Cidadeverde.com

Escolas de Piracuruca promovem passeios cívicos em alusão ao 7 de Setembro

  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2)1.jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

O Centro Integrado do Ensino Fundamental (Cief) realizou o desfile de 7 de Setembro e levou para a Avenida Deputado Pinheiro Machado os principais fatos e personagens que contribuíram para a Independência do Brasil.

A ação reuniu os alunos da educação infantil que estudam no Cief , escola municipal que agrega alunos de todos os bairros da zona urbana e também da zona rural. O desfile em alusão à independência do Brasil ocorreu na última sexta-feira (4).

Para a diretora da escola, a professora Márcia Fernanda, o passeio cívico é o resultado dos trabalhos dos educadores em sala de aula. “O desfile de 7 de Setembro é a culminância do ensino sobre os fatos que levaram à independência do Brasil”, comenta.

A coordenadora pedagógica do Cief, Adriana Sousa, destaca a participação da comunidade escolar, em especial das mães e dos pais de alunos, que acompanharam seus filhos nos ensaios e no dia do desfile. “É uma tradição já vivida pelos pais e um dos momentos da vida escolar das crianças. É uma satisfação ver toda a comunidade escolar envolvida neste projeto”, reforça.

Tamires Lopes mora no bairro Baixa da Ema e é mãe de aluno do Cief. Tamires acompanhou seu filho durante o desfile de 7 de Setembro e  recordou a época em que também participava do ato cívico. “Essas ações são importantes para as crianças não se esquecerem da história do Brasil. É uma oportunidade de aprender de forma diferente”, avalia.

Um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Cief estava animado ao poder apresentar o resultado dos ensaios nas ruas de Piracuruca.  Para Josélia de Sousa, de 11 anos, “o desfile foi muito legal. A professora explicou a importância do passeio cívico de 7 de Setembro para o Piauí e para o Brasil”, conclui a estudante que desfilou ao lado das colegas de sala de aula Mônica Machado, Valéria Araújo e Maria do Carmo Cardoso.
 
Os passeios cívicos em alusão à Independência do Brasil também foram promovidos pelas escolas municipais Lino Celestino, Cristina Neves, James Azevedo, Herminio Conde, Dr. Cícero Fortes, João Henrique, Raimundo Nonato da Trindade, Cel. Luiz de Britto Mello, todas na zona urbana. Já na zona rural, a Escola Municipal Josias Gomes Fontenele realizou o seu passeio cívico no último sábado (5).

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais