Cidadeverde.com

João Claudio faz show no aniversário da cidade

A cidade de Piripiri comemora 102 anos nesta quarta-feira (04). Em alusão a data, a população receberá  o show de João Cláudio e a Orquestra Sinfônica de Teresina. A apresentação começa a partir das 19h, na praça de eventos. 


O espetáculo a ser apresentado, Cantata Gonzaguiana,  foi criado para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que em 2012 completa 100 anos. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PPL oficializa candidatura de Paulo Limeira à prefeitura

Apresentando-se como uma terceira via na disputa eleitoral a prefeitura de Piripiri, a candidatura de Paulo Limeira (PPS) foi oficializada neste sábado (30). A sigla formará uma chapa pura, tendo como vice a candidata Maria Neves também filiada ao Partido da Pátria Livre.


Durante o seu discurso, o candidato destacou prioridades do seu plano de governo.“Pensamos o novo e somos coerentes, nosso esforço será pela construção de uma Piripiri mais bonita para os cidadãos, com oferta de serviços públicos dignos e promoção do desenvolvimento econômico e social”, disse Paulo Limeira. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitos recebem equipamentos para reestruturação dos Creas

Prefeitos e representantes de 20 municípios do Piauí assinaram, nesta quarta-feira (27), o termo de recebimento de equipamentos como computadores e impressoras para estruturação dos Centros Especializados de Referências da Assistência Social (Creas) nas suas cidades. O material foi adquirido através do projeto elaborado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a doação oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), durante Seminário Consolidar o Suas: Proteção Social Especial no Piauí, que acontece até esta quinta-feira (28), em Teresina, com a participação de representantes do MDS.


Os equipamentos otimizarão os serviços especializados de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, à homofobia, à violência contra mulher, entre outras políticas públicas. “Só temos a agradecer a Sasc que intercedeu junto ao MDS para conseguir os recursos. Peço ao nosso secretário que continue fazendo gestão para conseguirmos equipar os centros dos demais municípios”, disse o prefeito de Piracuruca, Raimundo Vieira de Brito, representando os demais prefeitos.

O secretário da Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, ressaltou a importância do fortalecimento da proteção social especial no Estado enfatizando alguns avanços como aquisição dos próprios equipamentos. “Estamos gradativamente melhorando nosso atendimento de proteção social, estamos sempre capacitando os profissionais e já realizamos este ano dois grandes eventos com todos os municípios e agora conseguimos concretizar a doação dos equipamentos para os Creas”, enfatiza o gestor.

Também participaram da abertura do evento os prefeitos Jonaldes Alves, de Angical; José Erasmo da Silva, de Cocal de Telha; Luiz Meneses, de Piripiri; José Barros; de União, além da presidente do Conselho Estadual da Assistência Social; Rosângela Lucena e da diretoria de Gestão do Suas; na Sasc, Janaína Mapurunga.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ossadas humanas são encontradas em Piripiri e Demerval Lobão

Duas ossadas humanas estão na geladeira do Instituto Médico Legal (IML). Uma delas foi encontrada em Piripiri no dia 15 de junho e a outra foi achada ontem no povoado Gameleira, em Demerval Lobão ontem(26), por populares. 

Os restos mortais podem passar até três meses na geladeira, mas os funcionários o IML esperam que as famílias apareçam o quanto antes para reconhecer os cadáveres.

De acordo com o agente de polícia, Valdir Bezerra, um senhor foi ate o 16º Distrito informar que havia encontrado um corpo em decomposição e a delegacia entrou em contato com o IML. 

Ele afirmou ainda que o caso está sendo investigado pela delegacia. 


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Creas de Piripri e mais 19 municípios receberão novos equipamentos

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Gerência de Proteção Social Especial, da Unidade de Gestão do Suas, realiza, dias 27 e 28 de junho, um seminário voltado para técnicos de referência da Proteção Social Básica e técnicos de Proteção Social Especial dos municípios que trabalham com o Sistema Único da Assistência Social (Suas). Na oportunidade também serão entregues equipamentos para reestruturação dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social - Creas municipais.

Durante a abertura do seminário, cerca de 20 prefeitos assinarão o termo de doação dos equipamentos de material de expediente para 20 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Serão doados computadores, impressoras, mesas, cadeiras, armários, longarinas, ventiladores, mesas para reunião, aparelho de fax, dentre outros materiais.

Serão beneficiados os municípios de Altos, Angical, Buriti dos Lopes, Cocal de Telha, Dom Expedito Lopes, Elesbão Veloso, Floriano, Lagoa do Barro do Piauí, Luís Correia, Marcolândia, Parnaíba, Passagem Franca, Picos, Piracuruca, Piripiri, Oeiras, São João da Fronteira, Teresina, União e Valença.

A gerente de Gestão do Suas, da Sasc, Rosângela Lucena, explica que o recurso faz parte de um projeto que visa promover a reestruturação dos municípios que tinham Creas em 2008. “Este recurso só foi liberado no fim de 2011, nos permitindo executar esta entrega com a assinatura do termo de doação junto ao Gestão do Suas", concluiu Rosângela.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Luis Menezes confirma candidatura a reeleição em Piripiri

A candidatura do atual prefeito de Piripiri, Luis Menezes (PSD) , foi homologada neste domingo (24), em convenção realizada no auditório Ozires Neves de Melo.


Compondo a coligação 'Pra fazer ainda mais', o vice-governador Moraes Sousa Filho, o deputado federal Hugo Napoleão, os deputados estaduais Marden Menezes, Juraci Leite e Evaldo Gomes, além de outros líderes políticos participaram do encontro que definiu Menezes na disputa a reeleição a prefeito do município.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadever.com)
cidades@cidadeverde.com
Com informações Piripiri40º

Convenção do PSD reunirá líderes do partido e da base aliada

O deputado Marden Menezes (PSDB) e a presidente estadual do Partido Verde, Teresa Britto se reuniram, nesta quinta-feira (21) para discutir apoio ao grupo político ao prefeito de Piripiri, Luiz Meneses (PSD). Neste domingo (24), uma convenção debaterá o rumo das eleições. 


Teresa Britto, que é natural de Piripiri, destacou que o município está em pleno desenvolvimento e que políticas ambientais precisam ser implantadas. “Uma cidade do porte de Piripiri necessita de políticas públicas que aliem o crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável. O Partido Verde vai trabalhar para que isso aconteça”, enfatizou Teresa Britto.


“O desenvolvimento sustentável precisa ser debatido de forma enérgica, pois se trata de um tema em constante expansão e que precisa ser tratado de uma forma especial, a fim de garantir o bem estar das futuras gerações”, disse Marden Menezes.

Segundo Luiz Meneses, do PSD,  autoridades locais, o ex-senador Heráclito Fortes, o deputado federal Hugo Napoleão, deputado estadual Marden Menezes e outras lideranças confirmaram presença para a convenção.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

TJ anula decisão de Câmara de Piripiri e declara Odival Andrade ficha limpa

O desembargador Luiz Gonzaga Brandão, do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou a suspensão dos efeitos da decisão da Câmara de Piripiri que havia julgado irregulares, em maio do ano passado, as contas do ex-prefeito do município, deputado estadual Odival Andrade (PSB), referentes ao exercício de 2006.

 
Andrade afirma que todas as suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Ainda assim, o desembargador Brandão determinou ao TCE que não inclua o nome do ex-prefeito na lista de gestores que tiveram contas rejeitadas. Odival Andrade é, portanto, ficha limpa.
 
O juiz da Comarca de Piripiri havia negado o pedido liminar interposto pelo ex-prefeito pedindo a anulação da decisão da Câmara Municipal. Odival, então, ingressou com recurso junto ao TJ, que concedeu, no último dia 13, a tutela antecipada e determinou a anulação da decisão da Câmara, por entender que as contas do ex-prefeito não possuem qualquer irregularidade.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Expansão do Programa Produtores do Futuro é discutida em Piripiri

Representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram nesta segunda-feira (18), para discutir a expansão do Programa Produtores do Futuro para todas as escolas agrotécnicas estaduais. 

“Decidimos que todas as 35 escolas agrotécnicas terão uma coordenação do Programa, o que facilitará a detecção das demandas por sementes, materiais e outros recursos”, relatou o coordenador do BNB, Francisco Lacerda.

    Foto: Piripiri40°

O programa Produtores do Futuro objetiva promover a assistência técnica especializada a agricultores que busquem tecnologia, financiamento e outros tipos de apoio do poder público.

Programas piloto do projeto já foram implantados em José de Freitas, Pedro II, Oeiras, União e São Miguel do Tapuio. 


Com informações Piripiri40°

Oposição faz convenção e define blocão com 10 partidos para eleições em Piripiri

Mais que uma convenção, um fato histórico foi registrado em Piripiri, no último sábado (16). Dez partidos de Oposição, dentre eles o PSB, do deputado Odival Andrade, e o PDT, do ex-prefeito e ex-deputado Dr. Pinto, selaram compromisso de marcharem juntos na eleição para prefeito e vereador, no pleito que se aproxima.

 
A chapa oposicionista, que terá ainda os partidos PT, PRB, PSDC, PTN, PCdoB, PTdoB, PSC e PR, será encabeçada por Odival Andrade, candidato a prefeito, tendo como vice Socorro Mesquita, esposa de Dr. Pinto, na coligação cujo lema é A Vitória que o Povo Quer. A convenção da oposição piripiriense foi prestigiada por políticos de renome estadual e nacional, como o deputado federal e secretário de Educação, Átila Lira (PSB), o deputado estadual Antônio Uchôa (PDT) e o deputado federal Jesus Filho (PT).
 

Para o candidato a prefeito Odival Andrade, a chapa que ora se forma e o grupo de oposição como um todo tem todas as chances de saírem vitoriosos, haja vista que respeita um anseio popular na cidade. “Há tempos que as pessoas pediam essa união. E, se o povo é a razão, como diz há 30 anos o lema do atual prefeito, esta vontade geral pede passagem e tem de respeitada”, alerta Andrade.
 
Eufórico, Odival disse que está na hora do povo de Piripiri ter vez e voz, está na hora da liberdade de imprensa na cidade, está na hora de a cidade ser governada para todos, não para grupelhos e castas. “O povo nos conclamou e eu não tenho medo. Está na hora de Piripiri se libertar das amarras e ter uma gestão moderna como a cidade precisa”, lembra Odival.

 
Para o ex-deputado Pinto, todas as diferenças do passado, entre ele e Odival, foram resolvidas para atender a um chamado do povo de Piripiri. “Socorro é minha companheira há muitos anos e sabe meu modo de fazer política. Ela está preparada”, argumenta.
 
Socorro Mesquita, em seu discurso, exaltou a força da mulher piripiriense e disse que é um orgulho para ela ser a primeira candidata a vice-prefeita na cidade. “Piripiri não pode mais estagnar. Somos um pólo de desenvolvimento, um corredor de progresso e temos de ter administradores que entendam e viabilizem isso”, finalizou Mesquita.
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores