Cidadeverde.com

TRE concede liminar e mantém Odival Andrade no cargo

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí concedeu, nesta quinta-feira (08), uma liminar determinando que o prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB), continue no cargo.  

O afastamento do prefeito e de sua vice, Maria do Socorro de Oliveira Mesquita, havia sido determinado pelo juiz João Damasceno, da 11ª zona eleitoral de Piripiri, que ainda determinou que fossem realizadas novas eleições na cidade. A alegação foram supostos desvios de verbas públicas e ilícito eleitoral. De acordo com a denuncia, o prefeito teria usado uma rádio da cidade e a distribuição de calendários como forma de beneficiar sua candidatura em 2012.

 

 

A decisão de primeira instância previa que o presidente da Câmara Municipal, vereador Genival Sales (PT), assumisse o cargo até a realização de novas eleições. Porém, por conta do recesso de fim de ano, Odival Andrade permaneceu no cargo e conseguiu ingressar com recurso na última quarta-feira (7).

Com a liminar, a sessão em que o presidente da câmara de vereadores assumiria o cargo de prefeito, que aconteceria nesta sexta-feira (08), foi cancelada. 

"Fui informado hoje à tarde que foi deferida a liminar cautelar determinando que o prefeito e seu vice retornasse ao cargo, mas, na verdade, o prefeito nem havia sido destituido do cargo. Por conta do recesso a sessão em que o presidente da câmara assumiria o cargo só aconteceria amanhã," afirmou o advogado Raimundo Junior. 

 A decisão considerou também a alegação do prefeito de que as entrevistas concedidas à rádio, apontada como irregulares em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, ocorreram antes do pleito eleitoral de 2012, não havendo pedido de votos e inclusive atendendo ao art. 36-A, I, da Lei 9.504/97, que permite a participação de pré-candidatos em entrevistas e programas de rádio e TV.

O juiz-relator cita também que a não concessão da decisão poderia acarretar sucessivo revezamento político com reflexos na estabilidade administrativa da máquina municipal, o que não seria razoável e prudente. “É inegável que a execução imediata das decisões em primeira instância chega, em certa medida, a promover a insegurança jurídica do sistema, dado o afastamento do mandatário eleito originalmente pelo voto popular”, informa a decisão.

“Foi feita justiça. Quem teve 57% da votação do povo de Piripiri tem de ter respeito por esta votação. Infelizmente, meus adversários não querem admitir a vontade popular. Mas a Justiça Eleitoral do Piauí é sábia”, afirma Odival Andrade.

 

Luiz Carlos Júnior (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

 

Circuito de Férias em Piripiri começa na próxima semana

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Piripiri abre oficialmente o III Circuito de Férias. Além da disputa de times de Futsal, Voleibol e Handebol, este ano, também haverá o Vôlei de areia em dupla, sendo que todas as modalidades serão disputadas por equipes de ambos os sexos.

 De acordo com o diretor de esportes da Secretaria de Juventude, Cultura e Esportes de Piripiri (Sejuce), Florenilson Amaral, o torneiro contará este ano com 10 equipes masculinas e seis equipes femininas de Futsal. Segundo ele, a grande procura e participação de atletas revelam que o torneio cresce a cada ano. “Mesclando a disputa de modalidades tradicionais como o Futsal e Handebol com o Vôlei de areia em dupla, conseguimos fazer com que a qualidade técnica dos nossos atletas melhorem ainda mais”, destaca Florenilson.

 O circuito de Férias é um torneio que visa estimular a prática do esporte amador durante as férias escolares de forma a proporcionar aos jovens e adolescentes uma programação esportiva durante o recesso estudantil.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Prefeitura garante incentivo a blocos de carnaval e premiação no Corso

O secretário de Juventude, Cultura e Esportes de Piripiri, Menandro Brito, se reuniu, nesta quarta-feira (7), com representantes dos principais blocos carnavalescos do município para discutir a realização do 'Carnaval do Povo'. Ele garantiu que os blocos contarão com o apoio e incentivo da prefeitura, com repasses de ajuda de custo, premiação para os participantes do corso, entre outros atrativos.

"A prefeitura vai disponibilizar a praça de Eventos para que os blocos carnavalescos promovam eventos para arrecadar fundos próprios", disse o secretário em reunião que contou com os blocos “Só dá Nós”, “Tô Dentro”, “Chapolim” e “Mais Pirados”.

Para o carnaval e o Corso de Piripiri, o prefeito Odival Andrade garante que a praça estará bem iluminada e contará com uma decoração personalizada. O gestor afirma, ainda, que haverá um esquema de segurança eficiente para garantir a tranqüilidade dos foliões.

 


Corso de Piripiri

O maior Corso do interior do Estado fará o mesmo percurso dos blocos de carnaval. Os carros enfeitados sairão da avenida Aderson Ferreira, percorrendo o centro, a avenida Dr. João Bandeira Monte até à avenida Raimundo Holanda.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Rodrigo Amaral é empossado secretário de Educação

Foi empossado nesta segunda-feira (5) o novo secretário de Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral. A solenidade de posse ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a presença do prefeito Odival Andrade, secretários e demais autoridades.

Rodrigo Amaral já estava à frente da pasta interinamente desde o mês de outubro do ano passado, em virtude do falecimento antiga secretária da pasta, Eliana Teles. 

Durante o discurso de posse, o novo secretário agradeceu ao prefeito pela confiança  e falou de sua trajetória, experiências e dos desafios da Educação no município.

"A Educação de Piripiri é exemplo para outros municípios, pois temos uma política de valorização do profissional, com pagamento do segundo turno dobrado aos professores. Estamos alcançando grandes resultados e esperamos dar continuidade a esse trabalho, com o objetivo de capacitar nossos alunos desde o Ensino Infantil à entrada no Ensino Superior”, afirma Rodrigo Amaral.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a evolução da educação municipal desde o início de sua gestão. 

“Nossos alunos estudam devidamente fardados e têm livros gratuitos em excelente estado. Os professores recebem o segundo turno dobrado e estamos iniciando uma série de reformas em todas as escolas da cidade. O professor Rodrigo já tem experiência na pasta e, sem dúvida, vai nos ajudar a evoluir ainda mais nossa Educação”, finaliza o prefeito.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Recadastramento do Bolsa Família começa nesta segunda-feira (05)

Nesta segunda-feira (5), a prefeitura de Piripiri começa a recadastrar os beneficiários do programa Bolsa Família e consumidores da Eletrobras que têm direito à taxa diferenciada de energia elétrica. Os cadastros serão realizados na unidade do CadÚnico de Piripiri.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social de Piripiri, Clarinda Andrade, uma assistente social vai atuar diretamente na unidade com o objetivo de agilizar e dar celeridade ao parecer técnico dos cadastros dos beneficiários dos programas sociais.

“Em 2014, as famílias que tiveram os benefícios suspensos conseguiram regular sua situação através do recadastramento na própria sede da Setas e no atendimento direto nas comunidades, durante as ações do programa Prefeitura Até Você”, explica Clarinda Andrade.

Têm direito à taxa diferenciada de energia elétrica todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família. O desconto varia de 10% a 40% na conta de energia e é calculado proporcionalmente de acordo com o consumo.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Família de jovem afogado no Caldeirão pede salva vidas para açude

Familiares do jovem Manuel Florêncio da Silva Filho, 21 anos, que morreu afogado na quinta-feira (1º) no açude Caldeirão, reclamou da falta de estrutura para os banhistas no balneário. Uma familiar, que não quis se identificar, diz que no momento do afogamento não havia salva vidas ou segurança na área.

"É preciso que alguém tome providências porque não tinha quem fizesse proteção, nem nada. Infelizmente nada vai poder trazê-lo de volta", lamentou. A família também afirma que o rapaz não consumia bebidas alcoólicas, era muito querido e admirado. 

Manuel era natural de Piripiri, mas residia em Fortaleza e passava as festividades de final de ano em sua cidade natal. Ele teria se afogado após entrar no açude e sentir cãibras. O Corpo de Bombeiros foi procurado pela reportagem, mas até a hora de publicação, nenhum oficial quis se pronunciar. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

 

 

Adolescente de 16 anos foge de casa após discutir com a mãe e está desaparecida

A adolescente Anatiely Ravena, de 16 anos, está desaparecida desde o dia 29 de dezembro. Ela é natural de Piripiri mas mora em São Paulo e voltou à sua terra natal para passar as festas de final de ano. 

 

 

A família da garota mora no bairro Germano e pede ajuda para encontrá-la. Anatiely teria saído de casa só com a roupa do corpo após uma discussão com a mãe e foi vista pela última vez no dia 29 nas proximidades da praça da Bandeira. 

O avô da jovem, o taxista Manoel Cardoso contou ao cidadeverde.com que ontem (2), recebeu uma mensagem enviada, provavelmente de uma lan house, onde supostamente Anatiely dizia que estava bem, mas ele não acredita. “Pede pra ela voltar pra casa pelo amor de Deus”, disse Manuel, aos prantos. 

 

Carlos Lustosa Filho
Graciene Sousa
[email protected]

Jovem morre afogado no açude Caldeirão após sentir cãibras

Um rapaz identificado como Manuel Florêncio da Silva Filho, 21 anos, morreu vítima de afogamento nas águas do açude Caldeirão em Piripiri na tarde de quinta-feira (1º). Piripiriense, mas residente em Fortaleza, o jovem estava de volta à terra natal para passar as festividades do final de ano e estaria em missão da Igreja Batista, da qual era integrante. 

 

Foto: Piripiri40graus

 

 

De acordo com o major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM, o rapaz estava no açude com amigos quando o fato ocorreu. “Ele foi nadar e a certa altura, onde a profundidade estava maior, sentiu cãibra e não conseguiu escapar”, descreveu o militar. 

O incidente ocorreu no povoado Banda, que fica na margem esquerda do reservatório responsável pelo abastecimento da cidade de Piripiri. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Menina de 9 anos morre com tiro de espingarda no povoado Furnas

Uma menina de 9 anos morreu no povoado Furnas, zona rural de Piripiri, com um tiro de espingarda bate-bucha no rosto. O fato aconteceu na manhã de quinta-feira (1º) e chocou a população do local. 

Segundo informações do major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM, no momento do disparo, a menina estava em casa com o irmão de treze anos. “A mãe foi acompanhar o pai deles que veio ao médico em Piripiri. O garoto contou que ela foi mexer na espingarda que estava carregada e apertou o gatilho, acidentalmente. Ela foi atingida no rosto e morreu  na hora”, descreve o militar. 

O major acrescenta que o irmão da garota deve ser ouvido nesta sexta-feira (2) na Polícia Civil. 

Este é o segundo óbito de uma menor de idade ligado a armas de fogo no interior do Piauí em menos de 24h. Na quarta-feira (31), uma criança de dois anos morreu na zona rural de Lagoa Alegre após sofrer um disparo acidental. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Feira da Agricultura Familiar acontece em janeiro

No próximo dia 09, a cidade de Piripiri sedia mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento será realizado no Parque Curumim com diversos produtores de pequenas propriedades rurais e assentamentos agrícolas do município e região.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca que a feira possibilita que os produtores comercializem diretamente seus produtores com o consumidor final. 

"A Feira da Agricultura Familiar é uma atividade que cresce e se consolida a cada ano. Um dos pilares da nossa administração é incentivar iniciativas que fortaleçam e valorizem a produção local", destaca o prefeito Odival Andrade.

Serão comercializados produtos como ovos caipiras, mel de abelha, derivados de mandioca, hortifrutigranjeiros, artesanato, perfumaria, entre outros.

A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, Cooperativa de Produtores e conta com o apoio integral da prefeitura de Piripiri, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores