Cidadeverde.com

Piracuruca promove reunião de saúde feminina e vigilância sanitária

 

Na próxima quarta-feira (26), a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove a Reunião Ampliada, no Auditório do Centro Médico da Esplanada.

Na oportunidade, será discutida a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher com os temas “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, e “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

De acordo com a supervisora de Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Adriana Fontenele, o encontro tem como objetivo principal a mobilização social com foco na implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

“O evento faz parte de uma mobilização que ocorrerá em âmbito nacional e nessa etapa ocorrem as conferências livres nos municípios. A intenção é analisar as prioridades constantes no Documento Orientador, escolher os delegados para conferência macroregional que acontecerá dia 2 e 3 de maio em Parnaíba e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, reforçando a equidade dentro da saúde pública como mecanismos para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, explica a supervisora.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Já a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde tem como objetivo central fortalecer o SUS e integrar os programas e ações da vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

Fonte: Ascom

 

Após vistoria, Dnocs garante segurança da barragem de Piracuruca

Nesta sexta-feira (21), técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) realizaram uma vistoria na estrutura física da barragem do Rio Piracuruca. A medida visa garantir a segurança e a integridade da barragem em razão do grande volume de água acumulado que ficou acima da sua capacidade de vazão.
 
O trabalho de fiscalização foi acompanhado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Escórcio de Brito Filho, e pelo engenheiro Washington Figueiredo, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
 
"A estrutura física da Barragem de Piracuruca está muito boa. Não há nada que comprometa ou possa provocar catástrofe. Identificamos algumas falhas, mas elas são normais e não comprometem em nada a segurança na região”, destacou Manoel de Jesus, do DNOCS, um dos técnicos que estava a serviço da SEMAR.
 
A Barragem de Piracuruca foi iniciada e concluída nas décadas de 80 e 90 e tem capacidade de armazenar 250 milhões de metros cúbicos de água através de represamento do leito Rio Piracuruca. Depois de oito anos, a barragem voltou a sangrar no início do mês de abril deste ano.

 

cidades@cidadeverde.com

Campanha leva conhecimento sobre autismo às escolas de Piracuruca

Despertar para o acompanhamento e esclarecer a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são alguns dos objetivos da campanha de conscientização desenvolvida pela Secretaria de Educação de Piracuruca em todas as escolas do município.

Nesta quarta-feira (5), pais e familiares de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Missionária Débora Machado participaram de uma palestra sobre o transtorno, que celebrou, no último dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

De acordo com a diretora do Centro, Fátima Vilarinho, o trabalho de levar informações e orientações para dentro da escola é bastante oportuno por ser tratar de uma doença muito presente nas salas de aula do município.

“Hoje, das 12 crianças diagnosticadas com necessidades especiais na nossa escola, quatro estão no espectro do autismo. Elas recebem acompanhamento com psicólogas e com uma equipe de professores com formação em psicopedagogia. Por isso, esta é uma ação de grande importância para a escola, pais e familiares, pois abrange o cuidar e o dia a dia das nossas crianças”, explica.

Segundo Régia Fontenele, coordenadora da campanha, a inclusão das pessoas com a doença depende de um esforço conjunto que envolve toda a população e deve começar dentro da sala de aula.  Para a educadora, Piracuruca é uma das poucas cidades que tem um trabalho específico de acompanhamento do autismo no Piauí, apesar de o transtorno ser um problema crescente em todo o Estado.

“A Rede Municipal de Ensino sempre se preocupou em abordar o problema de forma mais aprofundada e isso se intensificou porque nos últimos anos vínhamos recebendo um número cada vez maior de alunos com autismo. Queremos que as nossas escolas tenham uma educação especializada, com professores capacitados e que façam a diferença em relação ao conhecimento da população em torno desse transtorno”, conclui.

 

redacao@cidadeverde.com

Adolescente morre afogado em riacho na zona Rural de Piracuruca

O adolescente identificado pela Polícia como José Augusto de Sousa de Carvalho, de apenas 17 anos, morreu afogado em um riacho em Piracuruca. Segundo a Polícia Militar ele estava em um riacho na localidade Cabra Bom com outras duas mulheres e no local foi encontrado um isopor com bebidas alcoólicas.

As testemunhas afirmam que o jovem mergulhou e após algum tempo submerso as mulheres tentaram chama-lo, mas avistaram apenas o seu braço para fora da água.

Um homem chegou a entrar na água e levou José Augusto para a margem do riacho mas o jovem já estava morto. O jovem tinha escoriações no rosto, o que levanta a hipótese de ter batido contra uma pedra, já que o terreno é rochoso.

Por se tratar de um adolescente as duas mulheres foram ouvidas pela Polícia e podem ser responsabilizadas pela morte, caso seja constatado que o menor ingeriu álcool no local.

Segundo informações da tia de José Augusto, ele morava em Teresina e veio morar com ela no bairro Esplanada em Piracuruca, há mais ou menos 1 ano, estava há alguns dias trabalhando em uma oficina de moto.

Rayldo Pereira
Com informações do Piracuruca ao Vivo
rayldopereira@cidadeverde.com

Mudas de ipê amarelo são furtadas de praça em Piracuruca

Uma semana após o plantio, 11 mudas de ipê amarelo foram furtadas da Praça Irmão Dantas, no Centro da cidade de Piracuruca, a 196 km de Teresina. Nesta segunda-feira (20), funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente perceberam que restavam apenas duas das 13 árvores que foram plantadas no local. 

“É um caso que nos deixa estarrecidos. As mudas não têm valor financeiro significativo, mas vêm dos impostos que todos nós pagamos. Além disso, há a questão do valor simbólico. Estamos trabalhando para deixar a cidade mais bonita e agradável para se viver. Precisamos da colaboração de todos e ter mais respeito com o meio ambiente, que é patrimônio público e pertence a toda a população”, pede o Secretário Municipal, Manoel Filho.

Segundo o gestor, o caso será denunciado à Polícia pela prefeitura, por se tratar de crime contra o patrimônio público.  

A plantação das mudas, faz parte do novo projeto de arborização promovido na cidade. Além de ipês, as praças e avenidas da cidade também estão recebendo mudas de eucaliptos. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca intensifica arborização de praças e avenidas da zona urbana

Nesta segunda-feira (13), Prefeitura de Piracuruca realizou o plantio de 13 mudas de ipê amarelo na Praça Irmão Dantas, Centro da cidade. A ação deu início ao trabalho de arborização das praças e avenidas do município e inclui, também, o plantio de mudas de eucalipto.

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). O cronograma inclui a arborização de todas as praças da sede do município e, na sequência, das principais ruas e avenidas.

De acordo com o prefeito Raimundo Alves Filho, ainda esta semana a Praça Dr. José de Brito Magalhães será beneficiada e logo se estenderá para os bairros. “Estamos empenhados em fazer um trabalho integrado com a preservação do Meio Ambiente, ampliando as áreas com cobertura verde. Nosso objetivo é promover uma nova consciência e responsabilidade em relação ao nosso papel como entes públicos. Além disso, quando esses ipês florescerem, nossa cidade ficará mais colorida e mais bonita para a apreciação de toda a população e os visitantes”, ressalta o gestor. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Raimundo Alves acompanha limpeza do Rio Piracuruca

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, acompanhou, nesta sexta-feira (10), os serviços de limpeza e desobstrução do Rio Piracuruca, na altura do Complexo Turístico Prainha. A ação está sendo realizada a partir de ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras.

No local, 18 homens estão executando o trabalho desde a última quarta-feira (8). Segundo o gestor, a limpeza visa tanto proteger o meio ambiente com a retirada de grande quantidade de lixo despejada diariamente, como requalificar as margens do rio.

"Estamos acompanhando de perto essa ação que é realizada exclusivamente por equipes de limpeza da prefeitura e busca a total retirada dos aguapés, entulhos e outros tipos de vegetação que se proliferam na água doce e impedem a oxigenação do rio, prejudicando a vida dos peixes e outros seres aquáticos que vivem aqui", explica Raimundo Alves.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Rio Piracuruca passa por desobstrução para retirada de lixo

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, acompanhou, nesta sexta-feira (10), os serviços de limpeza e desobstrução do Rio Piracuruca, na altura do Complexo Turístico Prainha. A ação está sendo realizada a partir de ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras.

No local, 18 homens estão executando o trabalho desde a última quarta-feira (8). Segundo o gestor, a limpeza visa tanto proteger o meio ambiente com a retirada de grande quantidade de lixo despejada diariamente, como requalificar as margens do rio.

"Estamos acompanhando de perto essa ação que é realizada exclusivamente por equipes de limpeza da prefeitura e busca a total retirada dos aguapés, entulhos e outros tipos de vegetação que se proliferam na água doce e impedem a oxigenação do rio, prejudicando a vida dos peixes e outros seres aquáticos que vivem aqui", explica Raimundo Alves.

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Piracuruca: área externa da Unidade de Saúde do Bairro Três Lagoas recebe limpeza

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou, nesta terça-feira (7), a limpeza do pátio e do entorno da Unidade Básica de Saúde do Bairro Três Lagoas. O prefeito Raimundo Alves Filho acompanhou o início dos trabalhos.

Uma equipe de cinco trabalhadores está atuando na limpeza do Centro de Saúde. O secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Filho, explica que esse é um trabalho contínuo.

“Os centros de saúde precisam de uma atenção especial quanto à limpeza, assim como os demais órgãos públicos. Essa manutenção é constante e cumpre uma sistemática elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente”, comenta Manoel Filho.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Irreverência e alegria marcam o terceiro dia do carnaval

  • DSC_1032.jpg Divulgação
  • DSC_0894.jpg Divulgação
  • DSC_0892.jpg Divulgação
  • DSC_0884.jpg Divulgação
  • DSC_0856.jpg Divulgação
  • DSC_0818.jpg Divulgação
  • DSC_0816.jpg Divulgação
  • DSC_0755.jpg Divulgação
  • DSC_0739.jpg Divulgação
  • DSC_0707.jpg Divulgação
  • DSC_0670.jpg Divulgação
  • DSC_0649.jpg Divulgação

Milhares de foliões agitaram a terceira noite do Pirafolia 2017, nesse domingo (26), em Piracuruca. Seja durante os desfiles dos Blocos de Rua ou com as atrações musicais no Complexo Turístico Prainha, o evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem atraído uma multidão neste carnaval.  
 
Marcado principalmente pela presença de famílias e crianças, a felicidade estampada em cada sorriso dos foliões dá a tônica da festa. Os Blocos de Rua ditam o ritmo com uma série de sucessos, atraindo um público diversificado, que dançam e brincam no circuito, em mais um dia de alegria.
 
“Nosso carnaval é sucesso, pois apresenta uma festa da diversidade, contemplando os diversos públicos, das mais variadas idades. Durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais tem contagiado o público, que, respondendo à  altura, está abrilhantando ainda mais nossa festa”, enfatiza o secretário de Cultura de Piracuruca, Fernando César.
 
Irreverentes, moradores e turistas fantasiados formavam o arrastão mais plural e divertido do Pirafolia, contagiando a multidão de foliões. A noite seguia com muita animação, marcando a festa, onde os foliões receberam no palco do Complexo Turístico Prainha a atração Os Dragões, que, com muita empolgação e energia, levou o público ao delírio com grandes sucessos.
 
Para o prefeito Raimundo Alves Filho, é necessário manter o investimento nas festas de rua. “Essa movimentação linda em nossa cidade reforça que estávamos certos em investir no carnaval de rua. O sucesso do Pirafolia traz retorno para a cidade, pois trabalhamos firme com todas as equipes para que tivéssemos uma festa grandiosa e digna dos melhores carnavais, como o povo de Piracuruca sempre gostou e merece”, destaca.
 

redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores