Cidadeverde.com

Polícia reconstitui caso do garoto morto com tiro de espingarda

A Polícia Civil de Picos realiza, nesta quarta-feira (23), a reconstituição do caso do garoto Isaac José Luiz de Sousa, 8 anos, morto com um tiro de espingarda, em março deste ano. Um vizinho identificado como Martim Borges da Silva, que se apresentou à polícia dias após o crime, foi apontado como suspeito de matar a criança. A elucidação do caso pretende esclarecer se o disparo foi acidental ou intencional, como sustenta a tese defendida pelo advogado da família.

Isaac José Luiz de Sousa

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o Delegado Regional de Picos, Antônio Madson, conta que o caso será reconstituído no local do crime, Rua Justino Macedo, bairro Pedrinhas, em frente a residência da família do garoto, que morreu enquanto lavava uma motocicleta com o pai. 

Delegado Regional de Picos, Antônio Madson

Martim Borges, que estava penitenciária José de Deus Barros, já se encontra na delegacia de Picos e participará da reconstituição, assim como sua esposa e os pais de Isaac. 

Martim Borges da Silva, acusado de efetuar o tiro que matou a criança

"O acusado estará presente na reprodução simulada e  vai mostrar como ocorreu o caso, mas não é obrigado a colaborar, produzindo provas contra si. Estamos apenas aguardando a chegada de peritos de Teresina para reconstituir o caso” , disse o delegado.

Populares, vizinhos e amigos da família, clamam por Justiça, e já se encontram no local para acompanhar a reprodução simulada.


Matérias relacionadas


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

PRF apreende madeira sem licença em Picos; Caminhão seguia para Pernambuco

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, no final da tarde deste sábado (19), 30 metros cúbicos de madeira sendo transportada sem o Documento de Origem Florestal - DOF. O caminhão partiu de Oeiras e seguia para Pernambuco. 


O veículo era modelo VW 24.250 e placa PER-5969. Ele transportaria a madeira para a cidade de Ipubi/PE. O motorista, de iniciais E.L.da S. informou que o material seria utilizado em uma indústria de fundição de gesso.

A PRF apreendeu a madeira e a encaminhou para o Ibama. Os agentes orientam a população a denunciar casos de crime ambiental através do número 191.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Bebê abandonado em sacola recebe mais de 200 pedidos de adoção

O caso do bebê recém-nascido encontrado amordaçado e abandonado em sacolas plásticas comoveu a população do município de Picos, a 306 km de Teresina. Até esta quinta-feira (18), a mãe e/ou responsáveis pela criança ainda não foram identificados e segundo informações do Conselho Tutelar, mais de 200 pessoas já manifestaram o desejo em adotar o bebê.


Segundo o conselheiro tutelar de Picos, Josimar Lima da Silva, o recém-nascido passa bem e está sob cuidados de uma equipe médica do Hospital Regional Justino Luz e Conselho Tutelar do município.

"Ele chegou ao hospital com um quadro de desidratação, desnutrição e com o cordão umbilical ressecado, mas agora está bem. Estamos acompanhando o caso e a todo o momento, várias pessoas demonstram o desejo de adotar a criança. Mais de  200 pessoas já procuraram o Conselho Tutelar, porém somente a Justiça poderá decidir com quem ele vai ficar", disse o conselheiro que já comunicou o caso ao juiz Geneci Benevides Ribeiro e ao promotor Leonardo Fonseca Rodrigues, da Vara da Infância e Juventude de Picos.

Ainda sem pistas sobre a mãe do bebê em hospitais públicos de Picos, o conselheiro tutelar acredita que o parto tenha sido realizado em casa e o recém-nascido abandonado no bairro Catavento, na manhã de ontem (17).

"Já andamos por todos os hospitais de Picos e nenhuma mulher deu entrada no período que acreditamos ter ocorrido o parto. Faltam apenas clínicas particulares, mas a suspeita é que ela tenha feito o parto em casa", reitera.

O Delegado Regional de Picos, Antônio Madson, reforça que diligências efetivas deverão ocorrer a partir da próxima terça-feira (22) e que a mãe do bebê poderá responder por tentativa de homicídio.

"Ainda não sabemos se a mãe abandonou o bebê  com um quadro de depressão pós parto e assim que a encontrarmos, vamos solicitar um laudo médico. Somente com o resultado de exames, poderemos dizer se ela abandonou o filho conscientemente", reitera Madson.



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Dom Plínio José lava pés de pessoas da comunidade em tradicional missa

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, para acompanhar a Missa Solene da Ceia do Senhor, Lava Pés e adoração ao Santíssimo Sacramento, nesta quinta-feira, 17. Na celebração, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, repetiu o gesto de Jesus Cristo e lavou os pés de doze pessoas escolhidas da comunidade.

                           Fotos: Jornaldepicos

A cerimônia do Lava Pés tem um significado especial para os católicos no período da Semana Santa. O ato relembra os últimos momentos de Jesus Cristo junto aos discípulos antes de ser preso e depois crucificado. A celebração foca na última ceia e no gesto de humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos dozes apóstolos.

Durante a homilia, dom Plínio José destacou a importância da data, um dos momentos marcantes do catolicismo, pois rememora a instituição do Sacramento da Eucaristia. “Foi nesse dia que nasceu a missa, uma única missa. O Lava Pés é um gesto de serviço, mas um serviço sem medida. Jesus, ao mesmo tempo em que reconhece que recebe tudo do pai, todo o poder, mesmo assim, ele externa que acima do poder, mais eficaz é o serviço, pois contenta a todos. É um ensinamento de Jesus para a vivência da humildade”, disse o bispo de Picos durante a missa, concelebrada pelos padres Chiquinho, Ferdran e Francisco João.
 
O bispo diocesano de Picos, ainda pediu aos fiéis que reflitam sobre a mensagem repassada por Cristo e destacou a importância da família. 

"As pessoas devem procurar ver o bem dos outros. Isso faz crescer muito mais a alegria de conviver. Esse é um exercício que deve ser iniciado já na família. Entre os esposos, entre pais e filhos, nas repartições e na própria igreja. Isso deve ser feito até que toda comunidade se encha dessa força renovadora que se faz através da simplicidade. Não exige esforços, exige mais humildade. Se esvaziar da arrogância”, disse dom Plínio José.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde
Com informações Jornaldepicos

Muro cai e assusta famílias que temem novo desmoronamento

Parte da estrutura de um muro de contenção cedeu e preocupa moradores no bairro Paroquial, município de Picos, a 306 km de Teresina. A incidência de chuvas na região e os recorrentes vazamentos de água podem ter provocado o desmoronamento na Rua Bahia 2, nesta semana, problema que atinge outros bairros como São José, São Vicente, Boa Vista, Morro da Mariana e Morada do Sol, oferecendo risco de desabamento, há pelo menos 100 famílias. 

                           Fotos: Luciano Barbosa/ Riachanet

Segundo o secretário da Defesa Civil em Picos, Oliveiro Luz, a situação é preocupante, principalmente, porque existem residências abaixo do muro. “A situação é perigosa, principalmente, porque existem três casas em áreas de risco que podem desabar a qualquer momento, caso a outra parte do muro desabe”, disse o secretário.


Como medida preventiva, a estrutura que ainda se mantém erguida, altura aproximada de 1m, será rebaixada. "A medida tem por objetivo diminuir o peso do muro de contenção. Outras estratégias para evitar que as casas ao entorno sejam atingidas em decorrência de um novo desabamento também estão sendo planejadas", finaliza Luz.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Mulher que achou bebê em saco revela que ele tinha esparadrapo na boca

A mulher que salvou um bebê abandonado em um saco na cidade de Picos se emocionou ao lembrar como tudo aconteceu. Maria Eliene Ferreira conversou por telefone com Karina Matos no Jornal Cidade Verde desta quinta-feira (17) e falou da alegria de poder ter salvo a criança recém-nascida.



Eu estava no meu trabalho, bem próximo de onde foi encontrada a criança. Um dos meninos que trabalham comigo foram lá atrás, lá no mato. Aí chegaram me chamando: Eliene, encontrei uma criança ali, tá chorando, uma criança dentro de um saco", contou.

Maria Eliene foi até o local, no bairro Catavento. "Quando eu cheguei lá a criança estava em um lençol embrulhado, dentro de duas sacolas, amarrado e com um esparadrapo na boca. Mesmo assim, dava para ouvir o chorinho dele. Ele era um recém-nascido e estava com o cordão umbilical ainda", recorda.

Os momentos seguintes foram de pressa para salvar o bebê. "Rasguei a sacola, peguei a criança no braço e liguei para o 190".

A criança foi medicada e se alimenta bem, em um berçário aquecido no centro-cirúrgico do hospital Justino Luz. O bebê tem 2,8kg e 50 centímetros. O conselho tutelar investiga o caso.
Eliene revelou a emoção sentida nesta quinta-feira. "Chorei muito, é muita emoção. Fiquei nervosa, me tremi. Mas feliz por ter salvado essa criança".



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Recém-nascido é achado em saco plástico e amordaçado em Picos

Um bebê recém-nascido foi encontrado por populares dentro de um saco plástico em um terreno no bairro Catavento, na cidade de Picos (306 Km de Teresina). O menino estava com o cordão umbilical e com a boca amordaçada com um esparadrapo. 


Segundo a soldado Paula de Araújo, a Polícia Militar foi acionada por volta das 10h. “Populares encontraram a criança que estava em uma sacola de plástico. A nossa guarnição foi até lá e encontraram o menino com um esparadrapo na boca”, descreve. 

Ele foi achado na avenida senador Helvídio Nunes, no bairro Catavento, próximo a Clínica de Urgência da cidade.

O cabo Danúbio Macedo, da Polícia Militar de Picos, informou quando chegou ao local o recém-nascido estava enrolado em um pano e dentro de dois sacos plásticos. 



“Ele estava com olhos abertos, com dificuldades de respiração e não parecia prematuro”, disse o policial. O bebê foi encontrado por populares em um terreno baldio.

O recém-nascido foi levado para o hospital Regional Justino Luz. A assistente social Nayara Batista Leite informou que o bebê nasceu com 2kg e 800g e com cerca de 50cm. Ela disse que o recém-nascido na tarde de hoje passaria por uma bateria de exames.

“Ele chegou com falta de ar e desnutrido. O bebê está no centro cirúrgico do hospital que é mais aparelhado para recebê-lo.Uma equipe médica o está acompanhando”, disse a assistente social.

O Conselho Tutelar de Picos e o juiz da vara da infância e da juventude também acompanham o caso.





Carlos Lustosa Filho e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Ex-prefeito Gil Paraibano passa mal e é submetido a cateterismo

O ex-prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros (PMDB), foi submetido a um cateterismo após sentir fortes dores no peito neste fim de semana. De acordo com o médico e prefeito de Alagoinha do Piauí, Pedro Otacílio, o gestor está internado desde a noite do último sábado (12), quando foi levado para o Hospistal Dr. Oscar, em Picos e, em seguida, transferido para Teresina.


"Ele sentiu um certo desconforto e após exames foi detectado uma angina instável, quando o coração não obtém fluxo sanguíneo e oxigênio suficientes, o que pode levar a um ataque cardíaco, um infarto", explica o prefeito de Alagoinha do Piauí.

Ainda segundo Pedro Otacílio, o quadro de saúde do ex-prefeito de Picos é estável, porém inspira cuidados. "Ele foi trazido para Teresina ainda na noite de ontem e submetido a nova avaliação médica. O resultado dos exames será encaminhado para médicos de São Paulo, que já acompanham a saúde de Gil Paraibano, a algum tempo", finaliza Pedro Otacílio.

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com a família do ex-prefeito de Picos, mas não obteve retorno.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Chuva deixa ruas de Picos alagadas neste sábado

Os moradores de Picos foram surpreendidos mais uma vez por uma forte chuva no início da manhã deste sábado, 12. Em alguns pontos conhecidos pelos alagamentos que já se tornaram comuns os transtornos voltaram a aparecer.


No bairro Junco, situado na zona leste da cidade, donos de casa reclamaram da dificuldade de sair à rua em dias de chuva e cobraram uma solução para o problema de centenas de famílias.


No  bairro Bomba a situação também não é diferente. Em frente ao Fórum de Picos a água se acumulou novamente e bloqueou o trânsito de pedestres.




Com informações no portal Grande Picos 
redacao@cidadeverde.com

Kleber Eulálio faz reforma administrativa e anuncia novo secretário

O prefeito de Picos, Kleber Eulálio, anunciou nesta terça-feira (08) Filomeno Portela Richard Neto, como novo secretário de administração municipal. Em entrevista a um portal local, Kleber argumentou que as modificações não tem origem em insatisfação com os titulares das pastas, mas serão realizadas devido as necessidades que surgiram a partir da saída de Filangieri Portela, o Portelinha – por motivo de saúde – da Secretaria de Administração, e do seu filho, Severo Maria Eulálio Neto, que ocupava a Secretaria de Representação em Teresina, e foi exonerado na semana passada para concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições.


A mudança pode ser temporária uma vez que Filomeno Portela, que é vereador licenciado, garante que em outubro retorna a Câmara Municipal de Picos para concorrer ao cargo de presidente da mesa diretora.

Para os demais cargos o prefeito ainda está realizando sondagens. Para substituir Severo Neto, Kleber Eulálio pretende convidar o engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros, atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico. Para esta pasta, que ficaria vaga, o convite será endereçado ao empresário Claudio Galeno, que já a ocupou durante o primeiro mandato do ex-prefeito Gil Paraibano. “Mas essas duas modificações não estão ainda acertadas, estamos apenas conversando sobre elas”, garantiu.

“A reforma é decorrência de fatos supervenientes, problemas de saúde, enfim. Evidentemente eu sempre digo que todos podem fazer melhor, mas nenhum problema contra nenhum deles”, finalizou referindo-se aos seus secretários.

Rayldo Pereira
Com informações de Folha Atual
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores