Cidadeverde.com

Pedidos de Natal vão de brinquedos à presença do Papai Noel

O Papai Noel dos Correios de Picos já recebeu mais de 600 cartinhas de crianças que aguardam pela adoção de um padrinho. Os pedidos das cartas são variados, indo desde brinquedos até a simples presença do bom velhinho. Do total, 201 foram apadrinhados e destes 34 já foram entregues na sede da agência, centro do município. 

             Fotos: Paula Monize/ Riachaonet


"A quantidade de presentes que tem chegado é muito grande, assim como de cartinhas, já foram selecionadas mais de 300 cartas. E este é o momento para fazer uma criança feliz”, disse Francisco Facundo, coordenador da campanha em Picos. 

Os relatos das crianças são emociantes. Em uma das cartas, o pedido era uma televisão para assistir aos desenhos preferidos, uma vez que o aparelho televisor havia sido roubado de sua casa. Felizmente a cartinha já foi adotada.



Facundo enfatiza que os interessados em apadrinhar uma carta devem se dirigir à sede da agência dos Correios de Picos, na praça Josino Ferreira, Centro de Picos. A campanha no município segue até o dia 23 de dezembro tanto para a adoção como entrega dos presentes. No dia 24 de dezembro acontecerá a entrega dos presentes.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Prefeitura divulga programação do aniversário de 124 anos de Picos

A prefeitura de Picos divulgou, na manhã desta quinta-feira (4), a programação e as atrações para o aniversário de 124 anos da cidade, que ocorrerá de 8 a 12 de dezembro. O anúncio foi dado pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivete Jericó, após reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e órgãos da administração municipal, que discutiram a realização do evento. 

"Inaugurações de urbanização de avenida, praça, Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e reforma do Samu, além de shows musicais e missa estão na programação", destaca a secretária Ivete Jericó.

         Foto: Riachaonet
Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivete Jericó

Entre as atrações artísticas, a cantora picoense Fafá Santana as bandas Sirano e Sirino e Forró da Curtição, que farão show no estádio Helvídio Nunes.

Sirano e Sirino

Confira a programação


Dia 08/12 

18h- Inauguração dos canteiros, urbanização e iluminação da avenida Getúlio Vargas.

Dia 09/12

18h- Inauguração da reconstrução da praça Justino Luz

19h- Inauguração do Centro de Especialidade Odontológica (CEO)

Dia 10/12 

17h – Inauguração da Reforma do SAMU

Dia 11/12 

9h- Visita ao Museu Ozildo Albano

22h- Show musical com as bandas: Sirano e Sirino e Forró da Curtição

Dia 12/12

18h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher morre após ser atropelada por ônibus em rodovia de Picos

A mulher identificada como Maria dos Santos Lima de 39 anos morreu após ser atropelada por um ônibus no KM 309 da BR 316, na altura do bairro Bomba em Picos. O acidente ocorreu por volta do meio-dia desta sexta-feira (28).


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que esteve no local atendendo a ocorrência, o condutor do ônibus de placa LGV 6413 é Jailson Alves Amâncio que fazia linha entre Picos e Aroazes e transportava cerca de 40 pessoas que não tiveram ferimentos com a colisão.


Segundo familiares, que não quiseram se identificar, a vítima estava acompanhada de sua sogra quando tentou a travessia da pista. Para a PRF, de acordo com as informações preliminares, a falta de atenção da vítima pode ter causado o acidente. A vítima, que era enfermeira e que é natural de Colônia, veio a Picos para receber sua carteira do COREN – Conselho Regional de Enfermagem.

O corpo de Maria dos Santos Lima encontra-se no necrotério do Hospital Regional Justino Luz.


Rayldo Pereira
Com informações de FolhaAtual
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia apreende adolescentes com 18 pedras de crack

Uma dupla de adolescentes foi apreendida com 18 pedras de crack em Picos. De acordo com o delegado Antônio Madson Oliveira os jovens foram presos por policiais da Força Tática no bairro Morada do Sol.


Segundo o delegado, um dos menores confessou que a droga pertencia a ele e que seria para consumo próprio, com eles também foi apreendida uma moto modelo FAN de cor preta e placa NIS 0537. A dupla foi conduzida para a Central de Flagrantes do município.

“Foi lavrado um procedimento, previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), um boletim de ocorrência substanciado e os pais se comprometeram em apresentar os adolescentes quando forem notificados pelo Ministério Público. Em seguida eles foram liberados”, disse.

Pela quantidade apreendida o delegado acredita ainda que a droga estaria sendo vendida. “Não é muito normal uma pessoa que consume droga portar aquela quantidade de entorpecente. O que nos levar a crer que eles estariam sim, no intuito de vender essa droga”, finalizou o delegado.

Rayldo Pereira
Com informações de Riachãonet
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura de Picos sorteará 500 unidades do Minha Casa Minha Vida

A prefeitura de Picos fará o sorteio de 500 unidades habitacionais para o programa Minha Casa Minha Vida. Após a etapa de realização das inscrições, foram contabilizados mais de cinco mil famílias inscritas em apenas 13 dias. O sorteio deverá acontecer no dia 2 de dezembro, na quadra poliesportiva do bairro Belo Norte.


A coordenadora municipal de Habitação,  Cláudia Mônica, explica que antes do sorteio será divulgado a lista das famílias que foram cadastradas com suas respectivas pontuações. A pontuação varia de 0 a 6 que tem como parâmetro os critérios de seleção, como mulher chefe de família, possuir uma renda familiar de até R$ 1500,000, residir em área de risco, dentre outros. Lista será divulgada até o final desta semana.

O sorteio contará com a participação de várias autoridades do município, além de representantes do Ministério Público, da Promotoria, e demais órgãos com a finalidade de demonstrar a idoneidade em que se constitui o processo.O mesmo será feito de acordo com a distribuição das famílias inscritas em quatro grupos, e em caso de sobrar vagas em uma determinada categoria esta será completada a partir do público que se encaixam no grupo seguinte.  Serão eles:

Grupo 1 -  pessoas com necessidades especiais, que equivalem a  5% do total de casas a serem sorteadas. Em números, 25 casas;

Grupo 2 -  idosos, que também equivalem a 5%, onde  25 residências serão sorteadas para a categoria;

Grupo 3 -   pessoas que atingiram de 05 a 06 critérios, representando  75%. Em números 325 casas a serem sorteadas.

Grupo 4 - pessoas que atingiram de 01 a 04 critérios, um total de 125 residências a serem sorteadas.

Após o sorteio, no mês de janeiro será recolhido a documentação das famílias sorteadas,e encaminhadas ao Banco do Brasil para uma nova análise.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Comunidades da zona Rural de Picos vão receber oito minibibliotecas

Comunidades da zona Rural de Picos vão receber oito minibibliotecas. A ação é o resultado do “Projeto Minibibliotecas” desenvolvido pela Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Prefeitura de Picos, através da secretarias de Planejamento, Agricultura e Educação. A entrega acontece no final da tarde desta terça-feira (25), após a realização de uma capacitação, na Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos (UFPI).


De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha, as minibibliotecas contém acervos impressos com livros, CDs e DVDs e ficarão localizadas em escolas da zona rural do município. 

Oneide informou que o encontro de hoje capacitará 19 pessoas que serão responsáveis por essas minibibliotecas. “Essa pessoa será o elemento de ligação entre a biblioteca e a comunidade”, disse. 

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Manoel Vieira, destacou a importância das minibibliotecas para as comunidades rurais. Segundo ele, o acervo traz um conhecimento especifico para a área da agricultura. “Esse projeto vai atingir um público importante da zona rural e que traz esse conhecimento que vai ajudar os nossos agricultores a trabalhar o solo e as sementes”, explicou. 


A facilitadora da Embrapa, Juliana Andrea, explicou a importância da capacitação. Ela informou que a ideia é capacitar pessoas que vão desenvolver ações de incentivo à leitura nas suas comunidades a partir do uso desse material. 

Juliana frisou ainda que as minibibliotecas poderão ser utilizadas na sala de aula, onde os professores poderão usar como material didático de apoio; também na capacitação de agricultores e pode ser desenvolvida em ações de pesquisa. 
Uma das comunidades beneficiadas com o projeto é o povoado Tabatinga. A diretora da escola Manoel da Cruz Lima Sobrinho, Elenilva Pinheiro, falou sobre a importância da comunidade receber a minibiblioteca. “Esse acervo vai nos ajudar bastante. Porque a educação contextualizada trabalha o aluno e a comunidade escolar integrada com os agricultores rurais e isso vais nos ajudar bastante”, pontuou. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Após risco de ficar sem vagas, Uespi de Picos anuncia aprovação

Após correr o risco de ficar sem novas vagas para o curso de Direito, o governo do Estado anuncia que o novo campus da Uespi de Picos foi reconhecido pela certificação do Conselho Estadual de Educação. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 21 de novembro.


O novo campus da Uespi tem capacidade para receber cerca de três mil alunos e contempla estrutura com 24 salas de aula, dois laboratórios de Informática, laboratórios de Ciências Contábeis e Enfermagem; biblioteca, auditório para 110 pessoas, estacionamento para 180 carros, ginásio poliesportivo, cantina e espaços de convivência.

Pela primeira vez a Uespi de Picos tem um prédio próprio, concretizado através dos recursos na ordem de R$5 milhões investidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Relembre o caso


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Picos: PF apreende um quilo de cocaína em ônibus clandestino

A Polícia Federal apreendeu um quilo de cocaína transportada dentro de um ônibus de uma empresa clandestina que vinha de São Paulo para o interior do Piauí. 


Em nota a PF informou que a prisão ocorreu na madrugada desta terça-feira (18) no povoado Gaturiano, na BR 316, próximo a Picos.

Após os procedimentos, o acusado identificado apenas como L.N.V. foi encaminhado diretamente para o presídio de Picos, onde ficará à disposição da Justiça.


Rayldo Pereira
rayldopereiracidadeverde.com

Família é removida e casa é interditada por risco de desabamento em Picos

Pelo menos duas casas correm o risco de desabar após o desabamento de um muro de sustentação na rua Moacir Luz, no bairro Canto da Várzea, em Picos, a 306 km de Teresina. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Oliveiro Antônio da Luz, uma das residências já foi interditada e a família será transferida para outra casa.

Fotos: Secom

“A família está em segurança e será levada para outra casa que iremos alugar, fizemos um levantamento e temos 69 famílias em áreas de risco no município que estão inscritas no programa Minha Casa Minha Vida”, informou o coordenador.

Após vistoria nas residências, Oliveiro Antônio outras residências que estiverem em área de risco no local e deverão ser interditadas. 


Retirada do Entulho 

O deslizamento provocou uma aglomeração de entulho nas ruas Moacir Luz e Guarani I, deixando as vias interditadas. Uma equipe da secretaria de Obras visitou o local na manhã de hoje e está trabalhando para resolver o problema. 


Segundo o engenheiro Ribamar Júnior, por conta do solo ainda está encharcado o entulho não pode ser retirado no momento. Ele informou que primeiro será feito um serviço para desviar a água do monte de terra. “Logo depois vamos retirar todo esse material que está na rua e evitar que essas casas aqui de cima do morro caiam”, disse. 

Júnior frisou ainda que o trabalho tem que ser feito com cautela para não correr o risco de novos desabamentos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Mutirão de Audiências de Picos começa segunda-feira (17)

Começa na próxima segunda-feira (17) o Mutirão de Audiências da Subseção Judiciária de Picos. O evento se estenderá até sábado, dia 22, e será realizado no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN), bairro Canto da Várzea, em Picos.

O Mutirão de Audiências de Picos terá a participação de oito juízes federais. Cada magistrado realizará 45 audiências por dia. De 17 a 22 de novembro, serão realizadas 2.160 audiências, abrangendo jurisdicionados de 41 municípios da macrorregião de Picos.

Os processos pautados para o Mutirão se referem a pedidos de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e benefício assistencial.

“O espírito do mutirão é um espírito aberto, conciliador. Concentraremos todos os esforços para solucionar os conflitos, por isso a importância de comparecimento das partes, intimadas com muita antecedência. Caso não haja acordo, será feita a imediata instrução e julgamento do processo. Se a parte não comparecer, o processo será extinto”, explicou o juiz federal substituto Clécio Alves de Araújo, diretor da Subseção Judiciária de Picos em exercício e organizador do Mutirão.
 
O magistrado explicou ainda que as partes serão identificadas logo na entrada do PREMEN, de acordo com a sala em que será realizada a audiência de seu processo.
 
“Os autores dos processos e suas testemunhas serão identificados logo na entrada do local do mutirão e receberão crachás com cores diferentes para cada sala de audiência. Após a identificação, os jurisdicionados serão conduzidos a um local de espera, também identificado pela cor, e direcionados à sala de audiência. As audiências serão conduzidas, de forma simultânea, por oito juízes. Cada magistrado fará 45 audiências por dia, totalizando 2.160 audiências”, destacou o juiz federal substituto Clécio Alves de Araújo.
 
As audiências terão início às 8h de segunda-feira, dia 17, e se estenderão até a tarde sábado, dia 22.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores