Cidadeverde.com

Escola de Piracuruca encerra ano letivo com formatura do ABC

A Escola Municipal Cícero Fortes, do município de Piracuruca, promoveu, na última sexta (2), uma comemoração de encerramento do ano letivo. O evento, realizado na sede da escola, contou com a presença de professores, pais e alunos do centro de ensino. 

Na ocasião, foi feita a entrega dos diplomas de formatura das turmas de Educação Infantil (ABC), bem como celebrada a festividade de Natal, com a distribuição de presentes aos alunos. 

A diretora da escola, Neide Brandão, faz uma avaliação dos resultados alcançados durante o período letivo. “Nós ficamos muito satisfeitos com os frutos que colhemos durante esse ano de estudos. Nossos alunos e professores estão de parabéns pela dedicação e desempenho”, declara. 

Em seu discurso, a primeira-dama de Piracuruca, Nívea Alves, representando o prefeito Raimundo Alves, falou da importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças. 

“Os primeiros anos de estudo, por serem mais lúdicos, são essenciais na formação das capacidades motoras, linguísticas e sociais da criança. É durante essa parte da infância que ela desenvolve suas percepções acerca do mundo”, afirma. 

Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Rayane Fernanda; o vereador Pedro Lima, as coordenadoras de Educação Eliene Mateus e Eliana Coutinho e as professoras Maria do Carmo e Maria de Fátima Pereira.


Da editoria de cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca têm contas aprovadas pelo TCE-PI

 

Em sessão realizada nesta segunda-feira (5), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou o julgamento da prestação de contas da Prefeitura de Piracuruca referente ao exercício financeiro de 2013. Durante o julgamento também foram analisadas contas referentes à gestão administrativa das secretarias de Educação e Saúde, ambas também aprovadas.

Ao comentar a aprovação de contas pelo Tribunal, Dr. Raimundo – como é popularmente conhecido – ressaltou o compromisso que toda a equipe da gestão municipal possui com a administração de Piracuruca. "A aprovação foi possível graças a uma gestão financeira eficiente, com planejamento e rigor no controle dos gastos públicos. A decisão pelo maior órgão de fiscalização do nosso Estado atesta a responsabilidade que nossa administração tem com o patrimônio público”, destaca o prefeito.

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, assumiu seu primeiro mandato à frente do município em 1997, sendo reeleito posteriormente para o mandato de 2001 a 2004. Novamente eleito em 2012, assumiu a gestão de 2013 até 2016. Desde então, o gestor sempre teve todas as contas aprovadas pelo TCE-PI. 

Em contrapartida, a administração anterior a gestão de Raimundo Alves Filho, correspondente de 2009 a 2012, teve as contas reprovadas por três anos consecutivos: 2010 2011 e 2012.

Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável nacionalmente, Raimundo Alves Filho frisa que Piracuruca tem conseguido instituir políticas que favoreçam o crescimento, sobretudo nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura.

“Nossa administração tem avançado desde o meu primeiro mandato, tornando-se referência em gestão pública, pautada na ética, transparência, na valorização do servidor e, sobretudo, no cumprimento das leis. Muitos ainda são os desafios, mas continuamos trabalhando diuturnamente com responsabilidade para cumprir o nosso papel como gestor, mesmo em tempos de adversidade", pontua Raimundo Alves.

Piracuruca é primeiro lugar no Piauí no cumprimento da Lei de Acesso à Informação 

Durante a administração de Raimundo Alves, por duas vezes Piracuruca obteve nota 10 no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, ficando em primeiro lugar entre os municípios piauienses avaliados pelo Ministério Público Federal. Na ocasião em que foi divulgado o resultado, apenas quatro cidades piauienses obtiveram nota máxima na avaliação.

 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Alunos da Unidade Escolar José Cardoso de Brito são diplomados em Piracuruca

 

Nesse domingo (4), alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos da Unidade Escolar José Cardoso de Brito, localizada na região do Angical, zona rural de Piracuruca, foram diplomados durante cerimônia de encerramento do período letivo da escola.

“O empenho da gestão e da Secretaria de Educação, por meio de seu apoio pedagógico, faz o possível para que a qualidade do ensino da zona urbana chegue até a zona rural. É uma honra e uma satisfação presenciar tantos alunos concluindo o Ensino Fundamental. A diretora Clemilda e os professores têm compromisso, amor e dedicação ao transmitir ensinamentos com a mesma qualidade da zona urbana. Meus parabéns aos formados que estão concluindo uma etapa importante de sua vida escolar”, elogiou o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, que participou da solenidade. 

De acordo com a diretora da unidade escolar, Clemilda Araújo, a confraternização foi um momento muito especial para pais, alunos e professores. “É com grande prazer que realizamos esta confraternização tão especial, pois alunos que estão conosco desde a fundação da escola, em 2006, estão concluindo o Ensino Fundamental. Como professora, fico muito feliz ao ver a felicidade de todos que estão concluindo o nono ano e a quinta etapa”, afirma. 

A secretária de Educação do município, Rayane Fernandes, pediu aos alunos que continuem se dedicando aos estudos. “A escola é uma porta aberta e só ela pode abrir muitas outras portas. Aos pais, gostaria de agradecer pela confiança e valorização do nosso trabalho na escola”, pontua.

O vereador Alcides Cardoso (PSD) parabenizou todos os formandos e destacou que o melhor caminho para chegar ao mercado de trabalho é educação. “Vocês estão no caminho certo. Não desistam nunca. Também quero parabenizar os pais e todos os professores porque sem vocês esta festa não aconteceria”, destaca.

 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Escola de Piracuruca encerra o ano letivo em clima de festa

 

A Escola Municipal Hermínio Conde, na cidade de Piracuruca (PI), finalizou o ano letivo e promoveu uma comemoração para os professores, alunos e familiares, no dia 1º de dezembro. Cerca de 96 alunos, do 5º ano, foram diplomados e agora vão seguir outros desafios. 

Para a coordenadora da unidade escolar, Maria de Jesus, o sentimento é de dever cumprido, pois os estudantes  sairão com boas habilidades de leitura e escrita. 

“Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos jovens, que estão preparados para continuar os estudos. A escola Hermínio Conde é referência no ensino e o reconhecimento dos pais neste momento é muito gratificante.

O colégio encerrou as atividades de sala de aula e entrará em recesso no dia 16 de dezembro. As matrículas já estão sendo renovadas.

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca investe na construção de arena esportiva

A Prefeitura de Piracuruca trabalha na construção da Arena Esportiva “Deusdete Machado”, que fica localizada no bairro de Fátima. O incentivo ao esporte é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, além disso, proporciona a socialização.

O espaço terá grande estrutura, incluindo arquibancadas, propícias para a realização de campeonatos. A obra vem sendo construída através de recursos próprios da Prefeitura Municipal.

Para o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, o esporte coletivo é uma ferramenta de integração e inclusão social. “A prática esportiva deve fazer parte da vida da população e esta obra vai ser importante para o desenvolvimento de habilidades, além da descoberta de talentos”, afirma. 

Em breve, a data da inauguração da arena esportiva será divulgada. 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Piracuruca terá curso de emergências cardiovasculares

O município de Piracuruca, a 177 Km de Teresina, irá receber o Curso em Atualização de Emergências Cardiovasculares, nos próximos dias 9 e 10 de dezembro. O curso é ministrado por médicos/professores do Programa de Educação Médica Continuada, que faz parte do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI. O local do evento nos dois dias será no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), que fica na Av. Dep. Pinheiro Machado, nº 55, B. da Ema.

O curso, como é de praxe, em vários municípios onde já foi levado, tem no primeiro dia as aulas teóricas e no segundo dia aulas teóricas e a prática de reanimação cardiopulmonar.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, voltadas para médicos de qualquer especialidade. Com o objetivo de promover a atualização nos procedimentos utilizados nas áreas de urgência e emergência cardiovascular, o curso tem cada vez mais atraído a participação dos profissionais e essa é a meta do médico e cardiologista Luiz Bezerra Neto, coordenador do programa.

As inscrições podem ser feitas com antecedência pelo telefone 3216-6100. As aulas serão realizadas no e ministradas pelos cardiologistas Elisiário Cardoso Júnior e Luiz Bezerra Neto. A realização do curso tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Piracuruca.
 
Programação:

Dia 09 de dezembro – Sexta- feira

18h30-19h – Inscrições e abertura

19h às 21h – Síndromes coronarianas com supradesnivelamento do segmento ST
Palestrante: Luiz Bezerra Neto

21h às 21h15 – INTERVALO

21h15 às 22h – Noções de suporte avançado de vida em insuficiência cardíaca (SAVIC)
Palestrante: Luiz Bezerra Neto 

Dia 10 de dezembro – Sábado (manhã)

8h00 às 9h – Arritmias supraventriculares
Palestrante: Elisiário Cardoso Júnior

9h às 10h – Arritmias Ventriculares
Palestrante: Elisiário Cardoso Júnior

10h às 10h15 – INTERVALO

10h15 às 12h – Urgências e Emergências Hipertensivas
Palestrante: Luiz Bezerra

Sábado (tarde)

14h às 18h – Prática de reanimação cardiovascular e manejo de via aérea
Palestrantes: Luiz Bezerra Neto, Elisiário Cardoso Júnior

Contato: CRM-PI 
(86) 99988-5050

Da editoria de cidades
cidades@cidadeverde.com

Evento marca encerramento do ano letivo de escola de Piracuruca

 

Congregando atividades artístico-culturais, nesse sábado (26), a Unidade Escolar Hermínio Conde, em Piracuruca, encerrou o ano letivo dos alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Estudantes, familiares e professores lotaram as dependências da escola para prestigiar as apresentações. Na oportunidade, também foi realizado sorteio de brindes.

Em ritmo alegria, fraternidade e descontração o público presente acompanhou atento as atividades teatrais e musicais desenvolvidas pelos alunos. Durante o evento, reconhecendo o desempenho dos estudantes que se destacaram em 2016, a direção da escola entregou o “Prêmio Aluno Nota 10”. Além das notas, foram levados em considerados critérios como frequência, disciplina e engajamento escolar.

Com mais de 400 alunos matriculados, a direção da Unidade Escolar Hermínio Conde destaca o estudo como a chave do sucesso, juntamente com pais dedicados e professores valorizados. Segundo a coordenadora da escola, Maria de Jesus, o reconhecimento estimula os jovens a obter um melhor desempenho escolar.

“Inúmeras foram as conquistas ao longo deste ano. Agradeço aos nossos servidores e professores pelos resultados alcançados, sobretudo, no índice de aprovações. Fico muito feliz por ver o quanto nossos alunos cresceram e de como estão avançando na direção de uma boa realização em suas vidas. No próximo dia 1º realizaremos outro evento, desta vez para finalizar as atividades dos alunos do 5º ano”, ressalta. 

Possibilitando uma modernização na prática educacional, envolvendo principalmente os agentes que conduzem o ambiente escolar, a escola tem transformando o ensino em parte integrante ou principal na motivação dos alunos. 

“Hoje comemoramos os resultados, fruto da dedicação e empenho de todos os envolvidos para a realização de nosso projeto educacional. Agradeço imensamente à Prefeitura pelo apoio nas iniciativas e atividades que desenvolvemos e, em especial, a nossa equipe técnico-pedagógica na realização do trabalho”, finaliza Maria Jesus.


Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado (3) em Piracuruca

 

A Prefeitura de Piracuruca e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes de endemias, darão início, no próximo sábado (3), a partir das 8h, a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Piracuruca. O dia D para vacinação de cães e gatos encerra às 17h.

Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e estar em boas condições de saúde. Não há necessidade de cartão de vacina, pois será emitido um certificado de vacinação no momento da aplicação da dose.

A vacina contra a raiva é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteção dos mesmos e da população em geral. A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus.

Confira os pontos de vacinação:

Centro - Praça Dr. José de Brito Magalhães

Baixa da Ema - Colégio James Azevedo

São Raimundo - Postos de Saúde

Fátima - Colégio Cícero Fortes

Fátima - Casa do senhor "Manoel Coró"

Esplanada - Calçadão da Esplanada

Esplanada - Colégio Raimundo Nonato da Trindade

Guarani - Calçadão do Guarani

Três Lagoas - Posto de Saúde

Colibri - Posto de Saúde


Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 

 

Mulher cai em poço de 15 metros de profundidade e sobrevive

Uma mulher  ficou gravemente ferida após cair em um poço de 15 metros de profundidade. O acidente aconteceu por volta das 18h30 desta sexta-feira (25) em Piracuruca, a 196 km ao Norte de Teresina. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Parnaíba fez o resgate da vítima.

Segundo o Major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a mulher falava ao celular sentada na tampa do poço, quando a estrutura quebrou ocasionando a queda.

"Ela estava desapercebida ao telefone quando a tampa do poço quebrou e ela caiu", afirmou.

De acordo com o major, o poço estava seco, o que terminou causando fraturas na vítima. "Ela teve fratura no tornozelo, joelhos e costelas", declarou Rivelino.

A mulher, que não teve a identidade revelada, foi levada ao hospital de Piracuruca. "O resgate foi complicado por conta das fraturas. Mas ela estava consciente e a deixamos no hospital de Piracuruca. Resgatamos ela por volta das oito e meia da noite", relata o Major, que comandou a operação.

O poço fica localizado na zona urbana da cidade, o que facilitou o pedido de ajuda. "Alguém próximo pediu o apoio e a polícia compareceu, depois nós fomos acionados e seguimos de Parnaíba para fazer o resgate", concluiu.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Estudantes de Piracuruca recebem premiação do projeto Leitura é a Arte de Cultivar Valores

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Unidade Escolar James da Costa Azevedo,realizaram, nessa quinta-feira (23), no auditório da Usina de Cultura, solenidade de premiação do projeto “Leitura é a Arte de Cultivar Valores”. Com foco em valores de cidadania, a iniciativa visa contribuir para a formação de alunos responsáveis, transmitindo e fortalecendo valores sociais.

Estimulando o hábito da leitura, durante o período letivo de 2016, alunos, pais e profissionais da educação vivenciaram no projeto, ações e atividades voltadas para a construção de uma cidadania saudável, crítica e consciente, estimulando nas crianças o senso moral na infância e valores a serem aplicados no cotidiano.

Durante o evento foram realizadas apresentações de dança e grupo de capoeira. Discursando para a plateia presente no evento, Rayane Fernanda Lemos, secretária de Educação, destacou o compromisso da gestão municipal no processo de alfabetização das crianças e a importância do projeto no reforço para formar os novos cidadãos.

“Pensando no compromisso que temos com nossas crianças, a equipe da escola entendeu que precisava oferecer algo além da leitura. Com o desejo de contribuir com a formação acadêmica e com o cidadão que cada criança se tornará na sociedade, estes bravos profissionais fizeram do projeto um sucesso”, pontua.

O projeto Leitura é a Arte de Cultivar Valores é fruto de uma parceria público-privada. Um dos incentivadores, o empresário Francisco Marcelo, explica que “a escola constitui um importante local para a aprendizagem e o exercício da cidadania. Fico feliz em poder participar desta iniciativa, em parceria com as famílias, contribuindo para o fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade”.

Para Maria do Carmo Sousa, diretora da escola, “o projeto reflete preocupações transversais à sociedade, envolvendo diferentes dimensões da educação para a cidadania. É gratificante esta prática educativa que supõe, para além de uma dinâmica curricular, também uma vivência de escola, coerente e sistemática, ampliando a colaboração de instituições públicas com diversos parceiros da sociedade civil”.


Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 
 

Posts anteriores