Cidadeverde.com

Empresário é baleado durante assalto a farmácia; vídeo

O proprietário de uma farmácia foi baleado durante uma tentativa de assalto na cidade de Piripiri, distante 164 km de Teresina, no final da manhã desta sexta-feira (3). 

O dono do estabelecimento, identificado como Joaquim, foi abordado por um assaltante armado. O sargento Gilberto Gregório, do 12º Batalhão da Polícia Militar, disse ao Cidadeverde.com que o empresário reagiu ao assalto e foi baleado na perna esquerda. 

"Os dois assaltantes estavam em uma motocicleta. Um desceu para realizar o assalto na farmácia e deu uma gravata no pescoço do empresário, que tentou correr e foi baleado entre as coxas", conta o policial militar. 

Joaquim foi encaminhado para o Pronto-Socorro do Hospital Chagas Rodrigues e passa bem. 

Após balear o empresário, o assaltante efetuou fuga com o seu comparsa. A dupla não conseguiu roubar nada da farmácia.

Imagens do circuito de segurança do estabelecimento registraram a ação criminosa [veja abaixo]. Segundo o sargento Gilberto Gregório, a Polícia Militar já sabe a identificação do assaltantes e está em diligência para efetuar prisões. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com 

Suspeito de matar filho de PM é assassinado com um tiro na cabeça

O ex-presidiário identificado apenas como Darlan foi morto na porta de casa, no bairro Prado, município de Piripiri, a 157 km de Teresina. A vítima tinha uma longa ficha criminal. Entre os crimes atribuídos a ele está a morte deo filho de um policial militar. 

Darlan foi assassinado com um tiro na cabeça e o corpo localizado apenas pela manhã. Ao dele foi encontrado uma vasilha com comida. A vítima deveria estar jantando quando foi surpreendido pelo atirador. 

Até o momento ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil. 


Com informações Piripirireporter
redacao@cidadeverde.com

Homem mata mulher a tiros e pauladas por não aceitar fim do relacionamento

Foto: PiripiriRepórter 

Maria Adriana de Sousa, 34 anos, é mais uma mulher que entra nas estatísticas de feminícidio no Piauí. Ela foi assassinada a tiros e pauladas pelo ex-amante, Paulo Gomes Laurentino,  que não aceitou o fato dela não querer continuar o relacionamento. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (01) em Piripiri, distante 164 km de Teresina.  

A delegada Lucivânia Vidal, da Delegacia da Mulher, disse ao Cidadeverde.com que Paulo começou  perseguir e ameaçar a vítima desde que ela pôs um fim no relacionamento. Os dois mantinham uma relação extraconjugal e chegaram a ter um filho de 4 anos de idade. 

"O caso é um feminicído. Os dois moravam na mesma rua, no Bairro Floresta, e ele conhecia toda rotina de vida dela. Ela não queria mais o relacionamento e ele não aceitou", conta a delegada. Paulo matou Maria Adriana quando ela saia de casa. "Testemunhas contaram à polícia que ele atirou duas vezes nela e  só não efetuou mais disparos  porque a arma travou", completa a delegada. 

Após atirar na mulher, Paulo ainda a agrediu com pauladas na cabeça. O Samu foi acionado, mas Maria Adriana não resistiu e morreu em seguida. 

Depois do crime, Paulo foi até sua casa, onde foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A delegada Lucivânia conta que ele não esboçou reação e mostrou a arma que usou no crime. 

Paulo está preso na Delegacia de Mulher e será ouvido pela delegada Lucivânia Vidal. 

 

Izabella Pimentel (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Ordem de serviço do Polo Têxtil de Piripiri é assinada

Para promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Piripiri, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (SEDET) realizou, na terça feira (31), solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção do Polo Têxtil  do município.

De acordo com o secretário José Icemar Lavor Neri (Nerinho), a construção do  Polo Têxtil do município se faz necessária tendo em vista o potencial da indústria de confecção da cidade.

“A proposta desse polo é que ele seja a semente da transformação de Piripiri num centro de referência de produção têxtil de alta qualidade para mercados do Nordeste, Brasil e exterior. Segundo dados obtidos no Sebrae, o faturamento bruto anual da indústria de confecção de Piripiri é de mais de R$ 22 milhões, o que gera quase 600 empregos diretos. Então a construção do Pólo Têxtil será de suma importância para a manutenção dessas atividades, alavancando mais ainda o comércio da região que resultará na melhoria das condições de vida daquela população”, afirmou Nerinho.

Atualmente, cerca de oito milhões de peças são produzidas anualmente na cidade de Piripiri. Entre os segmentos de peças fabricadas pelas empresas da região estão a moda masculina, roupas de aluguel, jeans, uniformes e modinha.

A indústria de confecção da cidade agrega colaboradores de diversas funções, a exemplo de estilistas, supervisor de produção, design, entre outros. Dos funcionários dessas empresas, 72% da mão de obra é composta por mulheres e 68% tem idade entre 26 e 35 anos

Fonte: CCOM
cidades@cidadeverde.com

Colisão entre carro e caminhão deixa condutor gravemente ferido na BR-343

  • pir1.jpg Divulgação/PRF
  • pir3.jpg Divulgação/PRF
  • pir4.jpg Divulgação/PRF
  • pir5.jpg Divulgação/PRF

Uma colisão frontal com saída de pista deixou gravemente ferido o condutor do veículo Pálio, placas OVX-0428, de Teresina. O acidente aconteceu às 7h50 de hoje (17) na BR-343, em Piripiri, e o veículo colidiu com um caminhão de placas IRI-7169, do Ceará. 

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí informou que o Pálio seguia no sentido Teresina-Piripiri quando invadiu a pista contrária. No local, a ultrapassagem para o condutor do Pálio era permitida. 

O veículo ficou completamente destruído e o condutor, que seguia sozinho, ficou gravemente ferido e preso às ferragens. Após ser resgatado, o homem foi encaminhado ao Hospital de Piripiri. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos. 

 

Maria Romero 
redacao@cidadeverde.com

João Henrique critica governo Wellington Dias em caravana do PMDB em Piripiri

O vice-presidente regional do PMDB no Piauí e presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa fez duras críticas ao governador Wellington Dias neste domingo(15), no lançamento da caravana Piauí em Movimento, que aconteceu em Piripiri (a 160 km de Teresina. 

“Das 25 promessas de campanha registradas na Justiça Eleitoral em 2014, o governo Wellington Dias cumpriu apenas três”, afirmou. “Isso é uma demonstração inequívoca de que o governo que aí está não tem mais saídas para o Estado”, argumentou o ex-ministro.

João Henrique disse ainda que “o Piauí parou no tempo” e precisa de um novo modelo de gestão para voltar a crescer e atender às necessidades de sua população. “O Estado parou e precisa se reinventar. Esgotou-se o modelo de gestão que temos aí”, afirmou.

Para o ex-ministro, o Piauí vive um momento decisivo de sua história político-administrativa. “Estamos num momento decisivo de escolher o Estado que queremos no futuro. O Piauí precisa de forças políticas que implantem um novo modelo de gestão, focado na eficiência, na qualificação do servidor público e em políticas públicas que criem condições efetivas para o desenvolvimento”, disse. As declarações foram dadas na palestra inicial da caravana Piauí em Movimento, que vai percorrer todo o Estado em debates sobre o Piauí.

Caravana pelo Estado

A caravana Piauí em Movimento é realizada pela Fundação Ulysses Guimarães, órgão de formação política do PMDB, presidida por João Henrique, e pretende levantar dados sobre a situação de todo o Estado para propor soluções. 

“O objetivo é discutir o Piauí – seus problemas, suas riquezas e perspectivas. Queremos reunir todos os segmentos sociais e a classe política para fazer um diagnóstico do Piauí e ver o que podemos fazer para melhorar o Estado”, declarou ele. Além de Piripiri, as palestras serão realizadas em mais 13 cidades-polo e em Teresina, ao longo deste ano.

A palestra inaugural da caravana lotou o auditório Ozires Neves de Melo, na Praça de Eventos de Piripiri, com capacidade para 250 pessoas. Participaram empresários, lideranças políticas, professores, servidores públicos e representantes de entidades sindicais e do movimento popular. Estavam presentes o prefeito Luiz Menezes, o vice-prefeito Muriel Queiroz, o deputado federal Átila Lira (PSB) e o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires.

A presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Naila Barbosa, o vereador Chico Corinto, do PMDB, e o presidente do diretório municipal do partido, Edvar Canuto, também participaram.

No evento, o ex-ministro também pregou candidatura própria do PMDB em 2018. 

 
Da redação 
redacao@cidadeverde.com

Piripiri tem primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores

Pela quinta vez,  o médico Luiz Menezes foi conduzido ao cargo de prefeito de Piripiri, a 157 km de Teresina. A solenidade ocorreu ontem (01), seguida de culto, missa e festa popular. 

Fotos: Reprodução/ Piripiri40graus

Também no domingo, ocorreu a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores. Nayla Barbosa entra para a história política de Piripiri como a primeira mulher a presidir o legislativo municipal. Ela venceu por oito votos a sete.


Com informações Piripiri40graus
redacao@cidadeverde.com

1º Centro de Parto Normal do interior será entregue nesta quinta

O governador Wellington Dias inaugura nesta quinta, 29, em Piripiri, o primeiro Centro de Parto Normal (CPN) do interior. A unidade tem capacidade de 16 leitos comuns, em quatro enfermarias e mais quatro leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Wellington Dias também irá visitar as obras de construção de 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Comuns – UCINCO, do Hospital regional Chagas Rodrigues.

Com investimento total de R$ 764.976,04, o CPN do Hospital Regional Chagas Rodrigues dispõe de banheiras para realização de parto humanizado, contando ainda com bolas, cadeiras especiais e cavalinhos para relaxamento das gestantes. As mesmas são acompanhadas por fisioterapeutas, que realizam ainda ofurô nos bebês recém-nascidos.

De acordo com a direção do Hospital Chagas Rodrigues o centro de parto normal e a conclusão da reforma estrutural vai permitir maior demanda de atendimento ao público. Se antes eram 12 leitos para atender em média 200 partos ao mês, agora são vinte leitos para a maternidade, sendo quatro leitos para pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e dezesseis para enfermaria coletiva.

Além da conclusão das obras, o Hospital Regional Chagas Rodrigues deverá, em breve, receber novos recursos. Foram autorizadas as concessões de investimentos de R$ 1.577.000,00, via Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, e mais R$ 412.000,00 de emenda parlamentar.

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Governador entrega seis pontos de internet livre em Piripiri nesta quinta (29)

Uma das bandeiras do Governo do Piauí é a universalização do acesso à internet, incluindo digitalmente o piauiense e possibilitando que o cidadão tenha acesso a conteúdo, informação, programas, serviços e comunicação online. Com isso o projeto Piauí Conectado avança para o interior do estado, onde nesta quinta-feira (29), o governador Wellington Dias vai inaugurar seis pontos de internet gratuita em Piripiri, município localizado a 164 quilômetros de Teresina.

A população piripiriense contará com wifi livre na Praça da Bandeira, Praça Petecas, Praça Haroldo Resende (próxima ao Estádio Ytacoatiara) e Praça da Saudade. “Há ainda dois órgãos ligados ao governo que serão atendidos com novos links de internet, um é o Campus Geovanni Alves da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e o 12º Batalhão de Polícia Militar”, informa Avelyno Medeiros, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

A ATI é o órgão responsável pela execução e ampliação do Piauí Conectado no estado, cuidando também do monitoramento do sinal de internet. Teresina conta atualmente com 14 pontos de wifi livre. Luzilândia, Praia do Coqueiro, Barra Grande e Cocal dos Alves também já disponibilizam o serviço. Durante novembro o Núcleo de Operações e Controle – NOC, da Agência de Tecnologia, registrou 166.674 mil conexões realizadas com o Piauí Conectado.

Ao todo, Piripiri terá sete espaços com internet livre, além dos citados o Povoado Caldeirão também contará com o serviço. “O ponto de wifi na localidade está sendo instalado e em breve a população será atendida com link de internet de boa qualidade, seguro e capaz de suportar 200 pessoas conectadas simultaneamente”, avisa Medeiros.

Para usar a internet do governo, basta ao chegar em um dos pontos, procurar com o aparelho de celular, notebook, outros, a rede Piauí Conectado. Com isso será preciso fazer um cadastro informando nome, número do celular, cpf, e-mail e criar uma senha. Após isso o usuário receberá um e-mail de confirmação de cadastro e já pode usufruir do serviço. O cadastro só é necessário na primeira vez que o usuário for usar a rede, nas outras apenas a senha e o cpf serão suficientes para o uso.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

SEID inaugura ampliação do Centro de Reabilitação da Apae

Na manhã desta terça-feira (20), aconteceu a inauguração da ampliação do Centro de Reabilitação Dr. Emílio Victório Filho da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Piripiri.

A ampliação foi realizada com recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado para inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da emenda parlamentar do então deputado federal, Simplício Mário; da emenda parlamenta do deputado estadual Marden Menezes; de recursos da Receita Federal e do apoio da comunidade. A Apae de Piripiri atende e acompanha 810 pacientes em habilitação e reabilitação no desenvolvimento neuropsicomotor.

O presidente da Apae de Piripiri, Francisco Osmarino, fala que a partir do momento em que aproximamos as pessoas com deficiência dos seus direitos podemos diminuir as barreiras sociais. “Temos a missão de promover e articular ações de defesa dos direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados a melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla para uma construção de uma sociedade justa e igualitária”, frisa o presidente.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o compromisso do Governo do Estado é trabalhar, ainda mais, para a inclusão da pessoa com deficiência. “A ampliação desse Centro de Reabilitação vai beneficiar todas as pessoas dessa região. Agora, elas não vão precisar mais se deslocar para grandes centros em busca de tratamento. A descentralização desses serviços é umas das determinações do governador Wellington Dias. Isso é uma forma do governo estar mais próximo da população”, destaca o gestor. Ele ainda completa que está em andamento o processo para a construção de um Centro de Reabilitação tipo II (que atende a dois tipos de deficiência) em São João do Piauí.

Apae de Piripiri

A Associação desenvolve ações de saúde, educação e assistência social. Em 2006, foi credenciada junto ao Sistema Único de Saúde e realiza atendimentos e acompanhamentos em habilitação e reabilitação. A Apae é resultado da união de forças que se voltam para uma finalidade: a construção de espaço de inclusão efetiva para as pessoas com deficiência.

 

Da Redação
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores