Cidadeverde.com

PRF descobre veículo em Picos com placa clonada de São Paulo

Na última terça-feira (10), Policiais Rodoviários Federais apreenderam, no Km 309 da Rodovia BR 316, município de Picos, um automóvel importado KIA SPORTAGE que apresentava placas de identificação idênticas à de outro que se encontra no Estado de São Paulo.


Tudo começou com uma multa por ultrapassagem flagrada por agentes da PRF no município de Valença do Piauí. A autuação se deu sem abordagem ao condutor. A notificação foi encaminhada ao endereço do proprietário residente em Sorocaba/SP.

Depois de notificado, o proprietário comunicou a PRF que jamais havia estado no Piauí, muito menos seu veículo. Encaminhou, inclusive, fotos do veículo para atestar sua argumentação. Este fato provocou a necessidade de uma investigação para localização do veículo que havia sido multado em infração de trânsito. Suspeitou-se de clonagem de placa.

Esta suspeita foi confirmada quando agentes da PRF localizaram o automóvel KIA SPORTAGE de placas EPV0604. Este veículo circulava na zona urbana do município de Picos. Depois de abordado os agentes da PRF constataram que haviam sido destruídos deliberadamente todos os sinais que pudessem identificar aquele automóvel.

O veículo estava na posse de J.B.M, 65 anos, residente em Picos/PI. Além da adulteração dos itens de identificação do veículo, restou também constatado que o documento do veículo havia sido também supostamente adulterado no item que indica a unidade da federação. O caso foi apresentado à Polícia Civil.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

5ª Casa da Juventude é inaugurada em Picos

A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) inaugurou, na quarta-feira (11), a quinta unidade da Casa da Juventude. O município contemplado desta vez foi Picos que recebeu um espaço voltado para o fortalecimento das políticas públicas de juventude, proporcionado para os jovens uma ambiente para a formação cultural e profissional no município. Estiveram presentes o coordenador estadual da Juventude, Plínio Dumont, o pelo prefeito da cidade, Kleber Eulálio, o coordenador municipal da juventude, Rodrigo Lima.


De acordo com Rodrigo Lima, a Casa da Juventude irá integrar os jovens da região em atividades profissionalizantes, culturais e esportivas. “Neste espaços os jovens terão a oportunidade de participarem gratuitamente de cursos e oficinas de informática, dança, grafite, dentre outros. Além das atividades que serão ofertadas diariamente, iremos preparar uma programação especial no período de férias”, afirma.

Lideranças políticas, representantes de seguimentos de juventude, além da comunidade ressaltaram os benefícios do novo centro. A estudante Fabrícia Dantas falou dos benefícios que o projeto vai trazer para a cidade. “A Casa da Juventude representa um grande avanço na implantação de políticas públicas não só em Picos, mas em todo o Estado do Piauí. Sem dúvida, os jovens terão mais oportunidades de garantir qualificação profissional, se inserir no mercado de trabalho e participar de atividades culturais e esportivas”, pontua.

De acordo com Plínio Dumont, a Casa da Juventude de Picos é a quinta inaugurada no Estado e até o final deste ano mais dois espaços semelhantes serão entregues em Parnaíba e José de Freitas. “As Casas da Juventude têm tido uma boa repercussão onde foram inauguradas. Os gestores de vários municípios têm procurado a nossa equipe, afim de firmar parcerias para a implantação deste projeto”, explica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Botijão de gás explode e causa estragos em panificadora

A explosão de um botijão de gás causou estragos em uma panificadora no município de Picos, a 306 km de Teresina. Cerca de oito funcionários trabalhavam no momento do incidente, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), no bairro Bomba.

                      Fotos: Grandepicos

De acordo informações do Corpo de Bombeiros de Picos, a explosão ocorreu no interior da cozinha, que ficou totalmente destruída. "As chamas tiveram início na cozinha e o estrondo não foi tão grande por isso não houve vítimas, mas o fogo se espalhou rapidamente", conta o bombeiro Francisco das Chagas da Rocha. 


Funcionários ainda tentaram conter as chamas com extintores e baldes com água pois havia risco do fogo se alastrar e atingir outros botijões de gás. Mesmo com o esforço, o fogo consumiu a estrutura física e equipamentos de panificação ocasionando muitos prejuízos materiais.  


Além dos oito funcionários, mais cinco faziam atendimento na área externa. Clientes também estavam no local, e apesar do susto, ninguém saiu ferido. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesosua@cidadeverde.com
Com informações Grandepicos

Homem é executado a tiros dentro da própria residência

A Polícia Civil de Picos investiga a morte de José Caetano Neto, 47 anos, cruelmente executado na noite desta terça-feira (10), no assentamento Serra Branca II, zona rural de Geminiano.

A vítima teria sido assassinada a tiros de pistola dentro da própria residência. De acordo com testemunhas, dois homens que fugiram em uma motocicleta são suspeitos de efetuar os disparos. 

"Ele estava na porta e ainda tentou correr, mas foi alcançado por um dos executores e acabou sendo morto dentro da sua residência", relatam testemunhas. 

O corpo José Caetano foi levado para o necrotério do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, para ser periciado. O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com a Polícia Civil de Picos, mas não teve retorno. Informações extraoficiais apontam que a morte teria sido encomendada e que a vítima era acusada de envolvimento em um homicídio na cidade de Parambu, no estado do Ceará.


Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Clube dos advogados de Picos será inaugurado nesta quarta-feira (11)

Pouco mais de um ano após o início das obras, a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), juntamente com a Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, inaugura oficialmente nesta quarta-feira (11) a primeira etapa do Clube do Advogado do município de Picos.

A festa de inauguração terá início às 16 horas com o I Campeonato de Futebol do Clube dos Advogados de Picos. Às 18h30 será realizada a solenidade de descerramento da placa e, logo em seguida, o lançamento da pedra fundamental para a construção do auditório com capacidade para 280 lugares. A premiação com o troféu e medalha para os vencedores do campeonato acontecerá às 19h30.

Ednan Coutinho, presidente da CAAPI, ressalta que o Clube é resultado de grande esforço da Instituição, atendendo a um anseio antigo dos advogados da região centro-sul do Estado. “Através deste espaço, buscaremos proporcionar lazer, prática de esporte e, consequentemente, mais qualidade de vida aos nossos advogados”, destaca.

O presidente da Subseção de Picos, Daniel Rêgo, afirma que os advogados que militam na região esperam a inauguração do novo espaço de lazer com bastante entusiasmo, visto que se trata de um sonho acalentado há mais de 20 anos e que somente agora está sendo concretizado. “O Clube de Picos será um espaço propício para o lazer, prática de atividades esportivas, e que será ampliado de acordo com a necessidade da CAAPI e da OAB, possibilitando um conforto ainda maior para os advogados”, comenta Daniel.

O Clube dos Advogados de Picos fica localizado no bairro Belo Norte, ao lado do Clube dos Médicos, e contará com um bar-restaurante e campo de futebol society, proporcionado aos advogados da região centro-sul do estado, atividades sociais, culturais e recreativas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Caminhada e passeio ciclístico marcam abertura da primeira academia popular

Caminhada e passeio ciclístico marcaram a inauguração da primeira academia popular de Picos. O espaço, inaugurado na noite desta segunda-feira (09), leva o nome do ex-jogador de futebol e ex-professor de Educação Física, José Aleixo da Silva, mais conhecido como Fogoió de Zequinha, falecido em fevereiro de 2007. 


A solenidade contou com a presença do prefeito de Picos, Kleber Eulálio, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ana Eulálio. A academia da Saúde que foi construída na Avenida Severo Eulálio vai assegurar aos moradores espaço para a prática de atividade física com acompanhamento de profissionais especializados como médico e educador físico.

“Estamos felizes entregando hoje a academia acoplada a avenida Severo Eulálio. O povo escolheu este espaço e fizemos várias modificações para atendê-los. Aqui as pessoas poderão complementar atividades de musculação e contarão ainda com educador físico", comemora o prefeito Kleber Eulálio destacando ainda que deverão ser construídas mais oito academias populares.

A Academia da Saúde é um espaço público e ao ar livre, onde a população poderá ter acesso a aulas de musculação, alongamento e ginástica, além de atividades de educação alimentar. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Natal com segurança: PM realiza blitz no centro

Cerca de 50 policias militares reforçam a segurança no município de Picos, a 306 km de Teresina, através da operação "Natal com Segurança". As blitzes ocorrem nos principais pontos da cidade e, além de coibir infrações de trânsito, visam reforçar a segurança na região.

                           Foto: Riachanet

A falta do uso do capacete e cinto de segurança, além da ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão entre as principais infrações, segundo a PM. 

Mais de dez veículos já foram apreendidos durante a operação que acontece durante todo o mês de dezembro, na entrada e saída da cidade e em outros locais estratégicos. 

"A operação tem por objetivo ainda de combater o tráfico de drogas e coibir delitos como assaltos, furtos de veículos e porte ilegal de arma", conta a PM.


Com informações Riachanet
cidades@cidadeverde.com

Picos é pré-selecionadas para ter curso de medicina em faculdade particular

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (03) a primeira chamada pública de pré-seleção de 42 municípios para implantação de cursos de Graduação em Medicina por instituições particulares de educação superior. A cidade de Picos, município a 306 quilômetros de Teresina, está entre as pré-eleitas para receber o curso.


A pasta informou que a iniciativa faz parte do conjunto de medidas do Governo Federal, no âmbito do programa Mais Médicos, para ampliar o número de vagas de graduação. A expectativa é que sejam criadas cerca de três mil vagas nos cursos.

As cidades serão visitadas por comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. O município não selecionado pode apresentar recurso fundamentado por parte do gestor municipal, em até cinco dias.

Os municípios foram pré-selecionados conforme relevância e necessidade social da oferta de curso de medicina, estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município e análise de projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde.

Para ser considerado habilitado, o município teve de firmar termo de adesão, com o compromisso de oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para a autorização de funcionamento do curso, a ser ofertado por instituição particular autorizada pelo Ministério da Educação.

Veja as cidades pré-selecionadas em todo o Brasil:

BA - Alagoinhas
BA - Eunápolis
BA - Guanambi
BA - Itabuna
BA - Jacobina
BA - Juazeiro
CE - Crato
ES - Cachoeiro de Itapemirim
GO - Aparecida de Goiânia
MA - Bacabal
MG - Muriaé
MG - Passos
MG - Poços de Caldas
MG - Sete Lagoas
PA - Ananindeua
PA - Tucuruí
PE - Jaboatão dos Guararapes
PI - Picos
PR - Campo Mourão
PR - Guarapuava
PR - Umuarama
RJ - Três Rios
RS - Erechim
RS - Ijuí
RS - Novo Hamburgo
RS - São Leopoldo
SP - Araçatuba
SP - Araras
SP - Assis
SP - Bauru
SP - Cubatão
SP - Guarujá
SP - Indaiatuba
SP - Jaú
SP - Limeira
SP - Mauá
SP - Osasco
SP - Pindamonhangaba
SP - Piracicaba
SP - Rio Claro
SP - São Bernardo do Campo
SP - São José dos Campos
SP - Assis
SP - Bauru
SP - Cubatão
SP - Guarujá
SP - Indaiatuba
SP - Jaú
SP - Limeira
SP - Mauá
SP - Osasco
SP - Pindamonhangaba
SP - Piracicaba
SP - Rio Claro
SP - São Bernardo do Campo
SP - São José dos Campos

Da Editoria de Cidades 
cidades@cidadeverde.com

Hemocentro Regional de Picos dobra número de doadores de sangue

Desde que foi inaugurada, em 2012, a nova estrutura do Hemocentro Regional de Picos dobrou a capacidade de doação de sangue, chegando a receber aproximadamente 15 bolsas por dia, ultrapassando 300 doadores no mês. O centro de coleta abastece os hospitais da macrorregião de Picos, no sertão piauiense. Até então, funcionava no Hospital Regional Justino Luz, de urgência e emergência.


De acordo com o coordenador do Hemocentro Waldemar Santos Junior, quando a equipe realiza campanhas, o número de doadores chega a 400. “A procura aumentou muito. Isso porque, hoje, o doador da região de Picos tem uma das melhores Casas do interior do Nordeste. Quando funcionava no Hospital, o doador dividia espaço com os pacientes da emergência, mas hoje, a realidade é outra”, ressalta.

Atraído pela campanha Semana do Doador, realizada em novembro para aumentar o estoque, o estudante Hérlesson Herluis Sousa, 18 anos, compareceu ao Hemocentro de Picos pela primeira vez com o propósito solidário. “Eu sempre quis doar, mas não tinha condições. Com a campanha do dia do doador eu me estimulei e vim aqui. A estrutura e o atendimento são ótimos, pretendo voltar. Já me considero um doador fidelizado”, relata o jovem.

Já o morador de Santana, Manoel Pedro de Sales, 48 anos, se deslocou para o município vizinho para doar sangue pela quarta vez. Para ele, um ato solidário que enobrece quem o faz. “Eu acho muito importante para quem recebe e muito mais para quem está doando, porque está ajudando a salvar uma vida. Quem sabe amanhã eu também vou precisar... Eu me sinto confortável. Em questão de dez minutos, desde a entrada até a saída do Hemocentro, eu faço a ação de solidária”, conta.

Para ser um doador basta comparecer ao local, portando um documento com foto. Jovens com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhado. “Em seguida, a pessoa passa por uma triagem hematológica para saber se tem sangue o suficiente e, depois, vai para avaliação clínica e pronto. É feita a coleta do sangue. De cinco a seis minutos depois, o paciente segue para a sala de recuperação e recebe um lanche. Já o material vai para avaliação e, depois, é distribuído para os hospitais”, explica o técnico em Patologia James Edwilde.

O novo Hemocentro Regional de Picos funciona de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 17 horas, no bairro São José, zona Norte da cidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pernambucanos são presos acusados de tentar fraudar concurso da PM

Em Picos, três homens foram presos acusados de fraudar concurso da Polícia Militar do Piauí. Os suspeitos são do município Petrolândia, Pernambuco, e foram descobertos após fiscais desconfiarem da demora de um dos candidatos em responder a prova. Durante a prisão, um dos suspeitos foi flagrado com um celular escondido nas partes íntimas.


A delegada plantonista de Picos, Tatiana Trigueiro, conta que as prisões ocorreram na Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas. 

"Os três faziam provas em locais diferentes. O que estava no Vidal de Freitas foi preso na saída da escola e entregou os outros dois. Até momento, não há nenhuma ligação deste caso com a quadrilha que foi presa em Teresina. O trio é de Pernambuco e veio de lá só para tentar fraudar o concurso", explica Trigueiro.

A delegada explica ainda que a polícia vai investigar quem seria o responsável por repassar o gabarito aos candidatos. Informações preliminares apontam que o suspeito seria um homem, também de Pernambuco, e que agia do Estado vizinho.

O esquema funcionava através de códigos, estabelecidos de acordo com toques aos celulares dos suspeitos. "Os três estavam com celulares iguais e para saber qual a resposta correta se baseavam em toques de celular. Se vibrasse uma vez, a resposta seria letra A, duas letra B e assim por diante", reitera Tatiana Trigueiro.

Em depoimento, os suspeitos teriam confessado a tentativa de fraude e revelado que pagaram, antecipadamente, R$ 300. "O trio confessou que se o esquema desse certo e fossem aprovados pagariam R$ 6 mil em duas vezes", finalizada a Delegada da Mulher Picos. 

O certame visa o provimento de 430 vagas na PM-PI. Os cargos disponíveis são para soldado e oficial da corporação, cujas remunerações iniciais são de R$ 2.047,63 e R$ 3.897,04, respectivamente, de acordo com edital. 

A seleção é organizada pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A primeira etapa, de aplicação de provas objetivas de múltipla escolha, ocorreu das 9h às 13h deste domingo (01).



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores