Cidadeverde.com

Ponte Estaiada fica azul pelo Dia de Conscientização pelo Autismo

Imprimir

2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e, por conta disso, pontos turísticos do mundo inteiro recebem uma iluminação especial, em tons de azul, para marcar a data. Em Teresina, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) solicitou à prefeitura a iluminação em azul na Ponte João Isidoro França, a Ponte Estaiada. Por meio de ofício, a solicitação foi encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Coordenação de Iluminação Pública.

 

 

“De 31 de março a 3 de abril a Ponte Estaiada ficará totalmente azul, como nossa singela contribuição para essa data tão importante. A Prefeitura de Teresina está sensível a essa e outras questões de inclusão social e alerta à população, como em outubro, com a campanha Outubro Rosa. Somos parte dessa luta contra o preconceito”, disse o coordenador de Iluminação Pública, Davimar Holanda.

A solicitação à Prefeitura de Teresina foi feita pelo gestor da Seid, o secretário Mauro Eduardo Cardoso. Na capital, além da Ponte Estaiada, também recebe iluminação especial, toda em azul, o Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo após a constatação de que a síndrome é mais comum nos meninos: a proporção é de que o autismo acomete quatro meninos para cada menina. A data do dia 2 de abril foi conferida pela Organização das Nações Unidades (ONU).

O autismo é um distúrbio de desenvolvimento que afeta, aproximadamente, um milhão de brasileiros. Suas principais características são prejuízos na interação social, no processo de comunicação, na imaginação e presença de comportamentos repetitivos. Um autista tem dificuldade em compreender gestos e entender metáforas, por exemplo. Em virtude disso, boa parte sofre com isolamento social e preconceito.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais