Cidadeverde.com

Grávida e adolescente são presas por suspeita de tráfico de drogas em Piracuruca

Uma grávida foi presa suspeita de traficar drogas em Piracuruca. Com ela, a Polícia Militar encontrou 70 pedras de crack, três trouxas de maconha, dois tabletes de droga, sendo um de crack e outro de maconha, além de dinheiro e um caderno de anotações sobre a comercialização. A PM também apreendeu uma adolescente de 16 anos. A grávida foi identificada como Brenda Cerqueira, de 19 anos. 

“A prisão ocorreu na sexta, por volta das 15 horas. A Brenda já estava sendo monitorada porque é esposa, tem uma relação, com um traficante de drogas daqui. Ela foi presa na casa dela. Os policiais estavam em busca de informações de um celular que havia sido trocado por droga, quando encontraram todo o entorpecente na casa. Já a menor de idade, ela foi detida, junto com o namorado, porque estava com cerca de 6kh de maconha, isso está com mais ou menos 15 dias”, disse o sargento da PM, Francisco Alves. 

De acordo com a PM, a droga estava escondida por entre diversos material de construção e o  caderno de anotações, que evidencia o tráfico de drogas, continha nomes e telefones. O documento será analisado pelas autoridades. O companheiro de Brenda foi preso em julho deste ano.

A Polícia Militar ressaltou que busca intensificar as rondas e combater ao tráfico de drogas no município. 

Carlienne Carpaso
Carliene@cidadeverde.com 

Obra do estádio entra em fase final de acabamento

 Com os serviços de infraestrutura praticamente concluídos, a Arena Esportiva Marcelino Silva, localizada no bairro Aquidaban, em Piracuruca, entra na reta final de acabamento. Construído com recursos próprios do município, o local faz parte do plano de ações para a revitalização dos espaços esportivos.


 
Na atual fase, as obras da praça esportiva, que incluem plantio do gramado, serviços de alvenaria, paisagismo e instalação do alambrado estão praticamente prontas. 
 
Luciano de Sousa Brito, secretário de Esporte do munícipio, destaca que tem priorizado a reestruturação de todas as praças esportivas, tanto das zonas urbana, quanto da zona rural de Piracuruca.
 
“Nesses últimos anos temos avançado em melhorias significativas para a prática esportiva em nossa cidade. Recuperamos a estruturas de campos e quadras esportivas, ampliando assim, a oferta de espaços para atender a demanda da juventude e dos demais desportistas piracuruquenses”, explica o gestor.


 
Paralelo à construção da praça esportiva do bairro Aquidaban, outros três campos de futebol e um campo de futebol de areia estão sendo construído em Piracuruca, beneficiando os moradores das regiões do bairro de Fátima, do bairro Três Lagoas e da localidade Jacareí de Baixo.


redacao@cidadeverde.com

Foragido é preso com armas e drogas em táxi no interior do Piauí

Um rapaz foi preso e uma adolescente apreendida em um táxi na rodovia entre as cidades de Piracucura e São José do Divino, no Norte do Piauí, na noite deste domingo (04). Na abordagem foram apreendidos cinco quilos de drogas, um revólver municiado e um punhal. De acordo com o comandante da Polícia Militar em Piracuruca, sargento F. Alves, o suspeito é foragido do presídio de Esperantina, onde respondia pelas acusações de homicídio, roubo e porte ilegal de armas. 

"Desde quando instalamos a Companhia da PM em Piracuruca, a sociedade voltou a confiar na polícia e voltou a fazer denúncias anônimas. Fomos informado de que o suspeito havia chegado de Teresina com esse carregamento e fizemos a abordagem. Eles chegaram em um ônibus e pegaram o táxi rumo a São José do Divino", disse o comandante. 

O suspeito- identificado como João Francisco Silva Moura- conhecido como Macaxeira havia fugido de Esperantina em abril deste ano. Ele tem uma tatuagem de palhaço nas costas, que entre criminosos, significa matador de policial. As drogas estavam escondidas dentro de uma mochila. 

Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Piracurucura. O taxista também foi levado para prestar esclarecimentos.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Suspeito de furtar fios em subestação sofre descarga elétrica e tem corpo queimado

Foto: Piracuruca ao Vivo

Um jovem de 21 anos foi encontrado eletrocutado e teve o corpo parcialmente queimado  dentro da subestação da Eletrobras de Piracuruca, município a 196 km de Teresina. Identificado pela Polícia como Ancelo de Araújo Aragão, o jovem ´pe suspeito de tentar furtar fios elétricos de dentro da subestação quando acabou sofrendo a descarga.

"Ele entrou na subestação com um comparsa e lá enquanto tentava cortar fios para roubar acabou sofrendo essa descarga elétrica e quase morreu", relatou o agente de plantão na delegacia de Polícia Civil Ivo Fontenele.

O jovem foi levado para o hospital de Piracuruca inconsciente e com queimaduras por todo o corpo. Ele foi atendido pela equipe de plantão mas teve que ser transferido para o Hospital de Urgência de Teresina em estado grave.

Segundo o agente no momento da descarga elétrica a cidade chegou a ficar sem energia por alguns instantes. "Foi tão forte que faltou energia na cidade e logo em seguida voltou", acrescentou.

O comparsa do rapaz não foi identificado e segundo a Polícia, até o momento não compareceu a delegacia. Uma equipe da Eletrobras esteve no hospital ainda no município para receber as primeiras notícias sobre a saúde de Ancelmo.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Dois candidatos disputam a prefeitura na cidade de Piracuruca

A disputa eleitoral em Piracuruca, cidade distante 196 km de Teresina, também será polarizada. Foram homologadas as candidaturas do atual prefeito Raimundo Alves (PSD) e vice-prefeito Valter César de Brito (PSB), mesma composição das eleições municipais de 2012. Os dois contam ainda com o apoio do PRB e PT.

              Foto: Piracurucanews

"Mais uma vez coloco meu nome à disposição do povo de Piracuruca. Este é um momento ímpar para minha história política. É uma alegria imensa voltar a ter em meu palanque o Partido dos Trabalhadores, sigla esta que indicou meu candidato a vice-prefeito na minha primeira disputa ao cargo de prefeito de Piracuruca nas eleições de 1988. O PT tem sido um importante parceiro para o desenvolvimento de ações e projetos que estão beneficiando nossa querida cidade. Todas as siglas partidárias que compõem nossa coligação são importantes", disse o candidato à reeleição. 

             Foto: Piracurucaagora 

Na oposição disputam o pleito como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Milton Melo (PP) e Eduardo Lima (PC do B). A coligação “Unidos por Piracuruca” é formada ainda pelo  PDT, PMDB, PR, Solidariedade e PRTB. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Piracurucaagora e Piracurucanews

Chafariz vence Guarani e vai às semifinais do Campeonato Piracuruquense

O Campeonato Piracuruquense de Futebol fechou a rodada das quartas de final nesse domingo (31), levando bom público ao Estádio Municipal Doca Ribeiro. Nos pênaltis, a equipe do Chafariz venceu o time do Guarani e garantiu vaga para as semifinais da competição.

No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 2 x 2. Marcaram para o time do Guarani os atletas Francisco Túlio de Carvalho e Erasmo de Oliveira. O Chafariz empatou com Jeovani Brito e Marcos Carvalho. Nos pênaltis, o atleta Djalma Alves converteu o gol da vitória para o Chafariz, que levou a melhor com cinco pênaltis convertidos contra quatro do Guarani.

O meia Djalma Alves, do Chafariz, comenta as dificuldades enfrentadas pela equipe para garantir a vaga às semifinais da competição. “Foi um jogo complicado. Estivemos sempre atrás do placar no tempo normal, mas conseguimos empatar, levar a partida para os pênaltis e vencer”, diz.

Técnico do Chafariz, Francisco Bidê diz que o time está com ânimo renovado para encarar a equipe do Três Lagoas na semifinal do campeonato.

“Cometemos alguns erros e jogamos abaixo do esperado contra o Guarani, mas, com garra e determinação, conseguimos a vaga. Agora é organizar o time para chegarmos firmes e fortes à semifinal. Estamos animados e vamos nos esforçar ao máximo para chegar à grande final”, conclui.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 

 

Jovem suspeito de vários roubos é preso em operação da polícia

Policiais civis e militares deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão contra Onofre da Silva Passos, vulgo Bedeu, 18 anos, supeito de praticar roubos em Piracuruca. A ação foi executada pela delegacia da cidade com o apoio da Regional e da Força Tática de Piripiri.

Nas buscas foi encontrada uma espingarda bate bucha, um revólver calibre .32 cano longo municiado, um simulacro de pistola, 96 envolocros pequenos contendo drogas variadas (crack, maconha e cocaina) prontos para comercialização, uma peça grande de maconha e outra de craque ainda a ser preparado para a venda, balança de precisão, moto e produtos de crime. 

Bedeu é indivíduo conhecido da polícia, possuindo mais de 11 passagens quando adolescente, sendo esta sua primeira prisão depois da maioridade. A ele é atribuída a prática de vários crimes de roubo, já tendo sido reconhecido por algumas vítimas.  

"Trata-se de indivíduo perigoso com costume na prática delitiva. As investigações se iniciaram com os reconhecimentos das vítimas de roubo e a partir de denúncias anônimas obtidas através do aplicativo DEPRE", explicou o Delegado Hugo de Alcântara, titular da delegacia de Piracuruca.


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Semestre letivo em Piracuruca começa na próxima segunda (25)

Os professores da rede municipal de ensino em Piracuruca participaram, nessa quarta-feira (20), no auditório da Usina de Cultura, da abertura oficial do segundo semestre letivo de ensino. A previsão de início do segundo semestre letivo é para a próxima segunda-feira (25) em toda a rede municipal de ensino de Piracuruca.

A professora Joselma Lavor proferiu a palestra “Educar para Transformar”. O objetivo foi questionar os educadores sobre o poder transformador que a boa educação pode proporcionar.

“É uma satisfação retornar a Piracuruca e falar aos professores sobre educação. Sobre propostas e como podemos transformar a vida da escola, dos educandos e de toda a comunidade escolar. E buscarmos o caminho de como o professor pode transformar o mundo do educando e de todos à sua volta. A educação precisa de resultados práticos e concretos. Percebo na equipe de Piracuruca envolvimento e engajamento e teremos bons resultados ao final do período letivo”, avalia Joselma Lavor.

A secretária municipal de Educação, Rayanne Fernanda Lemos, afirma que o encontro é uma oportunidade de reavaliar as práticas pedagógicas e traçar novos direcionamentos. “É importante fortalecermos o vínculo com os professores, trabalhar e elevar a autoestima dos profissionais que, diariamente, contribuem para a formação dos pequenos piracuruquenses. Teremos um segundo semestre produtivo e, ao final de 2016, alcançaremos os resultados que traçamos no planejamento anual”, enfatiza.

Para Arthemiza Geritana, coordenadora do Ensino Infantil II, a equipe de professores estará preparada para o semestre. “Abrimos o período letivo com essa palestra e com o início da Semana Pedagógica. Nos próximos dias, teremos maratona de planejamento nas escolas, reajustando as estratégias para executar o trabalho que a comunidade escolar de Piracuruca merece", encerra.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Padaria é assaltada duas vezes em menos de 24 horas

Uma padaria localizada no Centro de Piracuruca (196 km de Teresina), em frente ao terminal rodoviário da cidade, foi assaltada duas vezes em 24 horas por homens armados, que ameaçaram clientes e funcionários. 

Câmeras do circuito interno de segurança gravaram as ações dos bandidos. Nas imagens é possível ver o desespero dos clientes. Uma mulher conseguiu fugir no momento em que o assaltante se virou. Todo o dinheiro do caixa foi levado. A quantia não foi divulgada. 

Veja o primeiro assalto:

O primeiro assalto ocorreu às 21h53 de sexta-feira (24). O assaltante chegou usando capacete, é magro, tem pele morena e estatura mediana. O segundo assalto foi quase no mesmo horário do dia seguinte: às 21h47. O assaltante entrou na padaria com uma jaqueta amarela e laranja, com faixas refletivas e um boné na cabeça. Ele era magro, de pele negra e estatura alta.

Veja o segundo assalto:

O proprietário do estabelecimento reforçou a segurança do local. Há menos de três meses a mesma padaria foi assaltada por dois homens armados, que levaram R$ 200 do caixa, na ocasião. Uma cliente que estava sendo atendida teve a arma apontada para a cabeça. 

Piracuruca realiza o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), realizou, nessa quarta-feira (15), no auditório da Usina de Cultura, o I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Conceição Veras Viana, técnica da Semtcas, explica que o Fórum tem como objetivo fortalecer as práticas da rede de proteção da criança e do adolescente para que seja alcançada a  meta de diminuição e erradicação deste tipo de violação de direitos em Piracuruca.

“Essa é uma tarefa coletiva. Prevenir e erradicar o trabalho infantil são compromissos com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes e com toda a comunidade piracuruquense”, ressalta Conceição Veras Viana.

Raimundo Nonato de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho, participou do Fórum e destaca que é dever de toda a sociedade preservar a integridade física e moral de todas as crianças. “A prioridade das crianças deve ser o estudo. O trabalho não é o adequado. Apenas o trabalho na modalidade 'menor aprendiz', dos 14 aos 18 anos, é o permitido por lei, e, desde que não sejam em ambientes que não coloquem em risco a integridade física e moral das crianças. Toda a sociedade deve contribuir para denunciar os casos de abusos do trabalho infantil”, explica.

No Fórum, Fernanda Soares, coordenadora da SASC, deu exemplos dos tipos degradantes de trabalho infantil em ambientes como o doméstico, em lixões e em situações de violência, quando as crianças são usadas como “aviões” para facilitar o tráfico de drogas. “Precisamos enfrentar essa realidade promovendo o acesso às ações sociais para as famílias para mudar a realidade social desse núcleo familiar. Também precisamos desconstruir a cultura de que o trabalho infantil é natural, pois não é”, afirma Fernanda Soares.

Participaram do evento representantes das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação do município, bem como representantes da Procuradoria do Município, do Ministério Público e da Justiça do Trabalho.

O I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil também teve como parceiros a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil Creas; Conselho Tutelar; CRAS Três Lagoas; CRAS Fátima; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação; Secretaria de Esporte e Juventude; Secretaria de Agricultura e Secretaria de Cultura.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores