Cidadeverde.com

Homem morre afogado em barragem de São João da Fronteira

O corpo de um homem de aproximadamente 41 anos foi encontrado na manhã deste sábado (26) na barragem Freitas Neto, no município de São João da Fronteira, a 226 km ao Norte de Teresina. A vítima foi identificada como Antonio Marco da Silva Carvalho e estava desaparecida desde a tarde de sexta-feira.

O homem residia em Piracuruca e estava no município a passeio com a família. Segundo relatos de parentes publicados no site Piracuruca Ao Vivo, a vítima mergulhou e não retornou mais à superfície.

O corpo só foi encontrado por volta das 6h deste sábado e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Parnaíba. A equipe do Pronto-Socorro de Piracuruca foi acionada para remover a vítima da água e constatou uma fratura no crânio. 

Da Redação (Com informações do Piracuruca Ao Vivo)
[email protected]

Seleção Sub-20 de Piracuruca se despede da Copa Estudantil Piauiense

A seleção Sub-20 de Piracuruca enfrentou a equipe de Esperantina pela Copa Estudantil Piauiense. O jogo foi realizado no Estádio Municipal Doca Ribeiro, nesse domingo (20). O torneio é organizado pela Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI). A partida terminou em 2 a 1, com vitória para a seleção de Esperantina.  

Luciano Sousa Brito, secretário municipal de Esporte e Lazer de Piracuruca, acompanhou o jogo e destaca que a competição coloca em evidência o talento dos atletas piracuruquenses da categoria sub-20.

"Mesmo com a curta participação  no torneio, os nossos atletas estão de parabéns. São jogadores focados e empenhados. Essa experiência, sem dúvidas, trará mais maturidade para a equipe e mais segurança em campo nas próximas competições", pontua o secretário.

Na estreia da Copa Estudantil Piauiense, a seleção de Piracuruca enfrentou a equipe de Campo Largo do Piauí. A partida terminou em 3 a 1, com vitória para a seleção de Campo Largo.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Agentes de Saúde da UBS cumprem meta da combate à dengue em Piracuruca

A Campanha de Combate à Dengue avança por todas as regiões de Piracuruca. Nessa sexta-feira (18), os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde do bairro Três Lagoas completaram todas as inspeções sanitárias sob a responsabilidade da área.
 
O Assentamento Saco Monte Belo foi a localidade visitada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Os moradores receberam orientações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, assim como os focos de larvas.
 
A dona de casa Lindinalva é moradora do Assentamento Saco Monte Belo e afirma que a visita dos Agentes Comunitários é importante para que ela aprenda a como contribuir com a Campanha de Combate à Dengue. “A agente de saúde vistoriou o meu quintal e me explicou o que fazer para não ter criadouro do mosquito aqui na minha casa”, afirma a moradora.
 
Tatiana Silva Coutinho é a Agente Comunitária de Saúde responsável pela área visitada. “Os moradores compreenderam as nossas orientações e todos estão mobilizados no combate ao mosquito da dengue”, comenta Tatiana Silva.
 
A equipe é coordenada pela enfermeira Keuly Naiara Fontenele. “Os moradores de todas as regiões visitadas pela UBS Três Lagoas colaboraram com a campanha e compreenderam que o cuidado com a limpeza dos quintais é fundamental para evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Conseguimos formar multiplicadores da campanha em toda a região do bairro Três Lagoas”, encerra.
 
Valderi Machado, secretário municipal de Saúde, explica que as inspeções sanitárias continuam incluídas no trabalho diário dos Agentes Comunitários de Saúde. “A estratégia da UBS Três Lagoas foi cumprida com êxito. A cada sexta-feira, os agentes visitaram as comunidades da zona urbana e da zona rural e cobriram toda a área. Agora, o trabalho é de monitoramento e conscientização junto aos moradores. Os piracuruquenses adeririam à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti e estão contribuindo com o trabalho dos profissionais da saúde no município”, encerra Valderi Machado.
 

Após assalto a banco, Companhia da PM ganhará nova sede

O antigo prédio do IAPEP em Piracuruca será reformado para ser instalada a Companhia da Polícia Militar. A informação foi dada pelo prefeito, Raimundo Alves, dois dias após um policial ser baleado em um assalto ao Banco do Brasil na cidade.

A previsão é que a obra fique pronta em 30 dias. O prefeito ressalta que embora a responsabilidade constitucional pela segurança pública seja do Estado, a Prefeitura irá intervir e colaborar diretamente. 

“Diante da situação crítica em que se encontra a segurança pública em nosso Estado, nós não podemos ficar de braços cruzados. Mesmo passando pela crise financeira que atinge os municípios, nós iremos colaborar diretamente e realizar essa necessária obra, a fim de que nossa cidade receba o quanto antes mais segurança", pontua o gestor.

Comandante do Batalhão de Piripiri, major  Erisvaldo Viana,  que é responsável por Piracuruca, destaca que a Companhia da PM  é um desejo antigo da população e afirmou que a instalação levará mais segurança ao município.


Da redação
[email protected]

Polícias Civil e Militar intensificam buscas a assaltantes do BB

Equipes da Polícia Civil, Militar e Greco estão intensificando as buscas na região de Piripiri, a 190 km da capital, na tentativa de localizar o bando que assaltou a agência do Banco do Brasil na cidade de Piracuruca. Até a noite desta sexta-feira, ninguém foi preso, mas a polícia começa a levantar informações sobre o paradeiro dos bandidos.

De acordo com o coronel Paulo de Tarço, comandante de policiamento do interior da Polícia Militar, várias equipes das cidades da região estão realizando trabalhos ostensivos com o objetivo de localizar pistas dos assaltantes. A suspeita é que eles ainda estejam nas proximidades de Piripiri.

O delegado Willame Moraes, da Gerência de Policiamento do Interior, está comandando uma equipe e com o apoio da Greco - Grupo de Repressão ao Crime Organizado- e de policiais civis de Piracuruca e Piripiri, além de Teresina. As investigações estão sendo mantidas sob sigilo.

Apesar do trabalho ostensivo, até agora ninguém foi preso pela polícia, que já ouviu diversas testemunhas do crime.

 

Da Redação
[email protected] 

Banco do Nordeste inaugura agência em Piracuruca

A mais nova Agência do Banco do Nordeste no Piauí já está em pleno funcionamento. Situada em Piracuruca, a 206 km de Teresina, próximo à estação rodoviária, a unidade atende também clientes de Brasileira e São José do Divino, jurisdicionados, anteriormente, pela agência de Piripiri. Piracuruca é a segunda de oito novas unidades que o Banco do Nordeste inaugurará no Estado até o final deste ano.

“Focamos na rentabilidade da Agência, nos negócios, mas nada seria viável se não houvesse um desenvolvimento maior da região, com geração de emprego e renda. Temos uma equipe motivada, que prezará pela qualidade no atendimento”, ressaltou o gerente geral da unidade, Geneci Nobre de Amorim, acrescentando que, somente para a área rural dos três municípios, com o Pronaf e Agroamigo, estão disponíveis, para 2016, financiamentos de R$ 1 milhão e R$ 4,3 milhões, respectivamente.

O empresário da construção civil e pecuarista da região, Fernando Magalhães, é um dos novos clientes da Agência. Ele avaliou a abertura da instituição financeira no município. "Sempre morei em Piracuruca, mas sou cliente desde 1976, ainda de Parnaíba e, depois, de Piripiri. Acredito que não somente para mim, mas para Piracuruca e região irá ser muito positiva. O Banco do Nordeste é o nosso maior parceiro. Ele me ajudou a crescer", destacou.

Piracucura também conta com um posto compartilhado dos programas de microfinança urbana e rural do Banco, o Crediamigo e Agroamigo, respectivamente. Os demais municípios a serem contemplados com novas unidades, em 2016, são Canto do Buriti, Castelo, Parnaíba (segunda unidade), Picos (segunda unidade), Teresina (quarta unidade) e Santa Filomena.  

Vídeo mostra ação de bandidos durante tiroteio em delegacia de Piracuruca

Um vídeo gravado por um morador de Piracuruca, do alto de um prédio próximo à delegacia da cidade, registrou o momento em que o bando formado por cerca de 10 homens chegou ao distrito policial e promoveu tiroteio na tarde dessa quinta (10). O grupo dispara vários tiros no local e assusta moradores. Policiais civis e militares feitos reféns relataram momentos de medo e humilhação. O grupo levou dinheiro do Banco do Brasil da cidade e todos estão foragidos. 

O policial civil Ivo Sousa conta que teve que jogar fora a sua arma, uma pistola ponto 40 e que socorreu o soldado baleado de raspão na testa por um dos bandidos. 

"Eu estava no telefone e fui surpreendido com gritos de 'não reage, não reage!', quando vi, eles estavam com o comandante da PM da cidade, já rendido. Eles entraram na recepção e ordenaram que não reagíssemos. Eles me mandaram jogar a arma fora, e eu me desfiz. Depois entraram no alojamento dos policiais, com muitos gritos. Um deles estava muito nervoso, gritando, mandando ninguém reagir. Um deles mais tranquilo estava controlando, dizendo 'para, cara, já está resolvido'. Eles me deixaram no chão com o escrivão, trouxeram dois PMs e levaram o escrivão e outro. Foi quando disseram que teve um tiro acidental, que tinha sido sem querer, aí eu encontrei o soldado baleado no corredor", relatou.  

O sargento da PM que foi feito refém e teve seu carro, um Siena, levado pelo grupo e depois abandonado e incendiado, conta que em 30 anos de PM nunca tinha imaginado viver uma situação tão humilhante. Ele disse que está bastante abalado psicologicamente. 

"Eles chegaram [à agência bancária] e desceram oito de um mesmo veículo, me pegaram e anunciaram o assalto. Depois me conduziram à delegacia, me deram muitas pancadas na cabeça e disseram 'nós vamos entrar, se alguem reagir, você é um homem morto'. Foi muita tortura, eles diziam 'se der algo errado, vocês vão morrer'. Ainda no banco, tinha um tão nervoso que deu um tiro na próprio colega dele. A gente pensa na fragilidade que é ser policial hoje, pensa na família. Eu estou aqui há 30 anos e nunca imaginei passar isso. Sei que é uma profissão de risco, mas foi muita humilhação. Estou com o psicológico abalado", declarou. 

Reforço no policiamento e buscas

O secretário de segurança, Fábio Abreu, assim como o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes, destacaram que o policiamento será reforçado na cidade, por estar em uma localização de fácil acesso por grupos criminosos. 

"Vamos provicenciar a ida de um novo delegado e a chegada de mais uma vaitura. Está sendo feito um cerco na região dos veiculos abandonados. A perícia e a inteligência da polícia estiveram no lcoal e estamos fazendo barreiras para prender esse grupo. Sabemos que um deles foi acidentalmente atingido na perna e deve procurar um hospital da região", declarou o secretário.  

"Este ano vamos enviar mais 30 homens. Sabemos da fragilidade do policiamento. De Parnaíba pra lá é quase 1h para enviar reforços. Assim como de Luzilândia. Mas necessitamos de reforços. Vamos fazer isso este ano. Nós evitamos esses crimes quando não damos condições de reação. Eles não entram na cidade se tiver pelo menos 30 policiais com armas. Eles sabem que podem até fazer o roubo, mas depois não escapam", disse. 

 

Maria Romero
[email protected]

PM baleado em invasão a delegacia de Piracuruca está internado no HUT

O policial baleado durante invasão da delegacia de Piracuruca na tarde de ontem (10) já foi submetido a cirurgia neurológica e permanece internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Na ação, os criminosos – cerca de 10 homens – invadiram a delegacia da cidade, atiraram no policial que estava descansando e levaram outros dois PMs como reféns, entre eles, o comandante sargento Alves. Antes, os homens assaltaram a agência do Banco do Brasil.

De acordo com uma testemunha, um dos bandidos aparentava estar transtornado e chegou a atirar contra um comparsa. O tiro pegou na virilha. A ação durou cerca de 20 minutos. O diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, informou que o suspeito baleado na ação já foi transferido para a enfermaria e que o quadro de saúde dele é estável.

Em coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral o subcomandante de policiamento no interior coronel Antony, descreveu a ação e afirmou que todo o efetivo da região está empenhado nas buscas pelos criminosos.

"Os acusados chegaram na cidade por volta de 14h50 renderam o policial plantonista do hospital que fica no Centro da Cidade e foram ao GPM onde funciona a delegacia e lá renderam os outros policiais. Um dos bandidos bastante alterado disparava a todo momento e esse indivíduo chegou a acertar um dos seus parceiros e um policial na cabeça", contou o coronel.

A fuga foi em direção a Batalha, mas os policiais foram soltos na estrada. O carro do comandante do grupamento foi levado e acabou queimado, os outros dois veículos foram abandonados na estrada.

Durante a ação, moradores chegaram a relatar que os bandidos atiraram em várias direções e os comerciantes fecharam as portas com todos os clientes escondidos dentro das lojas.

Ao sair da cidade, os bandidos ostentavam as armas para fora dos veículos e disparavam para o alto intimidando os moradores da região. 

 

Graciane Sousa e Maria Romero
[email protected]

Quadrilha invade delegacia, assalta banco e leva dois policiais como reféns

  • _MG_2525.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2521.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2515.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2504.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2501.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2493.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde

Atualizada às 17h51

Homens armados assaltaram a agência do Banco do Brasil do município de Piracuruca, na tarde desta quinta-feira (10). Na ação, os criminosos – cerca de 10 homens – invadiram a delegacia da cidade, atiraram no policial que estava descansando e levaram outros dois PMs como reféns, entre eles, o comandante sargento Alves. 

Em coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral o subcomandante de policiamento no interior coronel Antony, descreveu a ação e afirmou que todo o efetivo da região está empenhado nas buscas pelos criminosos. "Os acusados chegaram na cidade por volta de 14h50 renderam o policial plantonista do hospital que fica no Centro da Cidade e foram ao GPM onde funciona a delegacia e lá renderam o outros policiai. Um dos bandidos bastante alterado disparava há todo momento e esse indivíduo chegou a acertar um dos seus parceiros e um policial na cabeça." contou o coronel.

A fuga foi em direção à Batalha, mas os policiais foram soltos na estrada. O carro do comandante do grupamento foi levado e acabou queimado, os outros dois veículos foram abandonados na estrada. Durante a ação, moradores chegaram a relatar que os bandidos atiraram em várias direções e os comerciantes fecharam as portas com todos os clientes escondidos dentro das lojas.

Ao sair da cidade, os bandidos ostentavam as armas para fora dos veículos e disparavam para o alto intimidando os moradores da região. 

O policial baleado está em atendimento no Hospital de Piracuruca. O pronto socorro informou que o soldado Tiago, conhecido como "Baiano" foi transferido para Teresina e seu estado é estável. Segundo o coronel Antony, o policial está consciente e conversou com a equipe médica.

Testemunha relata os momentos de terror

Uma testemunha que chegava ao banco para sacar dinheiro e foi feita de escudo humano, contou ao Cidadeverde.com os minutos de terror. "Eu estava chegando ao banco quando oito bandidos desceram de dois carros encapuzados. Eles já vinham com dois policiais como reféns. Ao todo, eles fizeram seis pessoas de escudo humano na calçada da agência", relatou.

Foto: Piracuruca ao Vivo

A testemunha, que não quis ser identificada, disse que dois homens ficavam atrás dos reféns afirmando que já tinham experiência em assaltos e que nada ia acontecer com eles. "Outros três ficavam verificando as ruas laterais próximo ao banco. Só um deles atirava pra cima", contou.

Ainda de acordo com a testemunha, um dos bandidos aparentava estar transtornado e chegou a atirar contra um comparsa. O tiro pegou na virilha. A ação durou cerca de 20 minutos.

"Eles ficavam marcando o tempo gritando: já foram 10 minutos. Quando chegou a 3 minutos para acabar a ação eles bateram no vidro da agência  e saíram levando dois policiais", afirmou.

A testemunha disse ainda que os assaltantes deixaram a agência com caixas que se assemelham a cofres.

Rayldo Pereira, Yala Sena e Hérlon Moraes
[email protected]

Piracuruca recebe agência do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste abriu uma agência em Piracuruca. Inaugurada na última segunda-feira (7), a agência também irá receber as demandas dos municípios de Brasileira e São José do Divino. O banco atenderá micro e pequenas empresas e produtores rurais, disponibilizando orientação e linhas de créditos.

Nesta quarta-feira (9), o superintendente do Banco do Nordeste para o Piauí, Luis Alberto da Silva Júnior, e gestores do Banco do Nordeste de Piracuruca visitaram a sede da Prefeitura e conversaram com o prefeito Raimundo Alves Filho (PSD). “Com a agência, Piracuruca ganha um agente de fomento no município para estimular e promover o desenvolvimento econômico e contribuir com a geração de emprego e renda", considera o prefeito.

Luis Alberto da Silva Junior destaca que a aproximação entre as instituições é essencial para o desenvolvimento da região, uma vez que o Banco do Nordeste possui linhas de créditos disponíveis para produtores rurais e donos de pequenos negócios. "Estamos à disposição da Prefeitura de Piracuruca, através de seu gestor, o prefeito Raimundo Alves Filho, para que possamos planejar e executar parcerias que tragam desenvolvimento para o município. Seja na liberação de linhas de créditos para pequenos empresários e produtores rurais ou na captação de recursos", frisa Luis Alberto.

Participaram do encontro o gerente da agência do Banco do Nordeste em Piracuruca, Geneci Amorim, e outros membros da instituição financeira.

Posts anteriores