Cidadeverde.com

Policiais querem apoio da bancada federal para conseguir aumento

Imprimir

Representantes dos policiais militares e bombeiros reuniram-se com o deputado federal Rodrigo Martins (PSB) na manhã deste sábado (23) buscando apoio da bancada federal para pressionar o governo a dar os aumentos previstos em lei. A reunião, que foi intermediada pelos vereadores Edvaldo Marques (PSB) e R. Silva (PP), aconteceu no gabinete do parlamentar do PSB, na Câmara Municipal de Teresina. 

O vereador Edvaldo Marques ressaltou que as associações estão nesse momento unidas com o objetivo de manter a decisão de que a última parcela seja paga de forma integral. “Nós já vimos aqui que o Governo oficializou uma proposta que as associações não aceitaram de forma nenhuma”, disse o parlamentar.

O deputado Rodrigo Martins declarou que o compromisso do Estado é estar ao lado da Lei, apesar do Piauí passar por dificuldades financeiras. “A questão hoje debatida realmente é o porquê do não cumprimento dessa norma que já está estabelecida. Acredito que deva existir dificuldade na Lei de Responsabilidade Fiscal, até porque existe um crescimento vegetativo da folha. Apesar de ser oposição, eu acho que todo pior acordo que seja, é melhor que uma boa briga, mas a categoria está coberta de razão de pedir o que ela tem direito”, destacou.

Na ocasião, ainda foram debatidas as questões de precariedade enfrentadas pela categoria durante seu exercício, dentre estas, o efetivo estagnado, as circunstâncias de trabalho, a falta de equipamentos de segurança para o ofício e os perigos enfrentados cotidianamente.

Entre os fatores levantados, o deputado federal declarou que é importante que a categoria obtenha informações para serem usadas nas negociações, tais como: quanto é dado de custeio por mês ou a média do ano da PM e do Corpo de Bombeiros, quanto que está sendo pago, quanto está sendo gasto com funcionários comissionados no Governo em Geral, da PM e fora dela, quanto está se gastando com a terceirização de mão de obras, qual o valor e a quantidade de terceirizados que se tem no governo, quanto se gasta com o aluguel de veículos, quanto está sendo o custeio destinado para a manutenção destes veículos, e também para o combustível, quantos PMs foram mortos em serviço nos últimos anos, e quantos ficaram com sequelas.

Durante a reunião, os vereadores R. Silva e Edvaldo Marques passaram ao deputado toda a legislação que garante o aumento do salário para a categoria e a proposta feita pelo governo, que não foi aceita. “Solicitamos o apoio através do deputado Rodrigo Martins, que ele possa buscar também o apoio da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Deputados Federais para que essa Comissão venha ao Piauí ajudar nesse impasse que está criado em relação ao não pagamento deste aumento que está garantido em Lei. Além disso, ficou acertada também a ida de uma comissão de presidentes das associações a Brasília conversar com os deputados que compõem a Comissão de Segurança, como também os deputados militares e outros que possam nos ajudar nessa situação”, explicou o vereador R. Silva.

“É preciso que a gente some forças, estou à disposição. Vou cobrar, vou fazer pronunciamento na Câmara Federal, vou conversar com os PMs de lá, que são deputados federais, que possam ajudar”, finalizou Rodrigo, que também se colocou à disposição para conversar com o secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu.

Na segunda-feira (25) será realizada pelos servidores da segurança pública do Estado, uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, às 8h30. As Polícias Militar e Civil realizarão na próxima terça-feira (26) às 9h, assembleias gerais para discutir a situação. A assembleia da Polícia Civil será realizada em frente à Delegacia Geral e a da Polícia Militar será realizada na Praça da Liberdade, próxima ao Karnak.

Sobre a continuidade das mobilizações, o Subtenente da Cruz, presidente da Associação dos Bombeiros, informou que há um prazo de recebimento de proposta por parte do Governo até o dia 25. “No dia 26 a gente vai fazer uma ato solene em frente ao Palácio de Karnak e lá sim a gente vai deliberar com a categoria a respeito dos próximos passos”, disse o subtenente.

Da Redação
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais