Cidadeverde.com

População aprova atuação do TCE-PI no controle de gastos, revela pesquisa

Imprimir

Pesquisa do Instituto Galaxy revela que 88,6% dos piauienses aprovam a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), órgão responsável por exercer controle, fiscalização e avaliação da gestão dos recursos públicos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (18) e também aponta que 84,71% dos servidores da instituição sentem orgulho do trabalho que desempenham.

A pesquisa ouviu 621 pessoas entre os dias 25 de agosto e 4 de novembro. Dentre os entrevistados,  60,59% disseram já ter solicitado informações ao TCE; destes, 87% afirmaram que a resposta à solicitação foi esclarecedora e 76,84% destacaram a facilidade de acesso às informações em um tempo considerável satisfatório por 74,21% dos entrevistados. Na obtenção dessas informações, os entrevistados também ressaltaram a qualidade do atendimento que receberam dos servidores, reconhecido por 85,67% do público.

Em relação à repercussão das ações do Tribunal, 84,36% dos entrevistados disseram que o trabalho feito pela Corte de Contas produz resultados na sociedade com a identificação de fraudes, desfalques ou desvios de recursos públicos. As ações fiscalizatórias foram aprovadas por 87,95% das pessoas que responderam aos questionários. Para 80,45%, a aplicação de multas ajuda a  inibir a prática de atos de corrupção; 86,97% defendem a imputação de débito (devolução de recursos públicos) como penalidade que combate atos irregulares. Quando questionados se o TCE está cumprindo o seu objetivo de controle dos gastos públicos, 82,74% responderam afirmativamente.

Servidores

A pesquisa feita com o público interno revelou que também os servidores têm uma imagem muito positiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na atual gestão da presidente, conselheira Waltânia Alvarenga. Ao todo, foram ouvidos 314 servidores. Desses, 86,32% recomendaram o TCE como uma instituição muito boa para trabalhar. Os servidores também demonstraram satisfação pessoal e disseram estar contentes com o trabalho que realizam ( 84,39%) e sentem orgulho da Instituição que trabalham ( 84,71%).

O levantamento também apontou que 86,95% dos entrevistados avaliaram como positiva a imagem institucional do Tribunal.

Em relação ao papel do TCE e ao cumprimento de sua missão,  88,22% dos  servidores afirmaram que o Tribunal cumpre seu objetivo como órgão fiscalizador e 80,90% disseram  que a atuação da Corte de Contas estimula o controle externo.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais