Cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri capacita diretores de escolas sobre o Educacenso

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou esta semana, no Auditório Osíris Neves de Melo, uma formação dirigida aos diretores, secretários e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino sobre o Censo Escolar (Educacenso).

O Educacenso objetiva colher dados sobre as escolas, matrículas, funções dos docentes, movimento e rendimento escolar. As escolas fazem anualmente este levantamento que servirá de base para os repasses que vêm para o município, a exemplo dos recursos para a merenda escolar, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e o transporte escolar para os estudantes. 

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre os índices de aprovação, reprovação e abandono escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep, são utilizados para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O indicador serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

“Todo o trabalho é feito de forma online, obedecendo uma data-base para o repasse destas informações. Ao mesmo tempo em que nós estamos aqui hoje fazendo este trabalho, o Brasil todo faz o mesmo trabalho simultaneamente. Piripiri é sempre um dos municípios que primeiro termina seus trabalhos”, ressalta a coordenadora da Seduc, Elenice Silva.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: educacenso