Cidadeverde.com

PMT aposta em Plano Diretor e parceria para resolver problemas de iluminação

Imprimir

A Prefeitura de Teresina aposta na implantação de um Plano Diretor e em parcerias público-privadas para resolver o problema da iluminação pública na cidade. A estratégia foi revelada no Notícia da Manhã desta quarta-feira (25) pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Marco Antônio Ayres.

"O Plano Diretor de Iluminação Pública está sendo implantado. No máximo em dois meses a gente recebe o plano para que tome decisões importantes do ponto de vista do tipo de luminária, altura de poste, tipo de iluminação para determinadas vias da cidade. Além do mais, com esse plano você tem um cadastro com todo o potencial do parque de iluminação pública retratado para que possa, inclusive, pensar em uma parceria público privada para fazer uma iluminação total de LED na cidade de Teresina", comentou Marco Antônio Ayres.

De acordo com o secretário, a implantação do Plano Diretor e a realização de parcerias público-privadas passam pela vontade do prefeito de Teresina. "Isso está sendo estudado. O prefeito está determinado a fazer isso. Isso já está em fase adiantada", reforçou.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, nos últimos meses a iluminação pública da capital recebeu importantes investimentos. Responsável pelo setor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou que cerca de R$ 6,7 milhões foram destinados para esse trabalho.

O principal exemplo citado pela administração municipal é a Raul Lopes, onde as tradicionais luminárias foram substituídas por lâmpadas de LED. A troca teve como objetivo melhorar a luminosidade da via. Ao todo, foram instaladas 100 novas luminárias ao longo dos dois quilômetros de extensão da avenida. A aposta em LED, segundo justifica a Prefeitura de Teresina, é porque ela é mais eficiente e econômica.

O parque de iluminação de Teresina possui 60 mil pontos de luz, sendo cerca de 90% composto por lâmpadas de vapor de sódio, a chamada luz amarela, entre 70 e 400 watts. As lâmpadas que estão sendo trocadas são de vapor metálico, entre 150 e 400 watts de potência.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais