Cidadeverde.com

Programa Mais Médicos envia nova profissional cubana para Piripiri

Piripiri recebe mais uma médica cubana enviada pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Na tarde dessa quinta-feira (7), a cubana Maritza Duquen Labore se apresentou à Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri (Sesam) para iniciar o trabalho.


Desde o último mês de março, Piripiri conta com um profissional enviado pelo Mais Médicos. Também cubano, Manuel Garcia Morell atua no Programa de Saúde da Família, no Bairro Caixa D’água.

De acordo com o secretário de Saúde de Piripiri, Wilson Andrade, Maritza deverá iniciar os atendimentos o mais breve possível. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do Mais Médicos aqui em Piripiri e com a vinda de mais esta profissional para trabalhar em prol da saúde do nosso povo", diz Wilson Andrade.


O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, ressalta a importância do Programa para a população piripiriense. "Trata-se de uma grande ação do Governo Federal na área da saúde, pois fornece profissionais capacitados para que o acesso da população aos atendimentos médicos seja facilitado”, afirma Odival.

Da Editoria de Cidades

Recuperação de pontes facilita o tráfego e escoamento agrícola

Os moradores da localidade São José do João Bárbara- uma das maiores localidades rurais de Piripiri- estão sendo beneficiados com a recuperação de pontes. Além de dar mais segurança para quem trafega pela região, a obra também facilitará o escoamento da produção agrícola.



“O escoamento dos produtos agrícolas e o transporte escolar dos alunos, por exemplo, serão facilitados e todos aqueles que precisam se deslocar pela região terão mais segurança e comodidade", disse Valdinar Sales, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Serviços Públicos (Sedest).

Ao total, a localidade São José do João Bárbara possui sete pontes e todas estão sendo recuperadas. Alguns trechos, inclusive, já foram finalizados. 

"O trabalho de recuperação de pontes da zona rural do município vem sendo realizado, gradativamente, pela prefeitura de Piripiri e vai beneficiar outras comunidades assim que os trabalhos na localidade São José do João Bárbara estiverem concluídos", finaliza Valdinar Sales. 


Da Editoria de Cidades

Adolescente se "assusta" com PM e colide com caminhão

Um adolescente se envolveu em um acidente de trânsito e colidiu com caminhão caçamba na avenida Tomaz Rebelo, em Piripiri. De acordo com a PM, o jovem fazia manobras em uma motocicleta quando teria se assustado ao avistar um policial militar.

                         Fotos: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri


"Ele estava empinado (levantando) o pneu da moto, quando um policial militar, também motorizado, flagrou o adolescente, que se assustou e em alta velocidade, entrou em uma rua, vindo a bater de frente com um caminhão", disseram policiais militares. 



No acidente, que ocorreu nesta segunda-feira (04), parte da motocicleta ficou embaixo do caminhão.o condutor da moto levado com escoriações leves ao ao hospital.



Com informações Cliquepiripiri

Prefeitura inaugura reforma e ampliação do posto de saúde do Caldeirão

A prefeitura de Piripiri inaugurou a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da comunidade Caldeirão, zona rural do município. Atualmente, cerca de 700 famílias são atendidas na Unidade, que foi construída em 2007, na primeira gestão do prefeito Odival Andrade.


Dentre as melhorias, a Unidade Básica de Saúde do Caldeirão recebeu sistema de marcação de consultas online, climatização e melhorias nas salas de atendimento e recepção. Segundo o prefeito Odival Andrade, ao todo serão 32 Unidades de Saúde ampliadas na zona rural de Piripiri. O prefeito destaca que a Saúde é prioridade em sua gestão.

“Garantir efetivamente o atendimento à saúde do cidadão é proporcionar melhoria da qualidade de vida dos piripirienses. Desde que assumimos, imprimimos uma gestão com ritmo diferenciado no setor, garantindo a eficiência no atendimento nos Postos de Saúde e a ampliação de especialidades médicas, por exemplo,” observa Odival. 

Da Editoria de Cidades

Caminhão carregado de sal pega fogo na BR-343

Um caminhão bitrem carregado de sal incendiou na BR-343, entre os municípios de Piripiri e Campo Maior. O incêndio ocorreu na noite deste domingo (03) e o motorista que seguia do Rio Grande do Norte para Rondônia teve que sair as pressas do carro.

                              Fotos: Piripiri40º

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), falhas mecânicas podem ter ocasionado as chamas. O motorista, que não teve a identidade revelada e saiu ileso, contou que percebeu faíscas vindo do tanque do caminhão.



O fogo consumiu todo o veículo que foi abandonado no acostamento da rodovia. À noite, o trânsito ficou complicado e bastante lento, mas de acordo com a PRF o fluxo de veículos já foi normalizado. 


Graciane Sousa

Escola Auri Castelo Branco passa por ampliação em Piripiri

A escola Auri Castelo Branco, localizada no bairro Fonte dos Matos, em Piripiri, terá sua estrutura ampliada, com a construção de duas salas de aula e um refeitório. A obra vem sendo feita com recursos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e foi reivindicada pelo então deputado Odival Andrade, que hoje é prefeito de Piripiri. 


Segundo a diretora da escola, Lúcia Santos, a obra era uma reivindicação antiga e proporcionará uma nova realidade às crianças, principalmente no momento das refeições. 

"Recebemos essa obra com alegria, pois há muito tempo tínhamos essa demanda. O refeitório, por exemplo, acomodará melhor nossos alunos, para que eles possam fazer suas refeições em local amplo e confortável", comenta a diretora. 

Atualmente, a escola Auri Castelo Branco atende 261 alunos, ofertando turmas do 1º ao 8º ano. O local está sob a administração municipal desde 2013 e, assim como outras escolas da rede, desenvolve vários projetos de leitura entre os alunos. Um deles é o "Projeto livro vai, livro vem", que faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Da Editoria de Cidades

Grupo rouba cartões e Polícia investiga golpes em banco

Fotos: Piripiri Repórter

Um grupo de quatro pessoas será alvo de investigação pela Polícia de Piripiri, após recentes denúncias roubos de cartões e golpes aplicados a clientes dentro da agência do Banco do Brasil de Piripiri. De acordo com o delegado Gustavo Jung o próprio gerente do banco já procurou a Polícia e se reunirá hoje na delegacia para registrar os casos mais recentes.

"Já existem registros, mas ainda não podemos afirmar nada. O próprio gerente já ligou e vai nos comunicar as situações desse tipo", afirmou o delegado.

Segundo o gerente geral do banco em Piripiri, Airton Neiva, quatro homens estão envolvidos nos golpes e imagens das câmeras de segurança registraram toda a ação. "Eles chegam na agência e obstruem todos os caixas com cola e papel, deixando somente um funcionando. É nesse que tudo acontece. O cliente chega, tenta usar os outros caixas, não consegue, acaba pedindo ajuda e é nesse momento que ele troca o cartão sem a pessoa perceber. Ele erra várias vezes e acaba descobrindo a senha da pessoa e depois saca o dinheiro", explicou o gerente.

Agência do Banco do Brasil de Piripiri

Segundo ele, cerca de 70% dos caixas eletrônicos já funcionam com o sistema de coleta de digitais, porém, ainda existem caixas sem o sistema e é nesses que eles atuam.  Airton informou também que não foram contabilizadas quantas vezes o golpe aconteceu e a quantia que foi levada pelo grupo, mas dois clientes já procuraram a agência para tentar ressarcir o dinheiro.

"Vamos investigar tudo e apurar. Se confirmado o golpe a determinado cliente ele terá seu dinheiro ressarcido", pontuou o gerente.

As imagens das câmeras de segurança serão entregues na delegacia para ajudar nas investigações.

Rayldo Pereira

Jiboia de quase 2 metros é encontrada em quintal de residência

Uma cobra de quase dois metros foi encontrada no quintal de uma residência no Bairro Caixa D'Água, zona norte de Piripiri, neste domingo (27). A jiboia foi encontrada por proprietários da residência que acionaram policiais do Ronda Cidadão e capturaram a serpente. 

                               Fotos: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri

Três policiais militares participaram da captura do animal que foi levado ao Ibama e em seguida ao Parque Nacional de Sete Cidades. A pesar da jiboia não ser uma espécie de serpente peçonhenta, mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. 




Com informações Cliquepiripiri

Idoso é velado por engano e família descobre no momento do enterro

O idoso identificado como Eliomar Moreira Félix foi velado e quase enterrado por engano por uma família que não era a sua em Piripiri, a 157 km de Teresina. O erro foi descoberto somente no dia seguinte, no momento do enterro, quando a família foi avisada por um morador da região, de que o corpo velado não era do seu parente, Manoel Romão, que na verdade estava vivo e na zona Rural do município.

                Fotos: Clique Piripiri
Momento em que caixão é retirado e família descobre o engano

Eliomar Moreira, mais conhecido como "Nego Bita", era morador do bairro Recreio e foi vítima de um acidente nesta sexta-feira (25) quando foi atropelado por um caminhão. Por conta da semelhança e de uma peça de roupa que ele usava no momento do acidente a família de Manoel Romão acabou confundindo o parente na hora do reconhecimento no Instituto Médico Legal de Teresina.

Segundo a irmã de Manoel, Francisca Maria de Oliveira, o idoso tem costuma de sair para a zona Rural sem comunicar a família e já estava há três dias fora de casa. "Ele tinha saído há três dias, quando soubemos do acidente, as pessoas dizendo que era ele. Meu sobrinho e meu outro irmão foram para Teresina reconhecer e viram que o senhor que morreu usava um short igual ao que o Manoel usava quando saiu, então garantiram na hora que era ele, já que pelo rosto não dava pra reconhecer muito", explicou a aposentada.

Os filhos de Manoel Romão, que moram no Rio de Janeiro foram avisados da então morte do pai e vieram após 24 anos sem voltar ao Piauí, quando foram pegos de surpresa com o engano.

Manoel Romão com os filhos que não via há 24 anos

O filho de Eliomar, vítima do acidente, já havia procurado pelo pai na delegacia e reconheceu a bicicleta que estava com ele. Em seguida ele foi informado que a vítima tinha sido identificada com Manoel e foi até o velório, onde reconheceu o pai após a retirada do caixão, que já estava na cova sendo recoberto com areia.

Após a confusão, Manoel Romão, confundido com a vítima, esteve no cemitério e encontrou os familiares. O idoso chegou a brincar afirmando que não entendia o engano e estava "mais vivo que nunca". 




Rayldo Pereira

Ciclista morre atropelado na BR-343 e bicicleta é arremessada a metros do corpo

Um ciclista morreu atropelado na BR-343, no município de Piripiri, na manhã desta sexta-feira (25). Equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas e encontraram a vítima identificada como Manoel Romão de Oliveira, morador do Bairro Recreio, sem vida. 
 
                                                Fotos: Piripiri40°


Informações preliminares apontam que um caminhão teria atropelado o ciclista, mas o condutor do veículo se evadiu do local e ainda não foi identificado. 

O corpo de Manoel Romão ficou no acostamento da rodovia e também não há informações como teria ocorrido a colisão. A bicicleta ficou com a parte traseira destruída e teria sido arremessada a alguns metros do corpo da vítima. 


Graciane Sousa
Com informações Piripiri40°

Posts anteriores