Cidadeverde.com

Prefeito exonera secretário e novo gestor deve assumir apenas em 2013

Em uma reforma administrativa, o prefeito Gil Marques de Medeiros (PMDB) exonerou a secretária de Governo, Maria dos Remédios Barros, e o secretário de Comunicação, Brás Rufino, nesta semana. 

De acordo com  Gil Paraibano (PMDB) as demissões são justificadas devido a problemas financeiros referentes a queda no repasse de  transferências federais. De acordo com o atual prefeito, os recursos caíram de mais de R$ 1 milhão para apenas R$ 300 mil.

 Ex-secretário de Comunicação, Brás Rufino

“Se não tem o dinheiro para pagar é melhor demitir. Não vou ficar numa situação de andar na rua e o povo falando mal, dizendo que eu fiquei devendo dois ou três meses ao funcionalismo público. Minha intenção era não mexer com ninguém, não demitir ninguém, mas, infelizmente isso não foi possível. O dinheiro deixou de vir e não tem como segurar esse povo”, justificou.

Com a decisão, a Secretaria de Comunicação deverá ser reaberta somente com a posse do novo gestor Kléber Eulálio (PMDB), em janeiro de 2013, quando nomeará toda a equipe administrativa. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com  o ex-secretário de Comunicação, Brás Rufino, e o prefeito Gil Paraibano que não quiseram comentar o assunto. 


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Sejus assina convênios com instituições na cidade de Picos

A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) assinou, nesta terça-feira (6), na Penitenciária Regional José de Deus Barros, na cidade de Picos, quatro importantes Termos de Cooperação em diversas áreas.


Com a Secretaria Municipal de Saúde, o convênio objetiva o atendimento aos internos da Penitenciária José de Deus Barros e Penitenciária Feminina de Picos, através das ações realizadas pelos profissionais do Programa de Saúde da Família do município de Picos, incluindo-se as ações de imunização, prevenção às DST/Aids, à tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, hepatites e agravos psicossociais decorrentes do confinamento, o repasse de medicamentos da farmácia às equipes de saúde que atendem nessas unidades, bem como garantir o acesso das pessoas presas aos demais níveis de atenção à saúde, por meio de encaminhamentos aos serviços especializados fora das unidades penais localizadas no município.

A parceria com a Faculdade R. Sá visa o desenvolvimento do Programa de Estágio Curricular Supervisionado aos estudantes dos cursos de graduação onde aqueles estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação possam complementar o ensino e a aprendizagem prática, por meio da participação em situações reais de vida e trabalho.

O convênio com a Indústria e Comércio de Bolas e Chuteiras Carreiro objetiva a utilização de mão de obra das pessoas em situação de prisão nos Penitenciárias de Picos, Oeiras, Floriano e São Raimundo Nonato. Os detentos vão produzir costura de bolas de futebol de campo e salão, contribuindo para a ressocialização e remissão da pena.

Com a Associação ProBrasil, a parceria visa a implementação do Projeto Violão Canção, em favor das pessoas presas com o intuito de contribuir para o lazer, educação e inserção no mercado de trabalho, através de treinamento e capacitação profissionais.

Para o secretário de Justiça, Henrique Rebelo, os convênios assinados são de extrema importância, pois através delas os detentos terão a oportunidade de sair da ociosidade, vão ter uma formação para depois de livre ingressarem no mercado de trabalho.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber Eulálio anuncia secretariado em dezembro e compara PMDB ao PFL

O prefeito eleito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB) retomou as discussões sobre a transição política no município. Durante entrevista ao Jornal do Piauí, o deputado estadual ressalta que anunciará o secretariado apenas no mês de dezembro e destaca com pessimismo a atuação do PMDB no Estado. 


            Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

"Tivemos algumas reuniões e o trabalho está fluindo. Já apresentei uma série de informações sobre o andamento dos projetos, o que está funcionando ou não  e acredito que não vou ter dificuldades de checar tudo isso. Teremos uma nova reunião com  a equipe de transição nesta quinta-feira (08) e em dezembro direi quem vai compor a administração", disse. 

Para os próximos anos, as áreas de saúde, limpeza pública, saneamento básico e transito serão tratadas de forma prioritária. "Estão sendo realizadas visitas com técnicos de engenharia  para serem estudadas a viabilização de novos projetos", destaca o prefeito. 


Kléber Eulálio avalia a vitória eleitoral em Picos como resultado da confiança depositada pela população. Candidato da oposição, o prefeito eleito venceu as eleições com 53.53% dos votos válidos reunindo em seu grupo político 12 partidos. Ainda sobre eleições, o novo gestor falou sobre a possível relação conflituosa com  o deputado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos que mesmo pertencendo ao PMDB declarou apoio a candidata Belê Medeiros (PSB)

"Ele não votou no candidato que é o do partido dele e eu também gostaria de entender. Na última conversa ele disse que queria o lugar de vice e isto não tinha como acontecer", disse o prefeito eleito. 


Sobre a atuação do PMDB no Estado, Kléber Eulálio avalia a situação com pessimismo e iguala a sigla ao extinto Partido da Frente Liberal. "O partido não cresce...A gente tinha 36 prefeitos e agora só temos 25. Na Câmara Municipal fizemos apenas um vereador. Ninguém hoje em dia quer se filiar mais a um partido grande e a situação é precoupante pois podemos definhar como o PFL. É necessário uma grande reforma política, acabando com a  coligação proporcional", disse. 


Em relação a atuação da família Eulálio na política, o prefeito eleito conta que sua prioidade é o mandato de prefeito. "Minha prioridade é me dedicar a Picos e surgirem oportunidade ajudar o meu partido a voltar ser grande", finaliza. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
graciaensousa@cidadeverde.com

Padre Walmir Lima é cotado para ocupar Secretaria da Educação

Considerado como peça fundamental para a vitória do candidato a prefeito de Picos pela coligação “A mudança que o povo quer”, o vice-prefeito eleito Padre José Walmir de Lima (PT) é o nome mais cotado para assumir a Secretaria Municipal da Educação. A pasta está atualmente sob o comando de Luísa Maria Martins Rodrigues.
 

Embora Kléber Eulálio (PMDB) afirme que tratará da composição do secretariado somente a partir do mês de dezembro, alguns nomes têm sido apontados como prováveis integrantes do primeiro escalão do seu governo.
           
 Antecipando-se a uma provável indicação, Walmir Lima já estaria visitando escolas do município para ter conhecimento da situação das unidades e funcionamento do órgão. 

Esta semana, o vice-prefeito a Escola Municipal Frei Damião, localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea. Na oportunidade ele conversou com professores e demais servidores da unidade.


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Adolescente é morto com dois tiros na cabeça e um nas costas

Um menor com iniciais T. S. S conhecido como Pelado, 17 anos, foi assassinado com três disparos de arma de fogo, na noite desta sexta-feira (2), no cruzamento das ruas Parnaíba e Bahia III, bairro Paroquial em Picos. De acordo com o chefe de plantão, Roberto da Silva, a vítima era acusada de espancar e matar a pedradas Antônio Gonçalves de Alencar, 31 anos, ainda no mês de outubro. 


"Quando recebeu o primeiro tiro, ele ainda tentou correr mas foi perseguido e alcançado pelo acusado, que efetuou mais dois disparos", informou o chefe de plantão.Os disparos atingiram a cabeça e as costas do adolescente que teve morte imediata. 

Sobre a motivação do crime, o chefe de plantão conta ainda que as causas estão sendo investigadas. "Não podemos afirmar se foi vingança pois pode ter sido divisão de roubos, tráficos de drogas ou outra coisa", disse.

Informações preliminares indicam que o acusado, que ainda está foragido,  fugiu em uma motocicleta. "O delegado está investigando e já tem pistas do criminoso", disse Roberto da Silva. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia conclui inquérito da morte do vereador Titico Barbosa em Picos

Nove dias após a prisão de pai e filho acusados de assassinar o vereador Titico Barbosa (PP), de 41 anos, o delegado do 1º Distrito Policial de Polícia de Picos, Luiz Guilherme de Sousa Ulysses, concluiu nesta quarta-feira (31) o inquérito do crime ocorrido na localidade Angical dos Domingos, na zona rural de Picos, no dia 14 de outubro.

De acordo com o delegado os dois efetuaram disparos no vereador Titico Barbosa. Segundo ele todas as testemunhas que estavam no local, foram ouvidas e disseram que os dois estavam no local e munidos de arma de fogo dispararam contra o vereador Titico. “A alegação do filho para livrar seu pai da autoria do crime é desqualificada, porque ouvimos as pessoas que estavam no local e todas elas afirmaram categoricamente que os dois dispararam contra o vereador Titico”, afirmou o delegado.

O delegado Luiz Guilherme afirma que o inquérito foi concluído a tempo, uma vez que após a prisão dos acusados, a Polícia Civil tem um prazo de trinta dias para concluir o inquérito e o relatório final para entregar e deixar a disposição da justiça.

De acordo com o delegado, a Polícia Civil disponibilizou policiais de outros distritos para conseguir o maior número de provas possíveis e ouvir o maior de pessoas que estavam no local. “Através dessas provas e testemunhas que estavam no local, conseguimos concluir que houve realmente um homicídio qualificado, um crime hediondo e foi por um motivo fútil, qualificando ainda mais o crime realizado”, frisou Luiz Guilherme.

Sobre a alegação dos acusados de terem assassinado o vereador Titico por legitima defesa, o delegado diz que não procede. Segundo ele, o crime de legitima defesa é imediato, assim que a agressão está ocorrendo e não sair do local e voltar minutos depois para assassinar a outra pessoa. “Se você é agredido e sai do local e volta armado, já cai por terra qualquer legitimidade de defesa”, explica o delegado.

Fonte: Riachaonet

Prefeito Gil Paraibano nomeia equipe de transição

Depois de entendimentos com Kléber Eulálio (PMDB), o atual prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros nomeou a equipe de transição que atuará, paralelamente, com a comissão do prefeito eleito, no repasse das informações sobre a administração municipal. A informação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira, 31.

                     Foto: Jornaldepicos
 
Os técnicos Evilásio da Luz Moura, Antônio Gomes de Araújo, Antônio Evêncio Sobrinho, Francisco de Assis Batista Portela (Sizin), Geovana Pereira de Sousa Luz e Noêmia Moreira Marques formarão a comissão de Gil Paraibano.
 
A equipe do prefeito eleito será composta pelo advogado Tiago Saunders Martins, coordenador da equipe; engenheiro Júlio Rodrigues de Brito Filho (Julinho); professora Oneide Fialho Rocha, advogado Gláuber Jonny e Silva e Maria Bernadete da Silva Lopes.


Com infomormações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Mutirão da Justiça de Picos negociou mais de R$ 4,2 milhões em benefícios

A Subseção Judiciária de Picos divulgou hoje (31) relatório final do mutirão de audiências previdenciárias realizado de 22 a 27 de outubro. No total, o mutirão atingiu 72,81% de acordos homologados e negociou R$ 4.259.838,53 em benefícios previdenciários.



“O mutirão alcançou um excelente percentual de acordos e o valor dos atrasados objeto dos acordos atingiu a significativa cifra de R$ 4.259.838,53, cujas respectivas RPVs já foram todas migradas. O efetivo recebimento pelos segurados ocorrerá antes do final desse ano. Além de solucionar uma grande quantidade de processos e atender com celeridade às necessidades dos jurisdicionados, o mutirão de audiências foi importante para consolidar a cultura do diálogo entre as pessoas e as instituições, fortalecendo a prestação jurisdicional e dando novas perspectivas aos cidadãos, que tiveram os direitos assegurados e podem resgatar sua cidadania econômica”, observou o juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, diretor da Subseção Judiciária de Picos e coordenador do mutirão.
 
De acordo com o relatório, foram pautadas 1.350 audiências e homologados 983 acordos. Houve ainda um total de 271 processos sentenciados pelos juízes, no valor de R$ 496.403,30. O mutirão registrou apenas 2,3% de não comparecimento das partes às audiências.
 
Presente ao último dia do mutirão de audiências previdenciárias da Subseção Judiciária de Picos, a coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, desembargadora federal Neuza Alves, destacou o comprometimento da equipe e a organização do evento: “O mutirão de Picos é fértil em experiências exitosas, que podem e devem ser replicadas em outras Seções e Subseções. Ver uma equipe tão afinada e comprometida e magistrados e procuradores imbuídos da vontade de prestar um bom serviço jurisdicional faz-nos acreditar ainda mais em uma Justiça célere e a serviço da população”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governador se reúne com ministro e solicita liberação do curso de Medicina em Picos

Durante encontro com o ministro da Educação, Aluizio Mercadante, na tarde dessa segunda-feira (29), em Brasília, o governador Wilson Martins reafirmou a solicitação feita pelo Governo do Estado, que visa à expansão dos cursos de Medicina no Piauí, em especial para o campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no município de Picos.


Na oportunidade, Martins apresentou toda a documentação necessária para a liberação da graduação, reforçando as ações do Governo do Estado em prol do fortalecimento dos polos universitários, bem como da expansão da qualidade de vida da população. "Temos um polo (Campus de Picos) todo equipado, com laboratórios modernos e toda a estrutura necessária para abrigar um curso de Medicina, o que vai implicar em um maior desenvolvimento daquela região", defende o governador.

Mercadante sinalizou positivamente quanto ao pedido do governador, comprometendo-se a analisar toda a documentação entregue, além de enviar técnicos do Ministério da Educação para elaborar um relatório sobre as condições estruturais do campus. "A região Nordeste é uma das que tem a menor quantidade de médicos por habitante, fazendo-se necessária a expansão dos cursos de Medicina nos estados que compõem esta região", ressalta o ministro da Educação.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber Eulálio participa de reunião com equipes de transição

Equipes de transição do atual prefeito de Picos Gil Paraibano (PMDB) e do prefeito eleito Kléber Eulálio (PMDB) estiveram reunidos para discutirem as finanças do município. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal.

Além do advogado Tiago Saunders Martins, participam da comissão de transição nomeada pelo prefeito eleito, o engenheiro Júlio Rodrigues de Brito Filho, professora Oneide Fialho Rocha, advogado Gláuber Jonny e Silva e Maria Bernadete da Silva Lopes.

                     Foto: Jornaldepicos

De acordo com membros da equipe de transição, serão elaborados relatórios específicos para cada órgão da administração municipal. 

"Para cada secretaria visitada pela comissão será elaborado um relatório específico com todos os projetos que estão em execução, para que assim possamos detectar a realidade da prefeitura e o prefeito possa então ter conhecimento de toda a estrutura, repassando para o futuro secretário o que deverá ter continuidade e o que deverá ser reformulado", disse o coordenador da comissão Tiago Martins. 

Durante o encontro, Kléber Eulálio, que esteve acompanhado do seu vice Padre Walmir de Lima (PT), ressaltou a importância deste processo transitório.
 
“Conversei com os técnicos, recebi um demonstrativo do FPM, da receita própria do município e, deverei retornar agora para tratar sobre as despesas. Vou conversar com o pessoal da Administração e da Controladoria para ter uma ideia a respeito das despesas da prefeitura. com folha de pagamento, contas de água, luz, combustível, previdência. Enfim, fazer um diagnóstico do que entra e do que sai e assim ter uma noção do quanto podemos investir”, explicou o prefeito eleito.


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores