Mototaxista é baleado por passageiro durante tentativa de latrocínio em Picos

Um mototaxista foi alvejado com três tiros por um passageiro no fim da tarde desta terça-feira (16) em Picos, a 306 km de Teresina. De acordo com o delegado Luís Guilherme a suspeita da Polícia é de que tenha sido uma tentativa de latrocínio, roubo seguido de morte.


"Não é possível afirmar mas estamos apurando se houve realmente um roubo. Os agentes estão realizando as investigações para descobrir o que realmente aconteceu. Nesse momento e o motoqueiro se encontra no hospital ainda com vida", informou o delegado.

Segundo os moradores, o mototaxista pegou o passageiro na rodoviária de Picos com destino a comidade de Lagoa Grande, na zona Rural de Picos. Após a descida o passageiro teria atirado no motoqueiro que ainda conseguiu chegar até o bairro Pantanal, onde foi socorrido pelos moradores e levado para o Hospital Regional Justino Luz.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito de Picos decreta luto de três dias pela morte do vereador

O Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, decretou três dias de luto no município devido a morte do vereador Francisco de Assis Pio (PP), mais conhecido como Titico Barbosa, assassinado no último domingo (14). O crime consternou toda a população da região e a polícia realiza diligências para capturar os acusados. 


“A politica perdeu um grande homem, nós lamentamos a morte tão prematura e brutal do vereador Titico. Ele fez muito pela sua região, deixou seu nome em cada canto no Tabuleiro dos Pios. Nesse momento tão difícil queremos nos solidarizar com toda sua família,” disse o prefeito Gil Paraibano. 

Titico Barbosa era vereador há dois mandatos e foi reeleito no último dia 07 para o terceiro mandato. 


Matérias relacionadas



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber, eleito em Picos, diz que PMDB precisa rever posição para não se tornar

O prefeito eleito em Picos, deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB), afirmou hoje (16) que o PMDB está em uma "situação difícil" e precisa rever suas atitudes diante do quadro que se formou após esta eleição. 

                           Yala Sena/Cidadeverde.com


A sigla perdeu prefeitos e a bancada de vereadores na capital se resume a um vereador eleito que não segue as orientações do partido, o vereador Luiz Lobão. 

"É necessário que o PMDB faça uma avaliação da nossa eleição. Tivemos uma redução de 36 para 25 prefeitos. Na capital temos um vereador que não segue as orientações do partido. O PMDB passa por um  momento difícil e é necessário tomar uma providência porque se continuar desse jeito logo logo  o PMDB vai se tornar mais um dos partidos pequenos do Piauí e não mais o grande partido que sempre foi", declarou em entrevista ao Notícia da Manhã.



Prefeitura de Picos

Kléber avaliou a campanha em Picos como difícil, principalmente porque estava disputando pela oposição. "Mas a população entendeu as nossas propostas", disse.



O prefeito comentou também que faz o "caminho de volta", já que deixa de ser deputado estadual e já foi secretário de estado.

"Fui muito cobrado pela população que dizia que estava na hora de ir cuidar da cidade. Estou realmente fazendo o caminho de volta. Voltei e tenho interesse de fazer, de realizar e procurar melhorar as condições de vida das pessoas de Picos", afirmou.


Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Vereador Titico é sepultado; Prefeito de Picos decreta luto por três dias

O corpo do vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico Barbosa (PP), 41 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (15) na localidade Tabuleiro de Pios, 15 quilômetros distante da zona urbana de Picos. O parlamentar foi assassinado a tiros na noite do último domingo após discussão em um bar da zona rural. 

Foto: AgoraEd

Titico Barbosa foi velado na casa de sua família em Picos, loco após ser liberado do exame cadavérico. Na madrugada, seu corpo foi levado para velório na Câmara Municipal, onde ficou até 5h da manhã.

Ao longo desta segunda-feira, Titico foi velado no povoado Tabuleiro de Pios, onde formou a base política que o elegeu por três vezes - a última delas no último dia 7 de outubro. Autoridades da região foram até lá para a última homenagem ao parlamentar. 

Agoraed
Movimentação no local do velório do vereador, na zona rural de Picos

O prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PSB), decretou luto oficial de três dias em Picos. 

No fim da tarde de domingo, após discussão em um bar, dois homens armados atiraram contra o grupo de Titico, que comemorava a vitória nas eleições. Além da morte do parlamentar, a dupla deixou duas pessoas feridas. Apesar de já identificados, os suspeitos ainda estão foragidos. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Câmara de Picos emite nota de pesar sobre assassinato de vereador

A Câmara Municipal de Picos emitiu nota de pesar sobre a morte do vereador eleito Francisco de Assis Pio da Silva (PP) executado com três tiros na cabeça no povoado Angical dos Domingos, em Picos,  neste domingo (14).


O presidente da Câmara,  Iata Rodrigues (PSB), destacou o trabalho desenvolvido por Titico Barbosa, como era conhecido o vereador, lamentou o episódio e se solidarizou com a família.


Confira a nota na íntegra

A Câmara Municipal de Picos, através do Presidente da Mesa Diretora, Iata Rodrigues (PSB), vem por meio desta, lamentar a morte violenta e prematura do vereador Titico Barbosa (PP) ocorrida na noite desse domingo (14). Titico Barbosa era vereador há dois mandatos e foi reeleito no último dia 07 para o terceiro. Iata destacou que Titico sempre foi um parlamentar atuante que sempre trabalhou para o bem da população picoense. “É lamentável que ele tenha tido a vida tirada de forma tão brutal e prematura. Nós vereadores e todos que fazem a Câmara Municipal de Picos estão consternados com o que aconteceu e prestamos solidariedade à família que sofre nesse momento tão difícil”.


Matérias relacionadas



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

"Contribuirei como deputada na gestão do prefeito eleito", diz Belê Medeiros

Mesmo com a derrota nas urnas com uma diferença de 4.363 votos, Belê Medeiros (PSB) afirmou que continuará em defesa de melhorias para o município de Picos. A deputada estadual defendeu melhorias na saúde e afirmou que contribuirá como deputada estadual para a gestão do prefeito eleito Kleber Eulálio (PMDB). 

A deputada agradeceu aos eleitores que confiaram em sua campanha e ao novo prefeito eleito desejou que honre com a confiança do povo e realize uma boa administração, ressaltando ainda a gestão do então prefeito do município Gil Paraibano, que apoiava a candidata na disputa a prefeitura. 


“Agradeço a Deus pela oportunidade e faço votos que o deputado seja um grande prefeito e possa conduzir o município com carinho e zelo. Ele é vencedor, prefeito eleito, merece respeito e terá de tudo para fazer uma boa administração pois receberá uma prefeitura enxuta”, disse Belê Medeiros.

Sobre sua atuação como parlamentar, a deputada afirmou que toda a região de Picos estará bem representada na Assembleia Legislativa. “Podem ter certeza de que serei o braço forte do povo de Picos como deputada e se puder colaborar com o prefeito de Picos, irei colaborar sim”, assegurou.

Entre os projetos a serem implantados, Belê Medeiros defende a construção de um Centro de Oncologia e uma conclusão das obras da Policlínica. “Precisamos ver a Policlínica funcionando, pois irá melhorar substancialmente o serviço de saúde no município.Durante campanha recebi a visita de toda a diretoria do Hospital de Traumas, da Alemanha, que veio conferir de perto as instalações da Policlínica", complementou a deputada.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com
Com informações Portalopovo

Caminhoneiro é preso jogando fogos de artifício sobre outros veículos

Um caminhoneiro identificado R.F.M., 26 anos, capixaba, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Picos (a 303 quilômetros de Teresina), após ser flagrado com fogos de artifício dentro do veículo, i VW/24250 de placa de São Mateus-ES, e ter sido denunciado por arremessar os fogos em outros veículos.


Ele foi detido no km 313, da BR-316, já na zona urbana de Picos, após uma vistoria onde foram encontradas as embalagens contendo bombas de solo que estariam sendo jogada sobre os veículos que circulavam em sentido contrário do caminhão. 


O fato ocorreu na noite de ontem(10) e ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Picos para responsabilização por delito, previsto na Lei Contravenções Penais,  que penaliza quem deflagra fogos de artifício em via pública sem autorização da autoridade competente. 

Ninguém saiu ferido. O motorista não justificou sua atitude.


Da Editoria de Cidades 
cidades@cidadeverde.com

DNA: Picos lidera ranking no Piauí de casos de investigação de paternidade

Picos (303 km de Teresina) é o primeiro município do interior do Piauí no ranking de processos de investigação de paternidade. Segundo levantamento da Justiça Itinerante são ao todo 454 ações movidas na comarca da cidade.


Por este motivo, Picos será o primeiro município a receber o projeto "Eu Tenho Pai", que objetiva estimular o reconhecimento voluntário de paternidade. O projeto funcionará na cidade de 22 de outubro a 1° de novembro, das 8h às 17h, ininterruptamente. 

De acordo com a secretária geral da Justiça Itinerante, Raquel Brandão, os procedimentos para o reconhecimento são práticos e podem ser realizados gratuitamente, mesmo que seja necessário o exame de DNA.

"No caso do pai ser voluntário, ele comparece à Promotoria da Justiça Itinerante e reconhece a paternidade sem o exame de DNA. Mas, caso contrário, a mãe pode comparecer e indicar o endereço do suposto pai, que será notificado rapidamente. Caso ele tenha dúvidas, iremos propor o DNA", explicou a secretária geral.

Edvaldo Moura, idealizador do projeto

O DNA será realizado de forma gratuita se a família possuir renda igual ou inferior a três salários mínimos. No caso de renda superior, será paga a taxa de R$ 175. "Esse valor é simbólico, está muito aquém do valor cobrado normalmente", explicou Raquel.

Os resultados dos DNAs serão entregues em audiência, que deve ser realizada de 4 a 8 de março de 2013. Na ocasião, será feito um acordo de pensão alimentícia.

Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com

Kleber Eulálio anuncia renúncia ao cargo de deputado Estadual

Depois de seis mandatos, o deputado Kleber Eulálio (PMDB) anunciou hoje (10), em sua primeira entrevista após eleição do último domingo (8), a sua renúncia. Ele foi eleito prefeito de Picos e deixa a Assembleia Legislativa no dia 31 de dezembro para assumir a Prefeitura. É a primeira vez que Kleber Eulálio assume um mandato no Executivo e segundo o parlamentar a experiência legislativa será útil nas ações de buscar parcerias e apoio para o município.


"Fiz muitas amizades e tenho bom trânsito tanto no parlamento estadual como federal e vou contar com isso,vou atrás disso pra buscar mais recursos, mais benefícios para Picos", afirmou Kleber. Ele disse que já agendou algumas reuniões para tratar da transição administrativa em Picos e de possíveis parcerias para projetos da cidade. Kleber acredita que sua experiência como deputado também vai lhe ajudar no trabalho junto com os vereadores de Picos. A coligação "A mudança que o povo quer", liderada pelo PMDB e PT, que tem como vice-prefeito Padre Walmir, obteve 53,53% dos votos válidos.A coligação elegeu 8 dos 15 vereadores de Picos.


A eleição de Kleber Eulálio vai causar mudanças na composição da Assembleia Legislativa. Com sua renuncia  será efetivado o deputado Mauro Tapety (PMDB), que hoje está como suplente. Com a efetivação de Mauro Tapety uma vaga de suplência da coligação continua em aberto porque o deputado Odival Andrade (PSB), também suplente, foi eleito prefeito no município de Piripiri. O terceiro suplente da coligação é o vereador de Teresina, Edvaldo Marques (PSB), seguido de Valdemar Machado e Chico Ramos. A Mesa Diretora da Assembleia só deverá convocar os novos deputados a partir de janeiro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kleber Eulálio comemora e afirma que já começou a trabalhar em Picos

As eleições na cidade de Picos, a 306 km de Teresina terminaram com a eleição do então deputado estadual Kleber Eulálio. O candidato obteve 53,53% dos votos válidos, uma diferença de 4363 votos em relação a candidata Belê Medeiros que ficou com 42,22% de preferência nas urnas.


O candidato que agora comemora a vitória nas urnas, afirmou que o trabalho começa imediatamente. "Hoje é uma noite para comemorar, mas amanhã já começamos a pensar muito no trabalho para assumir os compromissos que temos com o povo picoense", comentou o candidato em sua 1ª entrevista, logo após a apuração das urnas.

Segundo ele o planejamento para os quatro anos de gestão já começou. Kleber deverá renunciar ao cargo de deputado estadual até o fim deste ano, para que possa ser diplomado prefeito do município.

Balanço das eleições

Homens do exército e da Polícia Federal garantiram a tranquilidade no pleito eleitoral que teve um balanço de poucas ocorrências. De acordo com a Justiça Eleitoral a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, três flagrantes por transporte ilegal de eleitores, um flagrante de compra de voto e um por porte de armas.

De acordo com o promotor eleitoral Maurício Monteiro, a Justiça esteve presente em todos os locais de votação e apurou todas as denúncias recebidas. " A grande maioria das denúncias foi infundadas, mas apuramos todas. O cidadão está ciente que o Ministério Público está presente. Ficamos três dias sem dormir", concluiu o promotor.

Informações de J. Pereira (direto de Picos)
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores