Kleber Eulálio faz reforma administrativa e anuncia novo secretário

O prefeito de Picos, Kleber Eulálio, anunciou nesta terça-feira (08) Filomeno Portela Richard Neto, como novo secretário de administração municipal. Em entrevista a um portal local, Kleber argumentou que as modificações não tem origem em insatisfação com os titulares das pastas, mas serão realizadas devido as necessidades que surgiram a partir da saída de Filangieri Portela, o Portelinha – por motivo de saúde – da Secretaria de Administração, e do seu filho, Severo Maria Eulálio Neto, que ocupava a Secretaria de Representação em Teresina, e foi exonerado na semana passada para concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições.


A mudança pode ser temporária uma vez que Filomeno Portela, que é vereador licenciado, garante que em outubro retorna a Câmara Municipal de Picos para concorrer ao cargo de presidente da mesa diretora.

Para os demais cargos o prefeito ainda está realizando sondagens. Para substituir Severo Neto, Kleber Eulálio pretende convidar o engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros, atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico. Para esta pasta, que ficaria vaga, o convite será endereçado ao empresário Claudio Galeno, que já a ocupou durante o primeiro mandato do ex-prefeito Gil Paraibano. “Mas essas duas modificações não estão ainda acertadas, estamos apenas conversando sobre elas”, garantiu.

“A reforma é decorrência de fatos supervenientes, problemas de saúde, enfim. Evidentemente eu sempre digo que todos podem fazer melhor, mas nenhum problema contra nenhum deles”, finalizou referindo-se aos seus secretários.

Rayldo Pereira
Com informações de Folha Atual
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito comemora retorno do PMDB ao Governo: "sem stress"

O prefeito de Picos comemorou a posse de Antônio José de Moraes Souza Filho como novo governador do Estado do Piauí. Kléber Eulálio (PMDB) repetiu o discurso do agora chefe maior do Estado e afirmou que a gestão transcorrerá de maneira tranquila. 


"Estamos com muita expectativa por ter de volta o PMDB a frente do governo do Piauí. O meu partido volta a ocupar o cargo por um curto período, mas que será marcante. Que Zé Filho consiga impor sua maneira de governar", disse Eulálio.

O prefeito de Picos destaca ainda que Moraes Souza deverá dar continuidade as obras de Wilson Martins (PSB) e concluir projetos em andamento. "Ele deverá governar com tranquilidade, sem stress", finaliza Eulálio. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Acusados de arrombamentos são presos após roubar TV e bomba d'água

Cinco pessoas foram presas, entre elas um adolescente e uma mulher, acusados de vários arrombamentos, principalmente nos bairros Junco e Parque de Exposição, no município de Picos, a 306 km de Teresina. Na última ação criminosa, por volta das 22h desta quarta-feira (02), a quadrilha teria invadido duas residências e levado um televisor e uma bomba d'água.

                                   Fotos: PM/ Picos
        
Segundo o comandante do 4º BPM, coronel Wagner Torres, os suspeitos foram identificados como Fabrício Feitosa da Silva, 33 anos, José Fábio Vieira Leal, 29 anos, José Ramires de Sousa, 21 anos, Francisca Maria dos Santos Amaro, 39 anos, e o adolescente de iniciais F. A. S. J, de 17 anos.





Os suspeitos são do município de Picos e não teriam antecedentes criminais, com exceção de Fabrício Feitosa, acusado de assalto, em 2013, no bairro Junco. Contra ele, já havia sido expedido um mandado de prisão. Os suspeitos foram presos por volta das 2h, após denúncias de populares.

A operação foi comandada por policiais do Serviço Reservado do 4º BPM, Ronda Cidadão e Polícia Civil de Picos.


Graciane Sousa
gracianesosua@cidadeverde.com

Detento é espancado em cama de concreto dentro de cela

Um preso provisório, acusado de tentativa de homicídio contra o próprio pai, foi espancado na cela de triagem da Penitenciária José de Deus Barros, na cidade de Picos, a 306 km Teresina. As agressões teriam sido cometidas por outros dois detentos acusados de inúmeros roubos e furtos. A vítima, identificada como Geovan Francisco da Silva, teve lesões graves na cabeça e foi levado ao Hospital Regional Justino Luz.


Os detentos acusados de agressão foram identificados como Sebastião Pereira da Silva e Iata Anderson Feitosa Lacerda. Tanto vítima como acusados estavam em uma cela de isolamento, por indisciplina. 

"A dupla teria batido a cabeça da vítima contra a cama da cela que é feita de concreto. O PM de plantão observou que havia algo estranho e foi até o local, constatando o fato. O detento agredido foi levado ao hospital, imediatamente, e já retornou a penitenciária. Os acusados foram ouvidos na Delegacia Regional de Picos", explica Sinval Hipólito, diretor do presídio. O caso foi registrado no último dia 31.  A capacidade do presídio João Deus é para 144 presos, mas atualmente conta com 382 detentos.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Policlínica de Picos será inaugurada nesta terça-feira e terá seis especialidades

A região de Picos receberá na próxima terça-feira, dia 1º de abril, às 17 h, um centro especializado em urologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, radiologia e cirurgia geral. A Policlínica de Picos, que será gerida pelo Centro de Assistência Médica de Picos (CAMPI), é resultado da parceria entre a Associação ProBrasil, que conseguiu os recursos para a construção da estrutura física onde funcionará o centro; Hospital de Trauma de Berlim – UKB, parceiro técnico no projeto; Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e Secretaria Municipal de Saúde de Picos. 
 

A ProBrasil é a entidade responsável pelo planejamento e execução da Policlínica, sob a coordenação do seu atual presidente, Uwe Weibrecht. O hospital atenderá pelo SUS com diagnóstico de média e alta complexidade, além de consultas especializadas. Através desse hospital, o plano de assistência médica utilizado poderá melhorar o atendimento na região de Picos, com uma maior oferta de procedimentos médicos.
 
Segundo Uwe Weibrecht, o Hospital de Trauma de Berlim é um dos mais modernos hospitais da Alemanha e conta com o nível de tecnologia extremamente avançado, sendo, portanto, uma excelente parceria para o Piauí.  “O Hospital de Trauma de Berlim é uma referência do Governo Federal da Alemanha para tratamento de todo tipo de trauma e para reabilitação dos pacientes após um acidente. Com um parceiro tão forte temos condições de criar um modelo de atendimento do usuário do SUS no interior do Estado do Piauí. O sucesso vai depender da cooperação proativa do CAMPI, da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e da Sesapi”, explica Weibrecht.  
 
A administração da Policlínica de Picos pelo CAMPI ocorreu por meio da assinatura de um Termo de Cessão acordado entre a ProBrasil e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), que aconteceu em reunião na sede da Sesapi, em fevereiro. A Policlínica conta ainda com o apoio e acompanhamento do Tribunal das Contas do Estado do Piauí.  
 
Promoção da inclusão social e da cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção da saúde e de programas de geração de renda são objetivos da ProBrasil. A Associação atua desde 2006 no Piauí, com a reforma, ampliação e aparelhamento da Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), e com o projeto da Policlínica de Picos.   

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem é executado com nove tiros; assassino teria usado duas armas

O jovem identificado como Carlos da Silva Rocha, 27 anos, foi executado com pelo menos nove tiros, no bairro Ipueiras, no município de Picos, a 306 km de Teresina. Segundo o Delegado Regional de Picos, Antônio Madson, a suspeita é que o assassino tenha utilizado duas armas para alvejar a vítima. 


                            Fotos: Grandepicos

Carlos da Silva é picoense, mas residia no estado de Minas Gerais, e teria chegado ao Piauí a menos de uma semana, para comparecer a uma audiência sobre pensão alimentícia. De acordo com testemunhas, duas motocicletas estiveram pelo local, considerado inóspito. Uma substância, que seria supostamente cocaína, foi encontrada próximo ao corpo. 


Equipes da Polícia Civil e e Polícia Militar estão em diligência, mas ainda não há pistas sobre os autores do homicídio. 

Carlos da Silva é irmão Edgar da Silva Rocha, conhecido como "Coelho", que foi assassinado em 2011 e até hoje o crime ainda não foi elucidado. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Governador confirma inauguração da Uespi de Picos para dia 1º

Durante visita às obras do novo campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na cidade de Picos, realizada nessa quarta-feira (19), o governador Wilson Martins assegurou que entregará a primeira etapa da estrutura, situada às margens da BR 316, no próximo dia 1º de abril. O campus terá o primeiro prédio do Piauí planejado especialmente para atender às necessidades de estudantes e professores da Uespi; os outros campi funcionam em empreendimentos reformados e adequados.


O governador pediu que a construtora responsável aumentasse o número de trabalhadores envolvidos na obra para que a entrega ocorra dentro do prazo. “Estamos na fase de acabamento, fazendo pintura, calçamento e colocando o piso industrial. Já vamos começar a cobertura da quadra e colocação do piso”, afirmou o engenheiro responsável pela obra, Pedro Nogueira.

A estrutura terá capacidade para atender mais de dois mil alunos. De acordo com o diretor do campus, Evandro Alberto, assim que o prédio for inaugurado, as equipes iniciarão as mudanças de turmas. A expectativa é de que até o final deste primeiro semestre, os atuais 1.100 estudantes estejam totalmente acomodados no novo prédio.

“Nossa ansiedade é muito grande, porque é um sonho. Nos mais de 20 anos da nossa Uespi, os acadêmicos já passaram muitos períodos estudando em escolas públicas de ensino básico, e agora, finalmente, vão poder estudar em um prédio que foi pensado e construído para eles, com conforto e segurança”, ressaltou o Evandro Alberto.

Para o governador Wilson Martins esta é a mais importante obra da cidade de Picos. “Entre tantas obras que estamos realizando nesse município, entre infraestrutura, com estradas de ligação a povoados, e mobilidade urbana, como o viaduto e a extensão das pontes, esta se destaca, porque revolucionará a educação picoense. A importância dessa cidade se reveste não só pelo entroncamento rodoviário, mas também por ser um polo educacional”, finalizou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Picos é o primeiro município do interior a receber Central de Libras

Para promover a inclusão das pessoas com deficiência na região Centro-Sul piauiense, o governador Wilson Martins implantou uma Central de Interpretação de Libras (CIL) em Picos, nesta quarta-feira (19). Com o funcionamento do órgão na Casa da Juventude, Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.


                            Fotos: Thiago Amaral

Segundo o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Romildo Mafra, a Central de Libras é um  órgão de apoio às políticas públicas para os surdos-mudos, que facilita o acesso aos serviços municipais, estaduais e federais. "Aqui, o deficiente auditivo vai receber todo o apoio para dar mais independência ao cidadão com deficiência e fazer com que ele participe mais da vida ativa do Estado", ressaltou.

A comunidade de Queimada Nova, povoado de Jaicós, comemorou a chegada da CIL em Picos, pois beneficiará a população de toda macrorregião. "A Central vai ajudar nossa comunidade, porque nós temos muitos surdos-mudos lá, mas não temos pessoas capacitadas para trabalhar com eles. Mas, aqui, vai funcionar como um polo de capacitação do nosso pessoal para melhor lidar com todos de Várzea Queimada", ressaltou a secretária Municipal de Educação de Jaicós, Maria Dalva de Sousa Feitosa.


O trabalho prioriza atendimento presencial, mas também envolve atendimentos virtuais em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, através da internet. Para o governador, o trabalho se somará às ações da Casa da Juventude recém-inaugurada no município de Picos. "Vamos trabalhar projetos de inclusão da pessoa com deficiência auditiva e auxiliar os profissionais, capacitando-os para trabalharem com esse público. Teresina era a única cidade do Estado a sediar uma Central de Interpretação de Libras, mas agora Picos está no mesmo nível", comemorou.

Durante a solenidade, que foi toda interpretada em língua de sinais para inclusão de surdos-mudos, Wilson Martins assinou termo de doação de veículo para servir à Central de interpretação de Libras de Picos e assinou, ainda, termo de concessão de uso de bens móveis.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mais Médicos: Picos recebe mais seis profissionais de saúde

Mais seis profissionais do Programa Mais Médicos irão integrar as equipes de estratégia de saúde da família, em Picos, a 306 km de Teresina. Com a chegada das médicas cubanas, sobe para oito o número de profissionais da saúde que reforçarão o atendimento à Atenção Básica, no município. 

                             Fotos: Romário Mendes/ Riachaonet
Médicas cubanas chegaram ao município nesta semana e foram recepcionadas pela secretária de saúde de Picos

Para a secretaria de Saúde de Picos, Ana Eulálio, a vinda das médicas cubanas fortalece a atuação da estratégia de saúde da família na cidade, em um trabalho que já vem sendo desenvolvido por dois médicos estrangeiros, e que vem sendo elogiado pela população. 

Secretaria de Saúde de Picos

“A presença desse profissional na cidade tem um significado bastante relevante, no ponto de vista de cobertura da assistência prestada à população. Além disso, os médicos são qualificados para a atuação na atenção primária. Eles estarão presentes o dia inteiro, então, têm toda condição de atender um maior número de pessoas e isso é um ganho importante e significativo da população do nosso município”, frisa a secretária

Integrarão a saúde de Picos as médicas cubanas Maria Del Carmen Roche; Lilia Isis Palacio Tarafa; Yoslaide Fajardo Voga; Yadira Escalona Guerra; Zuleidys Pino Rodriguez e Monsleide Torrar Pors.

Médica cubana Monsleide Torrar Pors

"Já prestei serviço médico na Venezuela e antes como agora, foi uma decisão muito difícil sair do meu país, porém uma atitude importante como profissional de saúde para melhorar a saúde da população do Brasil e do Piauí", disse a médica Monsleide Torrar Pors. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Hospital de Berlim se reúne para definir apoio à Policlínica de Picos

A Associação ProBrasil e uma equipe de 80 médicos e especialistas em saúde pública da Alemanha se encontram hoje (10), no Hospital de Trauma de Berlim – UKB. A pauta será a definição do apoio concreto ao Centro de Assistência Médica de Picos (CAMPI), que administrará a Policlínica de Picos, por meio da assinatura de um termo de cessão acordado entre a ProBrasil e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).
 
O palestrante do evento e presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, afirma que o Hospital de Trauma de Berlim é um dos mais modernos hospitais da Alemanha e conta com o nível de tecnologia extremamente avançado. “O Hospital de Trauma de Berlim é uma referência do Governo Federal da Alemanha para tratamento de todo tipo de trauma e para reabilitação dos pacientes após um acidente. Com um parceiro tão forte temos condições de criar um modelo de atendimento do usuário do SUS no interior do Estado do Piauí. O sucesso vai depender da cooperação proativa do CAMPI, da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e da Sesapi”, explica Weibrecht.  A parceria da Policlínica de Picos com o Hospital alemão foi iniciada pela Associação ProBrasil em 2008.  
 
A Policlínica de Picos é resultado do trabalho incansável da Associação ProBrasil, que está atuando desde o ano 2006 no Estado do Piauí. A entidade planejou e executou o projeto da Policlínica em 2008 e 2009, sob coordenação de Uwe Weibrecht. O projeto foi possível pela doação particular do terreno onde a Clínica se encontra, pelo ex-Prefeito de Picos, Gil Paraibano e pelo apoio da Sesapi e Secretaria Municipal de Saúde de Picos.
 
O objetivo da Policlínica é atender gratuitamente, com recursos do SUS, aos moradores do interior do Estado que sofrem com a falta de infraestrutura para o atendimento de saúde e, para tanto, estão sujeitos a um atendimento médico predominantemente particular e de alto custo para o usuário.
 
A organização social CAMPI, o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Picos tem agora a responsabilidade de abrir a Policlínica dentro do prazo de 90 dias, conforme descrito no Termo de Cessão, assinada no final de fevereiro. A Policlínica conta ainda com o apoio e acompanhamento do Tribunal das Contas do Estado do Piauí.
 
A abertura da Policlínica Especializada de Picos garantirá o atendimento de saúde à população picoense e do Vale do Guaribas. Já a Associação ProBrasil afirma que, no caso da abertura, o melhor hospital de trauma da Alemanha, o UKB de Berlim, será o parceiro para um funcionamento de qualidade.
 
A ProBrasil organizou visitas técnicas de médicos do Piauí em Berlim e também de inúmeras delegações alemãs ao Piauí para reforçar a parceria. Entre eles uma delegação oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que discutiu uma cooperação que terá início através da parceria da Faculdade de Enfermagem da UFPI em Picos com a ProBrasil.
 
O Governo do Estado instituiu um programa de intercâmbio que teve início no final do ano passado, com uma delegação que foi recebida pelo Hospital de Trauma de Berlim. A Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também são importantes parceiros no processo, acompanhado e coordenado pela ProBrasil.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores