Cidadeverde.com

Prefeito entra com ação e solicita que Eletrobras seja multada

Imprimir

                                   Foto: Portalsamita

Prefeito José Lincoln Sobral Matos

As constantes oscilações de energia no município de São Miguel do Tapuio, a 227 km de Teresina, levaram o prefeito José Lincoln Sobral Matos a ajuizar uma ação civil pública contra a Eletrobras Distribuição Piauí. Caso o parecer seja favorável, a empresa de energia estará sujeita a pagamento de multa diária de R$ 10 mil. 

O prefeito explica que o problema no município é antigo, mas tem se agravado nos últimos dois meses. Segundo o gestor, a falta de energia implica diretamente no fornecimento de água, funcionamento de agências bancárias, postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais, além dos consumidores comuns. 

"Na cidade temos 132 poços que para a manutenção é necessário o uso de energia. Em alguns locais, as pessoas tiveram que comprar um grupo de geradores para evitar que serviços essenciais deixassem de funcionar", explica José Lincoln.

A ação requer, em caráter de liminar, que a Justiça determine à Eletrobras-PI, a efetivação de medidas necessárias para evitar oscilações na tensão e quedas de energia, sob pena de multa.

"É o que chamamos da 'obrigação de fazer' para que a empresa realmente preste o serviço. Além da multa, a ação requer que Eletrobras pague indenização aos consumidores prejudicados e que as pessoas não sejam obrigadas a efetuar o pagamento dos talões de energia enquanto o problema não for resolvido. Também comunicamos o caso à  Agência Nacional de Energia Elétrica- Aneel", reitera o gestor.

Na manhã de ontem (02), moradores e estudantes de São Miguel do Tapuio protestaram contra o péssimo fornecimento de energia elétrica e atearam fogo em pneus. A manifestação ocorreu em frente ao prédio da Eletrobras.

                                   Fotos: Sãomiguelagora

 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria da Eletrobras, mas até o momento, não obteve retorno.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais