Cidadeverde.com

Secretária de Saúde comenta aumento de casos de Aids na região

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde demonstrou um número crescente de casos de Aids na região de Picos. A cidade ocupa a quarta posição no ranking de pessoas infectadas pelo vírus, um registro de 10 pessoas neste ano. Segundo a secretária de Saúde de Picos, Ana Eulálio, os números não respondem somente à cidade, mas engloba também outros 60 municípios.

De acordo com a gestora, os fatores determinantes para este aumento no número de casos detectados na cidade se referem à maior capacidade de diagnósticos. “O aumento na capacidade de diagnosticar e identificar os casos, é um fator decisivo o que não significa necessariamente que houve um aumento real nos números de casos, mas sim a maior capacidade de diagnósticos. O que se tinha anteriormente era uma subnotificação”, apontou Ana Eulálio.

                             Fotos: Riachaonet

Outra causa apontada para a crescente propagação do vírus, é que a Aids não configura-se apenas como patologia a um grupo restrito. A disseminação do vírus é rápida e independe de faixa etária, o que colabora para este aumento. Na cidade de Picos e macrorregião, estatísticas têm demonstrado que a Aids está presente com maior incidência em dois públicos, os jovens e pessoas com idades mais avançadas.

"As pessoas tem prolongado a vida sexual, e em se tratando de pessoas mais idosas há uma resistência no uso do preservativo, assim como para o público jovem", reitera a gestora.

A secretária ainda destacou que estes números têm reflexos sobre a saúde pública de Picos. “O aspecto positivo, é no sentido de alertar os gestores e autoridades a manterem um posicionamento mais firme e comprometido com o processo de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. O aspecto negativo é que temos uma incidência de casos alarmantes e preocupantes, é necessário que se haja ações incisivas para reverter estes números” disse Ana Eulálio.


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade de Picos que atende mais 60 municípios da região, tem realizado cerca de 2 mil exames sobre doenças sexualmente transmissíveis. As amostras colhidas passam por um teste rápido e são analisadas pelo CTA.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Agespisa instala novas bombas no sistema de Picos

O sistema de abastecimento de água de Picos, município localizado a 308 quilômetros de Teresina, vai receber dez novas bombas. A instalação dos equipamentos começa nesta sexta-feira (11) e vai melhorar o fornecimento de água para os moradores e reduzir em até 30% o consumo de energia.

A medida faz parte de um projeto desenvolvido pela Agespisa e Eletrobras, através do qual estão sendo instalados equipamentos mais modernos, mais econômicos e com alto rendimento em vários sistemas de abastecimento. Ao todo, serão aplicados R$ 2,1 milhões, recursos da Eletrobras.

Somente em Picos, está sendo investido R$ 1,5 milhão. A previsão é de que a instalação das novas bombas seja concluída até o fim deste mês.

Como parte desse projeto, em julho deste ano, a Agespisa e a Eletrobras instalaram novas bombas no Centro de Reservação da zona Leste de Teresina. “Com a substituição desses equipamentos, conseguimos reduzir o consumo de energia em 40% e foi possível ampliar o fornecimento de água para os bairros da região”, ressalta o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Agespisa, engenheiro Antonio Rocha.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Caravana Piauí da Gente realiza programação em Picos

Picos será a próxima cidade a receber as atrações da Caravana Piauí da Gente, que vem levando à população atividades de prestação de serviços e intervenções artísticas. As ações acontecem na próxima sexta-feira (11). Além das ações desenvolvidas pela caravana, o município sediará o Encontro de Blogueiros e Radialistas, que está sendo realizado durante às sextas-feiras do mês de outubro, proporcionando um debate sobre as mudanças pelas quais vem passando a comunicação e as formas de exercê-la.


Em seguida é a vez de Oeiras, no sábado (12), e de São Raimundo Nonato, no domingo (13). Ambas receberão as atividades culturais da caravana, que é uma iniciativa do Governo do Estado para comemorar os 191 anos do Piauí, neste mês de outubro.

A identidade cultural de cada município recebe atenção especial durante a realização da Oficina de Pintura da Caravana Piauí da Gente. Crianças, adolescentes e adultos participam do momento de intervenção urbana, deixando fixado em muros da cidade uma diversidade de cores e desenhos.

Programação

Dia 11 (Sexta-feira)

8h - Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí.
9h - Serviços de Cidadania: expedição de carteira de identidade e trabalho.
14h - Oficina de Pintura.
16h - Intervenção artística - Mural Cores e Sabores.
18h - Mostra de Vídeos.
19h - Show com Vagner Ribeiro e Valor de Pi.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

ONG alemã ameaça deixar cidade caso Policlínica não seja aberta

A organização não governamental (ONG) alemã Pró-Brasil ameaça deixar Picos e desistir da abertura da Policlínica, uma instituição de saúde pública que iria oferecer exames e consultas à população, através do SUS, com o objetivo de abranger cerca de 60 municípios. A estrutura está pronta com equipamentos desde 2008, porém não possui autorização do município para funcionar. 


O impasse foi parar no Tribunal de Contas do Estado (TCE), assim como outros problemas da saúde do município. O tribunal resolveu intermediar após denúncias da comunidade feitas durante o Encontro de Controladores Sociais ocorrido na cidade. 

Em relação à Policlínica, a proposta é firmar uma parceria entre a organização, o Estado e o Município para garantir que a população se beneficie dos serviços.


Já foram realizadas três reuniões entre os secretários estadual Ernani Maia e municipal, Ana Maria Neiva, além da deputada Belê Medeiros (PSB), de técnicos dos dois órgãos e representantes da Pro Brasil, com a presença da presidente do TCE, conselheira Waltânia Alvarenga e o conselheiro substituto, Delano Câmara.

"O TCE está mediando soluções para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública a serem ofertados à população”, explica Delano Câmara, ressaltando o papel do Tribunal de órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos.

Na reunião de hoje(09), o secretário Hernani Maia anunciou uma nova licitação para a obra do hospital, com 280 leitos, cujo projeto foi adaptado para atender casos de urgência e emergência, conforme orientação do Ministério Público. "Até o final do mês, o edital será lançado", garante Maia.



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Prefeito passa por nova avaliação médica e adia volta ao cargo

O prefeito de Picos adiou o retorno às atividades normais no Palácio Coelho Rodrigues, por recomendação médica. Em setembro, Kléber Eulálio (PMDB) foi submetido a um cateterismo e em seguida passou por uma angioplastia para desobstruir uma artéria. 

                              Foto: Jornaldepicos

O gestor, que deveria retomar o comando da prefeitura nesta terça-feira (08), voltará a exercer o cargo a partir da próxima semana. Em nota oficial, a assessoria do prefeito explica os motivos para recomendação médica.
 
Confira a nota

O prefeito KLEBER DANTAS EULÁLIO deveria ter retornado ao município de Picos na tarde de ontem, segunda-feira, e reassumir suas funções na manhã de hoje, terça-feira, mas por conta de nova avaliação em seu quadro clínico, o prefeito recebeu a recomendação médica para que seu repouso fosse prolongado por mais uma semana. Assim sendo, fica adiado o seu retorno ao município para o início da próxima semana.

Kleber Eulálio se recupera bem após sofrer um infarto agudo do miocárdio no último dia 20 de setembro. O prefeito chegou a passar por um cateterismo cardíaco com desobstrução da artéria coronária e implante de stents.


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Funcionário de faculdade morre após colidir com ônibus

O jovem Jorlando Sousa Silva morreu após colidir com um ônibus da empresa Guanabara na madrugada desta quarta-feira (09), em Picos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta de 1h, na BR-316 e a vítima teve morte imediata. 

                  Foto: Reprodução/ Facebook

"As causas do acidente ainda estão sendo avaliadas, mas informações preliminares colhidas no local apontam que o jovem poderia estar sob efeito de bebida alcoólica. O motorista do ônibus que fazia linha João Pessoa- Imperatriz não se evadiu do local", conta o PRF Gunar.

Jorlando Sousa, natural do município de Paulistana, era funcionário da Faculdade RSá, que através de seu Facebook, prestou solidariedade à família


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Bandidos invadem casa fazem família refém em Picos

Uma família passou por momentos de terror na noite desta segunda-feira (7) em Picos. A residência do casal Filomeno Richard Portela Neto e Querubina Gonçalves Portela foi invadida por uma dupla de assaltantes armados com um revólver calibre 22 e um 32 por volta das 19h na Avenida Aerolândia no bairro Aerolândia.


Segundo informações do subtenente Rodrigues, os assaltantes entraram na residência, fizeram o casal de refém e a todo momento ameaçavam as vítimas. Os bandidos identificados como Marcus Vinicius de Lima e Alex Raposo subtraíram aparelhos celulares, joias, sendo colar de ouro e alianças e uma quantia em dinheiro, que não foi divulgada.

Filomeno Portela com medo de ser morto pelos assaltantes, após receber várias ameaças, travou uma luta corporal com Marcus Vinicius e conseguiu pegar a arma dele.

“Os dois ficaram lutando no chão e na tentativa de ajudar seu companheiro Alex Raposo que estava agredindo Querubina Gonçalves efetuou dois disparos em direção aos dois, sendo que um deles acertou as costas de Marcus”, conta o subtenente.

O subtenente informou ainda que, mesmo baleado, Marcus Vinicius conseguiu fugir com Alex. No entanto, meia hora depois o assaltante deu entrada no Hospital Regional Justino Luz com ferimentos graves. A polícia foi informada. Os policiais fotografaram e repassaram às características do assaltante a vítima, que o  reconheceu.


O acusado encontra-se no momento no HRJL e irá passar por uma cirurgia para retirada do projétil. O assaltante está sob custódia da polícia e assim que receber alta irá se apresentar ao delegado responsável pelo caso. Alex Raposo continua foragido. A polícia continua em diligência para localizar e capturar o acusado.

Com informações de Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros registram redução das queimadas em Picos

Segundo informações da comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Ana Cléia Diniz Santos, vem sendo verificada uma redução considerável nas queimadas em terrenos baldios dentro da cidade de Picos. A informação surpreende devido a estiagem prolongada e o forte calor desse ano, mas a Capitã atribui o resultado as palestras e cursos realizados pelos bombeiros nos últimos anos.


Os bombeiros têm sido chamados para conter queimadas principalmente em plantações de municípios da região, como Monsenhor Hipólito e até Oeiras. “São cidades em que nós ainda não tivemos um trabalho de palestras, de cursos, já estamos entrando em contato com as autoridades, para fazermos trabalhos como fizemos em Bocaina, Geminiano, Santana do Piauí”, declarou a Capitã.

Os incêndios em cidades vizinhas acontecem, principalmente, devido as queimadas realizadas pelos agricultores em suas plantações, antiga forma de preparar o solo para a lavoura do ano seguinte. O problema é que eles acabam perdendo o controle das chamas, tornando necessária a ação dos bombeiros.

Com informações de Folha Atual
cidades@cidadeverde.com

UFPI de Picos ofertará vagas para Medicina a partir de 2015, anuncia deputado

Após os trâmites necessários para a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí, em Picos, o deputado Assis Carvalho do PT, garante que o município vai formar médicos.


A aprovação pelo Ministério da Educação dependia apenas de uma vistoria dos técnicos para verificação da estrutura. O problema gerou discussão na universidade em Picos e poderá ser resolvido com a construção do Centro de Referência Médica. 

Em setembro Assis Carvalho garantiu que o Ministério da Saúde liberou o valor de R$ 34,6 milhões para a construção. "Os recursos estão disponíveis na Caixa e podem ser utilizados pelo Governo Estadual para a obra", afirmou o deputado.

Nesta quarta-feira (02), o parlamentar anunciou que o Ministério da Educação, aprovou a criação do curso de medicina no campus de Picos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão 60 vagas ofertadas a partir de 2015.

Segundo o parlamentar, essa conquista atende ao Pacto Nacional pela Saúde lançado, em julho, pelo Governo Federal. A expansão das vagas para a formação de médicos faz parte do plano para aumentar o número desses profissionais no país.

“Essa é uma grande conquista não só para o Piauí, mas também para todo o Brasil. Com a maior formação de médicos, poderemos suprir a carência de profissionais de saúde no nosso país”, ressaltou.

Para assegurar o projeto, o deputado garantiu – por meio de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias – a expansão de 240 vagas na UFPI. Dessas, 60 já foram destinadas ao curso de medicina em Picos, 80 à Parnaíba e 40 à Teresina. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Detento sofre infarto dentro de presídio e morre

O detento Raimundo Reginaldo da Silva, aproximadamente 40 anos, morreu após sofrer um infarto dentro da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos. De acordo com informações do presídio, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz  e veio a falecer nesta terça-feira (01). 

Mesmo, aparentemente, vindo a óbito por causas naturais, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), em Teresina, para ser periciado. 


"Ele passou mal por volta das 13h de segunda-feira (30). Foi levado ao hospital e morreu na madrugada de ontem. A causa da morte foi um problema no coração, mas o corpo foi trazido para Teresina para diagnosticar as causas exatas e não haver dúvidas, contam funcionários do penitenciária.

Natural de Quixadá, no Ceará, Reginaldo da Silva residia na cidade de Santo Antonio de Lisboa quando foi preso e recambiado para o presídio de Picos. O detento era preso provisório e estava recluso há mais de um ano acusado de agressões físicas e ameaças contra a ex-companheira. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Muraldavila

Posts anteriores