Cidadeverde.com

Prefeitos do G15 realizam reunião, inauguram obras e cobram investimentos na região

Imprimir

Prefeitos e representantes dos 15 municípios dos Cerrados piauienses, que compõem o Grupo G15, reuniram-se na sexta-feira (28) para discutirem as principais necessidades que dificultam o desenvolvimento dessa região. Além disso, eles participaram da inauguração de duas subestações de energia da Eletrobras Piauí. As atividades tiveram início pela manhã em Baixa Grande do Ribeiro e finalizaram em Ribeiro Gonçalves.

Em Baixa Grande do Ribeiro, o prefeito Ozires Castro recebeu os também prefeitos Agamenon Franco (Ribeiro Gonçalves), Chirlene Souza (Jerumenha), Aurélio Sá (Landri Sales), Marcos Araújo (Elizeu Martins) e Luciano Fonseca (Bertolínia). O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, compareceu ao encontro, que também contou com a presença do deputado estadual Hélio Isaias (PTB), do senador eleito Elmano Férrer (PTB), do governador eleito Wellington Dias (PT) e da vice-governadora eleita Margareth Coelho (PP), além de outras duas chapas candidatas à presidência da APPM, compostas por Paulo Martins (Campo Maior) com Patrícia Leal (Altos) e Hélio Alves (Hugo Napoleão) com Marcio Alencar (Alegrete).

O presidente do G15, Agamenon Franco, conduziu o encontro colocando a pauta em discussão, cobrando melhorias que impulsionem o desenvolvimento dos Cerrados. "Na saúde, solicitamos a gestão compartilhada dos hospitais de Uruçuí e Floriano e custeio para as unidades locais. Na educação, reforço para os polos da Uespi e ampliação das UAPI. Precisamos de estradas, mais linhas de transmissão de energia, criar um plano de integração para a segurança, delegados locais e incremento do ICMS”, cobrou o prefeito ao governador eleito.

A tarde foi a vez da Eletrobras Piauí e as autoridades presentes, junto com fazendeiros de várias regiões do país que investem nos Cerrados, inaugurarem duas subestações de energia em Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves respectivamente. Só a de Baixa Grande fornecerá energia para 50 das 230 fazendas do município, que produzem soja e milho em sua maioria.

Para o presidente da APPM, Arinaldo Leal, a região dos Cerrados já trilha o caminho do desenvolvimento e será, em breve, a força promotora do desenvolvimento do Piauí.

“Com os investimentos que estão sendo feitos e a organização administrativa desses municípios, em poucos anos essa região se transformará e terá um perfil parecido com a rica região de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Para isso, planejamento e parcerias nas órbitas pública e privada são fundamentais”, concluiu Arinaldo Leal.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais