Cidadeverde.com

Farmacêuticos de Piracuruca ameaçam suspender parceria com o Farmácia Popular

Os donos de farmácias de Piracuruca, Estado do Piauí, ameaçam suspender entrega de medicamentos do Farmácia Popular. Eles alegam que estão há dois meses sem receber os repasses do Governo Federal. Fato que prejudicará os mais carentes e humildes da cidade.

No Programa Farmácia Popular, estão disponíveis medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Além disso, são ofertados com até 90% de descontos medicamentos para o tratamento de rinite, dislipidemia, Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência. 

Na página do Ministério da Saúde, você tem acesso a todos os medicamentos que fazem parte do Programa.  

Esses medicamentos são ofertados por princípio ativo. Por exemplo, para hipertensão está disponível o “Losartana Potássica”. Para esse princípio ativo há várias opções de medicamentos com nomes “de marca” e genéricos no mercado. O paciente deverá verificar junto à farmácia credenciada quais são as opções disponibilizadas para aquisição daquele princípio ativo.

O Farmácia Popular é uma parceria voluntária de farmácias privadas com o Ministério da Saúde, que escolhe quais itens estarão disponíveis nos estabelecimentos. Por essa razão, caso o paciente não esteja satisfeito com as opções disponíveis em uma farmácia poderá recorrer a outra para adquirir o medicamento desejado.

" O programa do Governo Federal está há dois sem pagar a rede privada credenciada. Vamos suspender a entrega em janeiro caso o Ministério da Saúde não regularize a nossa situação. Peço que as pessoas compartilhem esta matéria para que nosso repúdio chegue as autoridades em Brasília", conclui um proprietário de farmácia que não quis ser identificado com medo de represálias.

Fonte: Piracurucanews

Prefeitura Municipal de Piracuruca convoca aprovados no Concurso Público

A Prefeitura de Piracuruca convoca os candidatos aprovados no concurso público 001/2017. As convocações foram publicadas na edição desta terça-feira (05/12) do Diário Oficial dos Municípios.

Os convocados devem comparecer à Diretoria de Recursos Humanos na Sede da Prefeitura Municipal de Piracuruca-PI, Rua Rui Barbosa nº 289, Centro, Piracuruca-PI, no período de 15 a 20 de Dezembro de 2017 das 07:00h às 13:00h para apresentarem a documentação necessária e posteriormente tomarem posse e receberem a designação para os respectivos locais de trabalho.

Confira aqui o Edital de Convocação do Concurso Público. 

edital piracuruca_1512992142.pdf

Fonte: ASCOM

Piracuruca receberá Encontro Estadual de Câmaras Municipais

O Presidente da Câmara Municipal de Piracuruca, Alcides Cardoso de Araújo(PSD), convida os vereadores piauienses e população para o IX Encontro de Presidentes de Câmaras e Vereadores, Tesoureiros e Controladores dos Poderes Legislativos Municipais.

O encontro será realizado dia 09 de dezembro pela Câmara Municipal de Piracuruca em parceria com a AVEP- União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí e com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí-TCE-PI.

O evento de parlamentares acontece no Auditório da Usina de Cultura de Piracuruca-PI, situado na Rua Senador Gervásio,84, no Centro da cidade.

Segue a programação.

Sábado- Dia 09/12/2017

8h30min às 9h00min- Abertura oficial do Encontro
Sr. Alcides Cardoso de Araújo- Presidente da Câmara Municipal de Piracuruca-Pi, Sr. Raimundo Alves Filho- Prefeito de Piracuruca, Dr. Ronnivon de Sousa Lima- Presidente da AVEP.

09h00min às 10h00min- Palestra com Dr. Márcio Rocha com o tema Gestão e Governança

10h00min às 11h00min- Dr. Tiago Sá- Assesor Jurídico da AVEP Tema: Aspectos Importantes da Gestão Municipal

11h00min às 12h00min Conselheiro Alisson Felipe de Araújo Tema As principais falhas nas prestações de contas.

Fonte: piracurucanews

ADAPI de Piracuruca realiza atualização cadastral de produtores rurais

A Agência de Defesa Agropecuária do  Piauí- Adapi, regional de Piracuruca, realizou nessa semana uma atualização cadastral de produtores rurais ligados a produção vegetal. O trabalho foi realizado nas Fazendas Tiraquanga, Cantinho, Casa de Pedra, Serra Verde e produtores de acerola orgânica, na zona rural de Piracuruca.

O fiscal agropecuário Francisco Wellington ressalta que a ação é muito importante , pois faz parte das metas do convênio firmado entre o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento  e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí a qual através de Levantamentos Fitossanitários condicionam o Estado a manter o status de área livre de pragas que ocasionam    prejuízos relevantes a produção agrícola. 

"Os custos de produção são menores beneficiando não só os produtores , mas toda a sociedade de Piracuruca, Cocal, Cocal dos Alves, Caraúbas, Caxingó e São José do Divino atendidos em nossa ação", conclui o engenheiro agrônomo Francisco Wellington.

Fonte: Ascom

Prefeito e secretários participam de Programa de Gestão em Piracuruca

Através do Programa de Fortalecimento da Gestão das Prefeituras do Estado Do Piauí, de iniciativa da senadora Regina Sousa PT/PI, foi realizada hoje (09/11) em Piracuruca, a primeira etapa da Ope-Oficina de Planejamento Estratégico.

O evento foi realizado no auditório da Usina de Cultura e ministrado pelo Consultor de Políticas Municipais  da Assessoria Técnica do Senado Federal, Mestre em Sociologia, Geraldo Accioly. Durante 4 horas o prefeito Raimundo e toda sua equipe participaram ativamente avaliando o primeiro ano da gestão municipal, identificando os grandes avanços da gestão e já de olho no plano de trabalho para 2018, de acordo com Accioly o balanço da gestão é muito positivo. “Fiquei impressionado com o domínio da máquina administrativa, a quantidade e qualidade de serviços ofertados sobretudo na saúde e educação e mais a visão estratégica do prefeito sobre o futuro econômico de Piracuruca sobre projetos e oportunidades para um desenvolvimento sustentável. Volto para Brasília animado com o desempenho administrativo e com certeza deverei retornar para as próximas etapas”, concluiu o palestrante.

O prefeito Raimundo Alves telefonou para a Senadora agradecendo o envio de sua equipe técnica, que além de Accioly contou com a Jornalista Raimunda Costa. "Foi um momento de palestra descontraída e muito produtiva, elevando nosso horizonte de alternativas para combater essa crise política e financeira que o País, o Estado e os Municípios enfrentam, em uma próxima oportunidade desse encontro teremos a participação de todos os servidores municipais", afirmou o prefeito.

Fonte: Ascom

TRE-PI arquiva por unanimidade denúncia feita pela oposição contra o prefeito de Piracuruca Raimundo Alves

A Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral-AIME foi arquivado pelo placar de 6X0. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) arquivou hoje(7) a denúncia contra o Prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, em que foi acusado de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral municipal de 2016.

A denúncia foi apresentada em 23 de janeiro de 2017 pela coligação Unidos por Piracuruca do candidato de oposição, derrotado nas urnas, Milton da Siva Melo(PP).

Segundo a advogada de defesa, Giovana Nunes, a Corte do Tribunal Regional Eleitora decidiu por unanimidade pelo arquivamento por falta de provas. Por ser prefeito eleito, a decisão em primeira instância foi direto para Teresina.

A coligação Unidos por Piracuruca encabeçada pelo candidato derrotado Milton da Silva Melo, apresentou como prova em uma das acusações, um vídeo realizado durante um dos comícios de campanha eleitoral do atual prefeito, em que ele supostamente falava de favorecimentos de seus eleitores , mas após perícia realizada pela Polícia Federal foi constatado que houve manipulação da prova, suprimindo do mesmo, parte importante de seu discurso, na tentativa frustrada de incriminar Raimundo Alves, comprovando uma prova ilegal.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral obedece decisão e parecer do Ministério Público.

Desde o início da investigação, Raimundo Alves manteve-se tranquilo. " Vamos continuar nossa dedicação ao trabalho." Para o prefeito de Piracuruca, as quatro acusações eram infundadas e partindo de uma oposição derrotada e irresponsável.

Fonte: piracurucanews

SEMAR/Pi vistoria criadores de peixe na Barragem de Piracuruca

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Piauí – SEMAR, esteve ontem dia 30 de Outubro, visitando a cidade de Piracuruca para realizar vistoria em criatórios de peixes no grande lago da barragem.

Logo que chegaram a cidade, os agentes da SEMAR – Piauí reuniram-se com o Secretario Municipal de Meio Ambiente Manoel Filho, onde coletaram as primeiras informações, em seguida, seguiram para o lago da barragem o qual realizaram algumas averiguações, percorreram grande parte da barragem de barco e conversaram com criadores e funcionários dos criatórios.

A Secretaria de Meio Ambiente Municipal ofereceu apoio logístico para os técnicos, ao mesmo tempo que, acompanhou todo o processo de visitação no intuito de fornecer as informações necessárias bem como, estreitar os laços de cooperação entre as entidades.

Os Agentes Daniel Marçal e Tânia Noleto se mostraram bastante comprometidos em estarem encontrando as melhores soluções paras as demandas vigentes, mencionaram a importância do licenciamento ambiental para aqueles que pretendem desenvolver a atividade da piscicultura e reforçaram que logo em breve estarão voltando ao município para dar continuidade aos trabalhos.

Fonte: piracurucanews

Secretaria de Meio ambiente de Piracuruca busca parceria com ICMBIO

Na manhã de quinta feira(26/10), a equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve visitando  a  gerência do Parque Nacional  Sete Cidades  reunindo-se com agentes do ICMBio, no intuito  de tratar de parcerias para trabalhar questões ambientais  em nosso município.

No primeiro momento,  a equipe esteve  recebendo algumas  placas que estavam em desuso naquela instituição e que foram doadas para serem reaproveitadas na sinalização ambiental da cidade.  Outro ponto,  foi a busca de apoio para tratar da questão das  queimadas em nosso Município.

Em relação a última  temática ficou acordado que  a SEMMA juntamente com o ICMBIO estará realizando nos próximos dias em Piracuruca um evento mobilizador no sentido de está trabalhando  o problema das queimadas,  evidenciando seu males e as formas mais inteligentes de combater esse problema que aflige praticamente todo o pais.  

No encontro estiveram presentes Nonato Araujo e  Marse Trindade representando a SEMMA, Professor Cristino, Inácio e Dr. Ribamar Justo do Nascimento, estes representantes do ICMBIO.

O Secretário de Meio Ambiente Manoel  Escórcio de Brito Filho, aproveita  para tranquilizar a população e afirma que  a secretaria está fazendo o possível para combater o problema das queimadas,  aproveita também,  para convocar a todos  a fazer a sua parte evitando queimar entulhos em quintais,  jogar baganas  de cigarros em margens de estradas e rodovias, evitar fazer fogueiras e soltar foguetes em terrenos baldios. São práticas que muito podem colaborar muito para combater esse grave problema.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Piracuruca realiza mais uma Audiência Pública

A Prefeitura de Piracuruca, por meio das Secretarias e seus representantes, realizou nesta quinta-feira (26), audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA 2018/2021), no qual cada pasta explicitou suas pretensões futuras para o crescimento da cidade. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores, servidores da Prefeitura e representantes de entidades, além da população.

O secretário de Finanças, Manoel Marcos Francisco, fez a abertura do evento, explicando que o PPA consiste em um planejamento tático tendo o período de quatro anos como vigência e que passa a vigorar a partir do segundo exercício financeiro do mandato do governante (2018), até o primeiro exercício do governo subsequente (2021). Enfatizando que Plano Plurianual (PPA) de um município é, portanto, o instrumento de planejamento estratégico de suas ações, dele deriva as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis de Orçamentos anuais (LOA).

Na sequência foram feitas sugestões pelos presentes e enumeradas várias propostas para todas as secretarias municipais. Foram distribuídos formulários para que todos fizessem suas propostas por escrito e coletadas ao final da audiência. A Assessoria Contábil, explicou ainda que a realização de audiência pública para exposição do PPA segue princípios constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da Lei Orgânica. “Aqui esclarecemos a população para que todos entendam como funciona a composição do orçamento do município, quais as possibilidades, o que se deseja concretizar e o que a lei estabelece como necessária, além daquilo que a gente pode está ampliando enquanto projetos, por isso é tão importante a participação de todos.”

O Plano está em fase de elaboração e após conclusão será encaminhado à Câmara.

Fonte: Ascom

Governo anuncia construção de Indústria de Laticínios em Piracuruca

 

O lançamento da pedra fundamental para construção da Indústria Divino Leite, será nesta sexta-feira(20) em Piracuruca, e fará parte da agenda de comemorações do governo, pelo Dia do Piauí.

Nesta quarta- feira (18),representantes da Adapi, Emater, Seplan e SDR se reuniram para tratar dos últimos ajustes sobre um termo de referência que define como será realizado o acompanhamento técnico que deve ser prestado aos produtores de leite dos Território dos Cocais e da Planície Litorânea.

 Segundo a superintendente Patrícia Vasconcelos, a proposta inicial abrange sete municípios , “que tem a disponibilidade das prefeituras municipais para contribuir com  Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores e, ao mesmo tempo, contribuir para fortalecer a cadeia produtiva do leite”, disse a superintendente da Agricultura Familiar.

O lançamento da pedra fundamental para a construção da Indústria Divino Leite contará com a presença do governador Wellington Dias e demais autoridades. Na oportunidade também será assinado o decreto que vai instituir a Câmara Setorial e Territorial do leite dos Cocais e da  Planície Litorânea. “A ideia é que possamos começar a realizar um trabalho para que aconteça um aumento real na produção, para esses produtores que pretendem incorporar a questão da cadeia produtiva e fornecer o leite para  o complexo agroindustrial da Divino leite, bem como  trabalhar também a organização produtiva através de uma cooperativa", comentou Patrícia.

Ainda de acordo com a superintendente de Agricultura Familiar, a preocupação de todos  os órgãos envolvidos e do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, é identificar como se dará efetivamente o acompanhamento técnico para que o aumento da produção se concretize. “Então, a proposta se dará no âmbito Piauí Empreendedor, por isso já está agendada uma reunião na próxima  semana com os gestores municipais para que a gente possa fechar uma proposta direcionada para o acompanhamento voltado  para o Ater do leite, com profissionais especializados nessa cadeia produtiva .”concluiu Patrícia Vasconcelos.

Fonte: Ccom

Posts anteriores