Cidadeverde.com

Artes de Março 2017 traz Renato Teixeira e Antonio Nóbrega; veja programação

Os músicos Renato Teixeira e Antonio Nóbrega são as atrações nacionais do Festival Artes de Março 2017. O evento que acontece no Teresina Shopping traz música, artes pásticas, dança, fotografia e cinema em sua programação.

Renato Teixeira é o compositor da canção "Romaria", que teve grande sucesso quando gravada por Elis Regina em 1977. Renato já teve composições suas gravadas por Almir Sater, Maria Bethânia e Gal Costa. O artista é um dos principais nomes da MPB nacional e se apresenta em Teresina na próxima terça-feira (21) a partir das 19h30.  O artista já ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras na 17ª edição do Grammy Latino pelo trabalho “AR”, feito em parceria com Almir Sater. A parceria também garantiu o cobiçado gramofone e o Prêmio da Música Brasileira na categoria Dupla Regional em 2016. Autor de grandes sucessos, Renato volta ao Artes de Março nesta edição.

O músico Antonio Nóbrega também é um dos destaques da programação deste ano. Estudioso da cultura brasileira desde a década de 1970, quando Ariano Suassuna o convidou a integrar o Quinteto Armorial, Nóbrega transforma o conhecimento sobre expressões – o maracatu, o frevo e o samba – em espetáculos que encantam todas as plateias.

Sua montagem mais recente se chama "Semba", em que conta as origens do samba não só como gênero musical, mas como festa, dança e uma tradição cultural com raízes africanas (daí o nome do espetáculo ser uma palavra de origem banto, que quer dizer “umbigada”). Produzido em comemoração ao centenário do samba, em 2016, "Semba" estreou em setembro, em São Paulo.

Outra apresentação marcante será da Orquestra Sinfônica de Teresina e João Claúdio Moreno. Em 2012, eles se juntaram para apresentar, pela primeira vez, a “Cantata Gonzaguiana”, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Neste ano eles repetem a parceria. O concerto, criado para homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, será executado em parceria com o humorista João Cláudio Moreno, que empresta sua voz a interpretações de grandes clássicos do Rei do Baião. O show é uma junção do erudito com o popular, onde a as musicas inconfundíveis de Luiz Gonzaga ganham uma nova roupagem com os belos arranjos do maestro Aurélio de Melo em canções como “O xote das meninas”, “O Baião” e “Asa Branca” executadas de maneira muito especial.

O Ensaio Vocal também fará parte da primeira semana do Artes de Março e trará clássicos da música local e nacional com a regência do maestro Aurélio Melo, que promete emocionar os teresinenses com uma apresentação especial.

Jazz no Fole também volta a subir no palco do festival com o show “Pro Seu Dominguinhos”. O grupo vai interpretar as composições clássicas do grande Dominguinhos em versão instrumental, com nova pegada nos arranjos, além de composições autorais do grupo. Será uma junção entre os ritmos brasileiros, sobretudo, os nordestinos, como o baião de Gonzaga, a beleza melódica de Dominguinhos e o jazz.

Representando a dança, o Le Ballet, um quarteto de bailarinos piauienses, fará um espetáculo diferenciado passeando pelos contos de fadas e pelos balés de repertórios clássicos mundiais como “A Bela Adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “Dom Quixote”, entre outros.

Já na segunda semana do festival a programação terá Fino em Canto, Antonio Nóbrega, Lázaro do Piauí, Sarau Vinícius Vive e Top Gun.

Fotografias e artes plásticas

As fotografias e artes plásticas continuam em exposição no Artes de Março. São mais de 20 artistas piauienses mostrando o potencial piauiense. Entre esses talentos estão os escultores Braga Tepi, Nonato Oliveira, Dora Parentes, Genivaldo Costa, Jucelino Nunes, Rogério Albino, Devaldino Portelada, Josefina Gonçalves, Gabriel Arcanjo, Alexandra Teodoro, José Rodrigues e Albertino Veloso.

Os fotógrafos que mostram seu trabalho são: Luciano Klaus, Paulo Barros, Paulo Gutemberg, Aureliano Muller, Thiago Amaral, Moisés Sabá, Jairo Moura, Brito Junior, Kátia Barbosa e Wagner Setubal.

Confira a programação completa:

Shows a partir das 19h30

20 de março – Ensaio Vocal
21 de março – Renato Teixeira
22 de março –  Júlio Medeiros & Jazz no Fole
23 de março –  Le Ballet
24 de março –  Cantata Gonzaguiana pela Orquestra Sinfônica de Teresina e João Cláudio Moreno
27 de março –  Fino em Canto
28 de março – Antonio Nóbrega
29 de março –   Lázaro do Piauí
30 de março –  Sarau Vinícius Vive - Josué Costa e Luíza Miranda
31 de março – Top Gun