Cidadeverde.com

Crianças brincam com tubos de ensaio com sangue jogados em terreno

Equipes da Vigilância Sanitária de Picos recolheram mais de 300 tubos de ensaio com sangue humano jogados em um terreno baldio, em Picos, como se fosse lixo doméstico. O material foi recolhido nesta quinta-feira (19), após populares denunciarem que crianças estavam reutilizando o recipiente como apito.

De acordo com Rita de Cássia dos Santos Silva, coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, nos tubos de coleta de sangue continham o nome do paciente e a data de nascimento, informações que auxiliarão a identificar o laboratório de análises clínicas responsável por despejar o material em local inapropriado.

                           Fotos: Folhaatual

"Já recolhemos o material e com as informações nos recipientes estamos tentando descobrir o laboratório que, com certeza, será punido. É um caso grave pois as crianças jogavam o sangue fora, lavavam os tubos de ensaio e levavam até a boca para brincar como se fosse um apito, correndo o risco de contaminação, inclusive hepatite", conta a coordenadora. 


Rita de Cássia orienta que as crianças que tiveram contato com o material devem ser encaminhadas a um posto de saúde do município para serem avaliadas. "O material deve ser de alguma clínica privada e temos material suficiente para punir responsáveis", finaliza a coordenadora. 


Graciane Sousa (Especial para  Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Simpósio Jurídico de Picos inicia nesta quarta-feira (18)

Começa nesta quarta-feira (18) o IV Simpósio Jurídico de Picos, com o tema “Direito Civil Contemporâneo e os Novos Direitos”. O evento é realizado pela Subseção de Picos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Subcomissão de atualização jurídica. A abertura acontece às 18h, no auditório novo da Universidade Federal do Piauí, com palestra magna do advogado e professor da PUC-MG, César Fiúza, com o tema “Adoção por Casais Homoafetivos”.

O Simpósio acontece durante os dias 18,19 e 20 e vai abordar temas como a capacidade civil das pessoas com deficiência, meios alternativos de conflito, direitos do nascituro e a inseminação heteróloga, entre outros.

O Simpósio reunirá grandes nomes da área jurídica como Fábio Menna, mestre em Processo Civil pela PUC/SP; Florisbal Del’Olmo, doutor em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de diversas obras; e Murilo Sechieri Costa Neves é Mestre em Direito pela PUCSP, Ex-procurador do Estado de São Paulo, professor de Direito Civil e Processo Civil no Complexo Jurídico Damásio de Jesus e advogado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Profissionais de enfermagem da região sul do Piauí participam de encontro

Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da região Sul do Estado poderão participar do Encontro Regional de Enfermagem (Encrepi), que neste mês,  acontece no município de Picos, a 306 km de Teresina.

O evento, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), acontecerá na próxima sexta-feira (20), das 8h às 17h, no auditório da Câmara Municipal da cidade. O objetivo é discutir temas de interesse da categoria e promover atualização dos profissionais que trabalham nos municípios da região.

 
“Vamos discutir a segurança mental dos profissionais e os riscos ocupacionais a que eles estão expostos. O profissional precisa compreender e cobrar do empregador os seus direitos”, explica Antônia Lucimary de Sousa Leal, que vai apresentar a palestra “Segurança do trabalhador de Enfermagem: observando o Código de Ética evitando processos”. Além da especialista, Lorena Rodrigues Santos Carvalho vai apresentar a palestra “Curso de Administração de Medicamentos, Aspectos Éticos e Legais”.

A presidente do Coren-PI, Silvana Santiago, lembra que os profissionais poderão trocar experiências e tirar dúvidas durante as aulas expositivas, conferências e mesas redondas. “Buscamos proporcionar uma programação repleta de temas atuais e que estão em conformidade com as normatizações do Conselho Federal de Enfermagem”, afirma.

Além das palestras, vai acontecer também a Reunião com os Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs), das 17h às 18h. Os interessados em participar do Encrepi poderão efetuar as inscrições através do site (www.coren-pi.com.br).


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Audiência discute ações de enfrentamento à seca no semiarido

Audiência pública na Câmara Municipal de Picos, nesta sexta-feira (13), discutiu os problemas decorrentes da estiagem e as dificuldades enfrentadas pelas famílias agricultoras. Foram discutidas ações emergenciais que serão implementadas para amenizar os efeitos da seca.

                            Fotos: Riachanet
 

O evento contou com a participação de representantes da Articulação no Semi-Árido Piauiense (ASA-PI), o diretor da Defesa Civil no Piauí, Jerry Herbert, movimentos sociais, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, vereadores e prefeitos dos municípios vizinhos, representantes da Caritas Piauiense, Ministério Público e da Procuradoria.

O procurador regional do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Cledson Lages, destaca a importância da audiência, como uma ferramenta para diagnosticar as áreas mais atingidas.

Procurador regional do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Cledson Lages

“Estamos colhendo informações para que possamos subsidiar e cobrar dos gestores das esferas estadual, federal e municipal, ações que minimizem esse grande mal que aflige a população piauiense, especialmente as pessoas que vivem no semiárido”, conta.

Para Jerry Herbert, a Defesa Civil tem como papel minimizar as consequências da estiagem e atua com projetos como perfuração e equipamentos de poços e operação Carro-Pipa, neste sentido.

Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil do Piauí

O prefeito de Campo Grande do Piauí, Francisco José Bezerra (PP), lamenta a ausência de outros gestores da região e avalia positivamente o evento."É lamentável, mas sabemos que as ausências são em virtude de questões politicas. Com a audiência começamos a perceber que todos os segmentos da sociedade começar a sair dos gabinetes para discutir a problemática da estiagem”, diz.

Prefeito de Campo Grande do Piauí

O gestor disse ainda que a estiagem é o principal problema enfrentado na cidade de Campo Grande e denuncia que, por questões politicas, o município não vem sendo beneficiado com programas dos governos estadual e federal para enfrentamento da seca.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Mulher é investigada acusada de aplicar golpes usando nome de abrigo

Uma mulher está sendo acusada de praticar golpes contra idosos usando o nome de um abrigo em Picos. Identificada apenas como "Nádia", ela procura meios de comunicação se apresenta como assistente social em busca de dinheiro para financiar o tratamento de uma das idosas que estariam supostamente com câncer, mantidas pelo abrigo de Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho.

Foto: Riachãonet

A mulher cita inclusive o nome de um médico conhecido na região, que seria o responsável pelo acompanhamento da idosa. Recentemente a mulher procurou uma rádio local, em busca de ajuda, os funcionários desconfiados, questionaram a mulher, que deixou o local prometendo voltar depois.

A mulher é branca aparenta 30 anos de idade, cabelos escuros e se apresenta sempre bem vestida. Procurado pela rádio o abrigo nega qualquer relação com a mulher. 

Polícia

O delegado regional de Picos Gilberto Franklin, informou ao Cidadeverde.com, que  um inquérito foi aberto para investigar as denúncias sobre a estelionatária. Segundo ele, a Polícia só emitirá um parecer com a conclusão das investigações.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Homem é atingido no olho ao tentar impedir morte de irmão

O homem identificado como Ronaldo Luís da Silva morreu após ser atingido com três facadas em um bar no município de Picos. O crime aconteceu na noite deste domingo (08), no povoado Chapada do Mocambo após uma discussão banal. O acusado foi identificado como Joaquim do Leite e ainda continua foragido. 

De acordo com populares, o irmão da vítima, Reinaldo Luís de Jesus Silva, foi atingido no olho esquerdo após tentar intervir para impedir o crime. As causas da discussão ainda são desconhecidas.

“Ainda não sabemos o motivo, mas nos informaram que eles estavam em uma festa e pode ter havido consumo de bebida alcoólica, o que pode ter gerado a briga e posteriormente este fato lamentável”, destacam PMs.

Reinaldo Luís foi levado para o Hospital Regional Justino Luz e a polícia realiza diligências para tentar capturar o acusado.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Prefeito de Picos emite nota oficial de pesar pela morte de ex-prefeito

O prefeito do município de Picos, Kleber Eulálio, emitiu nota oficial de pesar pela morte do ex-prefeito de Monsenhor Hipólito, Virgílio de Sá Bezerra. Na nota, o p´refeito afirma que o ex-gestor é uma grande perda para a política local.


Veja a nota na íntegra:

Irmanado com o sentimento da família enlutada e de todo o povo hipolitano, o prefeito de Picos, Kleber Dantas Eulálio, vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Monsenhor Hipólito, Virgílio de Sá Bezerra, ocorrido ontem, quinta-feira, em Teresina.

Homem íntegro, de caráter ilibado, Virgílio Bezerra deixa uma lacuna não só na política da região de Picos, como também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de sua convivência. Rogamos a Deus o conforto necessário aos seus familiares enlutados, em especial aos filhos: José Virgílio, Hercílio, Nilton Bezerra, Edson, Zenon e Francisco.
 
Palácio Coelho Rodrigues, Picos (PI), 06 de Setembro de 2013.
 
Kleber Dantas Eulálio
Prefeito Municipal

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

DPE-PI encerra inscrições para Núcleo de faculdade em Picos

O período de inscrições para os defensores públicos interessados em atuar junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade R. Sá, no município de Picos, será encerrado nesta sexta-feira (6).

Foram oferecidas duas vagas a serem preenchidas pelos defensores públicos com atuação na Comarca de Picos, conforme convênio firmado entre a Faculdade R. Sá e a Defensoria Pública, no último dia 23 de agosto.

As inscrições poderão ser efetuadas, até as 13h30 desta sexta-feira (6), por meio de requerimento entregue no setor de protocolo do Núcleo Central da Defensoria Pública e dirigido à defensora pública geral e presidente do Conselho Superior, Norma Lavenère.

Os nomes dos candidatos inscritos serão submetidos a sorteio, a ser realizado no dia 11 de setembro, às 11h, no Gabinete da defensora pública geral, em ato público e sob a supervisão da Corregedoria Geral da Defensoria Pública.

Os defensores públicos selecionados atuarão no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade R. Sá em carga horária de quatro horas semanais e sem prejuízo de suas atividades junto à DPE-PI. Eles oferecerão aos estagiários, selecionados pela Faculdade, orientações jurídicas compreendendo o atendimento à população carente, elaboração de peças processuais e celebração de acordos extrajudiciais nas áreas Cível e Criminal, contribuindo para a sua formação acadêmica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura divulga resultado preliminar de teste seletivo

A prefeitura de Picos divulgou o resultado preliminar do processo seletivo para a contratação de 180 professores temporários e substitutos para preenchimento de vagas na Educação infantil e Ensino Fundamental (1º a 5º ano).


O teste seletivo terá duração de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período. A remuneração é de R$ 783,50,  por carga horária de 20 horas semanais.




Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Picos recebe Caminhão Caçamba do PAC

O prefeito de Picos, Kleber Dantas Eulálio (PMDB), recebeu na última semana mais um veículo doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), sendo um Caminhão  Caçamba.


Para o prefeito Kleber, o veículo será importante para cidade, uma vez que o município vem realizando melhorias em estradas. “Precisamos de veículos desse porte na cidade para ajudar consertar as estradas que estão danificadas, como também outros serviços realizados diariamente pela prefeitura”, conta.

O gestor informou que o Caminhão Caçamba chegou para ampliar a frota de veículos do município, facilitando assim o trabalho da Prefeitura. “Quanto mais veículos melhor e espero receber mais, mas o veículo veio na hora certa, estávamos precisando de mais uma caçamba para fazer nossos serviços”, conta o prefeito.

Centenas de Municípios da região de Picos vêm sendo contemplados com veículos para ajudar no desenvolvimento da cidade, principalmente na construção de estradas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores