProBrasil é uma organização sem fins lucrativos, que iniciou seus trabalhos em novembro de 1999, com o objetivo de criar e apoiar programas fundamentais para o desenvolvimento humano e social das famílias no Brasil. A sua missão é promover a inclusão social e a cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção de saúde e programas de geração de renda, gerando o bem estar das comunidades carentes, bem como apoiar suas lutas pela sobrevivência na busca de uma vida melhor e mais digna, para alcançar sua independência.

Em 2006, a Associação ProBrasil chegou ao Estado do Piauí, onde atualmente mantém um escritório regional no município de Picos. A organização realizou vários projetos e ações sociais em Picos, Teresina, Coronel José Dias e Cocal.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Educação funcionará em novo endereço

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Picos funcionará em novo endereço (Rua Monsenhor Hipólito, no bairro Canto da Várzea) a partir da próxima segunda-feira (03). A mudança de endereço da SME é resultado da reforma estrutural no prédio com o intuito de ampliar as instalações. 

"Durante a semana já foi realizada toda a mudança para o novo local onde funcionará, normalmente, todos os departamentos do órgão", disse a secretária de educação, Luísa Martins,  

A secretária destacou ainda que o antigo prédio da SME, localizado na Praça Josino Ferreira, foi construído há mais de 40 anos e as instalações eram insuficientes para atender a atual demanda. 

A data para início da reforma do antigo prédio ainda não foi definida. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PRF apreende semijoias escondidas na carroceria de carro em Picos

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta quinta-feira (30) 150 kits de semijoias transportados na carroceria de uma picape. O motorista do veículo não apresentou nota fiscal da mercadoria.

Fotos: PRF/PI

A apreensão aconteceu no KM 292 da BR-316, município de Picos, ainda pela manhã. A caminhonete Strada, com placa de Juazeiro do Norte/CE, foi abordada pelos inspetores da PRF, que estranharam as informações prestadas pelo motorista C.R.S, 26 anos. 

De acordo com a PRF, as semijoias foram achadas escondidas na carroceria do veículo. Os produtos foram levados para a Secretaria de Fazenda. Não foi possível confirmar se a mercadoria era ilícita. 


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores