Cidadeverde.com

Projeto de Lei que transformar Piripiri na Capital do Humor no Piauí

O deputado estadual Odival Andrade (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (25), proposta de projeto de lei que declara o município de Piripiri a Capital do Humor no Piauí.

Deputado estadual Odival Andrade

Odival Andrade destaca que o humor representa, para Piripiri, não apenas um modo de vida e socialização, mas uma característica cultural relevante e que a identifica, sendo o berço de grandes nomes da cena cômica nacional.
 
“Piripiri é um grande celeiro revelador de renomados humoristas, como com João Cláudio Moreno, Amauri Jucá e Dirceu Andrade, consagrados nacionalmente. Temos que valorizar essa arte e buscar mais incentivos para o seu crescimento”, pontua o parlamentar.

Humoristas Amauri Jucá e Dirceu Andrade

O humorista piripiriense Amauri Jucá, reconhecido nacionalmente, inclusive, com apresentações em emissoras de TV como Rede Globo e SBT, afirmou que projetos como este engrandecem a cultura piauiense e contribuem para o reconhecimento dos artistas do humor.
 
“A iniciativa do deputado Odival é louvável. É muito importante o incentivo ao surgimento de novos talentos, a valorização do trabalho dos humoristas que já estão consagrados e o apoio aos que ainda não são tão conhecidos, mas que já atuam no ramo. O Piauí tem muita gente engraçada, que faz do humor sua arte e Piripiri se destaca nesse sentido, pois temos muitos humoristas”, destaca Jucá.
 
A proposta de projeto de lei foi lida em plenário e agora tramita pelas comissões da Assembleia Legislativa.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Motociclista usa fita isolante e adultera placa

Um homem, identificado pelas iniciais A.G.T., 20 anos, foi detido por Policiais Rodoviários Federais após adulterar com fita isolante a placa de uma motocicleta Honda CG 125 Fan KS NIQ-1996/PI. O crime foi descoberto após os policiais sinalizarem parada e o condutor empreender fuga.


O caso aconteceu na BR 404, nesta quarta-feira (25), enquanto o motorista se deslocava no sentido Piripiri – Capitão de Campos. 

Após empreender fuga, os policiais, imediatamente, fizeram um  acompanhamento tático e poucos quilômetros depois a motocicleta foi abordada e seu condutor levado até o Posto da PRF. 

Durante a apreensão verificou-se que a motocicleta Honda CG 125 Fan KS NIQ-1996/PI estava adulterada com fita isolante na letra “I”, no primeiro número “9” e no número “6”, ficando a placa adulterada em NTQ-1898. 

O condutor, que não possui carteira de habilitação, informou que havia adulterado a placa para a motocicleta não ser identificada.

O motociclista foi detido e encaminhado até o 2º DP de Piripiri onde responderá pelos crimes de desobediência, direção perigosa e adulteração de elementos de identificação do veículo.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Odival Andrade busca apoio de 14 partidos para enfrentar Luiz Meneses

Em entrevista ao cidadeverde.com, o deputado estadual, Odival Andrade (PSB), confirmou a pré-candidatura a prefeitura de Piripiri. Como estratégia para disputar  o cargo, o gestor ressaltou a busca de parcerias com 14 partidos da oposição, descartando uma aliança com o atual prefeito Luiz Meneses. 


Odival Andrade afirmou que, neste primeiro momento, esteve articulando com o ex prefeito e ex deputado Dr. Pinto (PDT) para que estabeleçam parcerias.

Além do PDT, o pré-candidato elencou como possíveis coligações  o PT, PC do B, PT do B, PTN, PV, PRB, PSC e PHS .

"A minha candidatura é um anseio da população que pede mudanças já que o grupo do prefeito adminstra o município há muito tempo e não está realizando um bom trabalho", disse Andrade se referindo a Luiz Meneses. 

Entre os pontos mais críticos em Piripiri, Odival Andrade ressaltou as áreas de saúde, educação, limpeza pública e estradas.

Como prefeito da cidade, Andrade conta que saiu com  91% de aprovação.

Quanto a definição do grupo oposicionista, o pré-candidato confirmou que até o mês de junho firmará parcerias com os 14 partidos descartando uma aliança com o atual prefeito Luiz Meneses. 


Flash Yala Sena
Redação Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Tomam posse novos conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piripiri

Aconteceu nesta segunda – feira, dia 23, às 10h, a posse dos novos conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piripiri. Foram empossados 16 novos conselheiros que trabalharão na defesa e garantia dos direitos aos atentidos pelo conselho.

"Estamos desenvolvendo vários trabalhos. Nossa próxima iniciativa é a realização do 2º fórum comunitário, no dia 22 de maio", afirmou Ana Laysa Rodrigues Sousa, conselheira empossada na solenidade.

Foto: Leocádio Santos

A solenidade contou com a presença do prefeito Luiz Menezes, da Gestora de Programas Sociais Dona Socorro Meneses, do Vice-Prefeito Dr. Eutrópio Monteiro, Drª Márcia Galvão, do vereador Muriel Queiroz,além de outros convidados.

Durante a posse dos novos conselheiros o prefeito entregou um veículo para utilização da instituição.


"Nesta gestão já melhoramos muito: conseguimos a casa dos conselhos municipais e, agora, com a chegada de um carro vamos fortalecer mais o nosso trabalho”, disse o presidente do Tutelar Claudistone Rocha.

Antigamente, os conselhos não tinham local adequado para realização de suas atividades; e, faltava um transporte para o uso exclusivo para o acompanhamento de denúncias, porém, este dia chegou.

A SETAS - secretaria do trabalho e ação social de Piripiri trabalha em sintonia com os conselhos municipais e em consonância com os demais órgão que protegem as crianças e adolescentes.

Fonte: Piripiri 40º

Saúde de Piripiri será destaque em revista do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome

A cidade de Piripiri será destaque em uma revista do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome, com tiragem para todo Brasil e que será lançada em maio, sendo disponível para download no site do ministério e com aplicativos para telefones e tablets.


Através de um estudo produzido pela Organisation for Economic Co-operation Development (OECD) e pelo World Bank (Banco Mundial), Piripiri foi escolhida dentre experiências nacionais e internacionais para representar o uso do Pagamento por Desempenho no Brasil.

A repórter do Ministério, Roberta,  foi enviada ao município de Piripiri para conhecer a experiência na atenção básica, que é um dos focos do programa “Brasil sem Miséria” do governo Federal.

“Eu descobri muitas coisas interessantes como a academia na praça, um trabalho pioneiro aqui no estado, uma iniciativa muito legal que será até patenteada com aparelhos ortodônticos para crianças. Vi também o combate a mortalidade infantil, o projeto do escouvódromo e outras ações inteligentes, avaliação e remuneração para incentivar os profissionais da saúde”, afirmou a repórter.

O secretário Jorge Barretos foi parabenizado pelo trabalho realizado com organização e planejamento. A equipe do MDS visitou os PSFs, o CEO e comprovou "in loco" as ações básicas da saúde municipal que estão sendo destaque lá fora.

O enfermeiro Almiro, da Secretaria de Saúde do município, esteve acompanhando a equipe do ministério e na ocasião e aproveitou a ocasião para ressaltar as ações na área de imunização infantil, saúde bucal, consultas de enfermagem,visitas dos agentes comunitários de saúde e outras iniciativas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Blitz resulta na apreensão de várias motocicletas

Na manhã desta sexta-feira (20) uma blitz realizada na avenida Aderson Ferreira, em frente do 12º Batalhão de Polícia Militar, resultou na apreensão de alguns veículos.


Cerca de 90% das motocicletas foram apreendidas devido a falta do uso obrigatório do capacete.

Segundo Tenente coronel Dário, as operações serão constante e serão realizadas pelo menos três vezes por semana em diferentes pontos da cidade.


Fonte: Piripiri40°

Criança surda é jogada em cerca pelo pai, denuncia Conselho Tutelar

Um pai identificado como Raimundo Ferreira Martins, 40 anos, foi preso acusado de arremessar a filha de apenas dois anos contra uma cerca de arame na manhã desta quarta-feira (18) no bairro Floresta, zona norte da cidade de Piripiri. A menina, que é surda e muda, sofreu lesões no olho direito.

Fotos: Clique Piripiri
Criança com marcas supostamente provocadas pelo arame

O Conselho Tutelar da cidade foi acionado por vizinhos que presenciaram o fato. De acordo com o presidente interino, Gladystone Rocha, 40 anos, a polícia foi chamada porque o acusado se encontrava em estado de embriaguez e quando os policiais chegaram teria resistido a prisão.

O pai da criança

Segundo informou a avó da criança, que não foi identificada, a sua filha e mãe da bebê teria abandonado o marido e três filhos. O motivo do ato do pai, segundo a avó, teria sido porque a menina não queria sair da rua para dentro de casa.

Gladystone Rocha informou que o caso já vinha sendo acompanhado, pois dois filhos do suspeito são surdos e mudos. O Conselho Tutelar agora irá procurar uma família que possa adotar as crianças.

Com informações do Clique Piripiri
cidades@cidadeverde.com

Projovem Urbano segue com inscrições até o próximo dia 30

O Projeto Projovem Urbano segue com inscrições abertas até o próximo dia 30. O programa visa a inserção ao mercado de trabalho de jovens entre 18 e 19 anos que ainda não terminaram o ensino fundamental.

O programa, com duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, qualificação profissional, inclusão digital e auxílio de R$ 100,00 por mês.


Para integrar o projeto, os jovens necessitam apresentar na 3ª Gerência Regional de Piripiri (3ª GRE),  carteira de identidade ou certidão de nascimento e o histórico escolar.

"Cerca de 200 alunos devem se inscrever nesta etapa do projeto. Outro ponto importante é que pais e mães que tenham filhos até oito anos de idade podem levá-los para a escola enquanto estudam. As crianças ficarão em uma sala de acolhimento", enfatizou José Erinaldo Ferreira, coordenador do Projovem em Piripiri.  

Após o período de inscrição, que segue até o próximo dia 30, as aulas serão ministradas na Unidade Escolar Antônio Monteiro Alves, em Piripiri, no período da noite, em data ainda a ser divulgada. 

Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (86) 3276 1630.

O Projovem Urbano é uma parceria do Governo Federal com Secretária Estadual de Educação e Cultura (Seduc) através da 3ª GRE.


Da Editoria de Cidades
gracianesousa@cidadeverde.com

Caged: Piripiri lidera criação de empregos em março no Piauí

A cidade de Piripiri, a 157 quilômetros de Teresina, foi apontada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como o município do Estado com maior saldo de criação de empregos formais no mês de março de 2012.


A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (16). No período, em Piripiri, o saldo de novos empregos ficou em 135, variação relativa de 3,96%.

Em segundo lugar apareceu Floriano, com saldo de 131 novos empregos. Fechando o ranking está a cidade de Pedro II, a 195 quilômetros da capital. O saldo da cidade do Festival de Inverno teve saldo de 28 novos empregos em marços.

A pesquisa leva em consideração os dados do MTE de novos empregos criados subtraindo-se a quantidade de demissões para o período em que se desenvolve a coleta de informações no mercado das cidades com população superior a 30 mil habitantes no Piauí.

No total, os números 13 cidades foram levados em consideração no Estado. Na lanterna da pesquisa aparece a capital, Teresina. No período, o número de demissões superou o de admissões chegando a 105 desligamentos de saldo.

Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Jovem apreendido diz que assaltou para comprar remédios para a avó

Em Piripiri, a Força Tática aprendeu o adolescente de iniciais, A.V.R , 15 anos, acusado de participar de assaltos a postos de gasolina com um comparsa. Segundo o jovem, que assumiu o delito, a ação se caracterizou porque ele precisava comprar medicamentos para sua avó.
             
                       Foto: Piripiri40º

O adolescente, apreendido no bairro Prado, nesta quarta-feira (11), é acusado de participar do assalto ao posto Liberdade e Petrolina. Dos estabelecimentos foram levados uma quantia não revelada de dinheiro. 

"Dois homens chegaram em uma moto titan Placa – NIS – 8053 e abasteceram. Em seguida sacaram um revolver e anunciaram o assalto. Eles só fugiram porque um funcionário gritou ", relatou o funcionário de um posto.

Na delegacia a vítima reconheceu o adolescente que assumiu que praticou o assalto com um amigo porque estava precisando de dinheiro para comprar medicamentos para sua avó. 

O outro acusado de praticar o assalto ao posto de gasolina continua foragido.

Fonte: Piripiri40°

Posts anteriores