Cidadeverde.com

Piripiri investe em turismo no Açude Caldeirão

O açude Caldeirão foi palco da primeira ação de turismo deste ano da Prefeitura de Piripiri. As ações de lazer contam com a participação popular, atrações culturais e querem explorar um dos principais pontos turísticos do município. Ações de limpeza e abertura de espaço para estacionamento foram realizadas pela prefeitura para garantir o acesso da população ao balneário.

O evento, chamado de “Caldeirão Show”, foi idealizado para começar justamente na semana santa para estimular a participação popular. “Gostamos de pensar que a cultura deve seguir atrás das pessoas, precisa estar onde elas estão, portanto, não haveria cenário mais pertinente que o nosso Caldeirão durante a sangria, na Semana Santa, para realizarmos um grande evento de caráter cultural”, destacou o secretário de Cultura Ducival Araújo.

Realizado durante o fim de semana a ação contou com bandas locais para estimular os artistas da região. “Ficamos felizes com o resultado, com a participação em massa do povo, que cantou, dançou e se divertiu assistindo as performances desses grandes artistas da nossa região”, explicou Ducival Araújo. O secretário destacou ainda que o planejamento da prefeitura é realizar nos próximos meses novas edições do evento para a população.

“Há muito por vir, ainda. Eu, como titular da pasta, sentia que nossa população merecia o retorno de grandes espetáculos. Estamos, mesmo enfrentando dificuldades, trazendo isso de volta, fazendo a cultura, outrora esquecida, estar no topo, novamente. É só o começo”, pontuou. O evento aproveitou também a "sangria" do Açude Caldeirão para atrair a população e contou com ações da prefeitura na limpeza na estrada e nas margens do açude, colocação de lixeiras, abertura de ruas para estacionamento, além de manter de prontidão equipes da SUTRAN para organizar o fluxo de veículos no local.

Distribuição de peixes

Na semana santa também foram distribuídos peixes através da parceria entre a SETAS – Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Cooperativa Agro familiar e CONAB. A ação foi coordenada pelos profissionais da assistência social que fazem uma triagem onde detectam as famílias em vulnerabilidade social e situação de insegurança alimentar. Várias toneladas de alimentos, entre eles peixes, frutas, verduras, grãos, doces, dentre outros já foram entregues à população neste ano de 2017.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Wellington autoriza retomada de obras em Piripiri

 

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quinta-feira (30), no Palácio de Karnak, o ex-prefeito de Piripiri, Odival Andrade e a liderança do município, Jôve Oliveira . O encontro teve como objetivo discutir a retomada de obras na cidade.

Em Piripiri, diversas obras estão em andamento, dentre elas, o Shopping das Confecções, a revitalização da Av. Aderson Ferreira, a instalação do Espaço da Cidadania e da TV e Rádio Antares, as obras do Hospital Regional Chagas Rodrigues, além da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Corpo de Bombeiros, cujo prédio já foi adaptado e começará a funcionar ainda no primeiro semestre do ano. "A finalização da UPA deve acontecer com a máxima brevidade através de recursos do Estado", garantiu o governador às duas lideranças piripirienses.

O governo estuda ainda a possibilidade de implantar um Instituto Médico Legal e uma Delegacia Especial de Gênero em Piripiri. “Fizemos um mapeamento muito positivo para 2017, e o governador tem investido bastante no município. Ao todo, cerca de R$50 milhões estão sendo aplicados em obras, que proporcionarão qualidade de vida à população”, pontuou Odival Andrade.

Fonte: Ccom
cidades@cidadeverde.com

 

Ex-candidata à prefeitura de Piripiri deve assumir Fundação Antares

Foto: (Jorge Henrique Bastos)

A ex-candidata à prefeitura de Piripiri, Jôve Oliveira (PTB), deve assumir a Fundação Antares. O convite para o cargo foi feito no final da tarde desta quinta-feira (30) pelo governador Wellington Dias em reunião no Palácio de Karnak. O nome da ex-candidata chegou a ser cotado durante todo o dia de ontem para a Coordenadoria de Apoio à Psicultura do Estado. 

“Houve esse comentário da Coordenadoria de Piscicultura, mas o que foi de fato conversado foi a respeito da Fundação Antares. Seria um prazer assumir a coordenadoria de pesca ou algo parecido, no entanto, o que foi conversado foi em relação à Fundação Antares. Há a possibilidade real de a gente assumir”, disse Jôve ao Cidadeverde.com.

Segundo ela, caso realmente assuma o cargo, a primeira missão será trabalhar pela expansão da Antares no interior. “Será aberto em Piripiri rádio e tv”, afirmou.

A ex-candidata disse que esteve no Karnak para tratar da retomada de obras em Piripiri e que sua ida para a Antares ainda será discutida com a base partidária.  “Eu fui ao Karnak a convite do governador para falar de obras em Piripiri, a retomada de várias obras que já estavam determinadas para o início deste ano. E o governador me convidou para uma missão e nós estamos avaliando. Eu fiquei de falar ainda com o nosso grupo em Piripiri”, disse.

Antes de Jôve, o vereador de Teresina Caio Bucar era o nome mais cotado para assumir a Coordenadoria de Apoio à Psicultura, no entanto, a indicação nunca foi confirmada. O Cidadeverde.com tentou contato com o parlamentar, mas não obteve retorno.

Além da Psicultura, foram criadas as coordenadorias de Gestão de Recursos Hídricos; Modernização e Qualificação de Empreendedorismos Públicos; Infraestrutura Aeroportuária; Tecnologia e Inovação; Educação por meio de Mediação Tecnológica; Agronegócio e dos Cerrados; Combate à Pobreza Rural e a coordenadoria Mais Vida com Cidadania para o Idoso.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Sedet acompanha andamento da obra do Polo Têxtil de Piripiri

A obra do Polo Têxtil de Piripiri (PI) segue em ritmo acelerado e, nesta última sexta-feira (23), recebeu a visita do gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Nerinho. O projeto tem o objetivo de fortalecer a economia do município e regiões vizinhas, por meio da comercialização de produtos e valorização da mercadoria local. A iniciativa teve o investimento de cerca de um milhão e meio de reais do Governo do Estado do Piauí.

O secretário Nerinho, avalia que a obra é uma grande chance de fortalecer a economia da região, levando o desenvolvimento e também integrar toda a comunidade. “Estamos felizes com este trabalho que só traz benefícios e vai movimentar o comércio de forma positiva. O Piauí tem um forte potencial empreendedor, portanto tudo isto é uma forma de incentivo ao mundo dos negócios”, destaca o gestor.

A estrutura é de 1300 m² e a população terá a oportunidade de conferir 27 pontos comerciais, dentre eles, 4 lojas serão destinados para a cidade de Pedro II (PI), que se destaca pelo potencial da opala.

 De acordo com o engenheiro civil da obra, Marco Silva, o projeto é desafiador e, certamente, suprirá as necessidades dos empreendedores do ramo têxtil. “Temos o maior orgulho de trabalhar nesta iniciativa que ajudará no processo de desenvolvimento da região. O polo terá uma infraestrutura completa, incluindo não somente as lojas, mas também restaurante, banheiro, wifi, estacionamento e uma boa localização”, finaliza.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 ?

Empresário é baleado durante assalto a farmácia; vídeo

O proprietário de uma farmácia foi baleado durante uma tentativa de assalto na cidade de Piripiri, distante 164 km de Teresina, no final da manhã desta sexta-feira (3). 

O dono do estabelecimento, identificado como Joaquim, foi abordado por um assaltante armado. O sargento Gilberto Gregório, do 12º Batalhão da Polícia Militar, disse ao Cidadeverde.com que o empresário reagiu ao assalto e foi baleado na perna esquerda. 

"Os dois assaltantes estavam em uma motocicleta. Um desceu para realizar o assalto na farmácia e deu uma gravata no pescoço do empresário, que tentou correr e foi baleado entre as coxas", conta o policial militar. 

Joaquim foi encaminhado para o Pronto-Socorro do Hospital Chagas Rodrigues e passa bem. 

Após balear o empresário, o assaltante efetuou fuga com o seu comparsa. A dupla não conseguiu roubar nada da farmácia.

Imagens do circuito de segurança do estabelecimento registraram a ação criminosa [veja abaixo]. Segundo o sargento Gilberto Gregório, a Polícia Militar já sabe a identificação do assaltantes e está em diligência para efetuar prisões. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com 

Suspeito de matar filho de PM é assassinado com um tiro na cabeça

O ex-presidiário identificado apenas como Darlan foi morto na porta de casa, no bairro Prado, município de Piripiri, a 157 km de Teresina. A vítima tinha uma longa ficha criminal. Entre os crimes atribuídos a ele está a morte deo filho de um policial militar. 

Darlan foi assassinado com um tiro na cabeça e o corpo localizado apenas pela manhã. Ao dele foi encontrado uma vasilha com comida. A vítima deveria estar jantando quando foi surpreendido pelo atirador. 

Até o momento ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil. 


Com informações Piripirireporter
redacao@cidadeverde.com

Homem mata mulher a tiros e pauladas por não aceitar fim do relacionamento

Foto: PiripiriRepórter 

Maria Adriana de Sousa, 34 anos, é mais uma mulher que entra nas estatísticas de feminícidio no Piauí. Ela foi assassinada a tiros e pauladas pelo ex-amante, Paulo Gomes Laurentino,  que não aceitou o fato dela não querer continuar o relacionamento. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (01) em Piripiri, distante 164 km de Teresina.  

A delegada Lucivânia Vidal, da Delegacia da Mulher, disse ao Cidadeverde.com que Paulo começou  perseguir e ameaçar a vítima desde que ela pôs um fim no relacionamento. Os dois mantinham uma relação extraconjugal e chegaram a ter um filho de 4 anos de idade. 

"O caso é um feminicído. Os dois moravam na mesma rua, no Bairro Floresta, e ele conhecia toda rotina de vida dela. Ela não queria mais o relacionamento e ele não aceitou", conta a delegada. Paulo matou Maria Adriana quando ela saia de casa. "Testemunhas contaram à polícia que ele atirou duas vezes nela e  só não efetuou mais disparos  porque a arma travou", completa a delegada. 

Após atirar na mulher, Paulo ainda a agrediu com pauladas na cabeça. O Samu foi acionado, mas Maria Adriana não resistiu e morreu em seguida. 

Depois do crime, Paulo foi até sua casa, onde foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A delegada Lucivânia conta que ele não esboçou reação e mostrou a arma que usou no crime. 

Paulo está preso na Delegacia de Mulher e será ouvido pela delegada Lucivânia Vidal. 

 

Izabella Pimentel (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Ordem de serviço do Polo Têxtil de Piripiri é assinada

Para promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Piripiri, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (SEDET) realizou, na terça feira (31), solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção do Polo Têxtil  do município.

De acordo com o secretário José Icemar Lavor Neri (Nerinho), a construção do  Polo Têxtil do município se faz necessária tendo em vista o potencial da indústria de confecção da cidade.

“A proposta desse polo é que ele seja a semente da transformação de Piripiri num centro de referência de produção têxtil de alta qualidade para mercados do Nordeste, Brasil e exterior. Segundo dados obtidos no Sebrae, o faturamento bruto anual da indústria de confecção de Piripiri é de mais de R$ 22 milhões, o que gera quase 600 empregos diretos. Então a construção do Pólo Têxtil será de suma importância para a manutenção dessas atividades, alavancando mais ainda o comércio da região que resultará na melhoria das condições de vida daquela população”, afirmou Nerinho.

Atualmente, cerca de oito milhões de peças são produzidas anualmente na cidade de Piripiri. Entre os segmentos de peças fabricadas pelas empresas da região estão a moda masculina, roupas de aluguel, jeans, uniformes e modinha.

A indústria de confecção da cidade agrega colaboradores de diversas funções, a exemplo de estilistas, supervisor de produção, design, entre outros. Dos funcionários dessas empresas, 72% da mão de obra é composta por mulheres e 68% tem idade entre 26 e 35 anos

Fonte: CCOM
cidades@cidadeverde.com

Colisão entre carro e caminhão deixa condutor gravemente ferido na BR-343

  • pir1.jpg Divulgação/PRF
  • pir3.jpg Divulgação/PRF
  • pir4.jpg Divulgação/PRF
  • pir5.jpg Divulgação/PRF

Uma colisão frontal com saída de pista deixou gravemente ferido o condutor do veículo Pálio, placas OVX-0428, de Teresina. O acidente aconteceu às 7h50 de hoje (17) na BR-343, em Piripiri, e o veículo colidiu com um caminhão de placas IRI-7169, do Ceará. 

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí informou que o Pálio seguia no sentido Teresina-Piripiri quando invadiu a pista contrária. No local, a ultrapassagem para o condutor do Pálio era permitida. 

O veículo ficou completamente destruído e o condutor, que seguia sozinho, ficou gravemente ferido e preso às ferragens. Após ser resgatado, o homem foi encaminhado ao Hospital de Piripiri. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos. 

 

Maria Romero 
redacao@cidadeverde.com

João Henrique critica governo Wellington Dias em caravana do PMDB em Piripiri

O vice-presidente regional do PMDB no Piauí e presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa fez duras críticas ao governador Wellington Dias neste domingo(15), no lançamento da caravana Piauí em Movimento, que aconteceu em Piripiri (a 160 km de Teresina. 

“Das 25 promessas de campanha registradas na Justiça Eleitoral em 2014, o governo Wellington Dias cumpriu apenas três”, afirmou. “Isso é uma demonstração inequívoca de que o governo que aí está não tem mais saídas para o Estado”, argumentou o ex-ministro.

João Henrique disse ainda que “o Piauí parou no tempo” e precisa de um novo modelo de gestão para voltar a crescer e atender às necessidades de sua população. “O Estado parou e precisa se reinventar. Esgotou-se o modelo de gestão que temos aí”, afirmou.

Para o ex-ministro, o Piauí vive um momento decisivo de sua história político-administrativa. “Estamos num momento decisivo de escolher o Estado que queremos no futuro. O Piauí precisa de forças políticas que implantem um novo modelo de gestão, focado na eficiência, na qualificação do servidor público e em políticas públicas que criem condições efetivas para o desenvolvimento”, disse. As declarações foram dadas na palestra inicial da caravana Piauí em Movimento, que vai percorrer todo o Estado em debates sobre o Piauí.

Caravana pelo Estado

A caravana Piauí em Movimento é realizada pela Fundação Ulysses Guimarães, órgão de formação política do PMDB, presidida por João Henrique, e pretende levantar dados sobre a situação de todo o Estado para propor soluções. 

“O objetivo é discutir o Piauí – seus problemas, suas riquezas e perspectivas. Queremos reunir todos os segmentos sociais e a classe política para fazer um diagnóstico do Piauí e ver o que podemos fazer para melhorar o Estado”, declarou ele. Além de Piripiri, as palestras serão realizadas em mais 13 cidades-polo e em Teresina, ao longo deste ano.

A palestra inaugural da caravana lotou o auditório Ozires Neves de Melo, na Praça de Eventos de Piripiri, com capacidade para 250 pessoas. Participaram empresários, lideranças políticas, professores, servidores públicos e representantes de entidades sindicais e do movimento popular. Estavam presentes o prefeito Luiz Menezes, o vice-prefeito Muriel Queiroz, o deputado federal Átila Lira (PSB) e o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires.

A presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Naila Barbosa, o vereador Chico Corinto, do PMDB, e o presidente do diretório municipal do partido, Edvar Canuto, também participaram.

No evento, o ex-ministro também pregou candidatura própria do PMDB em 2018. 

 
Da redação 
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores