Cidadeverde.com

Prefeito participa do projeto Viva Bairro na Santa Maria da Codipi

Imprimir
  • firmino_01.jpg Renato Bezerra/Secom
  • firmino_02.jpg Renato Bezerra/Secom
  • firmino_04.jpg Renato Bezerra/Secom
  • firmino_05.jpg Renato Bezerra/Secom
  • firmino_06.jpg Renato Bezerra/Secom

Em sua segunda edição, o Viva Bairro levou ações da Prefeitura de Teresina aos moradores da Santa Maria da Codipi, zona norte da capital. O evento começou às 8h e todos os serviços prestados pelas secretarias municipais estavam à disposição da população. Corte de cabelo, maquiagem, manicure, distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, atividades esportivas, recreação infantil, palestras profissionalizantes, e exames de saúde foram algumas das atividades oferecidas gratuitamente durante o evento.

A estudante Iara Taís levou para casa três das 1.200 mudas distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Temos que aproveitar a oportunidade porque não é sempre que temos um projeto assim., disse a estudante.

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Mulher (CMPM) divulgou a Lei Maria da Penha através de gibis, cordéis e distribuição de folhetos informativos sobre os órgãos da rede estadual e municipal, que atuam no combate à violência contra a mulher. “Estamos lançando na segunda edição do Viva Bairro a campanha Cultivando uma nova cultura de paz para a mulher, vamos começar mobilizando os moradores da Santa Maria da Codipi.”, frisou Macilane Gomes, gerente de Defesa dos Direitos da Mulher da CMPM.

O secretário municipal de economia solidária de Teresina, Olavo Braz, disse que o Viva Bairro é uma maneira do poder público ficar mais perto do povo. “As pessoas precisam dos serviços e não sabem onde procurar, o projeto faz a ligação entre estas pessoas e a Prefeitura Municipal de Teresina.”, explicou Olavo.

Para a microempreendedora Francisca Gomes, o evento é também uma oportunidade de comercializar seus produtos. “Participei do primeiro Viva Bairro, no bairro Promorar, e foi muito satisfatório. Agora estou expondo meus produtos aqui na zona norte, no espaço da Semest.”, pontuou.

O prefeito Firmino Filho foi conferir o Viva Bairro na Santa Maria da Codipi. Durante visita ao espaço da Fundação Municipal de Saúde, o prefeito de Teresina aproveitou para verificar a pressão arterial e fez teste de glicemia, alguns dos serviços oferecidos pela FMS. O órgão disponibilizou para a população outros serviços como vacinação contra hepatite B, VTV, gripe e febre amarela, além de testagem rápida de HIV e sífilis, realização de papanicolau, emissão de cartão do SUS, informações de prevenção contra a dengue (inclusive com distribuição de material educativo para crianças), palestra de orientação sobre o uso de preservativos e combate a DST, e outros.

Na área de assistência social foi ofertada a emissão de passe livre para idosos e pessoas com deficiência, cadastro do CADúnico e outros. As ações educativas de trânsito levadas pela Strans, chamavam a atenção das crianças. A SEMJUV realizou inscrições para o programa Se Liga na Ideia, oficinas de grafite e divulgação do Estatuto da Juventude.

Durante entrevista para a rádio Cultura FM de Teresina, Firmino Filho, falou da próxima edição do Viva Bairro. “A intenção da prefeitura é facilitar o atendimento à comunidade. Essa é a segunda edição do projeto, que pretende beneficiar ainda mais pessoas. E já estamos programando a terceira edição que será no Renascença I, na zona sudeste de Teresina.”, finalizou o prefeito.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais