Cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca abre o Campeonato Piracuruquense Interbairros de Futebol 2013

O Campeonato Piracuruquense Interbairros de Futebol 2013, que foi aberto neste domingo (24), já começa a movimentar os bairros da cidade, provocando a interação entre atletas, moradores, crianças, admiradores e pessoas em busca de lazer e entretenimento. 


O chute inicial foi dado na tarde de ontem, no campo do Guaraní, com apresentação das dez equipes que formam o campeonato. Os finalistas foram as equipes do Chafariz (Bairro de Fátima), e a equipe do Juventude (Bairro Guarani). O Juventude dono da casa consagrou-se campeão do torneio. 



O principal evento do esporte amador da zona urbana do município é uma realização da Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Na ocasião estiveram presentes, o prefeito Raimundo Alves Filho, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Lima, a chefe de gabinete do prefeito, Anne Mary, e os vereadores Pastor Eudes, Alcides Cardoso, Manoel Filho, além do secretário de Esportes, Luciano Goiaba. O prefeito entregou o troféu ao campeão do torneio.


“Estamos apenas nos comprometendo em colaborar na organização e nas atividades esportivas das diversas modalidades em nosso município. Temos um prefeito que é desportista e só estamos fazendo nossa obrigação”, disse o secretário Luciano Goiaba.




Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Presidente da Câmara de Piracuruca apresenta requerimentos em sessão

O vereador Pedro Lima, Presidente da Câmara Municipal, usou a tribuna na última terça-feira para falar sobre os requerimentos que apresentou em sessão aos demais parlamentares. Pedro Lima pede ao Poder Executivo a Reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Servidores da Saúde do Município de Piracuruca. 


Na oportunidade, o vereador afirmou que é um anseio dos funcionários da saúde, e um compromisso de luta dele nos últimos anos e espera do Prefeito Dr. Raimundo a viabilização deste pedido. Pedro Lima repassou cópia do requerimento aprovado por unanimidade ao Presidente do Sindicado dos Servidores Municipais de Piracuruca, professor Francisco Joaquim. 

No seu segundo requerimento Pedro Lima pede a Secretaria Estadual de Educação providências urgentes no sentido do funcionamento dos anexos da Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito – Ensino Médio, nas localidades Jacareí de Baixo e Angical. 

Rayldo Pereira
Com informações de Vejapiracuruca
rayldopereira@cidadeverde.com

Secretário de saúde garante melhorias para hospitais do norte do Estado

Após monitorar e reestruturar seus hospitais regionais e estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde vem também apoiando e acompanhando, desde agosto de 2011, os hospitais municipalizados. O objetivo é diagnosticar problemas que dificultam o bom andamento dos serviços de saúde. 

Neste sábado (16), o secretário de estado da Saúde, Ernani Maia, visitou hospitais de quatro cidades do norte do Piauí. Acompanhado do superintendente de atenção à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, e sua equipe, o gestor viu de perto a realidade das unidades de saúde de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luis Correia e Parnaíba.


A visita começou pelo Hospital Doutor José de Brito Magalhães, em Piracuruca. A unidade de saúde, que possui 44 leitos e duas salas de cirurgias, foi uma das 53 que passou por processo de municipalização. Desde 2009, a prefeitura é quem administra o local.

“Piracuruca está bem, mas precisa aprimorar e melhorar alguns serviços. Uma das formas que encontramos para ajudar esses municípios foi o cofinanciamento da saúde para as áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No início da semana vários gestores assinaram o termo, comprometendo-se em aplicar tudo o que for repassado. Ao todo, por ano, serão investidos R$ 40 milhões. Nenhum município vai receber menos de R$ 6 mil por mês. O repasse vai de acordo com o contingente populacional”, explica o secretário de saúde Ernani Maia, que visitou ainda em Piracuruca, um pronto-socorro local que está desativado, a sede do Samu, além dos centros odontológicos e de fisioterapia, estes últimos com estrutura completa e de alto nível.


Em seguida foi a vez da equipe da Sesapi vistoriar o Hospital Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. A unidade de saúde também passou por processo de municipalização e, atualmente, encontra-se fechada após má gestão local. “Nossa prioridade hoje é reabrir este hospital o mais rápido possível. É um local estratégico, bem próximo a Parnaíba”, afirmou o secretário, que estava acompanhado do prefeito do município, Bermildo Val.

“Queremos entregar este hospital em setembro para a população, durante o aniversário de Buriti dos Lopes”, disse o prefeito.

Já no litoral do estado, Ernani Maia visitou o hospital local Nossa Senhora da Conceição, em Luis Correia. Construído pelo município, a unidade de saúde passa por dificuldades. “Recebemos o hospital sem médico plantonista. Hoje a situação já está dentro da normalidade, mas temos ainda muitas deficiências”, afirmou a prefeita Adriane Prado.


Hospital Estadual

Em Parnaíba foi a vez do Hospital Colônia do Carpina e do Dirceu Arcoverde, o HEDA, ambos estaduais. A equipe se reuniu com a diretoria da unidade de saúde onde discutiu melhorias para o local. “Estamos trabalhando para atender os anseios da população aqui no HEDA como a climatização das enfermarias, novas ambulâncias, além da readequação de espaços para que o HEDA seja cada vez mais prestador de serviços para o município de Parnaíba, que é gestor pleno da saúde”, disse Ernani Maia. A deputada estadual Juliana Moraes Souza acompanhou o gestor durante a visita.

Só este ano Ernani Maia visitou os hospitais de Elesbão Veloso, Barras, José de Freitas, Esperantina, Batalha, Cocal, Castelo do Piauí, Altos, União, Miguel Alves, dentre outros. Ao todo, o Piauí possui 77 Hospitais de Pequeno Porte – HPP, sendo que destes 53 foram municipalizados entre 2005 e 2009.

PT fará comemorações de 33 anos em Piracuruca

O Partido dos Trabalhadores (PT) completou no ultimo 10 de fevereiro de 2013, trinta e três (33) anos de fundação. 

A data é comemorada pelos petistas em seus diretórios espalhados pelo Brasil por quase todo o primeiro semestre. No Piauí o diretório estadual, como em outros estados, organiza sua bancada e militantes para percorrer todo o estado e comemorar a data. 

Em Piracuruca não é diferente, a bancada estadual e municipal farão as comemorações no15 de março (sexta-feira) no salão nobre do Grêmio Recreativo Piracuruquense as 17h.

As comemorações em Piracuruca dos 33 anos do PT terá a presença do Senador Wellington Dias e vários deputados federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores da sigla e convidados de outras legendas partidárias da região.

Fonte: Acessa Piracuruca

Conselho recomenda suspensão de atendimento odontológico

Após um trabalho de fiscalização realizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí – CRO-PI no município de Piracuruca, situado a 196 km de Teresina, a Comissão de Fiscalização do Conselho determinou a suspensão das atividades dos postos de saúde que realizam atendimentos odontológicos no centro da cidade.

O motivo da suspensão, de acordo com o presidente da Comissão, Gerson Bezerra, está nas irregularidades quanto ao registro profissional da equipe que exerce a função de Auxiliar em Saúde Bucal. “Em 2008, foi sancionada uma lei que regulamenta as profissões de auxiliar e técnico em saúde bucal. Dentre as normas, está a obrigatoriedade do Registro de cada profissional no CRO-PI”, esclarece.

O fiscal destacou ainda outros problemas identificados nas unidades de atendimento odontológico de Piracuruca que precisam ser sanados para não causar riscos à população. “Identificamos falhas em itens básicos, como ausência de dispensador de sabão liquido e papel toalha, iluminação deficiente do consultório, torneiras inadequadas, utilização irregular de estufas, prontuários de pacientes expostos, trazendo riscos ao manuseio dos mesmos; cadeiras odontológicas com estofamento rasgado, cestos para dejetos sem tampa e sem pedal”, pontuou Gerson Bezerra.

A Comissão de Fiscalização do CRO-PI fez uma notificação formal à Secretaria de Saúde de Piracuruca, na qual estabelece um prazo de 30 dias para regularização dos problemas. Caso as mudanças não sejam feitas, o atendimento nos postos continuará suspenso por tempo indeterminado.

Ao Cidadeverde.com, o secretário de Saúde de Piracuruca, Valderi Machado, explica que a situação já foi contornada e que profissionais foram remanejados para o restabelecimento do atendimento, sem prejuízos à população. 

"As atendentes que não estavam com o registro regular junto ao CRO se dirigiram a Parnaíba para regularizar a situação e então remanejamos outros profissionais para que o atendimento não fosse suspenso. Em relação aos outros itens apontados, os problemas já foram solucionados e inclusive estamos realizando pesquisas de opinião para avaliar a satisfação da população", explica. 

Valderi machado conta ainda que dos dez postos de saúde, oito realizam atendimento odontológico e a expectativa é que 100% das unidades ofereçam o serviço ainda este ano. "Temos estabelecido metas e estamos cumprindo", reitera. 


De acordo com Gerson Bezerra, o remanejamento dos profissionais ainda não foi comunicado ao Conselho Regional de Odontologia. "Ainda não fomos comunicados e esperamos contato para retornarmos e avaliar a atual situação", finaliza. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverdecom)
gracianesousa@cidadeverde.com

Falta de energia prejudica o início das aulas em Piracuruca

O início do período letivo de 2013, ficou prejudicado pela falta de energia em Piracuruca. De acordo com a assessoria da prefeitura municipal um transformador de 112,5 KVA foi instalado para atender a nova demanda elétrica, porém a energia não está ligada no Centro Integrado do Ensino Fundamental.


A prefeitura afirma que a instalação do transformador foi aprovada pela Eletrobras, mas a companhia não fornece a energia para a escola, pois alega dívidas deixadas por uma gestão passada. De acordo com a assessoria da prefeitura, a empresa afirmou que só liberaria a ligação após o pagamento da dívida que ultrapassa R$ 1,5 milhão.


Segundo a prefeitura, uma solução urgente já está sendo providenciada para o início das aulas. As salas, ficam sem ar-condicionado e ailuminação fica prejudicada.

A Eletrobras já foi comunicada pelo Cidadeverde.com mas ainda não se posicionou sobre o caso.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Câmara Municipal de Piracuruca inicia trabalhos do legislativo

Na última sexta feira (15) o presidente da Câmara Municipal de Piracuruca Simão Pedro Alves de Melo,  declarou aberto os trabalhos do Legislativo de 2013,  que foi a 1ª sessão ordinário de seu mandato.


O prefeito não compareceu a sessão, mas foi representado pelo secretário de administração Manoel Escorcio de Brito Filho. O discurso lido pelo secretário critica o período de transição na prefeitura da cidade e pontuou novas metas para a nova gestão na cidade.


Rayldo Pereira 
com informações de O Piracuruquense
rayldopereira@cidadeverde.com

O ambientalista Cleonilson Costa denuncia um cenário de poluição na prainha às margens do Rio Piracuruca. De acordo com o especialista em Direito Ambiental, o esgoto proveniente do lixo acumulado em bares e hospitais do município deságua diretamente no rio, sem qualquer tipo de tratamento. 

                      Fotos: Cloenilson Costa

Segundo Costa o problema vem ocorrendo há anos e a situação tem afastado muitos banhistas devido a sujeira e intenso mau-cheiro. "Os proprietários dos bares contam que muitos clientes deixam de visitar o local, considerado ponto turístico da cidade. As pessoas que ainda banham no rio são turistas que não sabem da situação e também do risco que correm de se contaminarem com a água suja", ressalta. 


O ambientalista, que desenvolve também trabalhos relacionados a matança de animais nas rodovias do Piauí e a poluição do Rio Poti, conta ainda que outro problema na região é o acesso à prainha. Cleonilson Costa destaca a situação da Ponte de Ferro de Piracuruca, que segundo ele, está totalmente destruída.


"Além da poluição do rio tem ainda a questão do acesso ao local que fica bastante prejudicado quando a ponte central da cidade é interrompida. A Ponte de Ferro e a estrada  do Riacho Tucuns estão destruídos sem iluminação, o que dificulta o acesso à prainha. Diante da situação os moradores chegaram até a improvisar a passagem da ponte com pedaços de madeira. Quem passa por ali corre inclusive o risco de cair", finaliza.


O prefeito Raimundo Alves Filho (PSDB) nega que o esgoto dos hospitais e bares desaguem no rio. O gestor ressalta que o canal, que aparece nas imagens, trata-se de uma canal pluvial. "O lixo da maternidade e do hospital são recolhidos e levados diretos para o aterro sanitário. O canal serve para escoamento das águas das chuvas, para evitar inundação", destaca.


Em relação a questão da ponte de ferro, o gestor explica que se trata da Ponte Ferroviária que está desativada há alguns anos, quando foi interrompida a passagem de trens. "O local foi construído para a circulação de trens e não de pessoas e já está desativado há algum tempo, por isso não há iluminação no local". 


 

Em relação a administração, o prefeito conta que ainda enfrenta dificuldades herdadas pela gestão anterior, principalmente relacionado à falta de documentação. 


"A transição na cidade foi bastante complicada e podemos dizer que começamos tudo do zero. Mesmo assim, todas as unidades de saúde estão funcionando, as aulas nas escolas terão início no próximo dia 25 e os servidores municipais foram pagos dentro do próprio mês e estamos intensificando a questão da iluminação e limpeza pública", destaca Raimundo Filho. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca desenvolve projeto de prevenção de acidentes

Devido aos altos índices de acidentes registrados na cidade de Piracuruca, a 196 km de Teresina, a prefeitura através da secretaria municipal de Saúde em parceria com a Polícia Militar, lançarão um projeto de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.


De acordo com o secretário de Saúde do município, Valderi Machado, o projeto visa evitar acidentes e diminuir os índices de violência no trânsito.

"Isso vai refletir diretamente nos números, faremos um levantamento para ter um dado mais preciso, mas pelo que a gente conhece, existe uma quantidade razoável de acidentes", afirmou o secretário.

Valderi reforça que a diminuição nos acidentes refletirá diretamente na Saúde do município, diminuindo o fluxo de vítimas nos hospitais o que desafoga o sistema municipal.

O projeto deverá funcionar através de campanhas de conscientização e Blitzen na cidade que tem seu território cortado por seis rodovias estaduais e pela BR 343.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia de Piracuruca comemora: "Foi o carnaval mais tranquilo dos últimos anos"

A Polícia de Piracuruca, a 196 km de Teresina, já comemora os resultados positivos da operação especial de Carnaval, montada ao longo da festa que concentrou os foliões na Prainha.

Fotos: O Piracuruquense

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Ricardo Freitas, o Carnaval 2013 foi um marco para a cidade. "Foi o Carnaval mais tranquilo dos últimos tempos. Nenhuma questão mais grave foi registrada, apenas ocorrências como discussões, na maioria provocadas pela bebida", informou o delegado.

Segundo Ricardo Freitas, houve apenas uma rápida detenção,mas osdetidos, foram liberados em seguida.


De 08 a 12 de fevereiro um contingente de 10 policiais militares faziam a segurança ostensiva no local,além de vários seguranças particulares e cinco policiais civis a paisana, espalhados pela multidão.

Os números oficiais serão divulgados pela delegacia geral, durante a divulgação do boletim de Carnaval.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores