Cidadeverde.com

Jovem suspeito de vários roubos é preso em operação da polícia

Policiais civis e militares deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão contra Onofre da Silva Passos, vulgo Bedeu, 18 anos, supeito de praticar roubos em Piracuruca. A ação foi executada pela delegacia da cidade com o apoio da Regional e da Força Tática de Piripiri.

Nas buscas foi encontrada uma espingarda bate bucha, um revólver calibre .32 cano longo municiado, um simulacro de pistola, 96 envolocros pequenos contendo drogas variadas (crack, maconha e cocaina) prontos para comercialização, uma peça grande de maconha e outra de craque ainda a ser preparado para a venda, balança de precisão, moto e produtos de crime. 

Bedeu é indivíduo conhecido da polícia, possuindo mais de 11 passagens quando adolescente, sendo esta sua primeira prisão depois da maioridade. A ele é atribuída a prática de vários crimes de roubo, já tendo sido reconhecido por algumas vítimas.  

"Trata-se de indivíduo perigoso com costume na prática delitiva. As investigações se iniciaram com os reconhecimentos das vítimas de roubo e a partir de denúncias anônimas obtidas através do aplicativo DEPRE", explicou o Delegado Hugo de Alcântara, titular da delegacia de Piracuruca.


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Semestre letivo em Piracuruca começa na próxima segunda (25)

Os professores da rede municipal de ensino em Piracuruca participaram, nessa quarta-feira (20), no auditório da Usina de Cultura, da abertura oficial do segundo semestre letivo de ensino. A previsão de início do segundo semestre letivo é para a próxima segunda-feira (25) em toda a rede municipal de ensino de Piracuruca.

A professora Joselma Lavor proferiu a palestra “Educar para Transformar”. O objetivo foi questionar os educadores sobre o poder transformador que a boa educação pode proporcionar.

“É uma satisfação retornar a Piracuruca e falar aos professores sobre educação. Sobre propostas e como podemos transformar a vida da escola, dos educandos e de toda a comunidade escolar. E buscarmos o caminho de como o professor pode transformar o mundo do educando e de todos à sua volta. A educação precisa de resultados práticos e concretos. Percebo na equipe de Piracuruca envolvimento e engajamento e teremos bons resultados ao final do período letivo”, avalia Joselma Lavor.

A secretária municipal de Educação, Rayanne Fernanda Lemos, afirma que o encontro é uma oportunidade de reavaliar as práticas pedagógicas e traçar novos direcionamentos. “É importante fortalecermos o vínculo com os professores, trabalhar e elevar a autoestima dos profissionais que, diariamente, contribuem para a formação dos pequenos piracuruquenses. Teremos um segundo semestre produtivo e, ao final de 2016, alcançaremos os resultados que traçamos no planejamento anual”, enfatiza.

Para Arthemiza Geritana, coordenadora do Ensino Infantil II, a equipe de professores estará preparada para o semestre. “Abrimos o período letivo com essa palestra e com o início da Semana Pedagógica. Nos próximos dias, teremos maratona de planejamento nas escolas, reajustando as estratégias para executar o trabalho que a comunidade escolar de Piracuruca merece", encerra.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Padaria é assaltada duas vezes em menos de 24 horas

Uma padaria localizada no Centro de Piracuruca (196 km de Teresina), em frente ao terminal rodoviário da cidade, foi assaltada duas vezes em 24 horas por homens armados, que ameaçaram clientes e funcionários. 

Câmeras do circuito interno de segurança gravaram as ações dos bandidos. Nas imagens é possível ver o desespero dos clientes. Uma mulher conseguiu fugir no momento em que o assaltante se virou. Todo o dinheiro do caixa foi levado. A quantia não foi divulgada. 

Veja o primeiro assalto:

O primeiro assalto ocorreu às 21h53 de sexta-feira (24). O assaltante chegou usando capacete, é magro, tem pele morena e estatura mediana. O segundo assalto foi quase no mesmo horário do dia seguinte: às 21h47. O assaltante entrou na padaria com uma jaqueta amarela e laranja, com faixas refletivas e um boné na cabeça. Ele era magro, de pele negra e estatura alta.

Veja o segundo assalto:

O proprietário do estabelecimento reforçou a segurança do local. Há menos de três meses a mesma padaria foi assaltada por dois homens armados, que levaram R$ 200 do caixa, na ocasião. Uma cliente que estava sendo atendida teve a arma apontada para a cabeça. 

Piracuruca realiza o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), realizou, nessa quarta-feira (15), no auditório da Usina de Cultura, o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Conceição Veras Viana, técnica da Semtcas, explica que o Fórum tem como objetivo fortalecer as práticas da rede de proteção da criança e do adolescente para que seja alcançada a  meta de diminuição e erradicação deste tipo de violação de direitos em Piracuruca.

“Essa é uma tarefa coletiva. Prevenir e erradicar o trabalho infantil são compromissos com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes e com toda a comunidade piracuruquense”, ressalta Conceição Veras Viana.

Raimundo Nonato de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho, participou do Fórum e destaca que é dever de toda a sociedade preservar a integridade física e moral de todas as crianças. “A prioridade das crianças deve ser o estudo. O trabalho não é o adequado. Apenas o trabalho na modalidade 'menor aprendiz', dos 14 aos 18 anos, é o permitido por lei, e, desde que não sejam em ambientes que não coloquem em risco a integridade física e moral das crianças. Toda a sociedade deve contribuir para denunciar os casos de abusos do trabalho infantil”, explica.

No Fórum, Fernanda Soares, coordenadora da SASC, deu exemplos dos tipos degradantes de trabalho infantil em ambientes como o doméstico, em lixões e em situações de violência, quando as crianças são usadas como “aviões” para facilitar o tráfico de drogas. “Precisamos enfrentar essa realidade promovendo o acesso às ações sociais para as famílias para mudar a realidade social desse núcleo familiar. Também precisamos desconstruir a cultura de que o trabalho infantil é natural, pois não é”, afirma Fernanda Soares.

Participaram do evento representantes das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação do município, bem como representantes da Procuradoria do Município, do Ministério Público e da Justiça do Trabalho.

O I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil também teve como parceiros a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil Creas; Conselho Tutelar; CRAS Três Lagoas; CRAS Fátima; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação; Secretaria de Esporte e Juventude; Secretaria de Agricultura e Secretaria de Cultura.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Iniciadas as obras de construção dos campos de futebol em Piracuruca

Investir no esporte e estimular os atletas amadores de Piracuruca são alguns dos compromissos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) com os desportistas e com toda a população piracuruquense.

Para isso, a Prefeitura de Piracuruca deu início à construção de três campos de futebol e um campo de futebol de areia.

As regiões beneficiadas foram o Bairro de Fátima, do Aquidaban, do Três Lagoas e a localidade Jacareí de Baixo. O valor total do investimento será de R$ 538.109,52.

Luciano Brito, secretário de Esporte e Lazer, ressalta que a Prefeitura tem priorizado a reestruturação de todas as praças esportivas, das zonas urbana e rural de Piracuruca.

"Já recuperamos a estruturas de campos e quadras esportivas. Agora, iremos ampliar esses espaços para atender a demanda da juventude e dos demais atletas amadores piracuruquenses", encerra Luciano Brito.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mais de 50 idosos de Piracuruca realizam cirurgias gratuitas de catarata

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encaminhou um grupo de idosos para serem avaliados pelo Programa "Olhar Bem", do Governo Estadual. Piracuruca foi um dos 22 municípios contemplados com a ação.

O Programa Olhar Bem conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, dentre eles, 15 médicos que se revezaram para o atendimento às demandas que foram realizadas no município de Piripiri entre os dias 4 e 9 de junho.

No total, Piracuruca realizou 51 cirurgias, 87 atendimentos prévios entre consultas e exames. O prefeito Raimundo Alves Filho ressalta que o número positivo de idosos encaminhados para as cirurgias gratuitas é resultado do acompanhamento diário realizada pela equipe Atenção Básica em Saúde de Piracuruca. “Acompanhar de perto a população idosa do município, através das equipes de enfermeiros e de agentes comunitários de saúde, nos permite encaminhar e atender a população que realmente precisa desse atendimento gratuito”, avalia Raimundo Alves Filho.

O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, reforça que a caravana de Piracuruca foi acompanhada por profissionais da secretaria. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos, pois conseguimos alcançar a meta estipulada para Piracuruca que foi um dos 22 municípios atendidos pelo Programa Olhar Bem. Isso revela a nossa organização no acompanhamento da saúde da população idosa do município”, frisa.

A enfermeira Michelly Machado Rocha acompanhou o grupo de idosos  atendidos pelo Programa Olhar Bem. Francisco Pereira foi atendido no mutirão de cirurgias gratuitas. “Nós, idosos, que fomos atendidos no mutirão, estamos satisfeitos e, agora, enxergando melhor”, afirma.

A senhora Maria Alice também conseguiu a cirurgia gratuita de catarata. “Para nós, é muito importante esse atendimento médico, pois não teríamos condições de pagar por essa cirurgia. Estou muito feliz em saber que vou voltar a enxergar melhor”, afirma.

A professora Martinha também foi selecionada para fazer a cirurgia. “O atendimento é muito bom. Fiz vários exames em outros centros médicos e sempre fui diagnostica com catarata. Porém eu descobri, com exames feitos pelos médicos do Programa Olhar Bem, que eu tenho outro problema hereditário nas córneas, e, por isso, terei que fazer um outro tipo de tratamento. Serei encaminhada , através do Centro Médico de Piracuruca e do SUS, para o Hospital Getúlio Vargas. Estou satisfeita pelo atendimento e  encaminhamento à rede de saúde para que possa iniciar o meu tratamento”, encerra.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Obras do Centro Médico da Mulher em Piracuruca entram em fase final

As obras de construção do Centro Médico da Mulher, iniciadas no mês de janeiro, estão avançadas. Nesta terça-feira (24), as equipes deram continuidade aos serviços de colocação do forro e a implantação das portas em todas as salas. O contrapiso e pintura das paredes também estão na fase final.
 
O centro médico da mulher também contará com um moderno e amplo auditório para palestras e reuniões. O espaço fica localizado no bairro de Fátima, entre a Maternidade São Raimundo e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
 
Para a construção do centro, a Prefeitura de Piracuruca está investindo R$ 408.000,00, oriundos de recursos próprios no Município e do Fundo Municipal de Saúde.
 
Para o prefeito Raimundo Alves Filho (PSD), o novo centro médico irá garantir o atendimento especializado paras as mulheres piracuruquenses. “Atualmente esse acompanhamento já é realizado através da rede de Atenção Básica e demais centros de saúde do município. O Centro Médico da Mulher e a oferta de atendimento especializado assegura cada vez mais saúde para as mulheres piracuruquenses”, ressalta Raimundo Alves Filho.
 
Valderi Machado, secretário municipal de Saúde, ressalta que o Centro Médico da Mulher amplia a capacidade de atendimento da rede de saúde no município. “O Centro Médico da Mulher irá somar à rede municipal de saúde em Piracuruca, que já é referência para a região Norte do Estado no que se refere à medicina especializada. No centro serão ofertados consultas e exames específicos para a saúde da mulher”, explica o secretário. ?

Prefeitura de Piracuruca intensifica serviços de limpeza pública

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Transportes, ampliou a frota de veículos para intensificar os serviços de limpeza pública executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nesta segunda-feira (23), as equipes de limpeza urbana iniciaram a limpeza de diversas ruas do bairro de Fátima. O trabalho envolve a retirada de entulhos das calçadas e de galhos de árvores das vias do bairro. A ação é realizada no conjunto habitacional Dirceu Mendes Arcoverde, no bairro de Fátima, o maior da cidade, que ?conta com 150 moradias.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Costinha, os trabalhos de limpeza urbana são feitos regularmente e a população pode contribuir com o serviço, informando para a equipe da secretaria os pontos com excesso de lixo ou outros resíduos.

“Cuidar da cidade é uma tarefa de todos os cidadãos piracuruquenses. A Prefeitura realiza os trabalhos de limpeza continuamente, mas é importante que a população evite jogar lixo, restos de galhos ou outros resíduos sólidos nas vias públicas”, encerra Zé Costinha.

 

Espaço Jovem vai emitir carteira de trabalho em Piracuruca


 
A Prefeitura de Piracuruca firmou um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego do Piauí e, a partir da próxima segunda-feira (22), o Espaço Jovem do Casarão Sá Palácio passará a emitir a primeira e a segunda via de carteiras de trabalho.
 
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13 horas, no Espaço Jovem do Casarão Sá Palácio, localizado no centro de Piracuruca, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
 
Para emitir a primeira ou a segunda via da carteira de trabalho é necessário apresentar os documentos: RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Para tirar a segunda via do documento, também é necessária a apresentação da primeira carteira de trabalho ou, para os casos de furto, apresentar o boletim de ocorrência.
 
A diretora do Espaço Jovem, Nívia Escórcio, explica que os equipamentos já chegaram e a equipe responsável pela emissão das carteiras de trabalho já está apta para iniciar o atendimento à população.
 
“É mais um serviço que ficará disponível para a comunidade, em especial aos jovens, que deixarão de ter que se deslocar até a capital ou Parnaíba para solicitar a carteira de trabalho. O Espaço Jovem tem a meta de sempre oferecer novos serviços para a comunidade e atender com qualidade toda a população que busca o Espaço Jovem”, explica Nívia Escórcio.
 
O Espaço Jovem também conta com uma biblioteca pública com títulos atualizados e disponíveis para a pesquisa na sala de estudo ou para o empréstimo temporário. No local também é possível fazer o alistamento militar e emitir a Carteira de Identidade (RG) gratuitamente. Além disso, a população tem acesso a cursos profissionalizantes na área de informática.?

Polícias Militar e Rodoviária Federal fazem percurso da Tocha Olímpica em Piracuruca

Nessa sexta-feira (13), representantes da Polícia Militar do Piauí, do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) visitaram Piracuruca para fazer o reconhecimento do percurso da Tocha Olímpica pelo município.
 
A passagem da Tocha Olímpica pelo município está marcada para o dia 10 de junho e percorrerá um trecho de 2,5 km pelo centro da cidade. Ao todo, 13 condutores levarão a Tocha Olímpica até o Complexo Cultural da Prainha, onde haverá a celebração com apresentações culturais.
 
Durante o evento, a Força nacional destacará 30 homens para atuar na segurança do evento.
 
Luciano Sousa, presidente da Força Tarefa de Piracuruca para as Olimpíadas 2016, reforça que a passagem da Tocha Olímpica por Piracuruca será um momento marcante. “Hoje, junto com as autoridades policiais percorremos todo o trecho vistoriando a rota e checando as estratégias para o dia do evento. Estamos preparando uma festa muito bonita e contamos com a participação de todos os piracuruquenses”, encerra Luciano Sousa.
 
O Trajeto
O percurso da Tocha Olímpica será iniciado na Rotatória da BR-343. De lá, seguirá por toda a extensão da Rua Manoel Divino de Sousa, percorre um trecho da Rua Senador Gervásio, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Praça Irmãos Dantas. Deste ponto, a Tocha Olímpica percorrerá os últimos metros até o Complexo Cultural da Prainha.
 
“A cada 200 metros acontece o revezamento da Tocha Olímpica e, simultaneamente, apresentações culturais. Teremos 13 pessoas participando desse momento, entre eles, dois piracuruquenses. A presença dos alunos da rede pública está confirmada, além de toda a população que prestigiará o evento”, reforça Luciano Brito.
 
O percurso da Tocha Olímpica também deverá passar por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades: o Arco do Triunfo, a Pedra da Tartaruga e o Mirante receberão o símbolo das olimpíadas.

Posts anteriores