Cidadeverde.com

Justiça Federal realiza mutirão de conciliação a partir do dia 22 em Picos

A Subseção Judiciária de Picos realiza, de 22 a 27 de outubro, mutirão de audiências previdenciárias. Estão pautadas 1.350 audiências, que ocorrerão com a participação de seis juízes federais. A pauta das audiências está disponível na seção Destaques do site da Justiça Federal no Piauí.

Coordenado pelo diretor da Subseção Judiciária de Picos, juiz federal Nazareno César Moreira Rêis, o mutirão realizará 225 audiências por dia, de segunda a sábado, em seis salas distintas.

As audiências pautadas para o mutirão abrangem pedidos de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e benefício assistencial.

O mutirão de audiências previdenciárias será realizado na sede da Subseção Judiciária de Picos, localizada à Rua Santo Antonio, n. 74, Centro, Picos/PI.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pai e filho falam com exclusividade à TV Cidade Verde sobre morte do vereador Titico

Pai e filho, acusados da morte do vereador Francisco de Assis Pio (PP), mais conhecido como Titico Barbosa, revelaram com exclusividade para o Jornal do Piauí desta quinta-feira(18), todos os detalhes da briga que terminou em tragédia em Picos. Assista o vídeo:



Josimar Holanda Nunes, o filho, e José Neto, o pai, não permitiram que fossem filmados, mas revelaram todos os fatos que envolvem o assassinato do vereador, morto com três tiros na cabeça. Josimar conta que estava sozinho, por volta das 17h30, em um bar na comunidade de Angical, onde o vereador e os amigos comemoravam à reeleição de Titico. Josimar acusa a esposa do vereador de ter provocado uma briga, mesmo ele estando a mais de 10 metros de distância da mesa.

"Quando sentei, a mulher dele começou a me chamar de covarde e não parava. Um dos "capangas" dele se levantou e foi me chamar. As mulheres que estavam na mesa continuaram me chamando de covarde e jogando cerveja em mim. Na terceira vez que ela jogou, ela chamou os homens que já chegaram me agredindo. Eu estava sentado, senti várias garrafadas e pauladas na cabeça, quando corri para minha casa", contou Josimar.


O acusado acrescentou que ao chegar em casa se armou com uma espingarda caseira "bate-bucha" e um revólver, para poder voltar ao bar e pegar sua moto que tinha ficado no local. "Foi aí que meu pai me acompanhou, pois ele estava com medo do que podia acontecer", afirmou Josimar.

José Neto, pai se Josimar reforça as informações do filho e acrescenta que ao retornarem ao bar, os homens que estavam agredindo Josimar, tentaram recomeçar a briga.  "Quando chegamos lá eles partiram pra cima dele gritando: "vamos pegar ele". Foi aí que eu me afastei e ouvi os disparos que ele fez para que eles se afastassem. Era gente perigosa, iam linchar ele, por isso ele atirou, para se proteger. Tirei ele de lá com medo da família pegar ele e matar meu filho, que já estava ferido pelas garrafadas que levou", contou o pai de Josimar.

Os acusados reafirmaram várias vezes que não "fugiram" do local e que até hoje não estão fugindo. Josimar afirmou que se entregará à Justiça na próxima segunda-feira (18) e responderá tudo o que for necessário para a investigação do crime.

Defesa

O advogado dos acusados, Nazareno Thé, reforça a versão do pai e do filho, mas afirma que não há uma tese construída para a defesa. Nazareno confirma que os dois irão se apresentar a um juiz, sem a participação da Polícia.

"Se o juiz assim entender, vamos apresentar ele à Justiça, que é o lugar mais confortável para eles serem ouvidos. Não levaremos eles à Polícia. Ele quer contar tudo o que aconteceu e reforçar que apenas se preservou. Se ele não tivesse saído, era provável que ele tivesse um ferimento mais grave. O pai apenas deu guarida para o filho e ele mesmo decidiu que ele deve se apresentar", enfatizou o advogado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitos eleitos participam de evento sobre gestão competente

Prefeitos eleitos do interior do Piauí participarão de encontro para discutirem estratégias a serem implementadas durante o mandato. Nesta quinta-feira (18), mais de 50 prefeitos deverão participar do evento que acontecerá na Associação Comercial de Picos, a partir das 8h. 

Em todo o Estado, os  municípios de Campo Maior, Piripiri, Bom Jesus, Floriano, Água Branca, Floriano, Valença e São Raimundo Nonato também sediarão o evento que tem como objetivo levar o conhecimento necessário para que os prefeitos eleitos sejam orientados sobre o planejamento da sua gestão. A participação do gestor e de sua equipe no evento é gratuita.

A programação contará com as seguintes palestras: Planejamento Governamental; Gestão Municipal Competente; Transição de Mandato, Comunicação como Facilitadora da Gestão Pública, Controle Externo, Empreendedorismo Municipal.

Profissionais  do JLJ Auditores, do Tribunal de Contas do Estado, Sebrae, Controladoria Geral do Estado e outros participaram como palestrantes do evento. 

De acordo com o diretor presidente da JLJ, Joaquim Bezerra Filho, a preocupação e orientação antes da posse é muito pertinente. “Nunca antes houve uma preocupação em preparar o prefeito eleito para o que é essencial em um mandato, para que os resultados políticos e administrativos apareçam com eficiência e eficácia”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mototaxista é baleado por passageiro durante tentativa de latrocínio em Picos

Um mototaxista foi alvejado com três tiros por um passageiro no fim da tarde desta terça-feira (16) em Picos, a 306 km de Teresina. De acordo com o delegado Luís Guilherme a suspeita da Polícia é de que tenha sido uma tentativa de latrocínio, roubo seguido de morte.


"Não é possível afirmar mas estamos apurando se houve realmente um roubo. Os agentes estão realizando as investigações para descobrir o que realmente aconteceu. Nesse momento e o motoqueiro se encontra no hospital ainda com vida", informou o delegado.

Segundo os moradores, o mototaxista pegou o passageiro na rodoviária de Picos com destino a comidade de Lagoa Grande, na zona Rural de Picos. Após a descida o passageiro teria atirado no motoqueiro que ainda conseguiu chegar até o bairro Pantanal, onde foi socorrido pelos moradores e levado para o Hospital Regional Justino Luz.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito de Picos decreta luto de três dias pela morte do vereador

O Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, decretou três dias de luto no município devido a morte do vereador Francisco de Assis Pio (PP), mais conhecido como Titico Barbosa, assassinado no último domingo (14). O crime consternou toda a população da região e a polícia realiza diligências para capturar os acusados. 


“A politica perdeu um grande homem, nós lamentamos a morte tão prematura e brutal do vereador Titico. Ele fez muito pela sua região, deixou seu nome em cada canto no Tabuleiro dos Pios. Nesse momento tão difícil queremos nos solidarizar com toda sua família,” disse o prefeito Gil Paraibano. 

Titico Barbosa era vereador há dois mandatos e foi reeleito no último dia 07 para o terceiro mandato. 


Matérias relacionadas



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber, eleito em Picos, diz que PMDB precisa rever posição para não se tornar

O prefeito eleito em Picos, deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB), afirmou hoje (16) que o PMDB está em uma "situação difícil" e precisa rever suas atitudes diante do quadro que se formou após esta eleição. 

                           Yala Sena/Cidadeverde.com


A sigla perdeu prefeitos e a bancada de vereadores na capital se resume a um vereador eleito que não segue as orientações do partido, o vereador Luiz Lobão. 

"É necessário que o PMDB faça uma avaliação da nossa eleição. Tivemos uma redução de 36 para 25 prefeitos. Na capital temos um vereador que não segue as orientações do partido. O PMDB passa por um  momento difícil e é necessário tomar uma providência porque se continuar desse jeito logo logo  o PMDB vai se tornar mais um dos partidos pequenos do Piauí e não mais o grande partido que sempre foi", declarou em entrevista ao Notícia da Manhã.



Prefeitura de Picos

Kléber avaliou a campanha em Picos como difícil, principalmente porque estava disputando pela oposição. "Mas a população entendeu as nossas propostas", disse.



O prefeito comentou também que faz o "caminho de volta", já que deixa de ser deputado estadual e já foi secretário de estado.

"Fui muito cobrado pela população que dizia que estava na hora de ir cuidar da cidade. Estou realmente fazendo o caminho de volta. Voltei e tenho interesse de fazer, de realizar e procurar melhorar as condições de vida das pessoas de Picos", afirmou.


Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Vereador Titico é sepultado; Prefeito de Picos decreta luto por três dias

O corpo do vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico Barbosa (PP), 41 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (15) na localidade Tabuleiro de Pios, 15 quilômetros distante da zona urbana de Picos. O parlamentar foi assassinado a tiros na noite do último domingo após discussão em um bar da zona rural. 

Foto: AgoraEd

Titico Barbosa foi velado na casa de sua família em Picos, loco após ser liberado do exame cadavérico. Na madrugada, seu corpo foi levado para velório na Câmara Municipal, onde ficou até 5h da manhã.

Ao longo desta segunda-feira, Titico foi velado no povoado Tabuleiro de Pios, onde formou a base política que o elegeu por três vezes - a última delas no último dia 7 de outubro. Autoridades da região foram até lá para a última homenagem ao parlamentar. 

Agoraed
Movimentação no local do velório do vereador, na zona rural de Picos

O prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PSB), decretou luto oficial de três dias em Picos. 

No fim da tarde de domingo, após discussão em um bar, dois homens armados atiraram contra o grupo de Titico, que comemorava a vitória nas eleições. Além da morte do parlamentar, a dupla deixou duas pessoas feridas. Apesar de já identificados, os suspeitos ainda estão foragidos. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Câmara de Picos emite nota de pesar sobre assassinato de vereador

A Câmara Municipal de Picos emitiu nota de pesar sobre a morte do vereador eleito Francisco de Assis Pio da Silva (PP) executado com três tiros na cabeça no povoado Angical dos Domingos, em Picos,  neste domingo (14).


O presidente da Câmara,  Iata Rodrigues (PSB), destacou o trabalho desenvolvido por Titico Barbosa, como era conhecido o vereador, lamentou o episódio e se solidarizou com a família.


Confira a nota na íntegra

A Câmara Municipal de Picos, através do Presidente da Mesa Diretora, Iata Rodrigues (PSB), vem por meio desta, lamentar a morte violenta e prematura do vereador Titico Barbosa (PP) ocorrida na noite desse domingo (14). Titico Barbosa era vereador há dois mandatos e foi reeleito no último dia 07 para o terceiro. Iata destacou que Titico sempre foi um parlamentar atuante que sempre trabalhou para o bem da população picoense. “É lamentável que ele tenha tido a vida tirada de forma tão brutal e prematura. Nós vereadores e todos que fazem a Câmara Municipal de Picos estão consternados com o que aconteceu e prestamos solidariedade à família que sofre nesse momento tão difícil”.


Matérias relacionadas



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

"Contribuirei como deputada na gestão do prefeito eleito", diz Belê Medeiros

Mesmo com a derrota nas urnas com uma diferença de 4.363 votos, Belê Medeiros (PSB) afirmou que continuará em defesa de melhorias para o município de Picos. A deputada estadual defendeu melhorias na saúde e afirmou que contribuirá como deputada estadual para a gestão do prefeito eleito Kleber Eulálio (PMDB). 

A deputada agradeceu aos eleitores que confiaram em sua campanha e ao novo prefeito eleito desejou que honre com a confiança do povo e realize uma boa administração, ressaltando ainda a gestão do então prefeito do município Gil Paraibano, que apoiava a candidata na disputa a prefeitura. 


“Agradeço a Deus pela oportunidade e faço votos que o deputado seja um grande prefeito e possa conduzir o município com carinho e zelo. Ele é vencedor, prefeito eleito, merece respeito e terá de tudo para fazer uma boa administração pois receberá uma prefeitura enxuta”, disse Belê Medeiros.

Sobre sua atuação como parlamentar, a deputada afirmou que toda a região de Picos estará bem representada na Assembleia Legislativa. “Podem ter certeza de que serei o braço forte do povo de Picos como deputada e se puder colaborar com o prefeito de Picos, irei colaborar sim”, assegurou.

Entre os projetos a serem implantados, Belê Medeiros defende a construção de um Centro de Oncologia e uma conclusão das obras da Policlínica. “Precisamos ver a Policlínica funcionando, pois irá melhorar substancialmente o serviço de saúde no município.Durante campanha recebi a visita de toda a diretoria do Hospital de Traumas, da Alemanha, que veio conferir de perto as instalações da Policlínica", complementou a deputada.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com
Com informações Portalopovo

Caminhoneiro é preso jogando fogos de artifício sobre outros veículos

Um caminhoneiro identificado R.F.M., 26 anos, capixaba, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Picos (a 303 quilômetros de Teresina), após ser flagrado com fogos de artifício dentro do veículo, i VW/24250 de placa de São Mateus-ES, e ter sido denunciado por arremessar os fogos em outros veículos.


Ele foi detido no km 313, da BR-316, já na zona urbana de Picos, após uma vistoria onde foram encontradas as embalagens contendo bombas de solo que estariam sendo jogada sobre os veículos que circulavam em sentido contrário do caminhão. 


O fato ocorreu na noite de ontem(10) e ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Picos para responsabilização por delito, previsto na Lei Contravenções Penais,  que penaliza quem deflagra fogos de artifício em via pública sem autorização da autoridade competente. 

Ninguém saiu ferido. O motorista não justificou sua atitude.


Da Editoria de Cidades 
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores