Cidadeverde.com

Prefeitura elabora plano de contingência para controle da chikungunya

Profissionais de saúde de Oeiras serão treinados para auxiliar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde elabora um plano de contingência para acelerar as ações e medidas preventiva para combater a  doença.

“Estamos engajados nesta campanha contra a febre chikungunya. Estão sendo realizados eventos nos mais diversos setores da saúde, para que assim eles possam ser multiplicadores de informações. A população precisa estar informada dos riscos e danos causados por essa doença”, destaca o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro Miguel Ribeiro.


Em todo o país, até o mês de outubro, foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1.300 casos de internações pela doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.

Em Oeiras serão realizadas  atividades específicas na aplicação do plano de contingência para controle da doença, tais como vigilância epidemiológica, vigilância e controle vetorial, e campanhas informativas.
 
O plano de contingência de combate da chikungunya será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde nesta quarta-feira (26). No dia 27 ocorrerá capacitação dos profissionais de saúde de nível médio (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de técnicos em laboratório de análises clinicas).
 
Até o momento não existe vacina contra a doença. A prevenção consiste em adotar medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como na dengue.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais