Cidadeverde.com

Piracuruca promove reunião de saúde feminina e vigilância sanitária

 

Na próxima quarta-feira (26), a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove a Reunião Ampliada, no Auditório do Centro Médico da Esplanada.

Na oportunidade, será discutida a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher com os temas “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, e “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

De acordo com a supervisora de Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Adriana Fontenele, o encontro tem como objetivo principal a mobilização social com foco na implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

“O evento faz parte de uma mobilização que ocorrerá em âmbito nacional e nessa etapa ocorrem as conferências livres nos municípios. A intenção é analisar as prioridades constantes no Documento Orientador, escolher os delegados para conferência macroregional que acontecerá dia 2 e 3 de maio em Parnaíba e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, reforçando a equidade dentro da saúde pública como mecanismos para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, explica a supervisora.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Já a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde tem como objetivo central fortalecer o SUS e integrar os programas e ações da vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

Fonte: Ascom

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais