Cidadeverde.com

Corpo do gerente do BB é sepultado sob forte comoção popular

Sob grande comoção popular foi sepultado nesta quarta-feira (01), em Pimenteiras, o bancário Ademyston Rodrigues Alves morto durante assalto a agência do Banco do Brasil no município de Miguel Alves. O corpo do bancário de 34 anos chegou nas primeiras horas ao município após ser velado em Teresina a pedido dos amigos. 

                           Fotos: Portalv1

Em Pimenteiras, o velório aconteceu na residência de familiares e na Igreja de São João, onde foi celebrado a missa de corpo presente, seguido pelo sepultamento no cemitério municipal.



O velório contou com a participação de populares, amigos, familiares, autoridades políticas como o prefeito de Picos Kleber Eulálio, vereadores de Valença e Pimenteiras.


O prefeito de Pimenteiras, Venicio do Ó, decretou luto oficial no município e lamentou a perda. “Lamentamos profundamente essa perda, assim como a família, Pimenteiras está de luto” afirmou.


Funcionários do Banco do Brasil de Valença também participaram do velório e lamentaram a falta de segurança nas cidades piauienses. Em Miguel Alves,apenas quatro policiais militares dão segurança a cidade. As circunstâncias da morte do bancário foi o assunto, mais comentado durante o velório. 

Precipitação, falta de segurança e a perda irreparável da família foram as palavras mais ouvidas durante a tarde no velório e sepultamento do bancário que deixa esposa e três filhos.


Com informações Portalv1
cidades@cidadeverde.com

"O sonho dele era sair de lá", diz vereador irmão de gerente morto em Miguel Alves

Helder Sousa/Cidadeverde.com
Amysthanio é vereador em Pimenteiras e irmão do gerente Ademyston, que será sepultado na cidade

O vereador de Pimenteiras Amysthanio Rodrigues Alves (PSB), irmão do gerente do Banco do Brasil do municípios de Miguel Alves assassinado nesta terça-feira (30) durante assalto, disse que o sonho de Ademyston (foto abaixo) era deixar a cidade por conta da violência. 

Reprodução/Facebook
Enquanto aguardava a chegada do corpo no Instituto Médico Legal de Teresina, Amysthanio revelou ainda que o irmão conhecia o gerente do Banco do Brasil de Luzilândia, assassinado há dois anos, e temia que algo parecido acontecesse com ele. 

Leia também

"O sonho dele era sair de lá (Miguel Alves) por causa da violência", disse o vereador ao Cidadeverde.com, ressaltando a sensação de insegurança que Ademyston Rodrigues Alves vivia. "Parece que ele sentia que alguma coisa de ruim ia acontecer com ele".

O vereador revelou que o irmão já tinha passado por situações de risco em duas oportunidades. Por questões de segurança, ele e outros funcionários do banco foram levados para a cidade de União quando agências de outros municípios foram assaltadas. 

Ademyston Rodrigues também conhecia o gerente Humberto Rodrigues, morto durante o assalto da agência de Luzilândia em maio de 2011. 

Para o vereador, a presença em massa de policiais na cidade agora é inútil. "Agora não adianta mais. Agora não tem mais jeito. Era para ter esse policiamento antes, não agora depois de acontecer isso com ele".

Velório em Teresina
Os corpos do gerente e dos três assaltantes mortos no tiroteio chegaram a Teresina por volta de 18h30. O velório de Ademyston Rodrigues acontecerá na Pax União, avenida Miguel Rosa, zona Sul da capital. A intenção da família é velar o gerente até meia-noite e depois disso seguir para Pimenteiras. 

Helder Sousa/Cidadeverde.com

Família
Natural de Pimenteiras, Ademyston Rodrigues passou no concurso do Banco do Brasil quando ainda cursava o ensino médio. Formou-se em Contabilidade e trabalhou nas agências de Itaueira, Floriano e Teresina até iniciar a carreira de gerente em Miguel Alves. 

Além da insegurança, uma das razões para deixar o município do interior era a família. O gerente deixa a esposa Sandra e três filhos, sendo uma bebê de três meses, uma menina de sete e um garoto que completou cinco anos no último fim de semana. 

O pai esteve presente no aniversário do filho como em todos os finais de semana. De acordo com o vereador Amysthanio Rodrigues Alves, os filhos eram a paixão da vida de seu irmão, que iria completar 35 anos em junho. 

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Pimenteiras pode decretar estado de Emergência por perdas na safra

A cidade de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, pode decretar estado de emergência por conta das grandes perdas provocadas pela seca que assola a região. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Paiva, os números alarmantes atingem todas as safras cultivadas na região, como por exemplo o arroz, com 90% de perda, feijão com 80% de perda, mandioca com 90% e o caju, fruta tradicional da região que este ano nem chegou a ser plantado.


"Faremos um novo levantamento de perdas com o IBGE e acima desses dados vamos verificar se o município decretará estado de emergência. A situação é prepocupante, mas temos tomado várias atitudes para contornar essa grave situação", declarou o secretário. Uma delas foi uma reunião que reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Cabral, com agricultores, para discutir medidas a serem tomadas no município.


Segundo o secretário, cerca de oito mil agricultores foram diretamente atingidos com os prejuízos causados pela seca. Enquanto isso, os municípios desviam as dificuldades através dos programas assistenciais do Governo, um projeto de psicultura e ainda a construção de 255 cisternas que deve acontecer no próximo mês.

"Participamos de capacitação para a venda de produtos da agricultura familiar e vamos dar continuidade as ações que já estão sendo implantadas", concluiu o secretário.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Falha na Usina Boa Esperança causa desligamento em 24 municípios do Piauí

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que o desligamento ocorrido em 24 municípios da região de Floriano, nesta quarta-feira (3), foi causado por falha em equipamento da Usina Boa Esperança, administrada pela Eletrobras Chesf.

O gerente regional de operação da Chesf, Airton Freitas, explica que o problema aconteceu devido a uma falha isolada em uma das máquinas geradoras da usina. " A proteção da subestação atuou para evitar maiores danos no sistema elétrico", reitera. 

 
Cerca de 79.414 consumidores foram atingidos pelo desligamento que durou cerca de uma hora. Os municípios atingidos foram Pimenteiras, Floriano, Bertolinia, Canavieira, Landri Sales, Marcos Parente, Guadalupe, Jerumenha, Nazaré, São Francisco, Arraial, Francisco Ayres, Novo Oriente, Tanque, Barra D'alcantara, Francinópolis, Valença, Lagoa do Sítio, Aroazes, Santa Cruz dos Milagres, São Miguel da Baixa Grande, São Félix, Várzea Grande, Elesbão Veloso, no Piauí, e Barão de Grajaú, no Maranhão.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Educação conclui reforma de 19 escolas em Pimenteiras

A secretaria municipal de Educação de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, anunciou a conclusão na reforma de 19, das 23 escolas do município. De acordo com a secretária, Ana Cleide Galdino o objetivo da reforma é trazer melhorias as instituições que segundo ela estiveram abandonadas nos últimos anos.


"Haviam escolas que não dava nem para entrar. Não tinha janela, não tinha quadro, não tinha piso, pareciam chiqueiros", alertou a gestora em entrevista ao Cidadeverde.com.

As escolas receberam banheiros, cantinas e algumas até iluminação, que não possuiam. Um novo mobiliário foi entregue para as instituições que já voltaram a funcionar. "Nosso objetivo é oferecer um ambiente mais saudável para nossos alunos", reforçou a secretária.


Quatro escolas da zona urbana, agora serão inseridas no programa de reformas. Em abril Será lançado no município o programa federal Mais Educação. Os alunos agora terão aulas em período integral durante três dias por semana com reforço escolar, canteiro sustentável, música, esporte e lazer.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Carro da prefeitura de Assunção capota e deixa duas pessoas feridas

Um veículo modelo L200, placa NIB-1994 de Assunção do Piauí (região de Pimenteiras), capotou na manhã desta quinta-feira (14), próximo à localidade Baixa Verde, zona rural do município. O motorista e o passageiro que estavam no carro ficaram feridos.

Fotos: Tapuio.com

As vítimas foram identificadas como Aristeu Sousa Pereira, 30 anos, que conduzia a L200, e Reginaldo Mota de Andrade, 38 anos. Eles foram levados para o Hospital José Furtado de Mendonça, em São Miguel do Tapuio. Entretanto, a gravidade do quadro de Aristeu fez com que ele fosse transferido para uma unidade de saúde de Campo Maior.


O carro vinha em direção à cidade de São Miguel do Tapuio e de acordo com Junior Nunes, que ajudou a socorrer as vítimas, o impacto foi violento, e por pouco não houve vítima fatal. A informação colhida no local é de que o veículo estava sendo utilizado na entrega de merenda escolar.


Jordana Cury
*Com informações do Tapuio Notícias
jordanacury@cidadeverde.com

Secretário de Governo anuncia novas obras para a região

O secretário de Governo de Pimenteiras, Alex Soares, revelou que o balanço dos três primeiros meses da administração do prefeito Venício do Ó será divulgado ao final deste mês. O gestor conta que o início da gestão está voltado para a restruturação de áreas como Saúde, Educação e Limpeza Pública e anuncia a construção de novas obras na região.

"Quando assumimos a gestão buscamos estabelecer algumas prioridades.A cidade estava um verdadeiro lixão e intensificamos a limpeza. Também recuperamos as escolas da rede municipal que estavam sucateadas e reestruturamos o hospital e posto de saúde", elenca o gestor. 

Alex Soares conta também que existem obras já licitadas que deverão se iniciadas no início do mês de abril, após o período da Semana Santa.Entre estas, o gestor destaca a parceria com o Governo Federal, para a construção de 40 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, a  construção de uma academia dos idosos, praças, quadras esportivas e  a recuperação da estrada vicinal com serviços de terraplenagem entre os povoados Trincheira e Caldeirão de Areias.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Pimenteiras promove programação especial para o dia da mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde de Pimenteiras, promoverá um dia de atividades e prestação de serviços. O convite, feito em nome de Maria Carmelina Castro Moreira, Secretária de Assistência Social, é para todas as mulheres pimenteirenses que devem participar do evento que acontece no Centro Cultural no dia 08 de março.

Confira a programação:

8h as 11h - serão oferecidos serviços e orientações da equipe da Secretaria de Saúde, tais como: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e orientação sobre DST's.

14h as 18h - Será dada continuidade ao evento com apresentação de vídeos, palestras, brincadeiras e sorteio de brindes. Música ao vico, além de utras atividades realizadas pelas equipes do CRAS e da Secretaria de Educação.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Saúde lança campanha Pimenteiras Unida Contra a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Pimenteiras, lançou esta semana a campanha Pimenteiras Unida Contra a Dengue. De acordo com a secretária Edna Nogueira, a campanha visa a redução nos elevados índices de proliferação da doença.

Segundo a secretária dados recentes, apontam que o número aumentou consideravelmente em relaação ao mesmo período do ano passado. Faz parte da campanha, o carro Fumacê, que está na cidade e irá completar todo o território em quatro etapas.

Outra peça chave são os panfletos explicativos sobre prevenção contra o mosquito além das equipes formadas por 29 agentes de saúde e 10 agentes de endemias que acompanham toda a cidade.

Confira o material da campanha:


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito de Pimenteiras divulgará 1º balanço da nova gestão em março

O prefeito eleito em Pimenteiras, Venício do Ó, fará o anúncio do seu primeiro balanço de gestão em Março. De acordo com o prefeito no balanço irão constar as principais medidas tomadas pela nova gestão nos primeiros três meses.

"Nós vamos divulgar a situação que foi encontrada e o que nós já fizemos para regularizar" informou o prefeito.

Segundo o prefeito, algumas melhorias pontuais já podem ser sentidas, mas serão anunciadas apenas com a divulgação do balanço.

Em sua primeira entrevista após a eleição, Venício reforçou que sua prioridade na gestão seria água, pois a cidade foi uma das que mais sofreu com a seca de 2012.

Carnaval

A cidade de Pimenteiras não teve programação de Carnaval, segundo o prefeito o problema foi sentido, pelas dificuldades que a prefeitura tem passado com verbas.

"Não tem dinheiro pra fazer Carnaval", acrescentou Venício do Ó.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores