Cidadeverde.com

Policial civil da Delegacia do Menor é preso e Sinpolpi entrará com ação contra PMs

Imprimir

Uma confusão envolvendo um policial civil e equipes da Força Nacional e policiais militares quase acaba em confronto numa blitz na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, na tarde de ontem (28). O bate-boca chamou atenção porque envolvia somente policiais. A briga acabou na Central de Flagrantes.

Tudo começou quando o policial civil João Carlos de Lacerda Castelo Branco, lotado na Delegacia de Proteção ao Menor, estava se deslocando para fazer intimações na vila das Torres, na região da Santa Maria da Codipi.

Antes de chegar ao local, o policial que estava com veículo descaracterizado, pertencente à Delegacia do Menor, e sem placa, foi parado na blitz. Segundo o policial, ele se identificou para a equipe dos PMs, houve uma discussão e o policial foi preso por desacato a autoridade. 

O advogado do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi), Kléber Mendes, caracterizou o caso como abuso de poder e disse que irá acionar judicialmente os PMs. 

De acordo com o advogado, João Carlos estava à serviço da Delegacia e embora descaracterizado e sem placa, pertence à delegacia. 

"Por volta das 15h30 de ontem, o policial foi abordado por duas viaturas- Força Nacional e Força Tática da Polícia Militar. João Carlos foi agredido e os ânimos se exaltaram quando ele se identificou como policial e mostrou sua arma. Com a situação, ele acabou descendo do carro com a mão na arma e nem conseguiu se identificar. Os PMs questionaram e o agrediram. Bateram na porta do carro contra ele", conta o advogado.

Kléber Mendes disse também que mais duas viaturas chegaram ao local e cerca de 15 policiais participaram da prisão de João Carlos. Ele foi conduzido à Corregedoria da Polícia Militar e ainda à Central de Flagrantes, depois foi liberado. Agora, o Sindicato informa que vai acionar judicialmente os policiais envolvidos. 

O presidente do Sindicato, Constantino Júnior, caracteriza como abuso de poder e a responsabilidade do veículo estar sem placa é da Secretaria de Segurança.

“Mesmo o veículo sem placa não justifica a postura da PM e nem conduzir o policial a Central de Flagrantes”, disse Constantino Júnior.

O comando Geral da PM informou que não vai se pronunciar sobre o assunto até que as devidas investigações sejam concluídas. O comanda reforça ainda a parceria existente entre a Polícia Militar e Civil do Piauí.

O policial civil vai ingressar com ação criminal e danos morais contra a Força Nacional e o Estado.

Flash Maria Romero e Yala Sena
Redação Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais