Cidadeverde.com

Conselho recomenda suspensão de atendimento odontológico

Após um trabalho de fiscalização realizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí – CRO-PI no município de Piracuruca, situado a 196 km de Teresina, a Comissão de Fiscalização do Conselho determinou a suspensão das atividades dos postos de saúde que realizam atendimentos odontológicos no centro da cidade.

O motivo da suspensão, de acordo com o presidente da Comissão, Gerson Bezerra, está nas irregularidades quanto ao registro profissional da equipe que exerce a função de Auxiliar em Saúde Bucal. “Em 2008, foi sancionada uma lei que regulamenta as profissões de auxiliar e técnico em saúde bucal. Dentre as normas, está a obrigatoriedade do Registro de cada profissional no CRO-PI”, esclarece.

O fiscal destacou ainda outros problemas identificados nas unidades de atendimento odontológico de Piracuruca que precisam ser sanados para não causar riscos à população. “Identificamos falhas em itens básicos, como ausência de dispensador de sabão liquido e papel toalha, iluminação deficiente do consultório, torneiras inadequadas, utilização irregular de estufas, prontuários de pacientes expostos, trazendo riscos ao manuseio dos mesmos; cadeiras odontológicas com estofamento rasgado, cestos para dejetos sem tampa e sem pedal”, pontuou Gerson Bezerra.

A Comissão de Fiscalização do CRO-PI fez uma notificação formal à Secretaria de Saúde de Piracuruca, na qual estabelece um prazo de 30 dias para regularização dos problemas. Caso as mudanças não sejam feitas, o atendimento nos postos continuará suspenso por tempo indeterminado.

Ao Cidadeverde.com, o secretário de Saúde de Piracuruca, Valderi Machado, explica que a situação já foi contornada e que profissionais foram remanejados para o restabelecimento do atendimento, sem prejuízos à população. 

"As atendentes que não estavam com o registro regular junto ao CRO se dirigiram a Parnaíba para regularizar a situação e então remanejamos outros profissionais para que o atendimento não fosse suspenso. Em relação aos outros itens apontados, os problemas já foram solucionados e inclusive estamos realizando pesquisas de opinião para avaliar a satisfação da população", explica. 

Valderi machado conta ainda que dos dez postos de saúde, oito realizam atendimento odontológico e a expectativa é que 100% das unidades ofereçam o serviço ainda este ano. "Temos estabelecido metas e estamos cumprindo", reitera. 


De acordo com Gerson Bezerra, o remanejamento dos profissionais ainda não foi comunicado ao Conselho Regional de Odontologia. "Ainda não fomos comunicados e esperamos contato para retornarmos e avaliar a atual situação", finaliza. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverdecom)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais