Cidadeverde.com

Município de Piripiri fica na expectativa da conquista pelo Selo UNICEF

A cidade de Piripiri realizou todas as etapas exigidas pelo Selo UNICEF Município Aprovado, ou seja, realizou os fóruns comunitários e promoveu o desenvolvimento de atividades e projetos que envolveram os seguintes temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.


A mediadora do Selo Unicef, Maria Veras, veio da cidade de Jijoca-Ce e, na oportunidade, falou que independentemente da conquista o município já é um vitorioso porque se esforçou com toda a sua comissão e a sociedade para melhorar a vida de muitas crianças e jovens na cidade.

A prefeitura de Piripiri e suas secretarias envolvidas, os conselhos e a sociedade esperam com expectativa o resultado, do Selo Unicef, que deve sair após as eleições deste ano.


O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: Veja Piripiri

Folguedos de Piripiri contará com concurso de dança

Definida a programação dos Folguedos de Piripiri 2012 que acontecerá nos dias 15, 16 e17 de junho. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (30), pelo secretário de cultura, Simplício Mário.


A programação contará com apresentações artísticas de alunos inscritos em programas municipais. Durante o evento, alunos das zonas urbana e  rural,  e também de  escolas públicas e particulares participarão da festa de São João. 

Haverá concurso de danças com premiação para as três melhores apresentações.

Confira a programação

Dia 15 - participação dos músicos da terra e danças organizadas pelas secretarias da prefeitura de Piripiri;

Dia 16 – Banda Líbanos e o concurso de danças da comunidade;

Dia 17 – Clã Brasil diretamente da Paraíba. O grupo já se apresentou em várias cidades do país e até no exterior e, na mesma noite, a apresentação das danças vencedoras.


Fonte: Piripiri40°

Piripiri já apresenta redução de quase 35% em casos de dengue

O município de Piripiri apresenta dados animadores sobre o índice dos casos de dengue no ano de 2012. Até o mesmo período (maio) do ano passado a cidade tinha 871 casos da doença notificados. Em 2012 até esta terça-feira (29) apenas 393 foram noticicados, o que representa uma redução de aproximadamente 35 % no número de casos.

Fotos: Divulgação

Para Erinelda Souza, enfermeira responsável pela divisão de vigilância epidemiológia de Piripiri, a redução se deve ao intenso trabalho de orientação e fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde junto com o governo do Estado e outras parcerias.

"Em 2012 já realizamos isolamento viral e estamos realizando o projeto Dengoso em parceria com a Embrapa, onde é feita a localização dos pontos, borrifação com fumacê e os agentes de saúde visitando os endereços", afirmou Erinelda.


Outro dado relevante é a respeito da incidência por bairros. Onde havia sido registrado um índice elevado de casos (Floresta, Matadouro, Recreio, Anajás), este ano foi detectada uma redução. Já em outros bairros que em anos anteriores não se registrava números elevados, este ano, houve um aumento como nos bairros Centro e Fonte dos Matos.

Projetos de sensibilização das famílias e estratégias de prevenção já estão sendo desenvolvidas para que em 2012 a redução nos números permaneça até o fim do ano.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Ministério Público celebra acordo com postos para evitar cobrança abusiva a clientes que usam cartões de crédito

A 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri celebrou um acordo (termo de ajustamento de conduta), com os com proprietários de postos de combustível da cidade para evitar que sejam estabelecidos preços diferenciados para pagamentos com cartão de crédito. 


O Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro lembra que o Ministério da Fazenda veda a diferenciação de preços entre transações efetuadas com dinheiro, cheque e cartão de crédito. 

No Código de Defesa do Consumidor, consta que essa é uma prática abusiva, por exigir do usuário vantagem manifestadamente excessiva. "Os produtos e serviços devem ser postos à disposição do consumidor sem qualquer vinculação ao meio de pagamento, cabendo a ele, exclusivamente, a escolha da forma que melhor lhe aprouver", argumenta o representante do Ministério Público. 


Também é vedada a realização de promoções que não sejam extensíveis aos usuários de cartão de crédito e o repasse ao consumidor das despesas com as administradoras. Caso algum dos estabelecimentos desrespeite as cláusulas do TAC, será aplicada multa diária e pessoal no valor R$ 1.000,00.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Partidos de oposição anunciam união histórica em Piripiri

Adversários políticos históricos em Piripiri, Odival Andrade (PSB) e Dr. Pinto (PDT),  anunciaram aliança para a disputa das eleições municipais. A reunião contou com a presença de lideranças político-partidárias estaduais e regionais, entre estas o governador Wilson Martins e o senador Wellington Dias.


O ex-prefeito do município e atual deputado estadual Odival Andrade lidera os partidos da oposição, sendo o pré-candidato a prefeito pelo grupo. Socorro Mesquita (PDT), esposa de Dr. Pinto foi lançada pré-candidata a vice-prefeita.

 
" O compromisso firmado tem como intuito provocar mudanças urgentes em Piripiri. Estamos nos unindo pra valer, não é uma brincadeira. Quando chegar a hora, cada um nesse grupo deverá ser um cabo eleitoral forte”, disse Dr. Pinto.

 
A pré-candidata a vice-prefeita pelo PDT, Socorro Mesquita, que é a primeira mulher a disputar a vice-prefeitura em Piripiri, ressaltou que a parceria entre os partidos de oposição é fruto do desejo do povo. “Este é um projeto coletivo, que anseia por mudanças”, pontuou.

O deputado federal, Júlio César, mesmo sem comparecer ao evento, também confirmou o apoio político do PSD a esta nova aliança. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pai quase mata filha durante discussão por ciúmes com a mãe

Um homem que não teve identificação revelada pela polícia foi preso na cidade de Piripiri, a 157 quilômetros de Teresina, sob a acusação de tentar matar a esposa com golpes de facão. Durante a briga, a filha do casal tentou intervir e acabou ferida.

A tentativa de homicídio foi registrada por volta das 20h desta sexta-feira (25), no bairro Paciência. Em depoimento, a filha do casal alegou que o pai estava bêbado e que por motivos de ciúmes se armou com um facão e prometeu matar a mãe.

“A filha contou que se ela não se intrometesse na discussão o pai poderia ter matado a mãe. A filha tem por volta dos 20 anos de idade e acabou com um ferimento feito com o facão na altura do ombro esquerdo”, relata o agente João de Deus.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial da cidade de Piripiri. Mãe e filha prestam depoimento na manhã deste sábado (26) ao delegado Jorge Ferreira. O pai está preso e aguarda providências da justiça.

“Os vizinhos também ajudaram a controlar a confusão. Eles que chamaram a polícia quando a situação ficou mais grave. O acusado quase conseguiu matar a mãe e a filha”, revela o agente de plantão no 2º DP.

A polícia também não liberou a identificação de mãe e filha como medida de preservar a imagem das vítimas, que estão muito abaladas.

Lívio Galeno
cidades@cidadeverde.com

Parada Gay de Piripiri terá Angélica

Com o tema " Pela igualdade, para garantir as diferenças" , a Pirigay vem com novidades em seus 5 anos de eventos, dentre elas a participação da ex-BBB Angélica" Morango". No quesito performance este ano, a parada conta com a participação da top drag de Parnaiba Abdyla Munyer e a apresentação do professor Wagner Cardoso.


Saiba um pouco mais sobre Angélica

Eleita pelo site EGO a gata do ano em 2010, Angélica faz jus ao título. Aos 25 anos de idade, com 1.73m e 63kg bem distribuídos, a morena se destacou também na revista VIP, onde foi escolhida pelos leitores como uma das 100 mulheres mais sexy do planeta.

Quando o assunto é sensualidade, a bela chama mesmo a atenção. Seu ensaio com a atriz Renata Del Bianco já foi visto por quase 1 milhão de pessoas no youtube.

Pelos atributos físicos e também pelo talento com a escrita e a atuação, Angélica foi notícia durante todo o ano. Lançou seu livro de contos, "Quebrando o Aquário", com mais de 2 mil exemplares vendidos; e participou de vários episódios do Zorra Total. Fez tanto sucesso no humorístico, que foi convidada a atuar junto com o mestre Chico Anysio, no especial Chico & Amigos, exibido pela Globo dia 02/01/2011.

Multifacetada, a morena não para e garante que trabalhar com tudo o que gosta é um dos segredos da felicidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Atividades marcam dia de combate a agressão contra a criança e adolescente

O dia 18 de maio foi marcado por manifestações em todo o Brasil contra as agressões sexuais praticadas contra crianças e adolescentes.No Piauí, desde os órgãos públicos, tais como a Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores de Teresina em audiências, a passeatas, encontros e palestras na capital e interior do estado, o 18 de maio foi lembrado com ampla participação das comunidades.


Na cidade de Piripiri, foi destaque a Caminhada de Sensibilização ao 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – com a participação de diversas entidades do município.

O autor da Lei que instituiu no Piauí a "Semana Estadual de Combate a Agressão Sexual contra Crianças e Adolescentes", de 12 a 18 de maio, o Deputado Estadual piripiriense Marden Menezes (PSDB), acompanhou as atividades alusivas ao 18 de maio em diversas cidades piauienses.

" O assunto deve ser tratado com toda seriedade pelo Poder Público, mas com o engajamento da sociedade, desde as escolas e faculdades, a igrejas, ong´s e demais entidades", disse Marden Menezes.

A Lei que criou a Semana Piauiense de Combate a Agressão Sexual contra Crianças e Adolescentes foi proposta pelo parlamentar no ano de 2009.

Fonte: Piripiri40º

Polícia convoca classificados em concurso de 2009 para Curso de Formação de Soldados

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Gerardo Rebelo, assinou a portaria que convoca 165 classificados do concurso público de 2009. Os convocados devem comparecer à reunião com a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, que acontece às 9 horas desta quinta-feira (17), no auditório do Quartel Geral. Os convocados são para os municípios de Teresina, Picos (4º BPM) e Piripiri (12º BPM). 


Os candidatos devem passar por exames complementares, no período de 21 a 25 de maio, e efetivar suas matrículas no Curso de Formação de Soldados, apresentando RG, CPF, certificado de conclusão do Ensino Médio, título de eleitor e certificado de alistamento militar.

O curso terá duração de seis meses. Os novos soldados devem ser disponibilizados para as devidas locações no mês de dezembro. O QCG fica na Avenida Higino Cunha, Nº 1750, Bairro Ilhotas.

Confira aqui os anexos com a lista dos convocados e o cronograma de execução.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Menina de um ano morre em acidente após carro atingir animal morto na pista

Um grave acidente acabou vitimando uma menina de apenas um ano de idade na BR 404 entre as cidades de Piripiri e Pedro II. O fato aconteceu por volta das 18h45 de segunda-feira (14). 

Foto: Piripiri40Graus.com
 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro, um Nissan Tiida, guiado pelo pai da criança, Igor Barreto, capotou na altura do quilômetro 16 da rodovia. A garotinha Ana Luiza faleceu no local e o condutor e sua esposa, Flávia, foram levados feridos ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri. 

A assessoria de imprensa da PRF informou que havia um animal morto na pista, que já havia sido atropelado e o condutor tentou desviar, mas acabou passando por cima do animal e perdendo o controle do veículo. A criança acabou sendo sacada do automóvel. 

atropelado e morreu na pista. 

Segundo informações do site Piripiri40Graus, o acidente aconteceu próximo à localidade Canto do Araçá. O motorista perdeu o controle do carro, bateu em uma árvore e capotou várias vezes.


Com informações do Piripiri40graus
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores