Cidadeverde.com

Piripiri realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas

A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Piripiri ocorreu nesta sexta-feira (27). Com o tema "Drogas: Uma Abordagem Intersetorial e em Rede", o evento teve como objetivo mobilizar e integrar ações voltadas para o combate ao uso de entorpecentes.

                 Foto: Piripiri40º

"Estamos na luta para combater e reduzir o consumo de drogas no município de Piripiri. Precisamos ter realmente a preocupação efetiva não somente no papel, mas amenizar na prática este problema", pontuou o prefeito Odival Andrade que, recentemente, criou a coordenadoria de Combate às Drogas, órgão vinculado a Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (Sesam), e coordenada por Apolinário Cunha.

Durante a conferência foi realizada ainda plenária visando construir propostas que serão apresentadas durante a Conferência Estadual, bem como a eleição dos delegados que vão representar o município durante o evento.

Além do prefeito, estiveram presentes no evento a vice-prefeita Socorro Mesquita, vereadores, secretários municipais , deputada federal Iracema Portela, representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Associação de Moradores.


Da Editoria de Cidades

Câmara de Piripiri aprova contas do prefeito Odival Andrade por unanimidade

A Câmara Municipal de Piripiri aprovou, nessa quinta-feira (26), por unanimidade, as contas de gestão do prefeito Odival Andrade referentes ao exercício de 2007.
 

As contas de Odival já haviam sido apreciadas e aprovadas, também por unanimidade, pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, ainda em 2012.
 
"Se o Tribunal de Contas do Estado, que é o órgão técnico superior competente para analisar as contas de gestão, já havia concedido parecer favorável, é claro que a Câmara, de maneira democrática e transparente, com a consciência de cada um dos 14 vereadores, também aprovaria. Enfim, Justiça foi feita", assinala o prefeito de Piripiri.

 
Odival Andrade, que esteve na Câmara durante a sessão que aprovou suas contas, pediu aos vereadores que votassem de acordo com sua consciência, com tecnicidade e dentro da legalidade.
 
O advogado de Odival, Válber Assunção, responsável pela defesa das contas junto ao TCE, fez defesa oral durante a sessão da Câmara de Piripiri, destacando que todas as ressalvas apontadas pelo Tribunal foram ratificadas.

Da Editoria de Cidades

Gestores realizam vistoria em escolas e rebatem denúncias de irregularidades

A secretária de Educação de Piripiri, Clarinda Andrade, acompanhada da superintendente de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Teles, realizou visita aos Centros Educativos Irmã Ângela e Osmar Resende. A vistoria, desta quarta-feira (25), ocorreu após denúncias de irregularidades, entre estas, de que alunos estariam supostamente bebendo água em galões e que levariam ventiladores para amenizar a temperatura das salas de aula.

                           Foto: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri
  
                            Foto: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri

De acordo com Clarinda Andrade, a prefeitura de Piripiri tem realizado vistorias constantes às escolas do município para verificar a situação estrutural das unidades educacionais e dialogar com alunos, pais, professores, diretores e funcionários.

 
A secretária de Educação rebate denúncias de mães sobre as condições de funcionamento da escola e conta que não existem irregularidades.

"O bebedouro do Centro Educativo Irmã Ângela está funcionando normalmente, com nove torneiras e água gelada. Das 12 salas de aula, seis são climatizadas e em todas existem ventiladores funcionando", destaca Clarinda Andrade. 


A secretária de Educação ressalta ainda que, em razão das instalações antigas do Centro Educativo Irmã Ângela, inclusive na parte elétrica, só será possível instalar ar-condicionados em todas as salas com a reforma prevista para o final do ano, durante o período de férias.
 
Para o prefeito de Piripiri, Odival Andrade, os supostas irregularidades refletem a “onda de denuncismo”, por adversários políticos de oposição no município.
 
"O propósito de tais notícias é disseminar, usando de má fé, informações mentirosas, com o único intuito de tentar confundir a opinião pública”. O prefeito relata que recebeu a maioria das escolas municiais, entre estas, o próprio Centro Educativo Irmã Ângela, com graves problemas estruturais.
 
“Para se ter uma ideia, a escola Irmã Ângela estava fechada até o fim do ano passado, devido ao estado precário das instalações, o que nos levou tomar medidas drásticas para fazer reparos urgentes no local e não comprometer o ano letivo das crianças. Visitas às escolas continuarão normalmente  para que possamos acompanhar o funcionamento de perto, como temos feitos desde o início de nossa gestão”, pontua Odival Andrade.
 
Da Editoria de Cidades

Prefeito de Piripiri participa de reunião sobre Festival de Humor de Piripiri

Em reunião nesta quarta-feira (25), o prefeito Odival Andrade (PSB) e o deputado estadual Fábio Novo (PT) selaram parceria para a realização do Festival de Humor de Piripiri, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro.


Além da parceria já acertada com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Piripiri buscará o apoio do Sebrae, do Banco do Nordeste e da Fundação de Cultura do Estado para viabilizar a realização do projeto.

“Estamos muito animados com a realização do Festival de Humor, que irá acontecer em novembro e fortalecer, ainda mais, a nossa cidade como a capital piauiense do humor. Queremos levar a melhor estrutura possível para os piripirienses, com boas atrações locais e nacionais, além da revelação de talentos. Para isso, as parcerias, como a do deputado Fábio Novo, expert em festivais, são imprescindíveis”, afirma o prefeito Odival Andrade.

O deputado estadual Fábio Novo, parlamentar reconhecido por atuar no fomento da cultura piauiense, garantiu todo o apoio ao Festival e elogiou a iniciativa da Prefeitura na realização de um evento que enaltece o povo de Piripiri.

“No Piauí, a realização de festivais tem sido marcante não só para a cultura, mas também para a movimentação econômica dos municípios. Temos o Festival das Rabecas, em Bom Jesus; o Festival das Sanfonas, em São Raimundo Nonato; o Festival da Uva, em São João do Piauí. Nada mais justo que levarmos o Festival de Humor para Piripiri, cidade reconhecida por ser o berço dos maiores humoristas do nosso Estado”, finaliza o parlamentar.

Da Editoria de Cidades

Jovem morre após confundir veneno com cerveja em Piripiri

O jovem de Piripiri, identificado apenas como Marinho, conhecido como "Lorin", faleceu na última sexta-feira (20), em Teresina após ter ingerido veneno. O próprio jovem, informou no hospital que confundiu com cerveja, o líquido que estava dentro de uma garrafa.

O veneno seria usado para matar formigas. Segundo informações, Marinho morava na comunidade "Pica-pau", zona Rural de Piripiri, próximo ao açude do Caldeirão.  Amigos informaram que ele foi diagnosticado com hepatite pela equipe médica.

Com informações de Piripirireporter

Reunião discute meia-entrada em shows e eventos

Representantes da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sejuce) e do Ministério Público se reuniram com promotores de eventos, proprietários de casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais para discutir a meia-entrada em shows e eventos na cidade.

O secretário Menandro Brito ressalta que, baseado no Estatuto da Juventude, sancionado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, e com a criação do Conselho Municipal de Juventude em Piripiri, é importante buscar parcerias para cumprir o estatuto para a classe estudantil. 


"O encontro também buscou dar respostas ao Ministério Público que tem cobrado celeridade sobre esta questão, tendo em vista que ainda é muito confusa a implantação da meia-entrada nos referidos locais", destaca o secretário.

Foram discutidos a fiscalização, que deverá ser feita pelo Ministério Público em parceria com Conselho Tutelar e representante do Conselho Municipal de Juventude; venda da meia-entrada e acesso aos locais de eventos para menores de 14 anos; e valor da multa (de acordo com a lei) para os estabelecimentos que não cumprirem a legislação, entre outras pautas. 

Menandro Brito disse ainda que a máquina para impressão das carteirinhas já foi licitada e que a Sejuce está aguardando apenas a entrega. “Esperamos receber a máquina para iníciar à confecção das carteirinhas”, disse o secretário.

Estiveram presentes à reunião, o secretário Menandro Brito; Rodrigo Santos, diretor de juventude; Auricelia Brito, diretora de cultura; os promotores de eventos Emanuel Premier, Clebiano Mesquita, Júnior Barbosa e Amarildo Mendes; a representante do Ministério Público, Jocylene Maria e outros assessores.

Uma nova reunião, ainda sem data definida, está prevista e contará também com representantes do Conselho Tutelar de Piripiri.


Com informações Piripiri40°

Emenda garante aquisição de mamógrafo e melhorias no sistema de água

O deputado federal Assis Carvalho (PT) viabilizou emenda para a aquisição de um mamógrafo móvel e melhorias no sistema de abastecimento de água no município de Piripiri e duas academias de saúde para a cidade de Parnaíba.

Deputado Assis carvalho e o vereador Reynolds Benício

O parlamentar ressalta que o equipamento ampliará a prevenção de câncer de mama em mulheres da região. O mamógrafo foi uma solicitação dos vereadores Genival Sales e Eunice Barros. A prefeitura de Piripiri tem até o próximo dia 30 para protocolar o projeto junto ao Ministério da Saúde.

Assis Carvalho também viabilizou emenda para a construção de duas academias de saúde no município de Parnaíba. Cada academia custará R$ 180 mil com contrapartida do município.

"Ainda para Piripiri, atendendo a demanda do vereador Reynolds Benício, conseguimos liberar emenda de R$ 450 mil para implantação de sistema de abastecimento d'água, conforme convênio 778962/2012, por meio da Codevasf", disse o deputado federal.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri inicia asfaltamento de 100 mil metros de ruas e avenidas

A prefeitura de Piripiri deu início, nessa segunda-feira (16), às obras de asfaltamento e recuperação asfáltica de 100 mil metros quadrados de ruas de avenidas. A primeira fase da obra está orçada em R$ 2 milhões.

 
Fruto de uma parceria entre os governos do município e do Estado, a obra, segundo o prefeito Odival Andrade, é uma antiga reivindicação da população que somente agora foi atendida.
 
“Piripiri é a quarta maior cidade do Piauí, uma das cidades mais importantes do Estado, principalmente na região Norte. É inaceitável que um município desse porte sofra com problemas desse tipo, fruto, principalmente, da falta de atenção por parte da antiga gestão. Felizmente, o nosso governo já está executando a solução, inclusive cumprindo um compromisso por nós assumido durante a campanha”, pontua Odival.

 
Essa primeira fase de asfaltamento vai contemplar as seguintes ruas e avenidas: Avelino Resende, José Osmar Mendes Holanda (da Avenida Aderson Ferreira à BR 343); Enoque Monte (saída para Barras); Nelson Resende; Tomaz Rebelo; Dirceu Arcoverde; Leônidas Melo; Oswaldo Cruz; Lolo Ribeiro; Professor Bem; Luiz Gonzaga; Marginal Ferroviária; Antenor Medeiros; Santos Dumont; Rui Barbosa; Aderson Ferreira; Padre Domingos; Leônidas Melo; Nossa Senhora dos Remédios; Professora Raimunda Mendes; Emídio Mendes.

Da Editoria de Cidades

Prefeito de Piripiri empossa membros da Coordenadoria de Defesa Civil

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, deu posse, nesta segunda-feira (16), aos membros do conselho da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A posse foi prestigiada por membros do governo municipal.
 

De acordo Odival, o conselho tem a função de deliberar sobre ações de salvaguarda do município, fazendo a interlocução junto a entes federais e estaduais, propondo projetos estruturantes que ajudem a prevenir e combater catástrofes. Também compete ao conselho elaborar plano de contingência e emergência do município.

 
“A transformação da Defesa Civil em coordenadoria e a posse do novo conselho permitirão ao município ter mais flexibilidade junto ao Governo Federal e Estadual e maiores garantia na busca recursos para a aplicação em novos projetos no setor”, pontua Odival Andrade.

 
O Conselho é formado por representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), representantes das igrejas evangélicas e igraja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC), Associação de Pastores de Piripiri (Apepi) e Ministério Público.

Da Editoria de Cidades

Passageiros reclamam das condições dos banheiros do terminal rodoviário

Passageiros que embarcam ou desembarcam no terminal rodoviário de Piripiri reclamam das condições dos banheiros. Apesar da recente reforma, o mictório do banheiro masculino está interditado com um papelão com a frase "Por favor, não use. Quebrado". 

                             Fotos: Cliquepiripiri

No banheiro de uso coletivo ainda estão instalados dois vasos sanitários e um local com chuveiro. A reforma da rodoviária foi inaugurada no mês de agosto e visou atender, principalmente, comerciantes que ameaçam fechar os pontos.

De acordo com o secretário de Governo, Raimundo Filho, muitos problemas da atual administração foram herdados de mandados anteriores, mas o prefeito Odival Andrade já autorizou a substituição dos mictórios.


"Em apenas oito meses de gestão não temos como sanar todos os problemas. Na  reforma concluída recentemente foi priorizada a área externa do terminal, mas o mictório será substituído por outro de melhor qualidade", destaca o gestor.

Ainda de acordo com o secretário, na atual administração, foram reformadas mais de 50 escolas, quitadas dívidas que comprometeriam o repasse de recursos, além de outras obras como operação 'tapa-buraco'. Raimundo Filho acrescenta ainda que na próxima segunda-feira (16) terá inicío a construção de obras de asfaltamento. 

"Atualmente temos 17 km de asfalto e com a conclusão da obra teremos quase 30 km", reitera o secretário de Governo de Piripiri.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores