Cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá visita Assentamento Areia Branca em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, em companhia do Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves, e do Secretário Municipal de Finanças, José Raimundo, visitou na manhã desta quinta-feira (19) o Assentamento Areia Branca situado na zona rural do município no propósito de acompanhar as ações que vem sendo desenvolvidas pelos moradores desta comunidade. Atualmente a associação é formada por 30 famílias que têm como base econômica a agricultura familiar.


 
As ações desenvolvidas neste assentamento tem se tornado modelo, devido o empenho dos associados em encontrar soluções em conviver com as adversidades, sobretudo no período de estiagem. De acordo com o presidente da associação de moradores do Assentamento Areai Branca, Janiel Santos, muitas famílias deixaram o local, porém as que permaneceram vem somando forças para garantir a produção agrícola que proporciona o sustento dos moradores do povoado.
 
Com este cenário o assentamento vem recebendo benefícios oriundos do poder público municipal, que  em parceria com o Governo Federal e Estadual, tem destinado recursos  no intuito de otimizar a produção agrícola do local. Com estes investimentos já foi possível realizar a perfuração de um poço de 220 metros, sendo que 140 metros deste, totalmente revestido, o que possibilitará a irrigação de em media quatro hectares de terra.  
 
A contrapartida desta perfuração foi da CODEVASF, que vem oportunizando o homem do campo a ter acesso à água por meio desta ação, já o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibilizou o material de irrigação por micro aspersão fazendo com que as safras dos produtos cultivados não se percam e que sejam mais viáveis economicamente, além de aumentar a sua produtividade.
 
A Prefeitura de Oeiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem acompanhando de perto todas as atividades que estão sendo posta em prática no Assentamento Areia Branca, diante disso e no propósito de incrementar a renda e a produtividade dos moradores, viabilizou a abertura de dois tanques, cada um com a capacidade de armazenar 80 mil litros de água. Um deles será utilizado para a piscicultura e o outro será voltado para a irrigação. Para Janiel dos Santos, este trabalho conjunto vem elevando a autoestima dos moradores.


 
“Temos a expectativa de que tudo isso venha melhorar a vida de nós moradores do Areia Branca. Antes a gente não tinha oportunidade e não nos restava outra saída a não ser procurar outros lugares para trabalharmos, mas o que estamos vivendo agora é tudo diferente, estamos recebendo o incentivo dos governantes e pouco a pouco estamos colocando em prática tudo e logo estaremos colhendo aquilo que será resultado de nosso trabalho e de nossa coragem”, destacou o presidente da associação de moradores.
 
Com a visita e diante do empenho dos moradores do assentamento Areia Branca o prefeito Lukano Sá se comprometeu a buscar e sensibilizar os parceiros da administração municipal para que intensifiquem os incentivos à agricultura familiar não só neste assentamento mais em todos os que fazem parte do município de Oeiras.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais