Cidadeverde.com

Penitenciária de Picos terá mais vagas e uso da tornozeleira eletrônica

Nesta sexta-feira (14), o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, esteve na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Piauí em audiência com juízes criminais e promotores de justiça que atuam na região de Picos.


O objetivo foi discutir melhorias estruturais na Penitenciária José de Deus Barros, que fica no município, no que se refere à inclusão de detentos, abertura de mais vagas e a implantação do uso da tornozeleira eletrônica.
 
“Tivemos duas importantes agendas tratando de assuntos de interesse da Secretaria de Justiça, como a regulamentação da inclusão dos detentos nos presídios. Também discutimos a necessidade de aumento das vagas. Iremos fazer o projeto de 160 novas vagas para a unidade prisional de Picos”, informa Daniel Oliveira.
 
Para o secretario de Justiça, a implantação do sistema de tornozeleira eletrônica na Penitenciária José de Deus Barros se apresenta como uma alternativa eficaz para ajudar a reduzir a superlotação. “Pactuamos as prioridades e no prazo de 60 dias vamos implantar o sistema de tornozeleiras eletrônicas na Penitenciária da cidade de Picos e o projeto de ampliação das vagas. Depois de concluído, o projeto será encaminhado para licitação”, pontua.  

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Picos: Vendas para o Dia dos Pais devem ter índice menor que em 2014

A vendas para o Dia dos Pais neste ano em Picos devem ter um índice menor em relação ao ano passado. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Waldson Monteiro Neiva Eulálio, o Sonzinho Eulálio, acredita que as vendas deste ano não iram superar as de 2014 e a expectativa é que, pelo menos, alcance o mesmo índice do ano passado.

Segundo Sozinho, devido à crise financeira, a população está se precavendo e não comprometendo o próprio orçamento com compras parceladas, em virtude da escalada de juros e a inflação.

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais impactados pelo evento.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Picos recebe primeira edição do Festival Flores de Holambra

O município de Picos irá receber a primeira edição do Festival Flores de Holambra. O evento acontece entre os dias 13 e 19 de agosto na praça Josino Ferreira, Centro da cidade e contará com mais de 250 espécies de plantas ornamentais e frutíferas.


 
Aberta à visitação, a exposição também contará com vendas de flores a preços abaixo do mercado. Isso porque elas serão trazidas diretamente de Holambra, a capital das flores do Brasil, que fica situada em São Paulo, fazendo com que os custos sejam reduzidos. Parte da renda arrecada com a venda das flores será doada ao Abrigo dos Idosos Joaquim Monteiro de Carvalho.
 
No Piauí, Teresina já recebe sua sexta edição, com superação de expectativas de visitação. O evento é oportuno para as pessoas que gostam de plantas e que desejam colocá-las em seu convívio, até mesmo aquelas famílias que moram em apartamentos.
 
Oficinas

Além da exposição, o Festival Flores de Holambra oferece oficinas gratuitas para ensinar os cuidados que se deve ter com as plantas rotineiramente, além de informações sobre sustentabilidade, cultivo de flores e mudanças de hábitos ambientais.
 
Para participar, os interessados precisam se inscrever na Praça Josino Ferreira, logo no primeiro dia de evento. A participação é gratuita e contará com certificação.
 
A feira é realizada pelo Instituto em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Cultura.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corpo de cantor piauiense chega nesta quarta e será sepultado em Picos

O corpo do cantor piauiense Gledson Leal, 58 anos, morto com 60 facadas em sua residência em Oiapoque, no Amapá, chegará a Picos na madrugada desta quarta-feira (5). A família providenciou o traslado para que ele seja sepultado na cidade onde nasceu. O irmão de Gledson, Leo Borges, disse que ele voltaria a morar no Piauí nos próximos 15 dias. 


Foto: reprodução/Facebook

O irmão informou que o traslado acontece de avião até Teresina, de onde será conduzido por ambulância até Picos. Devido à urgência no transporte, o voo passará por três escalas antes de chegar à capital piauiense. O corpo será velado na casa da família e sepultado na cidade. 

Leo lamentou a morte do irmão pouco tempo antes de voltar a morar com a família. 

"Ele tem um ponto próximo à casa da minha mãe, onde ele ia montar um restaurante quando voltasse a morar na cidade definitivamente. Já estava tudo planejado. Ele estava só esperando um outro irmão nosso, que trabalhava no garimpo, na Guiana Francesa, para voltarem juntos", informou. 

Até o próximo dia 15, segundo ele, o irmão estaria de volta. Ele conta que a mãe, Anália Leal, de 82 anos, está muito abalada. "Ela não sofre de problemas de saúde, mas essa notícia deixou ela muito mal, estamos nos preparando para a chegada do corpo, porque não vai ser fácil", disse. 

Segundo Leo, o irmão era muito querido não apenas no Piauí, mas também no Amapá, onde estava morando havia dois anos. Segundo ele, o irmão começou a viajar pelo país aos 16 anos, com o sonho de ser cantor. Morou nos estados do Pará e do Amapá, onde fez muitos amigos. 

"Até mesmo na funerária local, onde prepararam o corpo para a viagem, o processo demorou porque havia muitos amigos querendo dar um último adeus a ele. Meu irmão era muito querido", disse. 

Gledson tinha oito irmãos. Ele deixa quatro filhos, dois dos quais moravam em Altamira, no Pará. Os outros filhos moravam em Picos e em Imperatriz, no Maranhão. 

O crime

Leo lamentou a morte do irmão e destacou que os suspeitos já estão detidos, sendo eles dois menores, incluindo uma garota de 17 anos, e dois maiores de idade. A garota teria atraído Gledson para que ele fosse assaltado. 

"Eles se encontraram em uma festa nessa noite e ele deu uma carona para ela. Ela voltou horas depois já com os três homens e ele foi esfaqueado. Levaram algumas mercadorias que ele tinha e vendia. Entre R$ 7 mil e R$ 8 mil em produtos", informou. 

Segundo informações da polícia local à família, a garota já era conhecida por crimes de roubo na cidade. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Transexual piauiense ganha prêmio nacional de Direitos Humanos

A Coordenadora Municipal de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual na Prefeitura Municipal de Picos, Jovanna Cardoso, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, concedido pelo Conselho Nacional (CNDH), na categoria personalidade.


Foto: arquivo pessoal

A premiação é um reconhecimento às pessoas que atuam na garantia da defesa, promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil. Uma de suas ações nesse sentido foi a participação na comissão federal para apurar crimes contra LGBT no Ceará,em abril deste ano.

Militante do Movimento LGBT no Piauí, atuante no combate à homofobia no Brasil, Jovanna Cardoso, foi a primeira piauiense a conseguir na justiça a readequação do seu nome e gênero, sem necessidade de cirurgia para readequação sexual.

A decisão inédita em nosso Estado, esse foi o segundo caso no Brasil, o primeiro foi registrado no Rio Grande do Sul.

O Prêmio será entregue no XVIII Encontro Nacional do Movimento dos Direitos Humanos, que acontecerá  em Belo Horizonte, nos dias 13 a 16 de agosto. 

Fonte: Capital Teresina

Homem preso por estuprar e tentar matar afilhada é transferido para Picos

O acusado de estupro e de dupla tentativa de homicídio em Inhuma, Francisco Alves de Missias, foi transferido para a penitenciária José de Deus Barros, na cidade de Picos, no último dia 29. Ele estava detido no Maranhão desde maio e foi indiciado pelos crimes que teriam ocorrido em dezembro de 2014. 

Segundo o titular da delegacia de Inhuma, Máycon Braga, responsável pela investigação, Zé de Biê, como Francisco é conhecido na região, abusou sexualmente da sua afilhada de apenas 8 anos. “A mãe da criança tinha ido viajar e deixou sua filha aos cuidados dos padrinhos. Certo dia, a criança relatou para uma vizinha que seu padrinho havia a molestado. Este se enfureceu, pois soube que a vizinha tinha divulgado o caso na região e resolveu invadir sua casa armado de um revólver. Lá ele desferiu um tiro contra a afilhada, mais não a acertou e esta conseguiu pular a janela. Depois atentou contra a vizinha lhe dando um tiro no pescoço, só que a mesma acabou sobrevivendo e relatando o caso a polícia”, descreve. 

Braga explica que em março deste ano, quando assumiu a responsabilidade também pelo município de Inhuma, deu prioridade ao caso. “Minha equipe e eu fizemos várias diligências nas cidades da região e conseguimos descobrir em maio, na cidade de Elesbão Veloso uma informação de que o mesmo estava escondido em Imperatriz. Lá mesmo do local da informação, pesquisei na internes o telefone da delegacia de Imperatriz, entrei em contato com o delegado regional e passei via WhatsApp, o mandado de prisão, foto do agressor e o endereço”, narra. De março até o final de julho, Zé de Biê, esteve recluso no Maranhão.

 

 

No mesmo dia, o delegado do Maranhão fez a prisão do acusado que estava trabalhando em uma fazenda. “Agora ele está à disposição da Justiça de Inhuma, preso na Penitenciária de Picos e responderá  por estupro de vulnerável e dupla tentativa de homicídio”, informou o delegado. “Com essa prisão, todos os crimes de estupro da região de Inhuma e Ipiranga na minha gestão, estão desvendados com o criminoso preso”, acrescenta.

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

Quatro presos aproveitam falta de policiais em guarita e fogem de presídio

Quatro detentos da penitenciária João de Deus Barros em Picos conseguiram fugir do pavilhão D neste sábado por volta do meio-dia. Eles teriam aproveitado a falta de policial militar na guarita para escaparem por um buraco feito na laje. 

De acordo com o diretor da unidade, Sinval Hipólito Gonzaga, eles cavaram um buraco na parede do pavilhão com estilete e depois outro da laje para a parte de fora do pavilhão. “O buraco era pequeno, mas passou um então os outros foram também. O segundo buraco fizeram no final do pavilhão D e lamentavelmente não tínhamos policial militar nesse horário na guarita, por isso só descobrimos quando o agente foi fazer a contagem dos presos”, destacou o diretor. 

O diretor explica que durante seis horas por dia fica sem militares na guarita por falta de efetivo. “Já oficiamos ao juiz de execuções penais, ao comandante do 4º Batalhão, coronel Vagner Torres, que afirma não ter efetivo para nos mandar. Enquanto isso, o preso que passa 24 horas penando como fugir, observa essa falha e aproveita”, lamenta. 

Ele disse que são cinco policiais militares se revezando num plantão a cada duas horas nas guaritas e um sexto que é o comandante, mas não faz a vigilância. 

Sobre os presos que fugiram, o diretor afirma que apenas um é de Picos, os outros são de Paulistana, Jaicós e Betânia do Piauí. Fugiram: Patrick Wedney Borges Leal de Picos, acusado de furto; Edmar da Silva Lopes, de Paulistana, preso por tráfico de drogas; Pedro Henrique de Moraes, natural de Jaicós, acusado de latrocínio e Arionaldo de Jesus Silva suspeito de homicídio em Betânia do Piauí. 

“Nós já entramos em contato com policiais em Paulistana e da Rodoviária Federal para que fiquem alerta e também estamos fazendo diligências em Picos com os policiais militares para tentar recapturá-los”, afirmou Sinval Hipólito. 

Atualmente o presídio possui 404 detentos e a capacidade era de 144. “Estou aqui de segunda a segunda. No ano passado conseguimos abortar uma fuga de 12, mas essa infelizmente não obtivemos êxito. Vou solicitar ao secretário (de Justiça) para que tenha uma audiência como comandante geral da PM para que possamos ter militares 24 horas por dia e que seja colocada chapas de aço nas paredes do presídio que hoje são de tijolos”, sugere o diretor da unidade prisional. 

 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Vereador é esfaqueado em Teresina, dirige até o hospital e vai para a UTI

Atualizada às 17h14

O irmão do vereador informou que ele acordou no início da tarde dessa sexta-feira (31), após mais de cinco horas sedado devido à cirurgia para conter a hemorragia decorrente do golpe de faca. Ele está reagindo bem e já conversa com os familiares. Segundo seu irmão, ele não corre mais risco de morrer. 

Matéria original

O vereador do município de Picos José Luís de Carvalho, mais conhecido como Irmão Zé Luis (PSB), está internado na UTI do Hospital Prontomed, em Teresina, desde a noite de ontem (30). Nesta quinta-feira, o vereador foi esfaqueado durante uma tentativa de assalto no Centro de Teresina.

O irmão do vereador, o secretário de recursos públicos de Picos, Elisomar de Carvalho, informou que Zé Luís parou em um semáforo da Avenida Antonino Freire, próximo ao Palácio de Karnak, quando um grupo de adolescentes atirou uma pedra contra o carro do vereador.

"Eles jogaram uma pedra e quebraram o vidro do carro. Ele se assustou, aí eles se aproximaram e anunciaram o assalto. Ele já foi descendo do carro, para entregar o que eles quisessem, mas nesse momento eles já deram um golpe na barriga", informou.

Segundo ele, os suspeitos fugiram e seu irmão conseguiu voltar ao veículo e dirigir até um hospital próximo. Ele passou por cirurgia para conter o sangramento intenso. Devido à grande perda de sangue, o secretário informou que Zé Luís teve uma brusca queda de pressão e sofreu início de parada cardíaca.

"Ele teve um princípio de parada, mas foi controlado, ele reagiu e agora está sedado na UTI. Os médicos informaram pra gente que ele está estável no momento, reagindo bem", disse.

O vereador tem 46 anos, é casado e tem dois filhos. Sua família o acompanha no hospital e aguarda sua recuperação. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Paradas em 2011, obras do hospital de Picos devem reiniciar em setembro

As obras do novo hospital de Picos, paralisadas desde 2011, serão retomadas até setembro. Essa foi a pactuação firmada entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; o deputado federal, Assis Carvalho; o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Emanuel Veloso Filho, e a assessora jurídica, Ana Cecília, durante reunião realizada nesta quinta-feira (30), na Secretaria de Estado da Saúde.

“Estamos fazendo essa pactuação junto a Caixa e a Procuradoria Geral do Estado, no sentindo de retomarmos esta obra o mais rápido possível, para que a população possa usufruir prontamente os serviços de saúde”, enfatiza Costa, enfatizando que é prioridade a reestruturação da rede hospitalar estadual.

“A retomada de obras, como a construção de 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, assim como a construção de 30 leitos de UTI e UCIN, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, são amostras da melhoria nos hospitais do Estado”, afirma.

Com maior capacidade de atendimento e de resolutividade, o novo hospital de Picos deverá atender a uma população estimada de 500 mil pessoas do território Vale do Rio Guaribas. Pelo projeto final, o novo hospital terá 250 leitos e será o Centro de Referência Médica de Picos. Para retomar as obras, os recursos já estão garantidos: são R$40 milhões, sendo R$35 milhões de emenda parlamentar do deputado Assis Carvalho e R$ 5 milhões de recursos do Tesouro Estadual.

O hospital deve ser construído em duas etapas.  Na primeira, serão construídos 50 leitos, salas de cirurgias e UTIs, no primeiro pavimento. No projeto final, serão 250 leitos em três pavimentos. 

 

Da Editoria de Cidades
redacao@cidadeverde.com

Suspeito de matar taxista com 18 facadas em Picos é preso pela polícia

Nascimento Ferreira Lima, 34 anos, foi preso na madrugada desta quinta-feira (30), suspeito de assassinar o taxista Raimundo Joaquim Manoel da Silva, 67 anos, na noite da última terça-feira (28), em Picos (305 Km de Teresina). Ele foi localizado na casa de sua irmã, no município de Marcolândia. 

De acordo com o Coronel Wagner Torres, do 4º BPM de Picos, a prisão foi feita em conjunto com a Polícia Civil do município. A polícia foi informada de que o homem estaria escondido na casa de sua irmã e foi então localizado e preso durante a madrugada. 

O Coronel informou que a vítima, que era motorista de táxi e trabalhava no Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno, em Picos, foi atingida com cerca de 18 golpes de faca, em um assalto durante uma corrida realizada por volta das 21h de terça. 

O suspeito é natural do Ceará e deixou, no táxi da vítima, uma mochila e uma mala que puderam ajudar a polícia a localizá-lo. Raimundo ainda chegou a pedir socorro em um Posto Fiscal e foi atendido, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores