Cidadeverde.com

Mais de 50 idosos de Piracuruca realizam cirurgias gratuitas de catarata

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encaminhou um grupo de idosos para serem avaliados pelo Programa "Olhar Bem", do Governo Estadual. Piracuruca foi um dos 22 municípios contemplados com a ação.

O Programa Olhar Bem conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, dentre eles, 15 médicos que se revezaram para o atendimento às demandas que foram realizadas no município de Piripiri entre os dias 4 e 9 de junho.

No total, Piracuruca realizou 51 cirurgias, 87 atendimentos prévios entre consultas e exames. O prefeito Raimundo Alves Filho ressalta que o número positivo de idosos encaminhados para as cirurgias gratuitas é resultado do acompanhamento diário realizada pela equipe Atenção Básica em Saúde de Piracuruca. “Acompanhar de perto a população idosa do município, através das equipes de enfermeiros e de agentes comunitários de saúde, nos permite encaminhar e atender a população que realmente precisa desse atendimento gratuito”, avalia Raimundo Alves Filho.

O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, reforça que a caravana de Piracuruca foi acompanhada por profissionais da secretaria. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos, pois conseguimos alcançar a meta estipulada para Piracuruca que foi um dos 22 municípios atendidos pelo Programa Olhar Bem. Isso revela a nossa organização no acompanhamento da saúde da população idosa do município”, frisa.

A enfermeira Michelly Machado Rocha acompanhou o grupo de idosos  atendidos pelo Programa Olhar Bem. Francisco Pereira foi atendido no mutirão de cirurgias gratuitas. “Nós, idosos, que fomos atendidos no mutirão, estamos satisfeitos e, agora, enxergando melhor”, afirma.

A senhora Maria Alice também conseguiu a cirurgia gratuita de catarata. “Para nós, é muito importante esse atendimento médico, pois não teríamos condições de pagar por essa cirurgia. Estou muito feliz em saber que vou voltar a enxergar melhor”, afirma.

A professora Martinha também foi selecionada para fazer a cirurgia. “O atendimento é muito bom. Fiz vários exames em outros centros médicos e sempre fui diagnostica com catarata. Porém eu descobri, com exames feitos pelos médicos do Programa Olhar Bem, que eu tenho outro problema hereditário nas córneas, e, por isso, terei que fazer um outro tipo de tratamento. Serei encaminhada , através do Centro Médico de Piracuruca e do SUS, para o Hospital Getúlio Vargas. Estou satisfeita pelo atendimento e  encaminhamento à rede de saúde para que possa iniciar o meu tratamento”, encerra.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais