Mais Médicos: Picos recebe mais seis profissionais de saúde

Mais seis profissionais do Programa Mais Médicos irão integrar as equipes de estratégia de saúde da família, em Picos, a 306 km de Teresina. Com a chegada das médicas cubanas, sobe para oito o número de profissionais da saúde que reforçarão o atendimento à Atenção Básica, no município. 

                             Fotos: Romário Mendes/ Riachaonet
Médicas cubanas chegaram ao município nesta semana e foram recepcionadas pela secretária de saúde de Picos

Para a secretaria de Saúde de Picos, Ana Eulálio, a vinda das médicas cubanas fortalece a atuação da estratégia de saúde da família na cidade, em um trabalho que já vem sendo desenvolvido por dois médicos estrangeiros, e que vem sendo elogiado pela população. 

Secretaria de Saúde de Picos

“A presença desse profissional na cidade tem um significado bastante relevante, no ponto de vista de cobertura da assistência prestada à população. Além disso, os médicos são qualificados para a atuação na atenção primária. Eles estarão presentes o dia inteiro, então, têm toda condição de atender um maior número de pessoas e isso é um ganho importante e significativo da população do nosso município”, frisa a secretária

Integrarão a saúde de Picos as médicas cubanas Maria Del Carmen Roche; Lilia Isis Palacio Tarafa; Yoslaide Fajardo Voga; Yadira Escalona Guerra; Zuleidys Pino Rodriguez e Monsleide Torrar Pors.

Médica cubana Monsleide Torrar Pors

"Já prestei serviço médico na Venezuela e antes como agora, foi uma decisão muito difícil sair do meu país, porém uma atitude importante como profissional de saúde para melhorar a saúde da população do Brasil e do Piauí", disse a médica Monsleide Torrar Pors. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Hospital de Berlim se reúne para definir apoio à Policlínica de Picos

A Associação ProBrasil e uma equipe de 80 médicos e especialistas em saúde pública da Alemanha se encontram hoje (10), no Hospital de Trauma de Berlim – UKB. A pauta será a definição do apoio concreto ao Centro de Assistência Médica de Picos (CAMPI), que administrará a Policlínica de Picos, por meio da assinatura de um termo de cessão acordado entre a ProBrasil e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).
 
O palestrante do evento e presidente da ProBrasil, Uwe Weibrecht, afirma que o Hospital de Trauma de Berlim é um dos mais modernos hospitais da Alemanha e conta com o nível de tecnologia extremamente avançado. “O Hospital de Trauma de Berlim é uma referência do Governo Federal da Alemanha para tratamento de todo tipo de trauma e para reabilitação dos pacientes após um acidente. Com um parceiro tão forte temos condições de criar um modelo de atendimento do usuário do SUS no interior do Estado do Piauí. O sucesso vai depender da cooperação proativa do CAMPI, da Secretaria Municipal de Saúde de Picos e da Sesapi”, explica Weibrecht.  A parceria da Policlínica de Picos com o Hospital alemão foi iniciada pela Associação ProBrasil em 2008.  
 
A Policlínica de Picos é resultado do trabalho incansável da Associação ProBrasil, que está atuando desde o ano 2006 no Estado do Piauí. A entidade planejou e executou o projeto da Policlínica em 2008 e 2009, sob coordenação de Uwe Weibrecht. O projeto foi possível pela doação particular do terreno onde a Clínica se encontra, pelo ex-Prefeito de Picos, Gil Paraibano e pelo apoio da Sesapi e Secretaria Municipal de Saúde de Picos.
 
O objetivo da Policlínica é atender gratuitamente, com recursos do SUS, aos moradores do interior do Estado que sofrem com a falta de infraestrutura para o atendimento de saúde e, para tanto, estão sujeitos a um atendimento médico predominantemente particular e de alto custo para o usuário.
 
A organização social CAMPI, o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Picos tem agora a responsabilidade de abrir a Policlínica dentro do prazo de 90 dias, conforme descrito no Termo de Cessão, assinada no final de fevereiro. A Policlínica conta ainda com o apoio e acompanhamento do Tribunal das Contas do Estado do Piauí.
 
A abertura da Policlínica Especializada de Picos garantirá o atendimento de saúde à população picoense e do Vale do Guaribas. Já a Associação ProBrasil afirma que, no caso da abertura, o melhor hospital de trauma da Alemanha, o UKB de Berlim, será o parceiro para um funcionamento de qualidade.
 
A ProBrasil organizou visitas técnicas de médicos do Piauí em Berlim e também de inúmeras delegações alemãs ao Piauí para reforçar a parceria. Entre eles uma delegação oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que discutiu uma cooperação que terá início através da parceria da Faculdade de Enfermagem da UFPI em Picos com a ProBrasil.
 
O Governo do Estado instituiu um programa de intercâmbio que teve início no final do ano passado, com uma delegação que foi recebida pelo Hospital de Trauma de Berlim. A Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também são importantes parceiros no processo, acompanhado e coordenado pela ProBrasil.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Familaires e vaqueiros homenageiam garoto morto com tiro de espingarda

Uma cavalgada pelas principais vias do município de Picos, a 306 km de Teresina, marcou uma semana da morte do pequeno Isac José Luiz de Sousa, 8 anos, que morreu atingido um tiro de espingarda. 


                               Fotos: Riachaonet

Dezenas de jovens montados a cavalo saíram do bairro Pedrinhas e percorreram várias ruas até o cemitério central de Picos, onde a criança foi sepultada. 


Além de clamar por Justiça, familiares e vaqueiros da região também homenagearam o garoto que apreciava andar a cavalo. 


O suspeito de efetuar o disparo, supostamente acidental, seria o vizinho identificado como Martim Borges da Silva, 39 anos, que foi preso no fim da semana passada.


Matérias relacionadas




Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Vereador de Picos se afasta da Câmara por síndrome do pânico

Ao final da sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos, realizada na tarde da última quinta-feira, 06, os vereadores aprovaram por unanimidade o pedido de licença do vereador Diógenes Medeiros (PPS). Alegando problemas de saúde, e até perseguição política o parlamentar entrou com o pedido para se afastar dos trabalhos do legislativo por 130 dias, sem remuneração. Em seu lugar assume o suplente Dedé Monteiro (PPS), que nas eleições de 2012 obteve 631 votos.


Em entrevista ao portal Folha Atual Diógenes Medeiros alega ter sido diagnosticado por um neurologista com “síndrome do pânico”, um transtorno psicossomático que causa medo e intenso mal estar em quem o possui. “É por uma questão de saúde, é um procedimento que existe no regimento da casa”, explicou. Diógenes alega que já sofreu desse problema no seu primeiro mandato, realizando tratamento por seis meses, que agora retornou, segundo conta, ainda mais forte.

O pedido de licença do vereador Diógenes é para efeito imediato. Dedé Monteiro será convocado pelo presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor (PMDB) e, a partir da próxima sessão ordinária, já estará ocupando o lugar que pertencia a Diógenes.

Perseguição

Extremamente faltoso nas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Picos, ao longo de todo o ano de 2013 e nesse início de 2014, Diógenes Medeiros declarou que não se sente desmotivado da função de parlamentar, mas sim, perseguido. Ele se refere ao processo de cassação de seu mandato, movido pelo Ministério Público, cujo desfecho será conhecido em breve.

Diógenes informa ainda não ter realizado nenhum acordo político com Dedé Monteiro, uma vez que este, mesmo sendo seu correligionário, se “habilitou” ao processo que pede a sua cassação, ou seja, o suplente também pedia a queda do vereador Diógenes.

“Ele se habilitou também pedindo a minha cassação e anulação dos meus votos, então, não é um acordo político, é uma coisa que eu estou precisando, se fosse um acordo político eu não iria me afastar para um suplente que está tentando tirar meu cargo”, comentou.

Apesar da “síndrome do pânico”, com o qual foi diagnosticado, Diógenes se diz tranquilo quanto ao pedido de cassação de seu mandato pedido pelo Ministério Público.

Com informações de Folha Atual
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de matar garoto com tiro de espingarda se apresenta a Polícia

O suspeito de assassinar o garoto Isaac José Luz de Sousa, de 8 anos, foi preso no fim da tarde desta sexta-feira (07) após se apresentar na delegacia regional de Picos. Com o intuito de responder ao processo em liberdade, Martim Borges da Silva, de 39 anos, se apresentou, mas já havia um mandado de prisão expedido contra ele.

Fotos: Riachaonet

O delegado regional Antônio Madson, agiu rápido e representou por sua prisão preventiva. A solicitação foi atendida pela juíza da 5ª Vara Criminal de Picos, Nilcimar Araújo que decretou a prisão do suspeito. Ao chegar a delegacia, Martins Borges foi preso por ordem judicial.

O suspeito estava na cidade de Jaicós, distante 51 km de Picos e é suspeito de matar o garoto com um tiro de espingarda supostamente acidental e segundo a Polícia, já tem passagem.


Depois de prestar depoimento na companhia de uma dvogado, Martins Borges seguiu com policiais para mostrar o local onde estava a arma. O suspeito foi conduzido para a penitenciária José de Deus Barros.

"Ele não sabia que havia o mandato de prisão preventiva. Hoje a polícia já tinha ido na cidade de Jaicós , mas ao que parece Martin Borges já havia saído”, explicou o delegado.

Em depoimento, Martim Borges de Sousa negou ter tido qualquer discussão com a esposa, e informou que havia adquirido a arma de uma pessoa que mora em Inhuma na segunda-feira(03) por R$ 700,00 e que no mesmo dia comprou a munição de um cigano.


De acordo com o advogado da família do garoto, Maycon Luz, esta versão sobre tiro acidental é possível de ser contestada. “Esta é uma tese defensiva que eles vão utilizar, mas isto vai ser fácil da gente comprovar, pois o ângulo do local onde a criança estava é impossível de ter sido acidentalmente. E uma arma não deve ser limpa enquanto estar municiada”, frisou o advogado.

Maycon Luz ainda destacou que deverá ser feito na próxima semana uma reconstituição do crime, para dar continuidade ao processo de investigação.

Presentes na sede da Delegacia Regional, familiares do garoto estavam muito emocionados. A mãe, Francisca Maria da Luz,  lamenta a morte do filho. “É uma dor muita grande não tem explicação, meu filho estava trabalhando na porta de casa. Ele matou covardemente meu filho” disse Francisca Maria da Luz.


Relembre o caso

Isaac José Luz de Sousa de apenas oito anos levou um tiro nas costas do vizinho, enquanto ajudava seu pai a lavar o carro na calçada de casa. Uma das hipóteses que estão sendo investigadas aponta que o disparo ocorreu quando Martin limpava a arma, mas a família da vítima  contesta esta afirmação.

Rayldo Pereira
com informações de Riachaonet
rayldopereira@cidadeverde.com

Mais de 2 mil adolescentes serão imunizadas contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Picos através da coordenadoria de imunização realizará no dia 10 de março e se estendo até 10 de abril a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano –  HPV. A expectativa é que mais 2016 adolescentes que tenham idade entre 11 e 13 anos sejam imunizadas. A partir da campanha a respectiva vacina passa a ser implantada na rotina dos Postos de Saúde.


Os locais de vacinação serão: escolas municipais, estaduais e privadas do município. Adolescentes da zona urbana e rural receberão a vacina. Em Picos mais de 200 profissionais contemplando médicos, enfermeiros e técnicos estarão trabalhando para a operacionalização da campanha.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Conceição Portela, serão aplicadas três doses da vacina, “A primeira agora em março, a segunda dose em setembro, e a terceira dose cinco anos após a aplicação da primeira vacina. Esta vacina é de suma importância para a saúde da mulher”, disse Conceição Portela.

A delimitação da faixa etária para receber a vacina preconizada pelo Ministério da Saúde responde ao período da vida sexual da mulher, que nesta fase, ainda não foi iniciada.

HPV

O câncer de colo de útero é a segunda causa de morte nas mulheres em todo o Brasil. No Piauí é a incidência de mulheres com o câncer de colo de útero é elevada.

O vírus do HPV é um dos principais condicionantes para o desenvolvimento deste câncer.

Com informações de Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de atirar em criança já tinha ficha criminal; Mãe chora e pede justiça

A Polícia Civil de Picos trabalha com a hipótese de que o tiro que matou o menino Isac José Luiz de Sousa, 8 anos, foi acidental, mas não descarta a possibilidade de que o acusado do disparo tenha tido a intenção de alvejar a criança.


O delegado Antônio Madson Vieira destacou que o suspeito já tem ficha criminal por porte ilegal de arma de fogo. Há informações de que ele estaria limpando a espingarda no momento do disparo, mas os vizinhos afirmam que ele teria discutido com a esposa e tinha a intenção de ameaçá-la com a arma.

Delegado de Picos, Antônio Madson

"Se for acidental, ele responderá pelo porte ilegal da arma e por homicídio culposo. Se ele tiver tido a intenção, será homicídio doloso", completou Madson. 

Tio da criança, Joaquim José

O tio da criança, entre lágrimas, pede justiça. "Ele já tinha brigado com a esposa outras vezes e havia colocado uma faca na garganta dela. Agora ele acabou com a nossa família", disse Joaquim José.

O acusado, Martins Borges da Silva

A criança foi baleada com um tiro de espingarda que atravessou as costas. Ela estava lavando a moto com o pai. O acusado do disparo é um vizinho que continua foragido.


"Eu estava lá dentro de casa, na cozinha. Não ouvi o disparo. Quando me avisaram, que eu cheguei lá fora, olhei meu filho, que estava no chão, perdendo sangue. O assassino estava na calçada, como se nada tivesse acontecido", relembrou a mãe, Francisca Maria Luz, inconformada.

Jordana Cury
Com informações de J. Pereira.
jordanacury@cidadeverde.com

Criança morre baleada enquanto lavava moto com o pai

A morte do pequeno Isac José Luiz de Sousa, 8 anos, comoveu a população do município de Picos, a 306 km de Teresina, nesta segunda-feira de carnaval. A criança foi baleada com um tiro de espingarda que atravessou as costas. A suspeita é que o disparo tenha sido acidental. O  acusado é um vizinho que continua foragido.

                                     Foto: FCS

O caso foi registrado no bairro Pedrinhas, em Picos, na tarde de ontem (03). De acordo com o Delegado Regional de Picos, Antônio Madson, o garoto lavava uma motocicleta com o pai, quando foi atingido com um tiro nas costas. 

"A família e toda a população ficou comovida com o caso. Já visitei familiares do garoto que estão abalados e a suspeita é que o tiro tenha sido acidental. O vizinho, que continua foragido, estaria limpando a arma, recém comprada", explica Madson.

Em depoimento à polícia, a esposa do acusado revelou que o marido ficou desesperado ao efetuar o disparo, de maneira acidental. "Ele correu pro quintal desesperado", contou a esposa ao delegado. 

Isac José Luiz ainda foi socorrido e levado ao Hospital Regional Justino Luz, mas não resistiu. "Acreditamos que o suspeito deverá se apresentar a qualquer momento. A esposa dele deverá depor. Também apreendemos uma motocicleta e o caso deverá ser elucidado em breve", finaliza o Delegado Regional Antônio Madson que conta com reforço do delegado de Teresina, Adail Abdias de Barro, para reforçar o policiamento, durante o período carnavalesco.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Carnaval reúne mais de 20 mil foliões e até o prefeito cai na folia

Nem a chuva diminuiu o fôlego dos foliões que curtiram o carnaval de rua de Picos, na noite deste domingo (02). O prefeito de Picos, Kleber Eulálio, caiu na folia no primeiro dia da festa de momo e firmou o compromisso de promover o carnaval durante todo o mandato.

                            Foto: Jornaldepicos

“Em nossa gestão estamos revitalizando o nosso carnaval e também proporcionando importantes inovações como, por exemplo, a realização do corso superou todas as expectativas”, destaca Eulálio.

                          Foto: Grandepicos

De acordo com o coronel Wagner Torres, mais de 20 mil brincam o carnaval de rua, por noite, na avenida Getúlio Vargas e praça Félix Pacheco. Nesta segunda-feira (03), Flavenildes e Banda Elétrico, Nairê e Lilly e Banda animam os foliões. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Morre homem supostamente dopado e achado em carro com amigo

A Polícia Civil de Picos abrirá inquérito para apurar a morte de Francisco Acelino das Chagas, 37 anos, que veio a óbito em Teresina, nesta terça-feira (25), após quase uma semana de internação. A vítima e um amigo foram encontrados desacordados dentro de um veículo, no bairro Junco, em Picos, no último dia (20).

                              Foto: Grandepicos

Informações extraoficiais apontam que os dois teriam sido dopados, vítimas do golpe conhecido como "boa noite cinderela". Alcides Machado, que também estava dentro do carro, foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

"Ainda não sabemos como os dois foram parar desacordados dentro de um carro. O paciente que está em Picos deverá ajudar a elucidar o caso. No momento ainda não há nada confirmado", explica o Delegado Regional, Antônio Madson.

De acordo com familiares de Francisco Acelino, natural do município de Geminiano, médicos apontaram uma alta dosagem de droga, supostamente ingerida através do “boa noite cinderela”, como a causa da morte. 


Matéria relacionada



Com informações Grandepicos
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores