Cidadeverde.com

Prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada do MEI encerra domingo (31)

Imprimir

Encerra no próximo domingo, 31 de maio, o prazo para envio da Declaração Anual Simplificada Nacional, DASN, por parte dos Microempreendedores Individuais, MEI. O documento representa o faturamento bruto do empreendedor relativo ao ano de 2014.

O envio da declaração é muito importante, porque somente mediante a entrega desse documento é possível gerar os boletos de pagamento do ano corrente. O MEI que não estiver com essas taxas em dia, está sujeito a juros e multa na geração das novas guias.

“Todos os MEI devem ficar atentos ao prazo para envio da declaração, garantindo assim os benefícios dessa figura legal, e evitando problemas junto à Receita Federal”, salienta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Apesar de o procedimento ser realizado exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.com.br), consultores e analistas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, estão disponíveis para auxiliar os MEI no preenchimento da declaração anual, de forma gratuita, e também prestar esclarecimentos sobre essa figura legal.

“O MEI proporcionou muitas conquistas para a minha empresa. Fazer a declaração anual de rendimentos é uma exigência do governo para que continuemos usufruindo dos benefícios dessa figura legal. Já fiz a minha declaração, porque é muito bom estar com tudo em dia, evitando problemas com a Receita Federal. Quero continuar trabalhando de acordo com a lei e avançando no mercado”, afirma a MEI Bárbara Boaz, proprietário da loja Bárbara Boaz Modas.

Os interessados podem procurar a sede da instituição em Teresina, localizada na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou os escritórios regionais das cidades de Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.

Capacitação para os MEI

Além de disponibilizar analistas e consultores para auxiliar os MEI no preenchimento da DASN, o Sebrae no Piauí desenvolve uma série de atividades de capacitação para esse público, como as oficinas do Programa Sebrae Empreendedor Individual, SEI, que são gratuitas e foram criadas para facilitar o acesso desses empreendedores a informações sobre o mundo dos negócios.

O programa envolve soluções educacionais nas áreas de finanças, vendas, gestão, empreendedorismo, compras, planejamento e cooperação.

 “As oficinas do SEI contribuem para a melhoria da gestão dos pequenos empreendimentos, e para a sustentabilidade e competitividade desses negócios no mercado. Em Teresina, realizamos pelo menos três oficinas por mês”, afirma o analista do Sebrae no Piauí, André Veras.

Este mês na capital, já aconteceram as oficinas SEI Planejar, SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro. Na próxima quarta-feira (27), será realizada a oficina SEI Comprar. Em junho, estão programadas turmas das oficinas SEI Vender, no dia 03; SEI Planejar, no dia10; SEI Empreender, no dia 17; e SEI Controlar Meu Dinheiro, no dia 24.

“As oficinas do SEI me ajudaram a entender melhor sobre organização, atendimento ao cliente, layout de loja, gestão e finanças. Com isso, minha empresa melhorou muito e meu faturamento cresceu quase 75%”, afirma a MEI Bárbara Boaz.

A Solução SEI Vender é para o MEI pensar o seu negócio, se adaptar às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes e ampliar suas possibilidades de crescimento e expansão. Já a SEI Comprar é para o MEI comprar bem, adquirir o que necessita com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis às necessidades de seus clientes e aumentar a lucratividade. Tudo isso, mantendo uma boa relação com seus fornecedores. 

Para aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa, o Microempreendedor Individual deve participar da oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. Nessa capacitação são abordados temas como diferença entre o seu dinheiro e o da empresa, e controle diário de entradas e saídas, o chamado fluxo de caixa.

A Solução SEI Planejar é para o MEI que deseja aprender a organizar o seu negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de expansão do negócio de maneira sustentável. A SEI Administrar é para que os empreendedores compreendam que a gestão dos negócios não tem segredos.

Os princípios do empreendedorismo e o potencial empreendedor são os temas abordados na solução SEI Empreender, que facilita a compreensão do MEI no que se refere a agir de forma consciente e responsável na tomada de decisões do negócio. 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais