Cidadeverde.com

2ª Edição da Marcha Para Jesus é lançado em Piripiri

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, recebeu nesta semana o vereador Elvis Diones em seu gabinete. Juntos, fizeram o lançamento da "Marcha Para Jesus". O evento, que está na sua segunda edição, acontecerá dia 27 de outubro, próximo. 

O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira (04/10) pela prefeita Jôve e o vereador Elvis Diones, idealizador do evento. No lançamento do evento foi divulgado também o trajeto da Marcha Para Jesus, onde a concentração acontecerá na Praça do Curumim, percorrendo a Avenida Aderson Ferreira até a Av. Tomaz Rebelo, seguindo pela Avenida Raimundo Holanda, onde haverá um palco para os shows musicais e louvores.

A Marcha Para Jesus é um evento que conta com apoio e organização da Prefeitura de Piripiri, Governo do Estado do Piauí e do ex-deputado José Santana.

“Momento importante. Estamos lançando a nossa Marcha Para Jesus e estamos felizes com apoio de nossa prefeita. Estamos certos de que tudo vai dar certo”, disse o vereador Elvis Diones.

“É um evento que acontece em várias cidades do Brasil e em grandes capitais; agora estamos realizando em Piripiri. A primeira vez foi no ano passado e essa será a segunda edição. Não há benção maior que Jesus Cristo. Teremos também a participação das belas vozes piripirienses que irão cantar nesse dia”, concluiu a prefeita Jôve Oliveira. 

A atração nacional, o cantor Anderson Freire, está confirmado na Marcha para Jesus, em Piripiri.

Da Redação

Piripiri dá início ao Mutirão da Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos

 
A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), deu início nesta segunda-feira (02/10) a mais um Mutirão da Mamografia, como parte da Campanha do Outubro Rosa. Os atendimentos acontecem no Centro de Saúde da Mulher.
 
“Estamos iniciando mais um Mutirão da Mamografia que vai até o próximo dia 10. Já no 11, vamos para a comunidade Furnas. Podem realizar o exame mulheres de 50 a 69 anos. Quem estiver interessado deve ir à UBSF ou aqui mesmo no Centro de Saúde da Mulher. Este exame é um alerta para um diagnóstico sobre o câncer de mama. Fazemos tudo aqui, desde prevenção e rastreamento. São muitas ações e temos muitas durante todo esse mês”, disse Juliany Barbosa, coordenadora do Centro de Saúde da Mulher. "A gestão da nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro trabalha pelo nosso povo e estamos preparados para recebê-los no dia a dia”, finalizou a coordenadora. 
 
 
Campanha Outubro Rosa 
 
O Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.
 
Da Redação

Prefeitura de Piripiri leva Projeto Mais Saúde para a comunidade Caldeirão

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), promoveu nesta sexta-feira (29/09), mais uma edição do projeto Mais Saúde, desta vez, na comunidade Caldeirão.

“Trabalho realizado com sucesso, mais uma edição do nosso projeto Mais Saúde. Só temos que agradecer a todos os colaboradores da SESAM que sempre atendem nossos pedidos. O povo está sendo bem recebido e atendido pela nossa gestão em mais um grande projeto”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

Isael Santos, presidente da Associação dos Pescadores da comunidade Banda, também elogiou o trabalho. “Muito bom, espetacular. Estou gostando muito; nunca mais faltou dentista pra gente, todo mundo está gostando”, disse o pescador, satisfeito com o atendimento. 

Beatrice Pimentel, secretária da SESAM, falou sobre o momento. “Nós estamos na terceira edição do Projeto Mais Saúde. Estamos trazendo os serviços da saúde cada vez mais perto dos cidadãos, com os serviços sempre sendo levados para a zona rural, com o objetivo de atendermos ao nosso povo, com dignidade e muita atenção”, disse a gestora da SESAM.  

Makson Lustosa, coordenador da UBSF Caldeirão, destacou os ganhos da comunidade com o projeto. “Momento muito bom, com certeza veio favorecer e muito para todos”, afirmou.

Neném dos Calçados, secretário da Secretaria de Planejamento do Município (SEPLAN), também esteve presente. “Aqui há uma orientação muito boa da SESAM, prevenir as pessoas das doenças é sempre o melhor a ser feito", concluiu.

Da Redação

Técnicos do FNDE aprovam gestão de escolas da rede municipal de Piripiri

 

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), recebeu a visita de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos dias 20, 21 e 22 de setembro. 

Após a capacitação para gerência de recursos federais, os técnicos visitaram cinco escolas da rede municipal de Piripiri: Paulo Machado, Creche Romerito, Centro Educativo Municipal Ferreira Neto e as escolas da Comunidade Marinheiro e Vereda dos Zezinhos.

Iolanda de Araújo Moura, técnica do FNDE, explicou as visitas. “O nosso objetivo aqui é repassar conhecimento sobre alguns projetos: o PDDE (Dinheiro Direto na Escola), Caminhos da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e só pude confirmar o que percebi o tempo todo: Piripiri  está  fazendo um excelente trabalho e a SEDUC tem dado assistência  para os diretores e executores,  muito feliz em ver isso”, explicou.

“Visitamos as escolas com os técnicos do FNDE e saímos com sentimento de gratidão; atestaram nossa competência, pois esta é a marca da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e da nossa secretária Tânia Monteiro”, disse Rodrigo Santos, superintendente de Gestão, Programas e Projetos da SEDUC.  

Alan Ribeiro, diretor da escola José Rocha do Nascimento, da comunidade Marinheiro, falou sobre a visita. “Um grande prazer receber os técnicos do Fundo Nacional para observar  como anda nossa escola e nos orientar sobre prestação de contas”, disse.

Conceição Marcolino, diretora da escola Paulo Machado,  também falou sobre o assunto.  “A visita foi muito boa, gostamos muito.  Elas constataram que o dinheiro que vem pra cá é bem gerenciado e tiramos muitas dúvidas”, externou.

Verônica Cunha, diretora da escola Ferreira Neto, comentou a visita.  “Foi uma sexta muito interessante, me sinto honrada em receber o FNDE aqui e sabemos que os programas são federais; gratas por sabermos que estamos honrando esses recursos e que está tudo bem e que estamos no caminho certo”,  finalizou.

Da Redação

Quadrilha é presa suspeita de diversos roubos no Norte do Piauí

Foto: Reprodução/PM-PI 

A Polícia Militar do Piauí prendeu na tarde desse domingo (24) em Piripiri, cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres, suspeitas de diversos roubos na região Norte do estado, principalmente nas cidades de Cocal e Cocal da Estação.

De acordo com o tenente-coronel Valter Costa, comandante do 12º Batalhão de Piripiri, a Polícia Militar já tinha informações de que o grupo estava escondido na cidade.

“Os mesmos foram encontrados em uma residência. Três são oriundos do Ceará, um é oriundo realmente da cidade de Piripiri. Esse de Piripiri pertence a uma facção criminosa e tem um mandado de prisão em aberto contra o mesmo. Foi dado cumprimento e a gente verificou a questão dos demais. Já tinha a informação de um roubo que ocorreu na quinta-feira a um depósito de bebidas, casa lotérica na sexta na cidade de Cocal e Cocal da Estação”, detalhou o comandante.

A PM acrescentou ainda que o homem que tinha mandado de prisão em aberto possui uma extensa ficha criminal, respondendo por homicídio, tentativa de homicídio e roubo qualificado.

Uma arma de fogo com munições também foi apreendia.

Os presos foram conduzidos pela Força Tática para a Delegacia de Polícia Civil de Piripiri para os procedimentos cabíveis.

 

Da Redação 

Estaca de ponte atravessa assoalho de carro e fere motorista no Piauí

Fotos: Reprodução/PRF 

Por Rebeca Lima

Um motorista de 69 anos ficou gravemente ferido na tarde deste domingo (24) após uma estaca de uma ponte atravessar o assoalho do seu carro e atingir o seu tórax na BR-222, no município de Piripiri.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após o condutor colidir frontalmente com a divisória de madeira entre o lado crescente e decrescente da ponte.

A PRF acrescentou ainda que as causas presumíveis do acidente foram a falta de atenção do motorista e o estado precário de conservação da ponte.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Municipal de Piripiri. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Piripiri recebe visita do FNDE e sedia capacitação para 18 municípios do Piauí

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), recebeu técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na manhã desta quarta-feira (20/09), no teatro João Cláudio Moreno, localizado no Memorial Expedito Resende. Durante o encontro foi realizada uma capacitação para gerência de recursos federais. O público alvo foram diretores das escolas de dezoito municípios da região.
       
“Piripiri hoje está sendo um polo que recebe representantes de 18 municípios para discutirmos esse Fundo Nacional, com técnicas que vieram de Brasília, e que irão ministrar palestras. Agradeço a todos da SEDUC. As técnicas irão visitar nossos modelos de gestão educacional, isso nos orgulha muito”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

A secretária Tânia Marilda Monteiro, da SEDUC de Piripiri, dá mais detalhes da visita do FNDE em Piripiri. “Estamos recebendo representantes de todas as cidades vizinhas e Piripiri foi contemplada como sede neste evento feito pelo FNDE. Estamos aqui para trabalhar, escutar e aprender sobres programas federais que são executados no sistema educacional de nosso Município”, explicou a secretária.

Iolanda de Araújo Moura, técnica do FNDE, explicou a palestra. “O nosso objetivo aqui é repassar sobre alguns projetos: o PDDE (Dinheiro Direto na Escola), Caminhos da Escola e o PNAD. Vamos falar sobre a execução deles, do saldo e das prestações de contas; esclarecer dúvidas e elencar pontos. Piripiri está fazendo um bom trabalho”, afirmou. 

Dirceu Martins, superintendente financeiro da SEDUC, também falou. “Bom para todos essa palestra, orienta nossos diretores e visa a questão correta de como investir os recursos”, afirmou.

Tertuliano Marcolino, diretor da escola Antônio Nunes, da comunidade Pé do Morro, dá mais detalhes. “Hoje estamos recebendo essa capacitação para gerenciar os recursos e isso é muito importante”, concluiu.

Da Redação

Piripiri realiza projeto Fazenda na Escola com visita de alunos à V Expoagro

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), levou dezenas de alunos da rede municipal para visitar a V Expoagro. A ação aconteceu no sábado (16/09).

“Hoje estamos aqui trazendo nossos alunos para ter esse contato com o campo, para vivenciarem na prática, a produção de leite, do mel, das atividades agropecuárias do nosso município. O Projeto Fazenda na Escola serve para isso. São alunos de dez escolas e estamos sendo bem recepcionados”, disse Tânia Marilda Monteiro, secretária da SEDUC.

Letícia Souza, estudante da escola Rural do DNOCS, falou sobre o dia. “Muito inovadora essa experiência, o tamanho das vacas, o trabalho diário dos pecuaristas, muito legal”, explicou.

O professor Francisco Pereira, diretor da escola Raimundo Pastor, da comunidade Banda, dá detalhes da visita. "Importante estarmos aqui em um evento tão importante e as crianças felizes em ver tudo isso e aprender, já que temos uma produção pecuária muito boa”, afirmou.

Kauã Silva, aluno da escola Domingos Rodrigues Carvalho, da comunidade São Luís, comentou sobre o dia. “Muito importante uma aula prática como essa; um dia de lazer, saímos da sala de aula e como quero ser veterinário, para mim foi ótimo, vi muita coisa, aprendi muito, bom para o meu futuro", finalizou o estudante.

Da Redação

Prefeitura promove Espetáculo para crianças atendidas pela Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), promoveu o Espetáculo Social no Circo Tip Top. A SETAS levou crianças assistidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para assistirem a uma sessão do circo. O evento aconteceu nesta quinta-feira (14/09).

“Estamos aqui com esse espetáculo social e trouxemos as mães e crianças assistidas pelo CRAS I e II. Elas estão tendo esse direito de estarem aqui com água, refrigerante e pipoca. Nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro está à frente de uma gestão que cuida de gente”, disse a secretária Cintia Rezende.

Jane de Moraes, mãe de Evelyn Vitória, falou sobre a oportunidade. “Momento maravilhoso. Estamos muito felizes de trazermos nossas crianças, tudo muito divertido”, externou.

Rosa Roma, proprietária do Circo, falou sobre o espetáculo. “Fico feliz porque a prefeitura abriu espaço para essas crianças virem e se divertirem junto com suas mães. Estamos felizes por proporcionarmos isso”, disse.

Tatiana Freitas, coordenadora do CRAS II, disse que o momento foi especial. “Oportunizamos esse momento para nossas crianças que vieram com seus pais, com direito a divertirem-se e rir muito com palhaços e outras atrações”, falou.

Paulo Vítor, coordenador do CRAS I, também comentou o evento. “Estamos trazendo pessoas que tem vulnerabilidade social para esse espetáculo social. São nossos públicos atendidos e eles estão adorando esse momento único”, concluiu o coordenador.

Ascom

Centro de Saúde da Mulher realiza 200 atendimentos semanais

O Centro de Saúde da Mulher, administrado pela Secretaria de Saúde (SESAM) e Prefeitura Municipal de Piripiri, realiza em média duzentos atendimentos semanais, oferecendo acolhimento às gestantes com gravidez de alto risco, além da realização de exames laboratoriais, consultas, exame de ultrassom, fisioterapia uroginecológica, colposcopia; biópsia de colo uterino, entre outros.  

“Primeiro quero me referir as gestantes de alto risco, que é o serviço que oferecemos aqui, o pré-natal de alto risco, para gestantes que tenham uma doença prévia ou que surja durante a gravidez. Nosso objetivo é fazer com que ambos, tanto a mãe quanto o bebê passem por esse período de forma segura e saudável. Nossas obstetras, além de esclarecer dúvidas, podem solicitar exames para verificar a saúde da mãe e do seu bebê", esclarece a coordenadora do centro, Juliany Barbosa. 

O Centro de Saúde da Mulher, além do atendimento a gravidez de alto risco, oferece suporte, tanto para exames laboratoriais quanto de imagem. "Além do pré-natal de alto risco, realizamos também outros atendimentos, a ginecologia em geral, realizamos 60 (sessenta) consultas semanalmente; exames de prevenção, diariamente, totalizando 40 (quarenta) exames; e o atendimento as gestantes de alto risco, pelo qual atendemos 50 (cinquenta) mulheres todas as semanas", explicou a enfermeira Juliany. 

Além de todos os serviços mencionados anteriormente, o Centro de Saúde da Mulher também oferta fisioterapia uroginecológica, fazendo uma média de 50 (cinquenta) atendimentos semanais. "Além desse trabalho, realizamos exames de ultrassom, oitenta mensais; colposcopia; biópsia de colo uterino e diariamente estamos aqui. Duas vezes por ano fazemos campanhas de Mamografia para mulheres que nunca realizaram esse exame, na faixa etária de 50 a 69 anos. Hoje o Centro de Saúde da mulher conta com cerca de vinte profissionais, à disposição.”, concluiu Juliany Barbosa.

Samara Érica está grávida e falou sobre o atendimento. "Sou muito bem atendida e os profissionais são excelentes e sempre quando preciso, dá tudo certo”, afirmou.

Luciana Silva, que mora na zona rural, também está grávida e comenta sobre o trabalho do Centro de Saúde da Mulher. “Estou na segunda gestação e vim para saber o sexo do bebê e aqui sempre o atendimento é tão bom”, finalizou.

Ascom

Posts anteriores