Cidadeverde.com

Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas promove capacitação em Piripiri

Com o intuito de estadualizar suas ações a CEDROGAS promoveu durante dois dias uma capacitação no município de Piripiri. O encontro reuniu toda a rede psicossocial da região dos cocais, incluindo representantes de conselhos, diretores de escolas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais . “O Objetivo desse encontro é a promoção de uma educação continuada para o estado, onde podemos capacitar nossos profissionais e buscarmos o que há de mais atual em tratamentos. Assim a gente pode discutir novos desafios , conhecer a realidade de cada município e propor ações a serem desenvolvidas em cada região”, explica a Coordenadora da CEDROGAS, Jeannette Souza. 


A coordenadoria de enfrentamento as drogas realizou um trabalho de articulação da rede bem como sua forma de movimentação discutindo e ouvindo as necessidades e realidades do município. Na manha desta sexta feira, foram discutidas a criação de políticas públicas além de dinâmicas onde cada instituição compreende e mostra como se vê em atuação na rede. 

“Esta capacitação é de suma importância para que a gente saiba a quem procurar numa situação de abordagem ao usuário. Aqui esclarecemos diversas dúvidas sobre o atendimento da rede de saúde publica e estratégias para se trabalhar em equipe.” Explica Edson Palhano, representante do Ronda Cidadao. 

O encontro reuniu ainda profissionais da saúde no município, que tiveram a oportunidade de conhecer as ações da CEDROGAS no estado. “Esse foi um momento para que a gente pudesse entender a rede, bem como reconhecer nosso papel e o que podemos fazer para contribuir”, afirma a enfermeira Leticia Santos. 

Em Piripiri existem clínicas de recuperação que trabalham além do tratamento de ex dependentes químicos, a prevenção dentro das famílias. Para a coordenadora da clínica “Amor Exigente” Luzanira Sousa, a capacitação foi importante: “Ouvimos falar em “redes”. A gente assimila isso no sentido de expandir para todos os órgãos. A impressão que tive é de que há um campo grande de atuação”, explica. 

Segundo o Coordenador municipal sobre drogas, Apolinário Cunha,a presença da CEDROGAS é a prova maior do quanto é possível unir todos os setores incluindo comunidades terapêuticas e conselhos. “Pelo que estamos partilhando, isso vai enriquecer todos nós. Estamos felizes com o sucesso desse projeto.”, conclui. 

Atualmente em Piripiri, o NASF(Núcleo de Apoio a Saúde das Famílas) atende cerca de sete unidades de saúde incluindo a Zona Rural e outras localidades. “ Hoje conseguimos entender o trabalho da rede. Conseguimos trocar experiências o que qualifica ainda mais nosso trabalho”, afirma a psicóloga do NASF, Conceição de Maria.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais