Cidadeverde.com

Bandidos invadem casa lotérica em Piracuruca; cofre é achado em São João da Fronteira

  • piracuruca-04.jpg
  • piracuruca-03a.jpg
  • piracuruca-03.jpg
  • piracuruca-02.jpg
  • piracuruca-01.jpg

 

Uma casa lotérica teve o cofre arrombado e levado por bandidos em Piracuruca, 196 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). O crime foi realizado na madrugada desta quarta-feira (31). 

O delegado Hugo Alcântara, titular da delegacia da Polícia Civil em Piracuruca, informou ao Cidadeverde.com que o cofre foi encontrado horas mais tarde em uma região de matagal no município de São João da Fronteira (PI), que faz divisa do Piauí com o Ceará e dista cerca de 40 quilômetros da cidade onde o crime foi praticado. 

A casa lotérica fica em frente à Praça Irmãos Dantas. Há suspeita de que os bandidos tenham desligado a energia das câmeras de segurança para evitarem ser identificados e dificultar o trabalho de investigação. Mas uma câmera da área externa flagou a ação, conforme vídeo divulgado pelo site Piracuruca Ao Vivo. É possível ver os suspeitos fugindo em um carro por volta de 4h da manhã. 

Ainda não há informações sobre quem possa ter cometido o crime. O valor levado pelos bandidos não foi divulgado. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Ginásio será revitalizado e Fundespi apoiará projetos em Piracuruca

O ginásio poliesportivo Governador Guilherme Melo terá  sua estrutura revitalizada. A informação é do prefeito do Raimundo Alves que firmou parceria com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento do Esporte no Piauí (Fundespi), Paulo Martins, para a obra.

Na oportunidade, o secretário de Esportes Luciano Sousa apresentou dois grandes projetos para a promoção dos Jogos Escolares Piracuruquenses (JEPI) e para a Taça Norte de Futebol Amador. De acordo com Luciano Sousa, na reunião ficou acertado que a partir das próximas edições, as duas competições contarão com o apoio da Fundação.
 
“É mais uma área do esporte piracuruquense que se fortalece com o apoio do Governo do Estado e que irá beneficiar os atletas do nosso município. Foi uma reunião proveitosa, onde o presidente da Fundação já confirmou presença para a inauguração dos campos do Aquibadam e Três Lagoas, no próximo dia 9 de junho”, conta o secretário Luciano Sousa.
 
Após o encontro, o prefeito Raimundo Alves participou de uma reunião com o novo secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, para reafirmar parceria na área da saúde do município. “Foi uma visita de cortesia, mas também voltada para estreitarmos o diálogo em busca de melhorias para a saúde de Piracuruca. Ficamos muito gratos pela receptividade e os compromissos renovados neste dia que, com certeza, trarão muitos benefícios para a nossa população”, finaliza o gestor.

 

Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Suspeito de homicídio consegue fugir algemado de viatura ao ser transferido

Um suspeito de roubos e homicídio conseguiu escapar da viatura quando era levado para a penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, 174 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). O fato inusitado aconteceu na tarde da última sexta-feira (5). 

Melky Swell da Rocha Silva era transferido da delegacia regional de Piracuruca para o presídio por uma viatura da Polícia Civil. Nas proximidades da unidade prisional, ele conseguiu destravar uma das portas e fugiu correndo e algemado. 

O delegado de Piracuruca, Hugo Alcântara, informou ao Cidadeverde.com que ainda receberá o relatório dos agentes que participaram da transferência mal sucedida de Melky Swell, para obter detalhes do que aconteceu no momento da fuga. 

Contra Melky Swell pesa, entre outras acusações, a denúncia de assassinato em março de 2013, no município de Esperantina. Suspeito de matar, com três tiros pelas costas, Damião Ferreira da Costa Júnior, ele alegou legítima defesa, o que não impediu sua pronúncia como réu no processo por homicídio qualificado. 

A fuga aconteceu um dia depois da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí negar o pedido de liminar para que Melky Swell, conhecido pela polícia apenas como "Melqui", fosse colocado em liberdade. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Piracuruca abre processo seletivo para contratação de profissionais

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, abre processo seletivo simplificado para contratação de profissionais por tempo determinado de 12 meses.  

Conforme edital, a seleção é para preenchimento de uma vaga para Médico psiquiatra para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); uma vaga para Dentista Cirurgião com atuação no  Centro de Especialidades Odontológica (Periodontia); e uma para Nutricionista vinculado à Secretaria Municipal de Educação.  

As inscrições devem ser realizadas de 2 a 5 de maio de 2017, de 8h às 12h, na sede da Prefeitura de Piracuruca, com taxa de R$ 100.   

Os candidatos devem apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:   

Comprovante do pagamento da tarifa de inscrição; ficha de inscrição disponibilizada no ato pela Comissão, devidamente preenchida e assinada pelo candidato; cópias dos documentos de: identidade oficial com foto e do respectivo Registro do Conselho de Classe e currículo profissional, acompanhado de cópia dos títulos e demais documentos, que comprovam as informações contidas no currículo, autenticados em cartório ou pela Comissão Organizadora, mediante apresentação dos originais.   

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Piracuruca promove reunião de saúde feminina e vigilância sanitária

 

Na próxima quarta-feira (26), a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove a Reunião Ampliada, no Auditório do Centro Médico da Esplanada.

Na oportunidade, será discutida a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher com os temas “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, e “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

De acordo com a supervisora de Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Adriana Fontenele, o encontro tem como objetivo principal a mobilização social com foco na implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

“O evento faz parte de uma mobilização que ocorrerá em âmbito nacional e nessa etapa ocorrem as conferências livres nos municípios. A intenção é analisar as prioridades constantes no Documento Orientador, escolher os delegados para conferência macroregional que acontecerá dia 2 e 3 de maio em Parnaíba e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, reforçando a equidade dentro da saúde pública como mecanismos para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, explica a supervisora.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Já a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde tem como objetivo central fortalecer o SUS e integrar os programas e ações da vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

Fonte: Ascom

 

Após vistoria, Dnocs garante segurança da barragem de Piracuruca

Nesta sexta-feira (21), técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) realizaram uma vistoria na estrutura física da barragem do Rio Piracuruca. A medida visa garantir a segurança e a integridade da barragem em razão do grande volume de água acumulado que ficou acima da sua capacidade de vazão.
 
O trabalho de fiscalização foi acompanhado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Escórcio de Brito Filho, e pelo engenheiro Washington Figueiredo, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
 
"A estrutura física da Barragem de Piracuruca está muito boa. Não há nada que comprometa ou possa provocar catástrofe. Identificamos algumas falhas, mas elas são normais e não comprometem em nada a segurança na região”, destacou Manoel de Jesus, do DNOCS, um dos técnicos que estava a serviço da SEMAR.
 
A Barragem de Piracuruca foi iniciada e concluída nas décadas de 80 e 90 e tem capacidade de armazenar 250 milhões de metros cúbicos de água através de represamento do leito Rio Piracuruca. Depois de oito anos, a barragem voltou a sangrar no início do mês de abril deste ano.

 

cidades@cidadeverde.com

Campanha leva conhecimento sobre autismo às escolas de Piracuruca

Despertar para o acompanhamento e esclarecer a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são alguns dos objetivos da campanha de conscientização desenvolvida pela Secretaria de Educação de Piracuruca em todas as escolas do município.

Nesta quarta-feira (5), pais e familiares de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Missionária Débora Machado participaram de uma palestra sobre o transtorno, que celebrou, no último dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

De acordo com a diretora do Centro, Fátima Vilarinho, o trabalho de levar informações e orientações para dentro da escola é bastante oportuno por ser tratar de uma doença muito presente nas salas de aula do município.

“Hoje, das 12 crianças diagnosticadas com necessidades especiais na nossa escola, quatro estão no espectro do autismo. Elas recebem acompanhamento com psicólogas e com uma equipe de professores com formação em psicopedagogia. Por isso, esta é uma ação de grande importância para a escola, pais e familiares, pois abrange o cuidar e o dia a dia das nossas crianças”, explica.

Segundo Régia Fontenele, coordenadora da campanha, a inclusão das pessoas com a doença depende de um esforço conjunto que envolve toda a população e deve começar dentro da sala de aula.  Para a educadora, Piracuruca é uma das poucas cidades que tem um trabalho específico de acompanhamento do autismo no Piauí, apesar de o transtorno ser um problema crescente em todo o Estado.

“A Rede Municipal de Ensino sempre se preocupou em abordar o problema de forma mais aprofundada e isso se intensificou porque nos últimos anos vínhamos recebendo um número cada vez maior de alunos com autismo. Queremos que as nossas escolas tenham uma educação especializada, com professores capacitados e que façam a diferença em relação ao conhecimento da população em torno desse transtorno”, conclui.

 

redacao@cidadeverde.com

Adolescente morre afogado em riacho na zona Rural de Piracuruca

O adolescente identificado pela Polícia como José Augusto de Sousa de Carvalho, de apenas 17 anos, morreu afogado em um riacho em Piracuruca. Segundo a Polícia Militar ele estava em um riacho na localidade Cabra Bom com outras duas mulheres e no local foi encontrado um isopor com bebidas alcoólicas.

As testemunhas afirmam que o jovem mergulhou e após algum tempo submerso as mulheres tentaram chama-lo, mas avistaram apenas o seu braço para fora da água.

Um homem chegou a entrar na água e levou José Augusto para a margem do riacho mas o jovem já estava morto. O jovem tinha escoriações no rosto, o que levanta a hipótese de ter batido contra uma pedra, já que o terreno é rochoso.

Por se tratar de um adolescente as duas mulheres foram ouvidas pela Polícia e podem ser responsabilizadas pela morte, caso seja constatado que o menor ingeriu álcool no local.

Segundo informações da tia de José Augusto, ele morava em Teresina e veio morar com ela no bairro Esplanada em Piracuruca, há mais ou menos 1 ano, estava há alguns dias trabalhando em uma oficina de moto.

Rayldo Pereira
Com informações do Piracuruca ao Vivo
rayldopereira@cidadeverde.com

Mudas de ipê amarelo são furtadas de praça em Piracuruca

Uma semana após o plantio, 11 mudas de ipê amarelo foram furtadas da Praça Irmão Dantas, no Centro da cidade de Piracuruca, a 196 km de Teresina. Nesta segunda-feira (20), funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente perceberam que restavam apenas duas das 13 árvores que foram plantadas no local. 

“É um caso que nos deixa estarrecidos. As mudas não têm valor financeiro significativo, mas vêm dos impostos que todos nós pagamos. Além disso, há a questão do valor simbólico. Estamos trabalhando para deixar a cidade mais bonita e agradável para se viver. Precisamos da colaboração de todos e ter mais respeito com o meio ambiente, que é patrimônio público e pertence a toda a população”, pede o Secretário Municipal, Manoel Filho.

Segundo o gestor, o caso será denunciado à Polícia pela prefeitura, por se tratar de crime contra o patrimônio público.  

A plantação das mudas, faz parte do novo projeto de arborização promovido na cidade. Além de ipês, as praças e avenidas da cidade também estão recebendo mudas de eucaliptos. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca intensifica arborização de praças e avenidas da zona urbana

Nesta segunda-feira (13), Prefeitura de Piracuruca realizou o plantio de 13 mudas de ipê amarelo na Praça Irmão Dantas, Centro da cidade. A ação deu início ao trabalho de arborização das praças e avenidas do município e inclui, também, o plantio de mudas de eucalipto.

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). O cronograma inclui a arborização de todas as praças da sede do município e, na sequência, das principais ruas e avenidas.

De acordo com o prefeito Raimundo Alves Filho, ainda esta semana a Praça Dr. José de Brito Magalhães será beneficiada e logo se estenderá para os bairros. “Estamos empenhados em fazer um trabalho integrado com a preservação do Meio Ambiente, ampliando as áreas com cobertura verde. Nosso objetivo é promover uma nova consciência e responsabilidade em relação ao nosso papel como entes públicos. Além disso, quando esses ipês florescerem, nossa cidade ficará mais colorida e mais bonita para a apreciação de toda a população e os visitantes”, ressalta o gestor. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores