Cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca apresenta plano de saneamento básico na quinta-feira

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentará o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na próxima quinta-feira (12), às 9 horas, na Usina de Cultura. Toda a população local, representantes de órgãos públicos e entidades de organização civil estão convidados para conhecer as propostas e participar da aprovação do Plano.

A apresentação do plano acontecerá durante a Conferência Municipal do Plano de Saneamento de Básico de Piracuruca, que traz para o debate o tema “A Gestão Integrada do Saneamento e o Planejamento Participativo”.
 
O documento contém diretrizes que contemplam as áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município.  O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos domiciliares no município também serão abordados pelo plano.
 
O secretário municipal de Agricultura, Raimundo Brito Neto, explica que a confecção do Plano Municipal de Saneamento Básico atende as diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
 
O plano, de acordo com Raimundo Brito Neto, norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município. Com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico.
 
“Piracuruca está entre os municípios piauienses que já concluíram o plano. Isto significa que já podemos partir para a execução das estratégias. Os recursos para as melhorias em saneamento básico também já estão garantidos pela Funasa”, explica o secretário.

Plano reforçará serviços de saneamento e abastecimento
 
O sistema de abastecimento de água em Piracuruca atende a 98,11% da população da zona urbana, que é de aproximadamente de 19.715 habitantes. Já na zona rural o abastecimento de água é realizado através da captação da água subterrânea nos povoados que necessitam de reservatórios de água e poços artesianos. O tratamento de água nos povoados da zona rural é monitorado pela Prefeitura de Piracuruca.
 
“Após a aprovação do plano caberá ao município buscar os recursos necessários para executar as estratégias elaboradas para melhorar a oferta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tratamento de resíduos sólidos. Os recursos poderão ser pleiteados em níveis estadual, federal ou através de Parcerias Públicas e Privadas”, encerra o secretário Raimundo Brito Neto. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais